Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Novo material:Aço elástico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Novo material:Aço elástico

    http://www.autoblog.com/2007/09/21/e...tching-it-out/

    Fiquei absolutamente abismado com esta noticia. É uma óptima noticia para todos aqueles que conduzem.




    Tratando-se da minha área de estudos, vou tentar recolher informações mais precisas e postando-as aqui mas até lá o que acham? Acham que estamos prestes a chegar ao carro que tem acidentes sem ferimentos para os ocupantes ou estamos muito longe disso?

    #2
    Memory metal. Aqueces e volta à forma com que foi moldado. Ainda não está totalmente desenvolvido e é caríssimo, mas é muito interessante.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Jorge_M Ver Post
      Memory metal. Aqueces e volta à forma com que foi moldado. Ainda não está totalmente desenvolvido e é caríssimo, mas é muito interessante.
      Exacto tratam-se de ligas de memória de forma, no entanto a maior parte das que são ainda hoje comercializadas são as Nitinol, uma liga com Ni-Ti.

      Ora sabendo que o Ti é um material caro e que no caso das ligas acima se trata apenas de Fe-Mn-Si então o preço poderá baixar.

      E penso que seja exactamente esse factor que faz com que algumas marcas se disponham a montar esse material em zonas laterais e frontais de automóveis.

      Comentário


        #4
        Talvez esteja aqui aquilo a que eu há muito tempo apelidei de "A mão de Deus". Que singre e se consolide na indústria dos transportes!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Jorge_M Ver Post
          Memory metal. Aqueces e volta à forma com que foi moldado. Ainda não está totalmente desenvolvido e é caríssimo, mas é muito interessante.
          Exacto, e não é propriamente "novo".....já há uns bons anos que está em desenvolvimento.
          Na altura falava-se em construções de grandes dimensões, levar blocos de metal, aquece-los e eles tornarem-se em casas por exemplo, esse era um dos grandes objectivos. Se a ideia ainda se mantêm não sei.

          Comentário


            #6
            Em termos de protecção dos ocupantes parece-me um avanço excelente.
            Mas a que preço? Quais os custos desta tecnologia?
            Sabiam que em Portugal estão a ser efectuados estudos com vista à utilização da cortiça Nacional no preenchimento das partes ocas das estruturas de deformação programada dos automóveis?
            E sabiam que os primeiros resultados indicam um melhoramento muito substancial da capacidade de absorção da força de impacto?
            Se isto se confirmar é que eu acho que é uma grande notícia, pois é uma tecnologia relativamente barata, amiga do ambiente e ainda porque nós somos um dos maiores produtores Mundiais de cortiça, o que traria óbvios benefícios financeiros para o nosso País.

            Comentário


              #7
              Segundo o que eu li corresponde a cerca de 300% de melhoria em caso de embate, não em protecção mas em desaceleração, o que é diferente

              Comentário


                #8
                Este tipo de material ja e usado por exemplo na construçao de pontes em zonas sismicas bastante activas. Ate tenho um professor a fazer tese de doutoramento sobre isso mesmo, mas continua a ser uma tecnologia bastante cara. Ainda levara algum tempo para ser rentavel a sua aplicaçao nos automoveis.

                Comentário


                  #9
                  O custo dependerá da generalização, como tudo o que dispomos hoje em dia! Venha e que se genalize.

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X