Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro da Empresa: Quem pode conduzir?! E guias?!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro da Empresa: Quem pode conduzir?! E guias?!

    Boas!
    Ontem à noite estive presente num acidente na E.N. 308 que liga Amares ao Geres. Um Renault Laguna despistou-se e embateu em cheio numa rocha. O chassis torceu... (sucata na certa....).
    Agora uma duvida se levantou. O carro está em nome de uma empresa e quem conduzia a viatura (ia sozinho e teve pequenas mazelas..) nem era o dono, nem era empregado da empresa, era meramente um amigo do dono. Uma pessoa no local dizia que nestas situações o seguro não se responsabilizava pois só pode conduzir uma viatura de empresa o próprio dono da empresa ou funcionários. A minha opinião era contrária, contudo, como qualquer um deve fazer quando não tem a certeza de uma coisa, não fui teimoso....
    Agora gostaria que alguem aqui me pudesse tirar a teima sobre este assunto! Será mesmo assim? Não me parece justo tal situação...
    Eu próprio tenho uma empresa na qual tenho uma viatura em nome da mesma. Será que minha própria namorada não pode conduzi-lo??!!

    Obrigados!

    Cumprimentos
    Editado pela última vez por Lee; 25 September 2007, 08:21.

    #2
    Originalmente Colocado por Lee Ver Post
    Boas!
    Ontem à noite estive presente num acidente na E.N. 308 que liga Amares ao Geres. Um Renault Laguna despistou-se e embateu em cheio numa rocha. O chassis torceu... (sucata na certa....).
    Agora uma duvida se levantou. O carro está em nome de uma empresa e quem conduzia a viatura (ia sozinho e teve pequenas mazelas..) nem era o dono, nem era empregado da empresa, era meramente um amigo do dono. Uma pessoa no local dizia que nestas situações o seguro não se responsabilizava pois só pode conduzir uma viatura de empresa o próprio dono da empresa ou funcionários. A minha opinião era contrária, contudo, como qualquer um deve fazer quando não tem a certeza de uma coisa, não fui teimoso....
    Agora gostaria que alguem aqui me pudesse tirar a teima sobre este assunto! Será mesmo assim? Não me parece justo tal situação...
    Eu próprio tenho uma empresa na qual tenho uma viatura em nome da mesma. Será que minha própria namorada não pode conduzi-lo??!!

    Obrigados!

    Cumprimentos
    A informação que te foi dada é correcta, somente funcionarios podem conduzir os veiculos da empresa.
    E mesmo eles que tem de ter certa documentação para andarem legais.

    Comentário


      #3
      sim, a informação está correcta. O Dono ( a empresa) é que vai ter que pagar o arranjo, ou então o condutor...eles que se entendam

      Comentário


        #4
        acidente com carro de empresa

        a informação esta correcta, e se a pessoa que estava a conduzir o carro da empresa em questao estiver fora do horario de expidente da empresa o seguro pode recusar a pagar o arranjo e ainda leva coima por usar um veiculo sem qualquer autorização.
        o funcionário para poder conduzir esse carro apos a hora de expediente terá de ter uma declaração com o nome do funcionario e a respectiva matricula a permitir a condução para uso pessoal e na hora de expediente da empresa.
        espero ter ajuado.

        p.s: eu tenho carro de empresa e como sou ainda funcionário recente ainda nao tenho declaração para uso pessoal e por isso a maior parte das vezes levo o carro pessoal ate ao trabalho e deixo la o de serviço, mas as vezes corro o risco de trazer o de trabalho para casa mas ja nao ando nele ate ao dia seguinte

        abraços

        Comentário


          #5
          Não sendo funcionário da empresa certamente o seguro se vai descartar é assim que funciona.

          Mas o que ele pode fazer caso a polícia não tenha estado presente, que faça a participação no nome de um funcionário ou administrador da empresa assim já não haverá problemas!!!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por KZ Ver Post
            Não sendo funcionário da empresa certamente o seguro se vai descartar é assim que funciona.

            Mas o que ele pode fazer caso a polícia não tenha estado presente, que faça a participação no nome de um funcionário ou administrador da empresa assim já não haverá problemas!!!
            Só se não houver ninguem da companhia de seguros a ler este topico aqui no forum

            Comentário


              #7
              Creio que anda por aqui alguma confusão...

