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Porque Não 1 Segmento B Ao Invés De 1 Segmento C ?

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    Porque Não 1 Segmento B Ao Invés De 1 Segmento C ?

    Criei este tópico porque insistentemente se tem a ideia de que um carro do segmento C (familiares médios) tem forçosamente que ser melhor que um do segmento B (utilitários).

    Cada vez mais os mais pequenos propõem equipamentos, conforto e prestações que até aqui só apareciam em segmentos superiores. Por outro lado, o facto de começarem a aumentar de tamanho, o que os aproxima ainda mais do segmento acima, tanto que até se chegam a confundir. O preço também tem vindo a subir, como reverso da medalha...

    Quanto aos veículos segmento C, este têem vindo a assistir a propagação de motores cada vez mais pequenos e com potências e binários até aqui à alguns tempos inimagináveis. Motores esses que eram comuns em veículos do segmento B.

    Como em Portugal, o que manda é a cilindrada, não espanta pois que, um veículo do segmento abaixo tenha o seu preço praticamente decalcado do do segmento acima. Por isso é tão comum ouvir-se que "por esse preço, compras um do segmento acima", etc etc...

    Uma dessas sugestões é o Opel Astra com o fabulástico 1.3 CDTi...

    Dei-me ao trabalho de o comparar com o Clio e o 207. As motorizações escolhidas para estes dois foram as dCi de 85 e 105 cv e HDi de 90 e 110 cv.

    Em ambos os carros (Astra, Clio e 207) o nível de equipamento escolhido foi o mais elevado tendo como único extra a pintura metalizada em todos.

    O preço foi retirado dos sites oficiais das marcas respectivas e os dados técnicos e os equipamentos do site da AutoHoje.

    Como poderão verificar, o Astra só fica mais barato que um 207, que sofre com o IA. Mas ao verificarmos a lista de equipamento, verifica-se que a do 207 e Clio estão bastante mais completas face a do Opel.

    No que toca a desempenho mecânico, ambos os Franceses apostam ou em prestações similares (pouco superiores nos casos do dCi de 85 cv e HDi 90 cv) ou naturalmente superiores (dCi de 105 cv e HDi de 110 cv). Ainda assim, conseguem quase sempre consumos inferiores aos do Astra!

    Face a isto, o Astra contrapõe apenas um espaço mais generoso (Mas não tanto) quer no habitáculo, quer na mala. Mais qualidade [?] Também... Se bem que a dos Franceses aumentou muito.

    Ficam aqui então as tabelas comparativas...


    Clio 1.5 dCi 85 vs 207 1.6 HDi 90 vs Astra 1.3 CDTi 90




    Clio 1.5 dCi 105 vs 207 1.6 HDi 110 vs Astra 1.3 CDTi 90



    Tabela de equipamentos:

    Clio Luxe Dynamique vs 207 Sport vs Astra Cosmo




    Tabela de Preços para as versões acima indicadas, ambos em versões de 5 portas.




    #2
    Não vejo qualquer tipo de conclusão...

    O Clio e o 207 continuam caros para o segmento.

    E o astra tem um 1.2 que o ajuda.

    Comentário


      #3
      por essa teoria, tambem nao ha diferença (ou pouca) entre um mercedes classe C e E certo???[}][}][}]

      concordo que as diferenças nao sao assim tao grandes entre esses carros, mas a regra é que os carros dos segmentos acima sejam construidos com mais rigor e qualidade. E é só ires a um stand e comparares por ex, astra e vectra![:X]

      Comentário


        #4
        Conclusão: O Opel Astra é superior tanto em construção como em motor!

        Já agora uma das coisas irritantes dos carros do segmeno B é o facto de terem poucos locais para arrumação de objectos, um do segmento C tem concerteza os suficientes!
        Um carro do segmento C quer queiramos quer não e apesar dos avancos do segmento B teem melhores acabamentos, não a rebarbas ou os defeitos que encontras no segmento B!

        E já agora quando dizes que os carros do segmento B se aproximam do C também no peso isso se verifica!

