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    Qual o mais limpo - novo relatório made in UK

    Artigo original em inglês

    Conventionally engined superminis dominate the top ranks. The scientists gave half their score based on each cars' emissions of CO2, NOx and other pollutants; the other half of the score was calculated from vehicles' construction, energy costs, recyclability and size. The higher the score, the cleaner the car:

    • 1st Smart Roadster - 66.2 points
    • 2nd Smart Fortwo Cabriolet - 59.8
    • 3rd Citroen C1 1.0 - 40.1
    • 4th Peugeot 107 1.0 - 38.6
    • 5th Citroen C1 1.4 HDI - 31.3
    • 6th Fiat Panda 1.2 Dualogic - 28.4
    • 7th Ford Ka 1.3 - 27.5
    • 8th Toyota Yaris 1.0 - 27.2
    • 9th Fiat Panda 100hp - 23.6
    • 10th Pegueot 206 1.4 - 23.5
    • 11th Mini Cooper D - 23.3
    • 12th Toyota Prius 1.5 - 23.2

    The report authors at research agency Clifford Thames and Cardiff University acknowledge that it's difficult to compare differently sized cars, but it applied the same methodology to all models in its survey. Some of the models have since been discontinued, including the cleanest, Smart's defunct Roadster.

    Although the petrol-electric Prius appeared in twelfth position, it was held back by its whole-life environmental impact, researchers said. The message here is - small and lightweight is the best way to reduce environmental impact.

    Dr Paul Nieuwenhuis from Cardiff Business School predicts that hybrid tech and clean-fuels know-how is not enough for the industry to hit Europe's proposed 130g/km CO2 targets, that will be debated at the European Parliament in Brussels on 16 October 2007. Weight loss is crucial if the industry is to hit these ambitious fleet averages.

    Nieuwenhuis claims there will be numerous hidden benefits from a gradual greening of all cars large and small. 'Large luxury cars tend to lose value quickly compared with small hatchbacks,' he said. 'This is due to the fact that used car buyers tend to be less affluent, thus less able to afford the high running costs of heavy cars.

    'If luxury cars were smaller and lighter, their appeal to the used market would rise, thus boosting residual values. This would impact on the overall lifecycle costs of luxury cars, making them generally more economically competitive. Not only would customers benefit, but so would manufacturers as higher residual values would boost their brand image.'

    Words: Tim Pollard

    #2
    O Ford Ka com um motor originário dos anos 60 ainda consegue ser 7º? Fantástico.

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      #3
      Assim como assim, o Prius (que é um carro de segmento D ou pelo menos de segmento C "avantajado") sempre se conseguiu intrometer entre os pequenos carros de segmento A e B.

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        #4
        deleted

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          #5
          Temos de ter em conta que não é só as emissões durante a utilização do veículo que eles analisam.

          A outra metade da avaliação tem a ver com a construção/produção do veículo. Custos energéticos associados à produçao, reciclalbilidade e o tamanho do carro, incluindo o peso.

          Comentário


            #6
            Por muito que melhorem a eficácia energética dos automóveis, o problema está no aumento da quantidade de automóveis que todos os dias cresce a um ritmo brutal, especialmente dos paises com crescimentos económicos acima da média, leia-se China e India.

            Isto resolvia-se bem era com licensas para ter automóvel.

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              #7
              Estava a ver que tinham feito um relatório sobre quem tinha o carro mais limpo

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                #8
                Tipo aquele trabalho da AutoHoje que ganhou um BMW S1! Parece que se perdeu neste estudo algures....

                Comentário


                  #9
                  A minha opinião pessoal é que este é o carro mais limpo do mundo:



                  Pois quem o tiver, nunca o vai tirar da garagem de tão feio que é, logo nunca irá poluir os céus..

                  Comentário


                    #10
                    m reparem lá:

                    C1 e 107 com classificações diferentes?

                    Não me digam que um tinha mais equipamento que o outro e por isso ficou mais pesado e perdeu pontos..

                    E a tecnologia do Mini à frente da do prius!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por exBX2C4 Ver Post
                      m reparem lá:

                      C1 e 107 com classificações diferentes?

                      Não me digam que um tinha mais equipamento que o outro e por isso ficou mais pesado e perdeu pontos..

                      E a tecnologia do Mini à frente da do prius!
                      Compara o tamanho do Mini com o tamanho do Prius! Essa é que é essa!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                        (...)

                        Isto resolvia-se bem era com licensas para ter automóvel.
                        Ou seja os paises ricos podiam ter carros porque já os têem e os outros tinham que pagar licenças para os ter? Entrava-se em confitos, factores C..

                        Naaaaaaaa...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por exBX2C4 Ver Post
                          m reparem lá:

                          C1 e 107 com classificações diferentes?

                          Não me digam que um tinha mais equipamento que o outro e por isso ficou mais pesado e perdeu pontos..

                          E a tecnologia do Mini à frente da do prius!
                          E o Aygo nem aparece...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Compara o tamanho do Mini com o tamanho do Prius! Essa é que é essa!

                            também tens razão, mas não me parece que os pesos sejam assim tão diferentes..