              Durante perto de 20 anos que andei com carros de empresas e nunca foi necessária nenhuma documentação "especial". Só não tenho agora porque negociei a situação de forma diferente. Enquanto tive esses carros, tive um ou outro caso "menor" e nunca houve qualquer problema com as Seguradoras.

              Continua a haver muitos funcionários com carros da empresa, nenhum tem qualquer tipo de documentação especial e tem havido vários casos de sinistros sem qualquer situação problemática adicional.

              A questão dos "empréstimos" das viaturas, esses sim, pode trazer alguns dissabores aos proprietários, pois até pode ser encarada como uma forma "lucrativa" de usarem os carros, tipo "aluguer" sem factura...

              Não esquecer que em caso de dúvida sobre a responsabilidade de um acidente ou uso indevido é sempre da responsabilidade do proprietário.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                Creio que anda por aqui alguma confusão...

                Durante perto de 20 anos que andei com carros de empresas e nunca foi necessária nenhuma documentação "especial". Só não tenho agora porque negociei a situação de forma diferente. Enquanto tive esses carros, tive um ou outro caso "menor" e nunca houve qualquer problema com as Seguradoras.

                Continua a haver muitos funcionários com carros da empresa, nenhum tem qualquer tipo de documentação especial e tem havido vários casos de sinistros sem qualquer situação problemática adicional.

                A questão dos "empréstimos" das viaturas, esses sim, pode trazer alguns dissabores aos proprietários, pois até pode ser encarada como uma forma "lucrativa" de usarem os carros, tipo "aluguer" sem factura...

                Não esquecer que em caso de dúvida sobre a responsabilidade de um acidente ou uso indevido é sempre da responsabilidade do proprietário.
                As leis e regras existem, só que raramente são aplicadas.
                Até ao dia em que lhes convenha.

                Comentário


                  #9
                  no meu caso a "minha" SW pode ser conduzida por qualquer pessoa, tenho uma informação da seguradora desse facto e da financeira. É um ALD ou Leasing... apesar de sempre ter achado que era renting

                  Comentário


                    #10
                    Viva,

                    Por norma, nos carros de empresa é necessário uma declaração por parte da empresa a dizer que autoriza X pessoa com X b.i. a conduzir o veiculo tal.

                    Quanto á questão do seguro é o pão nosso do dia a dia, o Português arranja quase sempre maneira de se 'safar'.

                    Eu próprio conduzo um carro de empresa ao qual posso andar depois do horário de trabalho, consta na declaração 24horas por dia.

                    Lee, julgo que se a sua namorada conduzir o seu carro de empresa não tem qualquer problema

                    Comentário


                      #11
                      Quando a minha ex namorada ou amigo guiava o meu carro da empresa levava cm ele uma autorizaçao da empresa autorizando os de o fazer.
                      Pelo que advogados e companhias de seguro me informarao é suficiente ... e o seguro cobre fora de horario laboral ja que esse n é igual para todos.
                      Inclusivé a minha irma tem uma carta assinada por mim cmo esta autorizada a guiar os carros da empresa.

                      Cumps

                      Comentário


                        #12
                        Essa regra também se aplica nos carros de empresa em regime de Aluguer Operacional (o chamado renting)?

                        Comentário


                          #13
                          Atenção que os carros em ALD, Leasing ou Renting tem de ter uma copia do contrato junto com os documentos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                            Atenção que os carros em ALD, Leasing ou Renting tem de ter uma copia do contrato junto com os documentos.
                            Falámos disso no último cafézinho.

                            Comentário


                              #15
                              Já agora,

                              Para se comprar um carro Comercial tem que ser em nome de uma empresa, certo? (para se obter benefício de Imposto Automóvel).

                              Se assim é, quem poderá conduzir a dita viatura? terá que ser também alguém da empresa e apenas essa pessoa?

                              Ou não tem nada a ver?

                              Comentário


                                #16
                                Bem, pelos vistos vou ter de passar uma declaração pra minha namorada andar com o carro...:-) E ter no porta luvas uma resma de declarações para que sempre que empreste o carro a alguem, esteja tudo legal!!!

                                Obrigados!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Lee Ver Post
                                  Bem, pelos vistos vou ter de passar uma declaração pra minha namorada andar com o carro...:-) E ter no porta luvas uma resma de declarações para que sempre que empreste o carro a alguem, esteja tudo legal!!!