        A receita para o segmento B é o desenho, conforto, poupança em combustivel e no preço do veiculo.Actualmente os carros do segmento B ridiculamente aproximam os seus preços do segmento C eliminando uma das caracteristicas deste segmento, só por ai!!!
        A prova disso é que por causa do preço e do desenho que o novo punto esta a ser o carro mais vendido apesar do clio e do PG 207 serem considerados por pentelhesimos os melhores!

        Conclusão sem dúvida que um carro do segmento C é mais apetecivel!
        ;)

        Comentário


          #5
          O Clio não me impressionou nada mesmo nos niveis de equipamento mais elevados e com melhores materiais.

          Entrando num Clio e num Megane a sensação de espaço e qualidade é francamente superior no Megane.

          Portanto se as diferenças de preços são tão pequenas é comprar um segmento C sem dúvida

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por MLK

            Conclusão: O Opel Astra é superior tanto em construção como em motor!

            Já agora uma das coisas irritantes dos carros do segmeno B é o facto de terem poucos locais para arrumação de objectos, um do segmento C tem concerteza os suficientes!
            Um carro do segmento C quer queiramos quer não e apesar dos avancos do segmento B teem melhores acabamentos, não a rebarbas ou os defeitos que encontras no segmento B!

            E já agora quando dizes que os carros do segmento B se aproximam do C também no peso isso se verifica!

            A receita para o segmento B é o desenho, conforto, poupança em combustivel e no preço do veiculo.Actualmente os carros do segmento B ridiculamente aproximam os seus preços do segmento C eliminando uma das caracteristicas deste segmento, só por ai!!!
            A prova disso é que por causa do preço e do desenho que o novo punto esta a ser o carro mais vendido apesar do clio e do PG 207 serem considerados por pentelhesimos os melhores!

            Conclusão sem dúvida que um carro do segmento C é mais apetecivel!
            ;)
            Concordo...

            Comentário


              #7
              "Face a isto, o Astra (ou qualquer outro pequeno familiar) contrapõe apenas um espaço mais generoso [u](Mas não tanto)</u> quer no habitáculo, quer na mala. Mais qualidade, também..."


              Pois, é essa a diferença entre utilitários e pequenos familiares, tal como entre estes últimos e os grandes familiares: espaço. Há pessoas que têm diferentes necessidades de espaço, tanto para 4 ou 5 pessoas como para as respectivas bagagens e que não conseguem enfiar tudo dentro de um citadino nem de um utilitário.

              Depois, sendo maiores, normalmente têm maiores distâncias entre eixos e vias mais largas, o que proporciona maior conforto, estabilidade e controle em curva.

              Tudo depende da finalidade de um carro... se fôr habitualmente para duas a três pessoas e tipicamente para andar ao redor das cidades, então um Aygo/C1/107 chegam perfeitamente. E até devem servir perfeitamente bem para levar 2-3 pessoas numa passeata até aos Pirinéus, desde que sejam um tanto comedidas na bagagem a transportar.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Bolide

                O Clio não me impressionou nada mesmo nos niveis de equipamento mais elevados e com melhores materiais.

                Entrando num Clio e num Megane a sensação de espaço e qualidade é francamente superior no Megane.

                Portanto se as diferenças de preços são tão pequenas é comprar um segmento C sem dúvida
                Realmente eu também vejo todos os dias um clio dos novos e um megane lado a lado (não não são do mesmo dono) e digo-te os plasticos do megane apesar de não serem todos esponjosos em cima tem muito melhor aspecto, aquele aspecto limpinho e denotam muita qualidade muito mais que os do clio! A consola do megane é muito melhor!Enfim nem se compara!A unica coisa fixe que o clio tem são os manometros que herdou do megane, mas agora o restiling do megane já os superiorizou!

                Comentário


                  #9
                  Algumas correcções:

                  [img]uploaded/dacapata/20064271059_astracosmo.gif[/img]

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Bolide

                    O Clio não me impressionou nada mesmo nos niveis de equipamento mais elevados e com melhores materiais.

                    Entrando num Clio e num Megane a sensação de espaço e qualidade é francamente superior no Megane.

