Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Pergunta técnica] Ar húmido, menos rendimento?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Pergunta técnica] Ar húmido, menos rendimento?

    Sempre tive a seguinte sensação no meu carro (Clio II 1.2 8v):

    Num dia de chuva ou de forte nevoeiro, dá a impressão que o motor tem menos "força" (binário), que se sente mais preso. Mesmo depois de atingir a temperatura idela de funcionamento o motor parece mais amorfo que o normal.

    Por outro lado, em dias de sol parece ter mais força e subir com mais ligeireza e menos ruído de rotação.

    Isto tem algum fundamento teórico (ar húmido implica menos rendimento) ou eu é que estou mal disposto nos dias de chuva?

    #2
    Bem, na teoria, e ja testei nos meus carros, funciona precisamente ao contrario. com ar fresco e humido (ate certo ponto), sinto mais força nos carros. o fundamento teorico: O ar frio é mais denso, ou seja entram mais particulas de oxigenio para dentro do motor, melhorando a combustao. e sendo humido, entrando água, sendo esta incomprimível, aumenta ligeiramente a taxa de compressão, dando mais rendimento.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
      Bem, na teoria, e ja testei nos meus carros, funciona precisamente ao contrario. com ar fresco e humido (ate certo ponto), sinto mais força nos carros. o fundamento teorico: O ar frio é mais denso, ou seja entram mais particulas de oxigenio para dentro do motor, melhorando a combustao. e sendo humido, entrando água, sendo esta incomprimível, aumenta ligeiramente a taxa de compressão, dando mais rendimento.
      Por outro lado, o motor está a absorver mais vapor de água em vez de oxigénio, não?

      Que o ar frio é melhor pq é mais denso, de acordo. Noto bom rendimento em dias muito frios, mas secos!

      Comentário


        #4
        Por isso disse humidade até certo ponto.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
          Por outro lado, o motor está a absorver mais vapor de água em vez de oxigénio, não?

          Que o ar frio é melhor pq é mais denso, de acordo. Noto bom rendimento em dias muito frios, mas secos!
          E o vapor de água é oxigénio + hidrogénio, não deves notar nada de especial.

          O que realmente se sente é o atrito, tanto nas rodas como na carga aerodinâmica, agora no motor não tem expressão.

          Comentário


            #6
            Eu tambem noto o contrário

            Sinto o carro a andar melhor com tempo frio e húmido

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
              Sempre tive a seguinte sensação no meu carro (Clio II 1.2 8v):

              Num dia de chuva ou de forte nevoeiro, dá a impressão que o motor tem menos "força" (binário), que se sente mais preso. Mesmo depois de atingir a temperatura idela de funcionamento o motor parece mais amorfo que o normal.

              Por outro lado, em dias de sol parece ter mais força e subir com mais ligeireza e menos ruído de rotação.

              Isto tem algum fundamento teórico (ar húmido implica menos rendimento) ou eu é que estou mal disposto nos dias de chuva?
              A humidade vai ter influência negativa no rendimento do motor.

              Se para uma mesma quantidade de ar, introduzires mais água, o rendimento vai ser inferior. A parte do ar atmosférico que te interessa introduzir para a combustão é o oxigénio. Apenas e só. Se introduzes água, só te vai prejudicar a combustão.

              Podes observar essa situação quer em dias húmidos, quer em ambientes com menores indices de oxigénio, nomeadamente altitudes, devido à rarefacção de oxigénio.

              Comentário


                #8
                Não não....estão todos enganados...quando está humido é sempre melhor...



                ...a biela desliza melhor...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                  Bem, na teoria, e ja testei nos meus carros, funciona precisamente ao contrario. com ar fresco e humido (ate certo ponto), sinto mais força nos carros. o fundamento teorico: O ar frio é mais denso, ou seja entram mais particulas de oxigenio para dentro do motor, melhorando a combustao. e sendo humido, entrando água, sendo esta incomprimível, aumenta ligeiramente a taxa de compressão, dando mais rendimento.

                  O que dizes verifica-se, mas com baixos teores de humidade.
                  Por exemplo, nas noites de Verão. Agora com chuva e/ou ambiente humido, tal não se verifica.

                  A água que entra para o motor é no estado gasoso. É vapor, logo é compressível.

                  Nunca, por nunca, te fará aumentar a taxa de compressão. Isso é um dado físico do motor, que nunca será alterado em função destas variáveis.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                    Não não....estão todos enganados...quando está humido é sempre melhor...



