Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tamanho do motor vs fiabilidade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tamanho do motor vs fiabilidade

    Haverá alguma relação entre o tamanho do motor e a sua fiabilidade ?

    Tenho a ideia de que um motor maior tende a ser mais fiavel, normalmente faz o mesmo trabalho com menos esforço e portanto tem uma maior vida util.

    Por outro lado motores maiores normalmente implicam maior complexidade, mais cilindros, etc.

    O que acham ? um 8 cilindros é mais fiável que um 6 ? e um 6 mais do que um 4 ?
    Editado pela última vez por RPalma; 29 September 2007, 13:24. Razão: Movido!

    #2
    acho que só o tamanho do motor não diz nada só por si!


    se tiveres um motor grande mas bem puxadinho provavelmente não durará muito !


    agora, um motor grande , á americana........., bem construido mas fraquinho em comparação com os europeus, é bem provavel que como tem menos degaste, deve durar mais!


    e isso é o que se vê com os motores diesel por exemplo,mais antigos ......2000cc ou mais , com menos de 100cv , com os novos TD que já andam pelos 200cv com 2000cc

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
      acho que só o tamanho do motor não diz nada só por si!


      se tiveres um motor grande mas bem puxadinho provavelmente não durará muito !


      agora, um motor grande , á americana........., bem construido mas fraquinho em comparação com os europeus, é bem provavel que como tem menos degaste, deve durar mais!


      e isso é o que se vê com os motores diesel por exemplo,mais antigos ......2000cc ou mais , com menos de 100cv , com os novos TD que já andam pelos 200cv com 2000cc
      Bem dizido. O meu pai foi hoje à inspecção com a mazda. Apesar de ter chumbado, até comentaram que o motor estava 5 estrelas. Limpinho, sem baba, , com um ralenti de relógio suíço. Consegue fazer em 3ª um percurso no qual o Clio precisa várias vezes de 2ª e anda a fazer médias de 7,5!

      199600 km...MAZDA RULEZ

      Bom, ainda em relação ao tópico, depende muito também da rotatividade, dos materiais utilizados, da exigência em relação à montagem, etc...

      Comentário


        #4
        De certa maneira um motor "grande" a fazer a mesma vida que um motor pequeno tem tudo para ser mais fiável dado que o esforço poderá ser menos. Mas depende de vários factores.

        Comentário


          #5
          Por formaçao profissional, sei bem q um motor grande c uma base simples será em principio mto mais fiavel.
          No entanto, os pequenos motores japoneses contradizem esta lógica.

          Mas se repararem nos motores industriais, vao ver q são sempre pco potentes para a cilindrada, simples e afinados para o melhor o melhor rendimento.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
            Bem dizido. O meu pai foi hoje à inspecção com a mazda. Apesar de ter chumbado, até comentaram que o motor estava 5 estrelas. Limpinho, sem baba, , com um ralenti de relógio suíço. Consegue fazer em 3ª um percurso no qual o Clio precisa várias vezes de 2ª e anda a fazer médias de 7,5!

            199600 km...MAZDA RULEZ

            Bom, ainda em relação ao tópico, depende muito também da rotatividade, dos materiais utilizados, da exigência em relação à montagem, etc...


            e chumbou pq? já agora?

            Comentário


              #7
              Depende.

              Eu tenho um amigo meu que tem um BMW 530i de 90 que com pouco mais de 100.000 kms abriu o motor...e não é um carro que tivesse tido um uso muito agressivo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                Haverá alguma relação entre o tamanho do motor e a sua fiabilidade ?

                Tenho a ideia de que um motor maior tende a ser mais fiavel, normalmente faz o mesmo trabalho com menos esforço e portanto tem uma maior vida util.

                Por outro lado motores maiores normalmente implicam maior complexidade, mais cilindros, etc.

                O que acham ? um 8 cilindros é mais fiável que um 6 ? e um 6 mais do que um 4 ?
                mercedes 190d, um dos motores mais fiaveis da industria automovel, estuda as suas especificações e voilá...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por red line Ver Post
                  mercedes 190d, um dos motores mais fiaveis da industria automovel, estuda as suas especificações e voilá...
                  É um mau exemplo.
                  Era um motor q foi um dos, senão o mais potente do seu segmento qdo saíu, e n era nada simples.

