Anúncio

Collapse
No announcement yet.

BE acusa Governo favorecer Grupo Mello e quer ver contrato de concessão

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    BE acusa Governo favorecer Grupo Mello e quer ver contrato de concessão

    Lisboa, 28 Set (Lusa) - O BE acusou hoje o Governo de favorecer o Grupo Mello dando-lhe a gestão de toda a rede rodoviária nacional até 2099, financiada por uma nova taxa entretanto criada, e exigiu ver o contrato de concessão.
    "O Grupo Mello ganhou esta semana o Euromilhões", declarou o dirigente do BE Francisco Louçã, referindo-se à concessão às Estradas de Portugal de toda a rede rodoviária nacional até 2099, aprovada quinta-feira em Conselho de Ministros.
    De acordo com Francisco Louçã, essa decisão "consolida a privatização parcial das Estradas de Portugal" com "um único beneficiário possível, a Brisa e o Grupo Mello", por um período de quase um século, o que o BE recusa.
    "Queremos que seja interrompido esse processo de concessão, de privatização, queremos acesso à minuta do contrato de concessão e que esse documento seja discutido no Parlamento", acrescentou Louçã.
    "Vamos forçar essa discussão", disse.
    Segundo o dirigente do BE, "a empresa Estradas de Portugal vai ser entregue ao Grupo Mello, por via da Brisa, dado que o Conselho de Ministros determina a conjugação das auto-estradas com as outras estruturas rodoviárias".
    "É um negócio da China. Nunca houve uma privatização deste tipo. Teremos pela primeira vez na história portuguesa um imposto que é determinado para pagar a uma empresa", considerou.
    A criação de uma nova taxa para financiar a rede rodoviária nacional foi aprovada em Conselho Ministros no dia 14 de Junho.
    O coordenador da Comissão Política do BE precisou que o BE quer discutir o que entende ser "a criação de uma nova forma de imposto", a "privatização orientada, sem concurso" de uma empresa e "a concessão de todas as estradas, de um bem público, construído pelo dinheiro público".
    Para o BE estão em causa "o bom senso, as boas contas e a seriedade do Estado".
    Francisco Louçã sublinhou que "não se sabe como será calculada a nova contribuição de serviço rodoviário, só se sabe que tem por referência os quilómetros percorridos e o consumo energético de cada automóvel".
    IEL.
    Lusa/Fim







    Estou revoltado!



    Além de irem privatizar um bem comum construído com o dinheiro de todos(acho que as vezes os políticos se esquecem de onde vem o dinheiro) ainda querem criar mais uma taxa para o senhor condutor pagar???
    Então e o ISP supostamente servia para quê???

    #2
    Isto no Off-Topic é que ficava bem...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
      Isto no Off-Topic é que ficava bem...
      Eu fiquei na dúvida se deveria ser aqui ou no off-topic mas tendo em conta que isto tem a ver com automóveis... De qualquer maneira os moderadores que o ponham onde quiserem...o que importa aqui é discutir-se esta pouca vergonha!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por «SuperMario» Ver Post
        o que importa aqui é discutir-se esta pouca vergonha!
        Sim...o local é o menos importante!

        Comentário


          #5
          Se isto realmente for para a frente este pais atingiu o limite!

          Então eu já nao pago com os meus impostos o suficiente para cobrir estes custos todos e ainda me obrigam a pagar quando circulo na nacionais? É o que se chama de portagem nas nacionais.

          Isto está a atingir o limite do razoavel. Que seje necessário dar as benesses do costume a quem nos paga as campanhas, ainda se aceite agora sempre os mesmos a pagarem é inconcebivel.

          Então e a industria e o comercio nao dizem nada, tendo em conta que todo o transporte de mercadorias se faz por estrada e muita das vendas desta republica das bananas é feito a custa de vendedores que andam de um lado para o outro?

          Um vergonha...já a Brisa é a vergonha que é com a historia das obras e do belo piso que passados muito pouco tempo as AE's da sua responsabilidade ficam, como exemplo temos a A2 entre os km's 200 e 210.....agora passar isto para todas....

          Isto só vai trazer uma coisa, sendo o imposto calculado pelos km's percorridos .....vai haver muito pessoal a dedicar-se a martelar os km's do proprio carro!!

          Comentário


            #6
            Brisa toma conta das estradas de Portugal

            Boas.
            Acabei de ler uma noticia que me deixou a pensar.
            O Governo assinar um contrato de concessão com o grupo Mello, através da Brisa, para a concessão das estradas de Portugal até 2099.
            O que acham de esta situação? Iremos ter estradas em melhor estado de conservação? Será que o IEP vai passar a dar lucros incriveis depois de passar para as mãos da Brisa? Vamos passar a ter melhor sinalização nas estradas?

