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Skoda fabia 1.4 16v 101cv a GPL?

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    Skoda fabia 1.4 16v 101cv a GPL?

    Boas,

    Estou a pensar em transformar a minha break para GPL.
    O consumo dela é 7l/100km de gasolina e 0,5l/1000km de óleo.

    Será que o GPL fará aumentar muito o consumo? Baixará muito a potência?
    Sabem quanto custa a transformação?

    Alguém já o fez num fabia/polo/ibiza com o dito motor?

    #2
    O consumo de gasolina deverá subir para os 9l/100km, mas compensa na mesma. Com um kit mais recente nem notarás perdas de potência. No meu (aspirado sem centralina) nota-se claramente a perda de potência.. mas também já é velhote.
    O custo da transformação deverá andar à volta dos €1500.
    O melhor é veres o fórum de autogás.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por x-m Ver Post
      Boas,

      Estou a pensar em transformar a minha break para GPL.
      O consumo dela é 7l/100km de gasolina e 0,5l/1000km de óleo.

      Será que o GPL fará aumentar muito o consumo? Baixará muito a potência?
      Sabem quanto custa a transformação?

      Alguém já o fez num fabia/polo/ibiza com o dito motor?
      http://forum.autogas.co.pt/

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por x-m Ver Post
        Boas,

        Estou a pensar em transformar a minha break para GPL.
        O consumo dela é 7l/100km de gasolina e 0,5l/1000km de óleo.

        Será que o GPL fará aumentar muito o consumo? Baixará muito a potência?
        Sabem quanto custa a transformação?

        Alguém já o fez num fabia/polo/ibiza com o dito motor?
        Viva. E tenho um GPL.

        O consumo aumenta entre 10% a 30%, depende do motor. Se o teu motor tiver injecção directa (ou seja, não é a carburador), conta com um aumento de prái 15%, e perdas praticamente negligenciáveis de potência.

        É noraml chaparem-te com o kit para esse tipo de motores com 1600 euros, já com IVA e inspecção feita (inspecção extraordinária para aprovar a instalação).

        É melhor passares também por outro fórum mais vocacionado para estes aconselhamentos, que é o www.autogas.co.pt.

        Ah, e não te assustes com o teor de respostas que vão chover daqui a pouco

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por x-m Ver Post
          Boas,

          Estou a pensar em transformar a minha break para GPL.
          O consumo dela é 7l/100km de gasolina e 0,5l/1000km de óleo.

          Será que o GPL fará aumentar muito o consumo? Baixará muito a potência?
          Sabem quanto custa a transformação?

          Alguém já o fez num fabia/polo/ibiza com o dito motor?
          O teu carro consome meio litro de oleo por cada mil kms???


          Não te enganáste a escrever??


          É que se assim fôr realmente, prepara-te para um possivel, cada caso é um caso, aumento do consumo deste.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
            Viva. E tenho um GPL.

            O consumo aumenta entre 10% a 30%, depende do motor. Se o teu motor tiver injecção directa (ou seja, não é a carburador), conta com um aumento de prái 15%, e perdas praticamente negligenciáveis de potência.

            É noraml chaparem-te com o kit para esse tipo de motores com 1600 euros, já com IVA e inspecção feita (inspecção extraordinária para aprovar a instalação).

            É melhor passares também por outro fórum mais vocacionado para estes aconselhamentos, que é o www.autogas.co.pt.

            Ah, e não te assustes com o teor de respostas que vão chover daqui a pouco
            Inkecção directa, não.

            Pode ser multiponto, mas directa quase de certezaque não é.

            Se fosse, era complicado montar GPL

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
              Inkecção directa, não.

              Pode ser multiponto, mas directa quase de certezaque não é.

              Se fosse, era complicado montar GPL
              Injecção electrónica, sorry.

              Mas olha que já há kits GPL para um VW Golf V 1.4 TSI 170cv. O horror, parte II...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                Inkecção directa, não.

                Pode ser multiponto, mas directa quase de certezaque não é.

                Se fosse, era complicado montar GPL

                É injecção multiponto. O carro tem 6,5 anos e 95000km. Em relação ao consumo de óleo, infelizmente não me enganei. Chega a gastar 0,5l/1000km (mil km).
                Tinha impressão que o gpl é menos "desgastante" no motor do que a gasolina, logo presumo que fará baixar o consumo de óleo (aumentar acho que não...).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                  O teu carro consome meio litro de oleo por cada mil kms?
                  Estes 1.4 101cv gostam da pinga Porque achas que nunca foi para o Golf...

                  Comentário


                    #10
                    Realmente a minha média de oleo tb é +/- esta !!

