Anúncio

Collapse
No announcement yet.

quantidade de acelerador/mudança

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    quantidade de acelerador/mudança

    Boas ando com uma duvida ja ha algum tempo, se fizer um subida em 5º com o pe a fundo e a rotação nas 3000 ,gasto mais ou menos do q se for em 4º com o pe a meio mas com uma rotacao mais alta ( 4500) ?

    #2
    Originalmente Colocado por pipiland Ver Post
    Boas ando com uma duvida ja ha algum tempo, se fizer um subida em 5º com o pe a fundo e a rotação nas 3000 ,gasto mais ou menos do q se for em 4º com o pe a meio mas com uma rotacao mais alta ( 4500) ?
    Gastas muito mais se fores em 5ª às 3000rpm com o pé a fundo, além de que assim estás a forçar bastante mais o motor, o que não é nada saudável para ele.

    Comentário


      #3
      Forçar o motor nao me parece pq se vai em menor rotação vai em menor esforço, assim seria se fosse a baixo da 1500rpm.

      Comentário


        #4
        Gasta menos na rotação que tiver maior binário.

        Edit: Isto é, para a mesma "quantidade" de acelerador. Tudo o resto varia de carro para carro.

        Comentário


          #5
          A minha duvida é q quando o acelerador vai a fundo quer fizer q a "goela" tb vai mais aberta, ou seja esta a enviar mais combustivel.

          Comentário


            #6
            É difícil de dizer. Se o carro tiver CB, basta fazer a experiência e comparar.
            Quanto aos outros, pode variar de carro para carro.
            O mais provável é gastar menos quanto menor for a carga de acelerador, logo, talvez seja preferível ir numa mudança abaixo e com pouca carga do que o contrário.

            Comentário


              #7
              Depende.

              Comentário


                #8
                Por exemplo se eu for em 5ª a baixas rotações numa descida ( 1000 e pics ) gasto mais do que se for em 4ª ou 3ª sem acelerar.

                O cb em 5ª mostra-me 2.0l / 100 km e em 4ª desce para 0.x l/100 km

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                  Por exemplo se eu for em 5ª a baixas rotações numa descida ( 1000 e pics ) gasto mais do que se for em 4ª ou 3ª sem acelerar.

                  O cb em 5ª mostra-me 2.0l / 100 km e em 4ª desce para 0.x l/100 km
                  Há uma altura em que o carro em 5ª passa a gastar 0.

                  Comentário


                    #10
                    Pois, porque para o carro ir sem acelerar, quanto mais baixa a mudança mais devagar. Tem a ver com a gravidade que puxa o carro e a inércia do motor.

                    Quanto À questão do tópico, é uma coisa em que também costumo pensar.
                    Não tenho a certeza, mas o consumo deve depender da quantidade de combustível injectada (proporcional à posição do pedal) e das rotações, porque em cada uma se injecta uma quantidade de combustível.
                    Sendo assim, provavelmente há dois extremos em que gasta mais e uma zona de equilíbrio em que gastará menos, que provavelmente corresponde à região de maior binário.
                    Editado pela última vez por Chewbacca; 28 September 2007, 22:42.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                      Por exemplo se eu for em 5ª a baixas rotações numa descida ( 1000 e pics ) gasto mais do que se for em 4ª ou 3ª sem acelerar.

                      O cb em 5ª mostra-me 2.0l / 100 km e em 4ª desce para 0.x l/100 km
                      Isso acontece porque a rotação em 5ª está muito perto do regime mínimo e para evitar que o motor se "cale", a gestão electrónica envia algum combustível para o motor para contrariar essa eventualidade.
                      É que alguns motores fazem corte de combustível em desaceleração apenas parcial entre o regime do ralentí e +/- as 1500 rpm, e fazem corte total acima desse regime.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                        Gasta menos na rotação que tiver maior binário.

                        Edit: Isto é, para a mesma "quantidade" de acelerador. Tudo o resto varia de carro para carro.
                        Exacto!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pipiland Ver Post
                          Boas ando com uma duvida ja ha algum tempo, se fizer um subida em 5º com o pe a fundo e a rotação nas 3000 ,gasto mais ou menos do q se for em 4º com o pe a meio mas com uma rotacao mais alta ( 4500) ?

                          Se numa situação vais com o acelerador a fundo, e na outra, vais com ele em meia carga, parece-me à partida que em 4ª e a meia carga vais gastar menos. A questão é que os andamentos vão também ser diferentes. Portanto está-se (eventualmente) a comparar situações distintas e incomparáveis.