                  Por norma, a grande fiabilidade consegue-se c csas simples, até para facilitar a manutenção.
                  Mas existem sempre duas escolas, tentar "over-engineer" tudo, por 4 parafusos onde bastam 2, por material xx onde bastava material x, etc, esta é a escola RR. Existe a outra, q é mais cara, e necessita mto conhecimento, estudar tudo até ao máximo e eliminar tdas as más concepções, esta é a escola da Hispano-Suiza.
                  A merc fica no meio.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por red line Ver Post
                    mercedes 190d, um dos motores mais fiaveis da industria automovel, estuda as suas especificações e voilá...
                    Não creio que nos possamos guiar só por aí, porque do mesmo modo podes olhar para os motores honda que são muito rotativos e com muita potência por litro, e são dos mais fiáveis (a gasolina, claro)...

                    Eu acho que deve depender de outros factores.

                    Comentário


                      #11
                      para ser fiável, o que interessa é ser bem projectado e ter componentes de qualidade adequada.
                      o tamanho, potência, etc, não interessam para quase nada.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                        para ser fiável, o que interessa é ser bem projectado e ter componentes de qualidade adequada.
                        o tamanho, potência, etc, não interessam para quase nada.
                        Então como explicas que um motor de um F1 dure tão pouco ? mal concebido não me parece ....

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          Então como explicas que um motor de um F1 dure tão pouco ? mal concebido não me parece ....
                          Esta nem parece tua v7. Certamente compreenderás que os motores de F1 são feitos para máxima performance durante um número limitado de km.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            Então como explicas que um motor de um F1 dure tão pouco ? mal concebido não me parece ....
                            Utilização em condições extremas?


                            É uma questão muito pertinente.



                            Cpts e Viagens Seguras.

                            Comentário


                              #15
                              Boas... eu penso que um motor grande e pouco rotativo tem sempre mais hipoteses de durar mais que um com baixa cilindrada e muito rotativo e potente devido a menores pressões e menores esforços dos componentes mecânicos; embora haja casos e casos e como já foi discutido muita vez, a durabilidade não é algo que seja concreto e objectivo porque depende de variadissimos factores!
                              E um deles é a qualidade de construção e dos materiais bem como os pormenores incluídos no projecto e a exemplo disso temos os pequenos motores japoneses que duram e duram e duram...

                              Cumps

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                Esta nem parece tua v7. Certamente compreenderás que os motores de F1 são feitos para máxima performance durante um número limitado de km.
                                Obviamente que sei disso, mas um motor dos carros que fazem as 24 horas tem rendimentos parecidos e dura muito mais.

                                A grande diferença ? são motores maiores e com menos potência especifica

                                Comentário


                                  #17
                                  para mim depende dos cavalos/litro, e do fabricante claro!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                    Então como explicas que um motor de um F1 dure tão pouco ? mal concebido não me parece ....

                                    a renault tem 1 pub que diz "desenvolvemos este motor (mostram motor F1) para durar 300 kms em ritmo de corrida, para que este (mostram o 2.0 dci 150 cv) dure 300 000 kms ao seu ritmo!"

                                    aho que esta pub diz tudo!


                                    ps: eu não gosto da renault!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                      Obviamente que sei disso, mas um motor dos carros que fazem as 24 horas tem rendimentos parecidos e dura muito mais.

                                      A grande diferença ? são motores maiores e com menos potência especifica
                                      Nem por isso!
                                      Assim de cabeça, alguns le mans andavam com a cilindrada à volta dos 3L a 4L, arquitecturas V8 e V12 a fazerem 12500 rpm na potência máxima, e com auxílio de turbo compressores.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Fiabilidade e durabilidade são conceitos diferentes. Um motor pode ser muito fiável e nem por isso ser duradouro. Exemplo disso, os motores de competição.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                          Haverá alguma relação entre o tamanho do motor e a sua fiabilidade ?

                                          Tenho a ideia de que um motor maior tende a ser mais fiavel, normalmente faz o mesmo trabalho com menos esforço e portanto tem uma maior vida util.

                                          Por outro lado motores maiores normalmente implicam maior complexidade, mais cilindros, etc.

                                          O que acham ? um 8 cilindros é mais fiável que um 6 ? e um 6 mais do que um 4 ?

                                          Mais do essa relação entre o tamanho do motor e a sua fiabilidade (embora eu esteja a ver mais o assunto em termos de duração) existem outros dois factores que se relacionam com o tamanho do motor: os materiais de que são produzidos e as suas velocidades (rotações). A combinação entre estes dois factores é que vão determinar a duração (e fiabilidade).