                    MAs, nao deixa de ser uma boa carrinha !

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por x-m Ver Post
                      É injecção multiponto. O carro tem 6,5 anos e 95000km. Em relação ao consumo de óleo, infelizmente não me enganei. Chega a gastar 0,5l/1000km (mil km).
                      Tinha impressão que o gpl é menos "desgastante" no motor do que a gasolina, logo presumo que fará baixar o consumo de óleo (aumentar acho que não...).
                      Nada como informares-te com um ou outro instalador para saber os efeitos que que pode ter com o consumo de óleo... na minha inocente opinião, não deve fazer nada, apenas não o torna tão escuro entre alterações, devido à combustão mais limpa.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por x-m Ver Post
                        É injecção multiponto. O carro tem 6,5 anos e 95000km. Em relação ao consumo de óleo, infelizmente não me enganei. Chega a gastar 0,5l/1000km (mil km).
                        Tinha impressão que o gpl é menos "desgastante" no motor do que a gasolina, logo presumo que fará baixar o consumo de óleo (aumentar acho que não...).
                        A tendência é para aumentar.

                        Neste momento tens lá carvão a "prencher" folgas do desgaste normal do uso.

                        Com GPL esse carvão desaparece, e as folgas aparecem todinhas!!


                        Mas cada caso é um caso.

                        Ha carros onde a folga é tão despresável que nem se dá conta no consumo de oleo, mas ha outros que não...



                        E se o teu já consome meio litro por cada 1000kms, não é nada bom prenuncio, eu contaria com começar a gastar mais...



                        ( não acho nada normal esse consumo de oleo, ainda para mais num carro que está longe, bem longe, de ser um "desportivo" )

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                          A tendência é para aumentar.

                          Neste momento tens lá carvão a "prencher" folgas do desgaste normal do uso.

                          Com GPL esse carvão desaparece, e as folgas aparecem todinhas!!


                          Mas cada caso é um caso.

                          Ha carros onde a folga é tão despresável que nem se dá conta no consumo de oleo, mas ha outros que não...



                          E se o teu já consome meio litro por cada 1000kms, não é nada bom prenuncio, eu contaria com começar a gastar mais...



                          ( não acho nada normal esse consumo de oleo, ainda para mais num carro que está longe, bem longe, de ser um "desportivo" )
                          Também acho que não é normal. Lá na Skoda disseram-me que algumas unidades têm esse "feitio"... segundo eles não é defeito. No livro do carro até diz que o consumo pode chegar a 1l/1000km em condições extremas.
                          Mas a minha condução é não é nada extrema.

                          Aliás, o carro gasta óleo desde o 1 mês de existência e nunca deu nenhum problema ao nível do motor (comprado novo e já com 95k e 6,5anos).

                          Comentário


                            #14
                            Esse consumo de óleo se for devido a desgaste prematuro pode aumentar após usar GPL. Eu pessoalmente mandava primeiro fazer uma descarbonização ao motor e ver se o consumo de óleo sobe para valores exagerados. Se sim então não vale a pena o GPL a não ser que se reparem as folgas que existem (provavelmente segmentos), caso o consumo se mantenha então não tem problema com o GPL, é que este faz a descarbonização do motor e depois não cria depósitos por ser mais limpo (ou menos sujo).

                            rca33 os automóveis com injecção directa podem ser convertidos

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                              Estes 1.4 101cv gostam da pinga Porque achas que nunca foi para o Golf...
                              Os 1.4 de 75cv também gostam de pinga e foram, e para o Leon também

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                Estes 1.4 101cv gostam da pinga Porque achas que nunca foi para o Golf...
                                Porque os 75cv do Golf 1.4 só servem para o arrastar...

                                x-m também tenho esse motor mas sem ser em carrinha. Mudou o óleo aos 77.000km e agora vai com 81.500km e ainda ontem medi a vareta e está no máx. ainda..

                                Mas já fui alertado para o consumo excessivo de óleo e já vi alguns testemunhos disso nesse motor... ainda bem que esse problema ainda não bateu à minha porta

                                Comentário


                                  #17
                                  Meio litro de óleo por 1000 km é muito exagerado. Eu trocava de carro, ou mantinha-o sem gastar € nele.

                                  O meu consome meio litro por 5 mil km e é um pesadelo completamente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                    Meio litro de óleo por 1000 km é muito exagerado. Eu trocava de carro, ou mantinha-o sem gastar € nele.

                                    O meu consome meio litro por 5 mil km e é um pesadelo completamente.
                                    O meu Fabia 1.4 16v de 2000 tb gastava isso de oleo (0,5L/1000km)
                                    Tb me disseram que é normal, tb gastava desde que o comprei até que o vendi com +- 75000km.