            Comentário


              #7
              R.....

              Comentário


                #8
                Agora percebo pra que era a tal taxa que queria aplicar no combustivel para a conservação das estradas...

                Pouca vergonha nacional

                Só quero ver é se nas próximas eleições se lembram desta brincadeira e votam no socrates...

                Comentário


                  #9
                  O melhor é mesmo irmos para as ruas protestar, caso contrário um dia destes estamos todos a dizer a mesma coisa:

                  Je suis très content parce que je suis nouement enrabu par le gouverne!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por C3_soul Ver Post
                    Agora percebo pra que era a tal taxa que queria aplicar no combustivel para a conservação das estradas...

                    Pouca vergonha nacional

                    Só quero ver é se nas próximas eleições se lembram desta brincadeira e votam no socrates...
                    Se o problema fosse um individuo votava se noutro e pronto. O problema é que a classe politica em portugal tem a sua propria agenda e ta se pouco lixando para o povo. Sao todos iguais e para quem diz que alguns partidos nunca governaram, eu tenho onde vivo junta do PCP á 25 anos e a porcaria é igual.
                    Cada um que vai para la é para se servir a si proprio

                    Comentário


                      #11
                      Eu quero ir prá ilha!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                        Se o problema fosse um individuo votava se noutro e pronto. O problema é que a classe politica em portugal tem a sua propria agenda e ta se pouco lixando para o povo. Sao todos iguais e para quem diz que alguns partidos nunca governaram, eu tenho onde vivo junta do PCP á 25 anos e a porcaria é igual.
                        Cada um que vai para la é para se servir a si proprio
                        Eu sei

                        No entanto pode ser que o outro que venha seja melhor

                        Comentário


                          #13
                          Pois, mais jobs for the boys...

                          E... 2099??? grande contrato esse!!

                          Comentário


                            #14
                            o bernie ecclestone também tem contrato para ser "manager" da formula 1 durante 100 anos... e ele já tinha uns 70 anos quando assinou esse contrato. será que sabe algo que nós não sabemos? lol

                            Comentário


                              #15
                              As estradas agora vão andar em obras durante anos na mesma zona como a A1 em Santarém?

                              Comentário


                                #16
                                2099?

                                que exagero

                                Comentário


                                  #17
                                  A brisa não se meteu nisso pra perder dinheiro de certeza... Por isso ou passamos a ter estradas melhores mas... PAGAS!! Ou as estradas ficam como estão e a brisa provavelmente fez um grande contrato. lol

                                  Abraço

                                  Comentário


                                    #18
                                    as estradas já são pagas... com o dinheiro do ISP que passou para a gestão das estradas de portugal.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já estou mesmo a imaginar as estradas no meio dos pinhais cheias de portagens.... e a malta dos tractores a por via verde

                                      Bom, estou-me a rir, mas isto não tem piada nenhuma... já agora onde é que está essa notícia?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Fico mais espantado é pela duração do contrato. O_o

                                        Comentário


                                          #21
                                          Quem paga as campanhas eleitorais destes gajos ???
                                          ... os grupos económicos !

                                          - Logo está explicado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            É incrível o contrato ser até 2099... quer dizer, até lá muito se passará, até podia ser o melhor negócio do mundo, mas a esse prazo pode e só poderá ser um tiro no pé.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por jcdbs Ver Post
                                              Já estou mesmo a imaginar as estradas no meio dos pinhais cheias de portagens.... e a malta dos tractores a por via verde

                                              Bom, estou-me a rir, mas isto não tem piada nenhuma... já agora onde é que está essa notícia?
                                              Boas. Na página do Sapo nos destaques