                                          Rezam os manuais técnicos que quanto maior for um motor, menor é a sua velocidade. Fazendo, mais ou menos uma hierarquia dos regimes e tamanho dos motores, pode-se verificar que os motores dos automóveis são mais rápidos, dos veiculos pesados, já são mais lentos, de um navio, ainda mais lentos até que se chegam aos motores estacionários de força motriz que são super lentos.

                                          A rapidez de um motor é o que mais influência tem na sua duração. Depois temos ainda os materiais de que são contituidos. Nisso os japonenses dão cartas e elevam os regimes para valores que se podem considerar imaginários para alguns outros fabricantes.

                                          De maneira que essa analogia pode realmente verificar-se. Pese embora tenham que ser considerados outros aspectos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                            e chumbou pq? já agora?
                                            Desiquilíbrio na travagem, no eixo traseiro, superior a 30%, além da matrícula já não ter a banda azul com o P...

                                            Comentário


                                              #23
                                              um carro com alguns CC's...q nao seja muito potente, é meio caminho andado para uma vida prolongada e saudavel...

                                              a construçao é importante...os materiais usados...e o sitio onde é construido!
                                              nimguem me convence q uma coisa montada na china seja fiavel lol

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pode ser montado na china desde que siga os padrões europeus de qualidade e tenha lá pessoas competetes e experientes.

                                                Agora feito na china pelo zé manel de olhos em bico, não dá claramente.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Um dos aspectos que condiciona a durabilidade de um motor, para além de outros, é a velocidade a que o êmbolo se desloca.
                                                  Tendencialmente quanto maior for a velocidade média do êmbolo, tanto maior será o seu desgaste.
                                                  Atenção que esta velocidade não depende apenas da rotação do motor, mas também do curso do cilindro. No fundo é calculada em função das duas (curso e rotação). Isto significa que podemos ter um motor muito rotativo mas com pouco curso do cilindro, logo, com uma deslocação do êmbolo a uma velocidade inferior a um outro com pouca rotação mas com um curso maior.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                                    Pode ser montado na china desde que siga os padrões europeus de qualidade e tenha lá pessoas competetes e experientes.

                                                    Agora feito na china pelo zé manel de olhos em bico, não dá claramente.

                                                    o problema da mao de obra da china, nao esta propriamente nas pessoas q estao nas linhas de montagem, de certeza q deve haver muitos bem mais competentes q a maioria dos europeus....o problema é nas condiçoes em q trabalham, o numero de horas...o local de trabalho de tamanho reduzido...as condiçoes em q vivem em dormitorios com pessimas condiçoes, 1 wc para 50 chineses...o compromisso de atingir um numero elevado todos os dias...e os baixos salarios q tem q se sujeitar...no final... com estas condiçoes qualquer um de nos trabalha limitadamente, e onde a qualidade do produto se traduz no final...
                                                    pois para o patrao chines , nao esta preocupado com a qualidade do produto, apenas com o lucro, a quantidade q consegue produzir, e os custos q este tras!

                                                    quando referi a china, é pelas condiçoes a q a mao de obra é sujeita....nao me parece se se veja algo semelhante no resto do mundo...pelo menos fora da asia....os trabalhadores nao tem direitos...apenas obrigaçoes!
                                                    Editado pela última vez por ELgatu; 29 September 2007, 17:39.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Como diz o chavão, o tamanho não importa.

                                                      Acho que antigamente já importou, mas hoje em dia com a tecnologia toda que existe e é aplicada nos motores pequenos/grandes, penso que o tamanho do motor não interfere nada com a sua fiabilidade.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        se colocar-mos um VTI à conversa se calhar importa mais o sitio onde é fabricado do que o tamanho

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                          Obviamente que sei disso, mas um motor dos carros que fazem as 24 horas tem rendimentos parecidos e dura muito mais.
                                                          Nem por sombras caro v7...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            acho que não passa de um preconceito. prova disso é a evolução dos motores diesel nos últimos anos: a tendência é cada vez mais diminuir a cilindrada, mantendo (ou até mesmo aumentando) a potencia.
                                                            e se assim fosse a fiabilidade dos motores teria vindo a diminuir ao longo dos tempos, o que penso que não se verifica...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X