                          Comentário


                            #14
                            Nao necessariamente pq, posso ir em 5º a 90 e a 4º á mesma velocidade, mas como a rotacao esta mais elevada, tenho de dar menos acelerador.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pipiland Ver Post
                              Nao necessariamente pq, posso ir em 5º a 90 e a 4º á mesma velocidade, mas como a rotacao esta mais elevada, tenho de dar menos acelerador.
                              Depende se vais a velocidade estabilizada ou não.
                              Depende se vais a subir (portanto com o motor em esforço) ou não.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                Gasta menos na rotação que tiver maior binário.

                                Edit: Isto é, para a mesma "quantidade" de acelerador. Tudo o resto varia de carro para carro.
                                Exacto e isso nota-se pela suavidade, o carro anda e sem esforço, é o modo de funcionamente ideal é qdo atinge o binário maximo e é qdo consume menos tambem.

                                Comentário


                                  #17
                                  já fiz o teste de andar em baixas a meter as mudanças cedo e andar sempre com o acelerador todo em baixo e o consumo é muito alto mesmo ...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por k_pt Ver Post
                                    já fiz o teste de andar em baixas a meter as mudanças cedo e andar sempre com o acelerador todo em baixo e o consumo é muito alto mesmo ...
                                    É diferente... pelo que percebo.

                                    Imagina um carro relativamente fraco a fazer uma subida pronunciada num IP ou AE. Podes ir a 90 em 5ª mas tens de acelerar a fundo pra ele não morrer, ou podes reduzir e ir a rotações mais altas mas sem ter de pisar tanto.
                                    A dúvida é aí.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                      Gasta menos na rotação que tiver maior binário.

                                      Edit: Isto é, para a mesma "quantidade" de acelerador. Tudo o resto varia de carro para carro.
                                      O Edit é muito importante.

                                      O maior binário por si só não significa nada. No meu carro o binário (e a potência) máximo aparece depois das 4000 rpms e a rotação mais eficiente combustível/potência fica bastante abaixo (pouco acima das 2000).

                                      Lembro-me de umas tabelas que chegaram a aparecer aqui no fórum sobre a relação consumo/potência para diferentes rotações do motor (velocidade estabilizada e em terreno plano) de alguns motores, era interessante revê-las agora.

                                      Anyway, isto ajuda se pensarem no carro como uma bicicleta. Pouco importa se numa mudança mais alta dão menos pedaladas por distância percorrida. Se o esforço exigido ao motor (ou às pernas) for em demasia (numa subida) então compensa reduzir. Levado ao extremo o ciclista tomba e o motor vai abaixo.
                                      Editado pela última vez por worldtiki; 29 September 2007, 02:51.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                        Por exemplo se eu for em 5ª a baixas rotações numa descida ( 1000 e pics ) gasto mais do que se for em 4ª ou 3ª sem acelerar.

                                        O cb em 5ª mostra-me 2.0l / 100 km e em 4ª desce para 0.x l/100 km
                                        vai ai ao topico do lado que fala de consumos nas descidas, a resposta esta la.

                                        resumidamente, se nao acelerares, o carro gasta zero. em 5a, por ires a muito baixas rotacoes (mt perto do regime de ralenti), o carro vai injectar algum combustivel, dai o consumo nao ser zero.

                                        Imagina um carro relativamente fraco a fazer uma subida pronunciada num IP ou AE. Podes ir a 90 em 5ª mas tens de acelerar a fundo pra ele não morrer, ou podes reduzir e ir a rotações mais altas mas sem ter de pisar tanto.
                                        A dúvida é aí.
                                        em termos mt simples, para a aceleracao que escolhemos (zero, se quiser-mos manter a velocidade), gastas menos na mudanca que te permitir ter menor carga de acelerador.
                                        se reparares nessa situacao, em 5a vais a fundo para ele n morrer, em 4a vais +- a meio acelerador, logo estas a gastar menos e ainda tens meio acelerador se for necessario usar (obvio uqe ai gastas mais)
                                        ainda podes usar 3a nalguns casos. apesar do barulho das altas rotacoes, isso nao implica que vas a gastar mais......embora raramente compense.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu tambem me pus a pensar e dai surgiu a duvida, é q apesar de ir com uma rotação mais elevada em 4º estou a injectar menos combustivel, do q se for em 5º. A subida em questao para quem conhece é da ic 16 para quem nao conhece é mto acentuada lol, e ja agora o carro é um punto 75 mk1

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pipiland Ver Post
                                            Eu tambem me pus a pensar e dai surgiu a duvida, é q apesar de ir com uma rotação mais elevada em 4º estou a injectar menos combustivel, do q se for em 5º. A subida em questao para quem conhece é da ic 16 para quem nao conhece é mto acentuada lol, e ja agora o carro é um punto 75 mk1

                                            Tens que revelar as respectivas velocidades / andamentos, ou seja, se em 5ª a fundo vais 90 Km/H mas se são estáveis, ou se vais a perder velocidade. O mesmo se passando para a 4ª. Pese embora, à partida nesta relação, não vás a perder velocidade.