                    Portanto se as diferenças de preços são tão pequenas é comprar um segmento C sem dúvida
                    é que nem se compara![8)]

                    Comentário


                      #11
                      essa informação toda só reforça que vale mais optar por um carro de segmento C em detrimento do Clio e do 207. o Astra é um exemplo, mas há mais... o Corolla 1.4 d4-d, que ainda é mais barato que o Astra.

                      Comentário


                        #12
                        2614mm de distância entre-eixos para o Astra...

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Lsk

                          citação:Originalmente colocada por MLK

                          Conclusão: O Opel Astra é superior tanto em construção como em motor!

                          Já agora uma das coisas irritantes dos carros do segmeno B é o facto de terem poucos locais para arrumação de objectos, um do segmento C tem concerteza os suficientes!
                          Um carro do segmento C quer queiramos quer não e apesar dos avancos do segmento B teem melhores acabamentos, não a rebarbas ou os defeitos que encontras no segmento B!

                          E já agora quando dizes que os carros do segmento B se aproximam do C também no peso isso se verifica!

                          A receita para o segmento B é o desenho, conforto, poupança em combustivel e no preço do veiculo.Actualmente os carros do segmento B ridiculamente aproximam os seus preços do segmento C eliminando uma das caracteristicas deste segmento, só por ai!!!
                          A prova disso é que por causa do preço e do desenho que o novo punto esta a ser o carro mais vendido apesar do clio e do PG 207 serem considerados por pentelhesimos os melhores!

                          Conclusão sem dúvida que um carro do segmento C é mais apetecivel!
                          ;)
                          Concordo...
                          X2;)

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por MLK

                            Conclusão: O Opel Astra é superior tanto em construção como em motor!
                            O desempenho do Astra aproxima-se, os numeros não enganam... Não sei onde vais buscar essa ideia, mas enfim...

                            citação:Originalmente colocada por MLK

                            A prova disso é que por causa do preço e do desenho que o novo punto esta a ser o carro mais vendido apesar do clio e do PG 207 serem considerados por pentelhesimos os melhores!
                            Mais vendido que o Clio [?] :D :D :D Do 207 ainda não há números e a sua comercialização vai começar agora no Salão Automóvel...

                            Comentário


                              #15
                              Eu também acho o mesmo que o AF147, ou seja só me parece é que compensa um segmento C em detrimento do B...isto visto os preços estarem tão aproximados.

                              E para não haver confusões sobre se o Astra é mais rijo, se os plásticos são piores, etc. Porque não comparar o mesmo Clio com um Megane?!

                              Se o Clio com o mesmo motor custa 22.840€ e o Megane similar custa à volta de 25mil? Por meros 2000€ prefiro um segmento C ;)

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                citação:Originalmente colocada por MLK

                                Conclusão: O Opel Astra é superior tanto em construção como em motor!
                                O desempenho do Astra aproxima-se, os numeros não enganam... Não sei onde vais buscar essa ideia, mas enfim...

                                citação:Originalmente colocada por MLK

                                A prova disso é que por causa do preço e do desenho que o novo punto esta a ser o carro mais vendido apesar do clio e do PG 207 serem considerados por pentelhesimos os melhores!
                                Mais vendido que o Clio [?] :D :D :D Do 207 ainda não há números e a sua comercialização vai começar agora no Salão Automóvel...
                                Qual é a piada! Até na AH encontras a informação que o NOVO Punto em vendas bateu o Clio na Europa ou seja onde são comercializados e já pelo terceiro mês não te iludas pelo que vez aqui o Clio saio primeiro que o punto e no norte do pais já vejo tantos puntos dos novos como clios! O 207 não posso falar mas se calhar a tendencia vai se manter!Agora quando chegar o Opel ai a coisa pode ser diferente, já que deve chegar com boas motorizações!

                                :D

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                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                  Mais vendido que o Clio [?] :D :D :D

                                  o Punto é lider de vendas na Europa desde Janeiro, qual é a dúvida?