                            mas claro queria ter guito p ter um prius. Aquilo é um espetáculo!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                              E o Aygo nem aparece...
                              vai na volta axaram q era parecido aos "irmão" e não o puseram... m os irmãos deram diferentes!! O EURONCAP fez apenas testes a um dos 3 axo... e os resultados aplicavam-se a todos. Pq é q aqui não?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                                E o Aygo nem aparece...
                                Tendo em conta que eles analisam também processos produtivos, será que pelo facto do Aygo ser mais "distinto" que os seus irmãos, não poderá afectar o custo por unidade?

                                A mesma coisa em relação ao 107/C1. Será que alguma das peças diferentes exige um processo produtivo mais caro/gastador do que no C1?

                                Poderiam as unidades terem niveis de equipamentos diferentes?

                                Isto sou eu a especular... gostaria de apanhar o estudo completo, para ver os critérios e as diferenças entre os supostos tri-gémeos.

                                Outra nota curiosa.
                                No caso do Panda, aparece a versão 1.4 de 100cv, mas nem sinal do 1.3 M-jet.
                                Bem que se diz que o custo de produção dos motores diesel está a atingir niveis demasiado altos e as margens de lucro a diminuir. são os próprios engenheiros das marcas que afirmam um regresso predominante nas baixas cilindradas a motores de gasolina (e no geral, sobrealimentados), já que conseguem custos de produção claramente inferiores, além de a diferença nos consumos para o diesel estar cada vez menor

                                Comentário


                                  #17
                                  Mais uma razão para eu ter o roaster-coupé

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por exBX2C4 Ver Post
                                    também tens razão, mas não me parece que os pesos sejam assim tão diferentes..

                                    mas claro queria ter guito p ter um prius. Aquilo é um espetáculo!

                                    Mini Cooper D:
                                    Tara: 1185 kg

                                    Prius:
                                    Tara: 1300 kg

                                    Diferença:
                                    115 kg (=9.7% da tara do Mini).


                                    Sim, a diferença não é grande em pesos. Por outro lado, o Mini quase não tem bagageira e quanto a lugares é um 2+2, i.e., 2 lugares à frente e 2 lugares acanhados atrás, enquanto o Prius leva 5 pessoas confortavelmente mais bagagem.

                                    Ou seja, se encheres a lotação de um carro (excelente maneira de poluir menos o ambiente) a balança favorece o Prius.

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                      Tendo em conta que eles analisam também processos produtivos, será que pelo facto do Aygo ser mais "distinto" que os seus irmãos, não poderá afectar o custo por unidade?

                                      A mesma coisa em relação ao 107/C1. Será que alguma das peças diferentes exige um processo produtivo mais caro/gastador do que no C1?

                                      Poderiam as unidades terem niveis de equipamentos diferentes?

                                      Isto sou eu a especular... gostaria de apanhar o estudo completo, para ver os critérios e as diferenças entre os supostos tri-gémeos.

                                      Outra nota curiosa.
                                      No caso do Panda, aparece a versão 1.4 de 100cv, mas nem sinal do 1.3 M-jet.
                                      Bem que se diz que o custo de produção dos motores diesel está a atingir niveis demasiado altos e as margens de lucro a diminuir. são os próprios engenheiros das marcas que afirmam um regresso predominante nas baixas cilindradas a motores de gasolina (e no geral, sobrealimentados), já que conseguem custos de produção claramente inferiores, além de a diferença nos consumos para o diesel estar cada vez menor
                                      Pois...

                                      Estão o 107 e o C1, e depois vem o Yaris...

                                      Quer dizer que o Aygo é mais sujo que o Yaris? Se assim for, devem ser mesmo os materiais e processos de fabrico que fazem a diferença...

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                        Mini Cooper D:
                                        Tara: 1185 kg

                                        Prius:
                                        Tara: 1300 kg

                                        Diferença:
                                        115 kg (=9.7% da tara do Mini).


                                        Sim, a diferença não é grande em pesos. Por outro lado, o Mini quase não tem bagageira e quanto a lugares é um 2+2, i.e., 2 lugares à frente e 2 lugares acanhados atrás, enquanto o Prius leva 5 pessoas confortavelmente mais bagagem.

                                        Ou seja, se encheres a lotação de um carro (excelente maneira de poluir menos o ambiente) a balança favorece o Prius.
                                        aí é que reside um dos problemas. A maior parte dos carros que vejo, incluindo Prius, leva o condutor e quando muito 1 passageiro.
                                        deixa de fazer sentido ter um carro como o Prius, só para mostrar o quão verde é.

                                        Faria muito mais sentido andarmos todos de Smart nas deslocações diarias casa-trabalho ou em levar os putos à escola

                                        Se todos os carros fossem utilizados diariamente, usando maior parte da sua capacidade, transportando 4 pessoas, só isso tiraria milhares de carros das estradas, com as consequentes vantagens a nivel ecológico e de fluidez de tráfego. Mas o conceito de "car-pooling" custa a pegar numa sociedade tão individualista.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Prius.....polui mais que um Ford Ka??? Nem sei se ria se chore....