                    ...a biela desliza melhor...

                    E eu aqui com explicações...

                    Tinha-me esquecido desse facto.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                      A humidade vai ter influência negativa no rendimento do motor.

                      Se para uma mesma quantidade de ar, introduzires mais água, o rendimento vai ser inferior. A parte do ar atmosférico que te interessa introduzir para a combustão é o oxigénio. Apenas e só. Se introduzes água, só te vai prejudicar a combustão.

                      Podes observar essa situação quer em dias húmidos, quer em ambientes com menores indices de oxigénio, nomeadamente altitudes, devido à rarefacção de oxigénio.

                      Faz todo o sentido!

                      Obrigado!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por C3_soul Ver Post
                        Eu tambem noto o contrário

                        Sinto o carro a andar melhor com tempo frio e húmido
                        Me, too...

                        Comentário


                          #13
                          É uma questão técnica com resultados claros na prática.

                          Em tempo de chuva / elevada humidade, qualquer motor a gasolina, atmosférico, irá ter menor rendimento. Nos meus nota-se imenso, por acaso.

                          Em relação ao ar frio, é outra história, quanto mais frio melhor! O pior mesmo para o rendimento do motor, será um dia muito húmido e quentíssimo, abafado.

                          Comentário


                            #14
                            Só um nadinha mais de teoria para que toda a gente perceba este caso

                            Qualquer reacção de combustão tem o seguinte enunciado:

                            combustivel + oxigenio < -> agua + dioxido de carbono

                            Um aumento de um dos reagentes vai impulsionar a reacção no sentido oposto como se fosse uma balança. Logo ao adicionar agua a uma reacção de combustão esta vai provocar uma diminuição da taxa de combustão do combustivel...

                            Espero ter-me feito entender. quem se lembrar das aulas de quimica vai concerteza entender bastante bem o q quis dizer.

                            Resumindo, em dias humidos os motores deviam ter menos potencia. Éclaro que depois há outras condicionantes...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                              É uma questão técnica com resultados claros na prática.

                              Em tempo de chuva / elevada humidade, qualquer motor a gasolina, atmosférico, irá ter menor rendimento. Nos meus nota-se imenso, por acaso.

                              Em relação ao ar frio, é outra história, quanto mais frio melhor! O pior mesmo para o rendimento do motor, será um dia muito húmido e quentíssimo, abafado.
                              Exactamente as condições de ontem de manhã!

                              Por acaso já tinha ouvido falar disto no fórum mas pensei que as diferenças não fossem notórias, especialmente em regimes moderados. Mas afinal...

                              Comentário


                                #16
                                A potênica é superior quando o ar é fresco e seco.
                                Se for quente e húmido é a pior das situações.
                                Varia com a temperatura e a pressão atmosférica, sendo que a humidade costuma estar acompanhada de baixas pressões...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                                  A potênica é superior quando o ar é fresco e seco.
                                  Se for quente e húmido é a pior das situações.
                                  Varia com a temperatura e a pressão atmosférica, sendo que a humidade costuma estar acompanhada de baixas pressões...
                                  Epá, olha que nem sempre... por vezes são as melhores situações!

                                  Comentário


                                    #18
                                    eu tb sinto que com humidade o meu carro desenvolve melhor com a desvantagem de obrigatoriamente eu ter de o obrigar a andar menos porque normalmente esta o piso molhado e o meu carro nao se da la muito bem com piso molhado

                                    Comentário


                                      #19
                                      A equipa Williams de F1, em tempos, usou motores Renault que tinham micro-injecções de água para as camaras de combustão pk aumentava o rendimento... entretanto isso foi proibido.
                                      Os rapazes nessa altura ganhavam GP's... será a humidade assim tão má.

                                      Há quem diga que, por exemplo, na VDG os carros atingem velocidades maiores que em qualquer outro sitio (em recta) devido á proximidade da água que faz com que a humidade do ar aumente o rendimento dos motores... será???

                                      Os meus, tenho a certeza, que com chuva andam demais!!!! eheheheh

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                        A equipa Williams de F1, em tempos, usou motores Renault que tinham micro-injecções de água para as camaras de combustão pk aumentava o rendimento... entretanto isso foi proibido.
                                        Os rapazes nessa altura ganhavam GP's... será a humidade assim tão má.

                                        Há quem diga que, por exemplo, na VDG os carros atingem velocidades maiores que em qualquer outro sitio (em recta) devido á proximidade da água que faz com que a humidade do ar aumente o rendimento dos motores... será???