                                  Obrigados!!
                                  Sempre que alguem abre o porta luvas do meu ibiza assuta se
                                  So n tem mesmo da minha ex namorada pq n xeguei a fazer (n fazia mta questao de emprestar lhe o carro... axo k foi so mesmo 1a vez ).
                                  De resto tem la de muita gente que ja o guiou e fiz a declaraçao... depois simplesmente n vale a pena tirar.

                                  Os ALDs se n me engano a situaçao é a mesma... mas n posso confirmar ate pq os que tenho em ALD so os donos e empregados usam os carros.

                                  E ja que estamos a falar disto... e guias de transporte?
                                  Quem daqui transporta 100% das coisas no carro cm guia?
                                  É que eu faço sempre por ter tudo cm guia mas ha sempre uma peça dum amigo ou algo que se vai levantar ao mecanico ou ate mesmo uma prenda que nos dao que um gajo tem no carro sem guia e é suficiente para nos lixarem

                                  Cumps

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Artur Costa Ver Post
                                    Sempre que alguem abre o porta luvas do meu ibiza assuta se
                                    So n tem mesmo da minha ex namorada pq n xeguei a fazer (n fazia mta questao de emprestar lhe o carro... axo k foi so mesmo 1a vez ).
                                    De resto tem la de muita gente que ja o guiou e fiz a declaraçao... depois simplesmente n vale a pena tirar.

                                    Os ALDs se n me engano a situaçao é a mesma... mas n posso confirmar ate pq os que tenho em ALD so os donos e empregados usam os carros.

                                    E ja que estamos a falar disto... e guias de transporte?
                                    Quem daqui transporta 100% das coisas no carro cm guia?
                                    É que eu faço sempre por ter tudo cm guia mas ha sempre uma peça dum amigo ou algo que se vai levantar ao mecanico ou ate mesmo uma prenda que nos dao que um gajo tem no carro sem guia e é suficiente para nos lixarem

                                    Cumps
                                    Boas

                                    isso é em resposta à minha pergunta?

                                    Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                    Já agora,

                                    Para se comprar um carro Comercial tem que ser em nome de uma empresa, certo? (para se obter benefício de Imposto Automóvel).

                                    Se assim é, quem poderá conduzir a dita viatura? terá que ser também alguém da empresa e apenas essa pessoa?

                                    Ou não tem nada a ver?
                                    É que eu não percebo nada da legislação que regulamenta esse tipo de coisas em relação a um carro comercial, e será que muita gente que anda de Comercial para fins particulares sabe essas regras? (se existem)

                                    Se souberes explicar, agradecia (acho que todos agradeciam...).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Um carro comercial tem uma isençao qq (agora n tou a ver se é no IA , se no IVA) e para tal tem de estar em nome duma empresa. Nem que seja uni pessoal.
                                      Sinceramente n sei ao certo cmo funciona(e a esta hora ja n tenho aqui ninguem da parte financeira pa saber) mas penso k é assim.
                                      Dps pode conduzir os donos/socios da empresa e funcionarios , o resto tera de ter uma autorizaçao.
                                      O meu 1o carro era da empresa tb e na declaraçao tinha algo cmo "declaro que Artur... cm BI nr .... e carta nr ... esta autorizado a utilizar a viatura X de empresa Y"
                                      Andei mtos anos cm essa declaraçao e tive alguns acidentes e nunca tive qq problema... e ate hoje nunca me a chegaram a pedir.

                                      Resumindo , acredito k exista mto boa gente (e conheci ja mtas) que nao estao a par dos problemas que podem ter por guiar o carro duma empresa da qual nao fazem parte (ate podem ser da familia que n interessa).
                                      Recordo me de discutir isso cm alguns amigos k emprestavam o carro da empresa a namorada e eles nao saberem o risco k estavam a correr.

                                      O engraçado é que sao sempre os k nao ligam nenhuma a estas coisas k se safam...

                                      Alem disto tudo ainda existe o k ja falei k sao as guias... mto pouca gente se da ao trabalho de ter tudo direitinho.Eu so n tenho guia da roupa k levo , do relogio e dos telemoveis... de resto ta la tudo hehe

                                      Cumps

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boas!