                                    Em relação a não ser um desportivo, não era, mas em vel ponta andava lá com eles (o meu esgotava a 5ª a 218km/h). em AE é um carro com excelentes recuperações. O consumo do meu andava mais em cima dos 9l/100km, mas eu tb tenho o pé pesado.

                                    Cheguei a fazer (uma viagem de emergencia Algarve-Lx) média de 15,4l/100km!!!!!!!!!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      218km/h? Não tá mau... no manual vem 185, ou seja mais 33km/h escondidos Eu ainda só consegui po-lo a 180, mas também nunca ando na AE.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                        Estes 1.4 101cv gostam da pinga Porque achas que nunca foi para o Golf...
                                        Eu que o diga....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RicardoSilva Ver Post
                                          218km/h? Não tá mau... no manual vem 185, ou seja mais 33km/h escondidos Eu ainda só consegui po-lo a 180, mas também nunca ando na AE.
                                          Eu não faço ideia qual o erro de velocimetro, qual a relação de caixa, qual a velocidade real.

                                          Só sei que esgotava a 5ª com o ponteiro a bater quase nos 220 (não chegava bem lá por isso os 218km/h) e para isso bastava uma ligeira descida.

                                          Curvava bem, travava bem (afocinhava muito em travagem), tinha uma cx de velocidades muito agradável.

                                          Ao revés: oficina que se fartava, montes de problemas eléctricos (e menânicos tb), consumos elevadissimos, lag do acelerador irritante ao principio, depois apanha-se o jeito, mas os 1ºs kms parece que não se sabe conduzir.

                                          Seco qb, muito agradavel de se conduzir. Foi uma boa compra vendido na altura certa.

                                          A assistencia na marca é igual á da Audi mas 10x pior (por isso imaginem!!!).

                                          Comentário


                                            #22
                                            5ª a 218Km/h???

                                            Eu nunca consegui dar mais de 195Km/h de ponteiro em plano! E foi uma vez na VDG que ia mesmo a puxar pelo carro! Foi o máximo que consegui dar até hoje!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                                              5ª a 218Km/h???

                                              Eu nunca consegui dar mais de 195Km/h de ponteiro em plano! E foi uma vez na VDG que ia mesmo a puxar pelo carro! Foi o máximo que consegui dar até hoje!
                                              O meu era o carro e não a carrinha.

                                              Mas esgotava a 5ª em 4 pontos da A2 de setubal até Alcacer do Sal, o ultimo destes pontos, mesmo na ultima descida antes da saída para Alcacer.

                                              Na VDG nunca experimentei. Moro em Almada, a VDG não dá jeito nenhum!!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                                O meu era o carro e não a carrinha.

                                                Mas esgotava a 5ª em 4 pontos da A2 de setubal até Alcacer do Sal, o ultimo destes pontos, mesmo na ultima descida antes da saída para Alcacer.

                                                Na VDG nunca experimentei. Moro em Almada, a VDG não dá jeito nenhum!!!
                                                Pois, secalhar a aerodinamica da carrinha não ajuda muito...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                                                  Pois, secalhar a aerodinamica da carrinha não ajuda muito...
                                                  Tava a pensar mais no peso, mas ok!!!

                                                  A tua carrinha é a 16v de 101cv ou de 75cv?
                                                  Acho 195 pouco para a de 101cv!!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                                    Tava a pensar mais no peso, mas ok!!!

                                                    A tua carrinha é a 16v de 101cv ou de 75cv?
                                                    Acho 195 pouco para a de 101cv!!!
                                                    Acredita que a essa velocidade o peso já pouco influência a capacidade de ganhar mais velocidade, é mais a aerodinamica... Mas também fico na dúvida sobre o que será melhor, o 5 portas ou a break...

                                                    A minha é a de 101cv.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bem, na carrinha, se a memoria não me falha, tens logo uma coisa que corta um pouco a aerodinamica: as barras no tejadilho.

                                                      Eu também fui bruto na rodagem do meu carro, fiz uma rodagem um bocado depressa demais....

                                                      Acho que, em termos do motor, o meu Fabia estava a andar muito bem, muito solto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por x-m Ver Post
                                                        O consumo dela é 7l/100km de gasolina e 0,5l/1000km de óleo.
                                                        0,5l/1000km de óleo

                                                        isso dá 10l por 20.000 km

                                                        esse valores estão bem, não te enganaste?

                                                        Acaba por gastar mais oleo entre as revisões do que o oleo que leva nas revisões.

                                                        Comentário

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