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por MLK


                                    Qual é a piada! Até na AH encontras a informação que o NOVO Punto em vendas bateu o Clio na Europa ou seja onde são comercializados e já pelo terceiro mês não te iludas pelo que vez aqui o Clio saio primeiro que o punto e no norte do pais já vejo tantos puntos dos novos como clios! O 207 não posso falar mas se calhar a tendencia vai se manter!Agora quando chegar o Opel ai a coisa pode ser diferente, já que deve chegar com boas motorizações!
                                    :D
                                    tb concordo. aparenta estar mto porreiro. o Corsa 1.3 jtd vai vender bem concerteza.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por AF147

                                      citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                      Mais vendido que o Clio [?] :D :D :D

                                      o Punto é lider de vendas na Europa desde Janeiro, qual é a dúvida?
                                      Muito gostam vós de ir lá fora...

                                      Pensem na nossa realidade, naquela que vivem mais próximo no dia a dia...

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                        citação:Originalmente colocada por AF147

                                        citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                        Mais vendido que o Clio [?] :D :D :D

                                        o Punto é lider de vendas na Europa desde Janeiro, qual é a dúvida?
                                        Muito gostam vós de ir lá fora...

                                        Pensem na nossa realidade, naquela que vivem mais próximo no dia a dia...
                                        pensar na nossa TRISTE realidade?!
                                        não obrigado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          MAs se vos preocupa o preço sem IA vejam os cálculos feitos...

                                          O Astra fica bem mais caro...

                                          Vocês esquecem-se de que se não houvesse 1.3 CDTi, 1.5 dCi e outros do mesmo género não veriam tantos carros do segmento C como há agora...

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por CL

                                            "Face a isto, o Astra (ou qualquer outro pequeno familiar) contrapõe apenas um espaço mais generoso [u](Mas não tanto)</u> quer no habitáculo, quer na mala. Mais qualidade, também..."


                                            Pois, é essa a diferença entre utilitários e pequenos familiares, tal como entre estes últimos e os grandes familiares: espaço. Há pessoas que têm diferentes necessidades de espaço, tanto para 4 ou 5 pessoas como para as respectivas bagagens e que não conseguem enfiar tudo dentro de um citadino nem de um utilitário.

                                            Depois, sendo maiores, normalmente têm maiores distâncias entre eixos e vias mais largas, o que proporciona maior conforto, estabilidade e controle em curva.

                                            Tudo depende da finalidade de um carro... se fôr habitualmente para duas a três pessoas e tipicamente para andar ao redor das cidades, então um Aygo/C1/107 chegam perfeitamente. E até devem servir perfeitamente bem para levar 2-3 pessoas numa passeata até aos Pirinéus, desde que sejam um tanto comedidas na bagagem a transportar.
                                            Racionalmente, é verdade, o carro deveria ser escolhido consoante a utilização dada. Porém, para além do gosto pessoal, existem aspectos de conforto, espaço e segurança que torna o segmento C mais apetecível.

                                            No meu caso, nós temos uma Mégane Break Dci e um Ibiza Van SDi, que estamos a pensar trocar. Pela lógica bastaria um segmento B com motor a gasóleo (faço 95km dia, normalmente, fora voltinhas). Porém, pelo trajecto (muita estrada e auto-estrada) e pelo conforto de utilização, preferia trocar por um segmento C, embora económicamente a escolha mais barata fosse o segmento B (mas por uma margem quase que ridícula quando se fala de carros entre os 4 e os 5 mil contos)

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                              MAs se vos preocupa o preço sem IA vejam os cálculos feitos...

                                              O Astra fica bem mais caro...

                                              Vocês esquecem-se de que se não houvesse 1.3 CDTi, 1.5 dCi e outros do mesmo género não veriam tantos carros do segmento C como há agora...
                                              Este já não é o primeiro tópico que vejo que confrontas o motor 1.3 com o DCI e HDI! Não entendo qual a tua confusão??E como se não bastasse criaste um tópico que enfiasse ao barulho mais uma vez essas motorizações!
                                              Porque não falas nos TDI ou os da Toyota ou nos da Honda que são excelentes motores também?
                                              Ficaste com algum cdti/mjet atravessado?