                                        Amigo Jarod, se um particular pode ou não comprar um comercial novo, não estou certo mas provavelmente que sim. Eu conheço tanta e tanta gente com comerciais novos, não acredito que estejam todos em nomes de empresas.. Mas não é certo.
                                        Quanto Às guias, cuidado amigos! Isto não é pra brincadeiras. Eu tudo o que seja mercadoria do meu ramo, mesmo umas simples amostras de qualquer produto para potenciais clientes verem, faço uma guia. Seja como for, faço apenas um pequeno truque. Quando é uma coisa sem significado, que não me vou aborrecer em fazer uma guia ou às vezes não vou aumentar uma guia ja feita só pra pôr um produto que me esqueci, meto-o atras do meu banco. Penso que eles vão inspeccionar mais a mala. Atras dos bancos temos sempre um monte de tralha....:-)
                                        Eu entendo o proposito da guia mas para quem anda certinho é ingrato... Por ex às vezes vou para uma cidade espanhola procurar um cliente novo. Mas eu não sei a qual empresa vou apresentar. Vou primeiro analisar...:-) O que resulta daqui? Sou obrigado a passar uma guia para uma empresa qualquer que nem sabe da minha existencia só para poder ir mais sossegado. Será que é isso que o "legislador" pretendia quando criou esta lei?! Não me parece...
                                        O que eu sei é que a maioria das pessoas andam sempre a alterar as guias...

                                        Cumprimentos

                                        Comentário


                                          #21
                                          Respondendo á pergunta inicial. Sendo a pessoa que teve o acidente amigo do dono da empresa, basta a empresa fazer uma declaração assinada e carimbada que deixa de haver problemas com o seguro!.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Lee Ver Post
                                            Boas!


                                            Eu entendo o proposito da guia mas para quem anda certinho é ingrato... Por ex às vezes vou para uma cidade espanhola procurar um cliente novo. Mas eu não sei a qual empresa vou apresentar. Vou primeiro analisar...:-) O que resulta daqui? Sou obrigado a passar uma guia para uma empresa qualquer que nem sabe da minha existencia só para poder ir mais sossegado. Será que é isso que o "legislador" pretendia quando criou esta lei?! Não me parece...
                                            O que eu sei é que a maioria das pessoas andam sempre a alterar as guias...

                                            Cumprimentos
                                            Eu qd andava de comercial colocava na guia "material para demonstração a circular na viatura XXX com retorno à sede da empresa no dia tal tal" e nunca ng disse nada...

                                            Já o material atrás dos bancos: é o primeiro lugar onde eles vão chafurdar se te quiserem lixar. Atenção a isso...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Mas isso do uso de guias de transporte é obrigatório para TODOS os carros comerciais, mesmo os "desportivos" e os usados para fins particulares?!?

                                              Já ouvi informações contraditórias sobre isso. Alguém sabe explicar? Entretanto vou tentar verificar por mim.

                                              Se isto é verdade, então anda aí muuuuuita gente no seu Comercial todos os dias a arriscar bastante!

                                              *PS e já agora nunca são necessárias Guias em carros de passageiros, mesmo que se transportem mercadorias?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                Mas isso do uso de guias de transporte é obrigatório para TODOS os carros comerciais, mesmo os "desportivos" e os usados para fins particulares?!?

                                                Já ouvi informações contraditórias sobre isso. Alguém sabe explicar? Entretanto vou tentar verificar por mim.

                                                Se isto é verdade, então anda aí muuuuuita gente no seu Comercial todos os dias a arriscar bastante!

                                                *PS e já agora nunca são necessárias Guias em carros de passageiros, mesmo que se transportem mercadorias?

                                                Todas as mercadorias transportadas devem ser acompanhadas de documento de venda, seja em viaturas comerciais ou privadas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                  Mas isso do uso de guias de transporte é obrigatório para TODOS os carros comerciais, mesmo os "desportivos" e os usados para fins particulares?!?

                                                  Já ouvi informações contraditórias sobre isso. Alguém sabe explicar? Entretanto vou tentar verificar por mim.

                                                  Se isto é verdade, então anda aí muuuuuita gente no seu Comercial todos os dias a arriscar bastante!

                                                  *PS e já agora nunca são necessárias Guias em carros de passageiros, mesmo que se transportem mercadorias?
                                                  Os particulares acho que não...

                                                  A minha namorada foi mandada parar pela BT + Brigada Fiscal. Estavam a parar tudo que era comercias, carrinha e camiões, ou seja, tudo o que era de mercadorias.