                                            Tens que revelar pelo menos isso, para se dar uma responsta mais correcta.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bom, no caso do Clio, bem mais pesado mas com um motor algo parecido até, apesar de o carro em 5ª de pé a fundo,nas subidas, c@gar-se todo, vai a gastar 10 l/100 de consumo instantâneo. Se for em 4ª com pedal +- a meio, vai a gastar 13 l/100 km. Isto para as mesmas velocidades

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                                Bom, no caso do Clio, bem mais pesado mas com um motor algo parecido até, apesar de o carro em 5ª de pé a fundo,nas subidas, c@gar-se todo, vai a gastar 10 l/100 de consumo instantâneo. Se for em 4ª com pedal +- a meio, vai a gastar 13 l/100 km. Isto para as mesmas velocidades
                                                10? A que velocidade?

                                                Um Punto (também 1.2 bla bla bla) não se faz rogado e ultrapassa à vontade os 20 litros em esforço. Aliás, num Panda com o mesmo motor e bastante mais leve acontece o mesmo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
                                                  10? A que velocidade?

                                                  Um Punto (também 1.2 bla bla bla) não se faz rogado e ultrapassa à vontade os 20 litros em esforço. Aliás, num Panda com o mesmo motor e bastante mais leve acontece o mesmo.
                                                  90 km/h, 2800 rpm +-

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas em relacao a velocidades digamos em que 5º os 90km/h (+- 3000 rpm) vao em declineo ate aos 80 km/h ( +- 2500 rpm).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Parece-me que gasta menos se o acelerador for com menos carga; em 4ª, portanto.
                                                      No entanto, ainda que assim não fosse, seria sempre essa a minha opção: é um esforço brutal para o motor subir em 5ª, a morrer, com o acelerador em plena carga.
                                                      Por outro lado, ainda que vá às 4500 rpm em 4ª, o motor vai muito mais solto, logo o esforço exigido é muito menor. Isto traz benefícios claros em termos de fiabilidade e de durabilidade do motor e até da própria caixa de velocidades.

                                                      Tenho um BMW 316 e, em subidas muito pronunciadas de AE, sinto necessidade de meter 4ª. Mantenho os 120 km/h às 4000 rpm, com o pé levezinho e com o motor a "cantar" de alegria, não de esforço.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MJAG Ver Post
                                                        Parece-me que gasta menos se o acelerador for com menos carga; em 4ª, portanto.
                                                        No entanto, ainda que assim não fosse, seria sempre essa a minha opção: é um esforço brutal para o motor subir em 5ª, a morrer, com o acelerador em plena carga.
                                                        Por outro lado, ainda que vá às 4500 rpm em 4ª, o motor vai muito mais solto, logo o esforço exigido é muito menor. Isto traz benefícios claros em termos de fiabilidade e de durabilidade do motor e até da própria caixa de velocidades.

                                                        Tenho um BMW 316 e, em subidas muito pronunciadas de AE, sinto necessidade de meter 4ª. Mantenho os 120 km/h às 4000 rpm, com o pé levezinho e com o motor a "cantar" de alegria, não de esforço.

                                                        Um bom exemplo para esse procedimento é ali na A1 (sentido Sul-Norte) perto de Fátima na Serra de Aire/Candeeiros em que uma 4ª nos 120km/h faz maravilhas do principio ao fim da subida.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                                          Um bom exemplo para esse procedimento é ali na A1 (sentido Sul-Norte) perto de Fátima na Serra de Aire/Candeeiros em que uma 4ª nos 120km/h faz maravilhas do principio ao fim da subida.
                                                          Exacto. Não há que ter complexos...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Vou dar o exemplo da minha:

                                                            Na subida da IC16:

                                                            A fundo na 6ª vai a gastar 15l/100 a uma vel. entre os 110-120.

                                                            A fundo na 5ª vai a gastar 19l/100 a uma vel. de 130.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X