                                        Os meus, tenho a certeza, que com chuva andam demais!!!! eheheheh
                                        Pois, tb sei de motores de aviação onde era injectada um pouco de água para terem mais potência. Agora responder porque é que isso acontece...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                          A equipa Williams de F1, em tempos, usou motores Renault que tinham micro-injecções de água para as camaras de combustão pk aumentava o rendimento... entretanto isso foi proibido.
                                          Os rapazes nessa altura ganhavam GP's... será a humidade assim tão má.

                                          Há quem diga que, por exemplo, na VDG os carros atingem velocidades maiores que em qualquer outro sitio (em recta) devido á proximidade da água que faz com que a humidade do ar aumente o rendimento dos motores... será???

                                          Os meus, tenho a certeza, que com chuva andam demais!!!! eheheheh
                                          VDG ?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por marine12 Ver Post
                                            VDG ?

                                            Ponte Vasco da Gama.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por marine12 Ver Post
                                              VDG ?
                                              Bem vindo!

                                              VDG = Vasco da Gama (a ponte em Lisboa), conhecida entre outras coisas por ter um piso bom, umas rectas longas e uns meninos que gostam de ir para lá fazer corridas de carros.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Na humidade nunca tinha pensado, mas com a pressão atmosférica sei que a potencia varia, fiquei a saber disso em puto quando num relato de motos 500cc o tipo disse que numa ou outra pista, devido á elevada altitude e consequente pressão atmosférica as motos perdiam uma percentagem de potencia considerável. Corrijam-me se estiver enganado, mas penso que a humidade específica também diminui com a altitude.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                  Pois, tb sei de motores de aviação onde era injectada um pouco de água para terem mais potência. Agora responder porque é que isso acontece...
                                                  Vi uma reportagem à tempos que falava sobre isso, e se a memoria nao me falha, era apenas para arrefecer o ar

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por bricardo Ver Post
                                                    Vi uma reportagem à tempos que falava sobre isso, e se a memoria nao me falha, era apenas para arrefecer o ar
                                                    Deves estar a fazer confusão com os que injectam agua para o intercooler.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                                      A equipa Williams de F1, em tempos, usou motores Renault que tinham micro-injecções de água para as camaras de combustão pk aumentava o rendimento... entretanto isso foi proibido.
                                                      Os rapazes nessa altura ganhavam GP's... será a humidade assim tão má.
                                                      (...)
                                                      Uma coisa é a humidade, outra é a injecção de água directamente no colector de admissão. A injecção de água aumenta a potência e é boa para evitar a pré-detonação nos motores de compressão elevada. Também ajuda a arrefecer o motor.

                                                      O sistema mais conhecido é o da www.aquamist.co.uk

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                                                        Deves estar a fazer confusão com os que injectam agua para o intercooler.
                                                        Não, era mesmo na camara, formula indy, nascar ou coisa do genero, ate existia um limite e injecçao de agua.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                          A água que entra para o motor é no estado gasoso. É vapor, logo é compressível.
                                                          Ou muito me engano, ou isso é verdade até certo nível de temperatura e pressão!

                                                          Ou seja se aumentares a pressão, é provável que a água se condense (passagem do estado gasoso para líquido).

                                                          Se diminuires a temperatura também é provável que a água se condense.


                                                          Estes dois fenómenos são observáveis no dia a dia. O primeiro em qualquer lata de aerosol (lá dentro está líquido, cá fora fica gás). O segundo é mais que conhecido e basta ver que quando temos um vidro mais frio que a temperatura dentro da sala/carro, a água se condensa em cima do vidro do lado da sala.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                                            A equipa Williams de F1, em tempos, usou motores Renault que tinham micro-injecções de água para as camaras de combustão pk aumentava o rendimento... entretanto isso foi proibido.
                                                            Os rapazes nessa altura ganhavam GP's... será a humidade assim tão má.

                                                            Há quem diga que, por exemplo, na VDG os carros atingem velocidades maiores que em qualquer outro sitio (em recta) devido á proximidade da água que faz com que a humidade do ar aumente o rendimento dos motores... será???
                                                            Pode ser para arrefecer o pistão!?

                                                            Quanto ao fenómeno da VDG... é pena que não cheguem a levantar voo e aterrem no rio Talvez assim chegassem a velocidades supersónicas com a imensidade de água.

                                                            PS: a boca não é para ti

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X