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                Se o problema fosse um individuo votava se noutro e pronto. O problema é que a classe politica em portugal tem a sua propria agenda e ta se pouco lixando para o povo. Sao todos iguais e para quem diz que alguns partidos nunca governaram, eu tenho onde vivo junta do PCP á 25 anos e a porcaria é igual.
                                                Cada um que vai para la é para se servir a si proprio
                                                Sem querer fazer juízos de valor sobre essas pessoas que não conheço, não me parece que um presidente de junta e um primeiro ministro tenham o mesmo poder.... Sei quanto é que a junta da minha freguesia tem de orçamento para este ano e posso-te dizer que é de +-1000€, agora diz-me lá o que é que se faz com isto???
                                                Além de que esta notícia não foi veiculada pelo PSD, pois não?
                                                Cada um que tire as sua conclusões.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por mendes-v Ver Post
                                                  Sem querer fazer juízos de valor sobre essas pessoas que não conheço, não me parece que um presidente de junta e um primeiro ministro tenham o mesmo poder.... Sei quanto é que a junta da minha freguesia tem de orçamento para este ano e posso-te dizer que é de +-1000€, agora diz-me lá o que é que se faz com isto???
                                                  Além de que esta notícia não foi veiculada pelo PSD, pois não?
                                                  Cada um que tire as sua conclusões.
                                                  Axo que quase 30 anos á frente de uma junta da muito tempo a um partido para fazer uma obra significativa.
                                                  Sem entrar em conversas de partidos, porque nao gosto de nenhum, ponho todos no mesmo saco como ja disse anteriormente.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Nao sabem porquê? É só ler
                                                    http://www.lusomotores.com/index.php...1009&Itemid=64

                                                    "Automobilistas vão pagar 600 milhões para a Estradas de Portugal
                                                    Os euros vão ser recolhidos sobre os combustíveis gastos pelos condutores por forma a financiar uma empresa pública que até já se disse que poderá vir a ser privatizada em breve"

                                                    Receber 600 milhoes sem ter que fazer nenhum, tambem eu queria ter uma empresa assim.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A desculpa que nao ha alternativas ao PS e PSD nao colhe. Ha muito mais partidos as pessoas nao votam neles porque nao querem, depois nao se queixem. O grupo Mello da Brisa vai passar a receber 600milhoes euros sem ter de fazer nenhum.
                                                      http://www.lusomotores.com/index.php...1009&Itemid=64
                                                      "Automobilistas vão pagar 600 milhões para a Estradas de Portugal
                                                      Os euros vão ser recolhidos sobre os combustíveis gastos pelos condutores por forma a financiar uma empresa pública que até já se disse que poderá vir a ser privatizada em breve"

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
                                                        http://www.lusomotores.com/index.php...1009&Itemid=64

                                                        "Automobilistas vão pagar 600 milhões para a Estradas de Portugal
                                                        Os euros vão ser recolhidos sobre os combustíveis gastos pelos condutores por forma a financiar uma empresa pública que até já se disse que poderá vir a ser privatizada em breve"
                                                        A questão é muito simples.

                                                        Está-se a querer consertar um erro, com outro.

                                                        O pecado original está nas SCUT.

                                                        O orçamento das EP não comporta o que agora, a partir de 2007, se pagará anualmente às concessionárias, cerca de €700 milhões/ano. Posteriormente mais de €1000 milhões/ano.

                                                        Como existe a questão do défice, o PS anda a tentar tirar as EP da esfera do défice público.

                                                        Daí tornou-o uma empresa pública. Mas o Banco de Portugal e a CE consideram que, apesar de empresa pública (logo normalmente fora do défice), como vai receber financiamento através de uma taxa que transitará do OE, tem de entrar nas contas do défice.

                                                        Como tal a solução passará pela privatização das EP.

                                                        Este negócio, à primeira vista, parece-me ruínoso para o Estado.

                                                        E estamos a falar em algo com repercussões para 1 século. O PS não pode tomar uma decisão destas sem, pelo menos, consertá-la com o PSD e com o PR.

                                                        A notícia não é muito clara. Espero por mais profundidade para ter uma ideia mais concreta.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por «SuperMario» Ver Post
                                                          os moderadores que o ponham onde quiserem...
                                                          A língua portuguesa é lixada.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Um imposto a financiar uma empresa privada?

                                                            Cujo maior concorrente (nacionais/AEs concessionadas) é... ela própria?

                                                            Confusos estes novos tempos.

                                                            Sendo a mesma empresa a responsável por toda a rede rodoviária, que legitimidade terá a Brisa para continuar a cobrar portagens na A1 quando a EN1 é à "borla" (sort of)?

                                                            Muitos pagam para ter melhores condições, mas estando as duas estradas sobre a mesma autoridade, quem vai regular o que é aceitável neste aspecto (qualidade do piso, número de faixas, etc.)?

                                                            O governo vai obrigar a manutenções e obras de melhoramento para garantir um estado de aceitação mínimo das estradas nacionais? Ou pelo contrário, vão deixá-las a degradar para que além destas novas taxas a mesma empresa vá buscar ainda mais uns trocos aos condutores que vão continuar a prefeir as AEs com portagem para evitar os buracos das nacionais?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X