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                                            Prius.....polui mais que um Ford Ka??? Nem sei se ria se chore....
                                            »»»»»» ver critérios de avaliação «««««««

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                              »»»»»» ver critérios de avaliação «««««««
                                              Eu vi caro amigo Crash....mas mesmo assim espantou-me...

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                                aí é que reside um dos problemas. A maior parte dos carros que vejo, incluindo Prius, leva o condutor e quando muito 1 passageiro.
                                                deixa de fazer sentido ter um carro como o Prius, só para mostrar o quão verde é.

                                                Faria muito mais sentido andarmos todos de Smart nas deslocações diarias casa-trabalho ou em levar os putos à escola

                                                Se todos os carros fossem utilizados diariamente, usando maior parte da sua capacidade, transportando 4 pessoas, só isso tiraria milhares de carros das estradas, com as consequentes vantagens a nivel ecológico e de fluidez de tráfego. Mas o conceito de "car-pooling" custa a pegar numa sociedade tão individualista.
                                                Verdade, mas uma boa parte das pessoas tem um carro de 5 lugares porque, nem que seja uma ou duas vezes por semana, precisam de pelo menos 3 lugares. E um Smart pode ter uma bagageira que serve para 90% das situações do dia-a-dia, mas lá está aquele 10% em falta a chatear. Se se puder ter um segundo carro, o Smart é excelente, mas a possuir um único carro (como eu) não vejo como razoável (para o meu caso, é claro) o Smart.

                                                O car-pooling é uma excelente opção. A Maria anda a partilhar as viagens com colegas de trabalho por forma a cortar em custos e poluição. Mas isso significa esperas de uma hora uns pelos outros. Quem tem uma vida com o tempo muito contado, reuniões e serviços aqui e além, filhos, etc... tornam-se "pesadas" estas esperas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                                                  Eu vi caro amigo Crash....mas mesmo assim espantou-me...
                                                  Mas não é preciso ser-se "rocket science" para perceber a razão.
                                                  Os custos adicionais produtivos/energéticos da complexa tecnologia do Prius devem pesar bastante (basta referir o preço das baterias, não só em custo, como a nivel da poluição gerada pra produzir as mesmas), tendo em conta o Ka, que é um carro bastante simples e básico, nos dias que correm.

                                                  O que acho interessante neste estudo, é que os carros que tomamos como mais "verdes", baseando-nos apenas nos consumos/emissões, acabam por ter um lado negro que pouca gente conhece.

                                                  Já agora, por se falar no Prius, onde anda o "mais simples" Civic Hybrid?

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                                                    #26
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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DPontes11 Ver Post
                                                      A minha opinião pessoal é que este é o carro mais limpo do mundo:



                                                      Pois quem o tiver, nunca o vai tirar da garagem de tão feio que é, logo nunca irá poluir os céus..
                                                      até gostava de saber que carro tens na garagem...
                                                      ld

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                                        Mas não é preciso ser-se "rocket science" para perceber a razão.
                                                        Os custos adicionais produtivos/energéticos da complexa tecnologia do Prius devem pesar bastante (basta referir o preço das baterias, não só em custo, como a nivel da poluição gerada pra produzir as mesmas), tendo em conta o Ka, que é um carro bastante simples e básico, nos dias que correm.

                                                        O que acho interessante neste estudo, é que os carros que tomamos como mais "verdes", baseando-nos apenas nos consumos/emissões, acabam por ter um lado negro que pouca gente conhece.

                                                        Já agora, por se falar no Prius, onde anda o "mais simples" Civic Hybrid?
                                                        não sei tu é que crias-te o tópico vê nas tuas fontes se fazem alguma referencia, provavelmente como é recente e o estudo fala de pelo menos um carro que já foi descontinuado, não entrou nas contas.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                          Verdade, mas uma boa parte das pessoas tem um carro de 5 lugares porque, nem que seja uma ou duas vezes por semana, precisam de pelo menos 3 lugares. E um Smart pode ter uma bagageira que serve para 90% das situações do dia-a-dia, mas lá está aquele 10% em falta a chatear. Se se puder ter um segundo carro, o Smart é excelente, mas a possuir um único carro (como eu) não vejo como razoável (para o meu caso, é claro) o Smart.

                                                          O car-pooling é uma excelente opção. A Maria anda a partilhar as viagens com colegas de trabalho por forma a cortar em custos e poluição. Mas isso significa esperas de uma hora uns pelos outros. Quem tem uma vida com o tempo muito contado, reuniões e serviços aqui e além, filhos, etc... tornam-se "pesadas" estas esperas.
                                                          eu uso o meu HCH para me transportar a mim, a minha mulher e a minha filha de casa para os trabalhos e escola, fica-me mais barato que os 3 passes

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DPontes11 Ver Post
                                                            A minha opinião pessoal é que este é o carro mais limpo do mundo:



                                                            Pois quem o tiver, nunca o vai tirar da garagem de tão feio que é, logo nunca irá poluir os céus..

                                                            Muitos não o vão tirar a garagem porque em sequer tem dinheiro para o lá por. Na volta até és um deles!!!!!!!

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