                                              Tu até és uma pessoa coerente não entendo a tua guerra aqui? Cada qual compra aquilo que gosta e actualmente os gostos no segmento B estão mais que estabelecidos ou seja Grande Punto motor 1.3 90Cv! E na minha modesta opinião em termos de motor neste segmento depois do MJet só o do corolla e depois o TDI e so depois o DCI!
                                              No segmento C quem lidera as vendas tem sido o Megane 1.5 DCI apesar de em Portugal o Astra 1.3 estar já em primeiro no Top de vendas!

                                              Esta é a nossa realidade!

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                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por MLK


                                                Este já não é o primeiro tópico que vejo que confrontas o motor 1.3 com o DCI e HDI! Não entendo qual a tua confusão??E como se não bastasse criaste um tópico que enfiasse ao barulho mais uma vez essas motorizações!
                                                Porque não falas nos TDI ou os da Toyota ou nos da Honda que são excelentes motores também?
                                                Ficaste com algum cdti/mjet atravessado?
                                                Arranja outro argumento que esse não pega... Mas se são estes os motores que estão mais na berra, porque não falar deles [?]



                                                citação:Originalmente colocada por MLK

                                                Tu até és uma pessoa coerente não entendo a tua guerra aqui?
                                                Que guerra [?] Comparar alguma coisa é guerrear [?] E por acaso entrei a matar com argumentos estapafúrdios [?]


                                                citação:Originalmente colocada por MLK

                                                Cada qual compra aquilo que gosta e actualmente os gostos no segmento B estão mais que estabelecidos ou seja Grande Punto motor 1.3 90Cv!
                                                Cá em baixo o que se vê mais é Punto 1.2... Curioso...


                                                Analisem as coisas bem friamente...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  325€ de diferença entre o Astra e o 207?

                                                  Eu escolheria sempre o Astra, apenas e tão só por uma questão de espaço. Além de que, quer queiramos quer não, a carga psicológica associada a um segmento superior pesa e bastante. Poderá não haver nenhuma razão prática, mas será eventualmente a mesma coisa que comprar uma televisão de 42" ao mesmo preço de uma de 37" com as mesmas características. Porquê comprar o mais pequeno?
                                                  Porque se poupa 0,3l em consumo combinado? Porque é 10km/h mais rápido? Ou 2s mais rápido dos 0 aos 100? E o espaço extra de 80l na mala? Qualquer família que se preze gosta de espaço, mesmo que não o utilize. É uma segurança, sabemos que está lá para usar se precisarmos.

                                                  A lavagem que as marcas querem fazer não sei se vai resultar... Mas já vi que a visita que fizeste ao peugeot_sales resultou... :D

                                                  Quando comprei o meu Yaris, tinha quatro níveis de equipamento: Base, Terra, Luna e Sol. Escolhi o Sol porque era o que mais gostava (os estofos, as tonalidades, o equipamento). Isso implicou mais 20€ na prestação mensal. Poderia ter comprado o Base que custava menos de 2000 contos, ao contrário dos 2500 que dei pelo meu. Mas esta diferença estava diluída psicologicamente ao longo do prazo do crédito.

                                                  Algum tempo depois, a versão Base deixou de existir. Porque não se vendia. E penso que a versão a seguir também deixou posteriormente de existir. Porquê? Porque todas as vendas se concentravam na versão Sol. E o que se passou com o Yaris passou-se com todos os modelos do mercado. As pessoas querem as versões mais equipadas, também em parte porque não conseguem chegar ao segmento superior, pelo menos assim ficam com o melhor que podem comprar.

                                                  As marcas reagiram. O consumidor está disposto a pagar mais por mais equipamento? Vamos dar ao consumidor o que ele quer.

                                                  Economicamente, construir um Astra ou um Corsa com o mesmo equipamento sai quase ao mesmo preço. A mão de obra é a mesma, o custo dos materiais o mesmo. A única coisa que vai diferenciar no preço final é a quantidade do material. E aí, a diferença é residual.

                                                  O resultado é este: carros muito semelhantes, diferindo apenas no tamanho, e com preços muito similares.