                                                  Pediu-lhe a carta e documentos do veículo.
                                                  Depois de ver os documentos e ver que o carro estava em nome dela, mandou-a seguir... enquanto outros estavam lá com a mala aberta, e os senhores da BF com lanternas a ver o que lá tinha...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                    Todas as mercadorias transportadas devem ser acompanhadas de documento de venda, seja em viaturas comerciais ou privadas.
                                                    Pois mas no caso de não terem nenhum documento, os condutores de carros comerciais pagam multa enquanto que os de carro particulares apenas são obrigados a fazer prova de que o material é deles...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                      Pois mas no caso de não terem nenhum documento, os condutores de carros comerciais pagam multa enquanto que os de carro particulares apenas são obrigados a fazer prova de que o material é deles...
                                                      O que é complicado...

                                                      Dou-te o exemplo de quando a minha namorada foi dar aulas para o Alentejo, em que levava o carro carregado de tralhas...

                                                      Como é que provava o que quer que fosse?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                                                        O que é complicado...

                                                        Dou-te o exemplo de quando a minha namorada foi dar aulas para o Alentejo, em que levava o carro carregado de tralhas...

                                                        Como é que provava o que quer que fosse?
                                                        Existe um bocado de confusão no que diz respeito a este assunto de guias e transporte de mercadorias em veículos comerciais... as guias são obrigatórias para quem exerce uma actividade profissional, quer como trabalhador independente quer através de uma sociedade, no exercício e desempenho dessa mesma actividade... a umas semanas atrás tive um "ligeiro" problema por umas etiquetas não virem mencionadas na guia de transporte... e no dia seguinte após a fiscalização desloquei-me a um posto da brigada fiscal da GNR e tirei algumas dúvidas...

                                                        Quando mudei de residência, transportei mobiliário, plantas, electrodomésticos numa comercial ligeira (Renault Kangoo) de propriedade da minha mãe... diziam que eu precisava de uma guia!? É mentira... se eu exercesse uma actividade de prestar serviço de mudanças, teria obrigatóriamente de ter uma guia de transporte ou documento equivalente... mas a título pessoal, e no meu caso em concreto não é exigida qualquer tipo de documento...

                                                        O agente da BF-GNR deu-me um seguinte exemplo, você por exemplo repara máquinas de lavar roupa... se transportar a sua própria máquina numa mudança de residência não necessita de guia de transporte... mas se as máquinas que você transporta são de clientes e são para reparar... é obrigatório possuir as guias do material que transporta!
                                                        Editado pela última vez por CJSR; 25 September 2007, 14:09.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por CJSR Ver Post
                                                          Existe um bocado de confusão no que diz respeito a este assunto de guias e transporte de mercadorias em veículos comerciais... as guias são obrigatórias para quem exerce uma actividade profissional, quer como trabalhador independente quer através de uma sociedade, no exercício e desempenho dessa mesma actividade... a umas semanas atrás tive um "ligeiro" problema por umas etiquetas não virem mencionadas na guia de transporte... e no dia seguinte após a fiscalização desloquei-me a um posto da brigada fiscal da GNR e tirei algumas dúvidas...

                                                          Quando mudei de residência, transportei mobiliário, plantas, electrodomésticos numa comercial ligeira (Renault Kangoo) de propriedade da minha mãe... diziam que eu precisava de uma guia!? É mentira... se eu exercesse uma actividade de prestar serviço de mudanças, teria obrigatóriamente de ter uma guia de transporte ou documento equivalente... mas a título pessoal, e no meu caso em concreto não é exigida qualquer tipo de documento...

                                                          O agente da BF-GNR deu-me um seguinte exemplo, você por exemplo repara máquinas de lavar roupa... se transportar a sua própria máquina numa mudança de residência não necessita de guia de transporte... mas se as máquinas que você transporta são de clientes e são para reparar... é obrigatório possuir as guias do material que transporta!
                                                          Então estás a dizer que sendo ela particular, não tem de andar com guias de transporte de nada?

                                                          PS: Como é que provas que a máquina de lavar roupa que transportas é tua?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Respondendo ao tópico: não deve haver qualquer tipo de problema com a seguradora em assumir os danos emergentes num sinistro com veículos de propriedade de empresas (sociedades comerciais)

                                                            No preenchimento de uma proposta de seguro, em caso de veículos de propriedade de uma empresa, não é necessário identificar o condutor habitual desse veículo porque sendo veículo de uma empresa depreende-se que este possa ser conduzido por diferentes pessoas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X