                                                  As marcas fazem aquilo que lhes compete: aumentam o fosso entre o mais barato (107) e o seguinte (207) para que o consumidor compre sempre o seguinte por que acha o mais barato muito fraco. E como é lógico, o lucro sobre. Porque 3% de 15000€ não é o mesmo que 3% de 20000€... Sendo também que a margem líquida sobre uma opção é bastante superior à margem líquida sobre o carro em si.

                                                  Mas a corda tanto estica que parte. A questão é: será que as marcas sabem quando devem parar?
                                                  Pelos números que vejo, acho que não.

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                                                    #26
                                                    [/quote]
                                                    Analisem as coisas bem friamente...
                                                    [/quote]

                                                    Essa do friamente! mais um cliche

                                                    Eu falo do que vejo e não do que leio!
                                                    E do que vi até agora realmente veem-se muitos mjet e cdti a circular!
                                                    Olha ainda agora a Opel lançou uma promoção no corsa que vai deixar de ser comercializado com carradas de equipamento e a um preço apetecivel!
                                                    E realmente a nossa realidade tens razão, lá fora teem mais poder de compra os impostos são mais baixos e ainda assim ponderam o preço nos carros! Agora aqui infelizmente existe muita gente que pensa como tu, que lá por custar mais 1.000 1500 contos na moeda antiga não interessa para nada depois é ver os creditos na banca!E os carros que voltam para trás!

                                                    Haaa, minto espera lá tou a ver tu e o pug_sales hmmm!
                                                    O.k. já nem digo mais nada!
                                                    :D

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      eu também acho que a Opel está mais bem representada....

                                                      seu eu neste exacto momento fosse comprar um carro desses .....seria o astra sem duvida!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Basicamente é o que foi dito!

                                                        Não compensa comprar nenhum desses utilitários:D

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por MLK
                                                          Analisem as coisas bem friamente...


                                                          Essa do friamente! mais um cliche

                                                          Eu falo do que vejo e não do que leio!
                                                          E do que vi até agora realmente veem-se muitos mjet e cdti a circular!
                                                          Olha ainda agora a Opel lançou uma promoção no corsa que vai deixar de ser comercializado com carradas de equipamento e a um preço apetecivel!
                                                          E relamente a nossa realidade tens razão, la fora tem mais poder de compra os impostos são mais baixos e ainda assim ponderam o preço nos carros! Agora aqui infelizmente existe muita gente que pensa como tu, que lá por custar mais 1.000 1500 contos na moeda antiga não interessa para nada depois é ver os creditos na banca!E os carros que voltam para trás!

                                                          Começo a pensar que és bancário ou vendedor da renault ou os dois
                                                          :D
                                                          [/quote]

                                                          É assim... Lá fora nem tudo é um mar de rosas como se pensa...

                                                          E mesmo que eles consigam comprar carros iguais mais baratos, esses mesmos carros têem custos associados mais elevados do que por cá (seguros, valores de mantenção, etc..). Portanto, muito cuidado ao fazer essas comparações.

                                                          Por outro lado, costumo ver que lá fora 325 € é dinheiro e há quem de facto lhe dá importância.

                                                          E acredita que há muita gente que não se importa de pagar mais, mas se pensares que com 1.000 € no bolso já fazes uma carrada de quilómetros, talvez penses de outra forma (e isto só para dar um exemplo).

                                                          Outra coisa, o IA aumentou, o IVA também aumentou e tudo isto agrava o preço final das viaturas.

                                                          Por outro lado, o fabricante aumenta o preço, prque ao fim e ao cabo o carro é cada vez melhor, com cada vez mais tecnologia e qualidade. Isto tem um custo e quem o paga é o cliente final!

                                                          Industria automóvel não é um PC!!! Metam isto na cabeça! No entanto certos equipamentos baixaram de preço, o que os tornou mais fáceis de adquirir. Exemplo: ABS.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Mas diz lá já fizeste o test drive ao 207?
                                                            Contá lá o que gostaste mais???Aquelas óticas traseiras saõ fixes n são desde a ultima geração do 307 que as óticas traseiras tem vindo cheias de pinta!;)

                                                            Comentário

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