.. foi hoje
Terca-Feira dia 2 de Outubro de 2007.
Como ja havia sido combinado com o vendedor, dirigi-me ao stand da Bomcar para sentir pela primeira vez o poder de um MINI nas maos.
Ca fora esperava-me um MINI Cooper D Chili Red com tejadilho preto e jantes de 16 polegadas. xx-EI-xx
Quando o vendedor me passou a chave para as maos nao pude deixar de ficar nervoso.. Dizem k na primeira vez e normal lol.
Abri a porta e sentei-me dentro do MINI. Primeira coisa a fazer : banco todo para tras.. Quase que encosta no banco traseiro logo atras de mim nao da para ir ninguem.. mas.. who cares? De segida regular o volante todo para a frente.. gosto dele la longe
Colocar o comando na ranhura, pressionar a embraiagem e carregar no botao Start/Stop. Assim se despertou o motor 1.6 D que se fez notar "estou pronto" era o que parecia dizer.
A manobra de marcha atras para o tirar do stand serviu para comprovar a excelente visibilidade do MINI. Os pilares estreitos, os espelhos grandes e numa posicao baixa contribuem para uma optima percepcao do que se passa a nossa volta e quase nao existem angulos mortos.
A saida do stand o vendedor levou-me para uma estrada esburacada e .. confesso que fiquei surpreso.. Estava a espera de um pisar mais firme.. mas nao.. o carro ate me pareceu confortavel. Acho que posso afirmar que consegue mesmo bater alguns utilitarios com apetencias mais familiares. No entanto e conforme o vendedor teve o cuidade de explicar, com uma jante 17 e suspensao desportiva, este conforto nao seria exactamente assim mas em contrapartida beneficiariamos de uma dinamica extrema. [Ainda melhor? ] Ja que falei em dinamica.. Sim realmente o carro parece um kart.. As rodas colocadas nos extremos da carrocaria e o formato quaso quadrado desta fazem do carro uma coisa de outro mundo. Como uma unidade tao "banal" consegue curvar tao bem [Fico a salivar a pensar como sera o Cooper S com uma jantezinha 17 e suspensao desportiva ]. Apesar de nao ter abusado muito parece nao haver nada neste mundo capaz de descolar o carro da estrada.. Nao ha o minimo de adorno por parte da carrocaria.. Nao ha o ressalto tipico da passagem por lombas e buracos.. nada.. Simplesmente fantastico.
O motor escolhido para o MINI Cooper D pareceu-me adequado. Ao contrario de muitos TurboDiesel este motor nao e demasiado morto em baixas rotacoes e tambem nao se nota a tipica entrada do turbo. Vai progredindo com suavidade e apenas se nota pelo aumento da resposta do acelerador e felizmente o ruido nao invade em demasia o habitaculo A caixa de 6 velocidades e uma mais valia ja que permite baixar consideravelmente o ruido em AE. O desempenho pareceu-me justo. Nem um desportivo nem um caracol, mas segundo ja tenho lido e como o vendedor confirmou, com a rodagem [entre os primeiros 10 a 15mil kms] esta unidade tem tendencia para se soltar e ganhar andamento. Como a unidade ensaiada tinha apenas 1200 e poucos quilometros tambem ainda estava a precisar de mais uns bons kms para atingir a fasquia ideal. Reparo para a funcao "overboost".. Realmente a fundo nota-se o carro a progredir com mais intensidade.. mesmo numa subida, o que facilita imenso as manobras de ultrapassagem.
A caixa e a direccao sao algo pesadas. Quanto a mim nao e defeito e feitio e constitui uma mais valia.. Por ser tao pesada a direccao transmite uma precisao consideravel na leitura da estrada e deve ser uma delicia em conducao desportiva que infelizmente nao tive oportunidade de experimentar cmo deve ser.
A colocacao do velocimetro ao centro e uma caracteristica dos MINIs mas tem um grande senao.. lol. Pode ser uma grande fonte de multas por excesso de velocidade. Como esta fora do campo de visao do condutor quando este vai a olhar para a estrada e o carro tambem nao se ressente demasiado com a velocidade , facilmente se ultrapassam os limites legais sem se dar conta. Talvez seja por isso que nesta versao a MINI decidiu coloca-lo com tamanho digno de relogio de cozinha.. Ainda assim, talvez por falta de habito, eu esquecia-me de olhar para la lol
A unidade ensaiada ja trazia montado o Efficient Dynamics mas como eu so queria era andar esqueci-me de testar o funcionamento desta lol .. Fica para uma proxima
Foi um bom test-drive que apenas pecou por ser tao curto. Tambem nao queria atrapalhar a tarefa do vendedor que veio comigo e ja tinha uma "bomba de gasolina" desenhada no painel o que indicava uma visita urgente as bombas de gasolina nos proximos 22 kms
Depois de conduzir um so tenho a dizer k se ja era apaixonado ainda fiquei mais e fico a espera de poder conduzir brevemente um Cooper S e de preferencia por mais tempo. Foi bom.. mas soube a pouco
Fica tambem o agradecimento a Bomcar pela atencao dispensada e por ter disponibilizado o carro para o ensaio
A FAVOR :
- comportamento
- estetica
- conceito
- motor
CONTRA:
- espaco limitado [se isso interessar]
- colocacao do velocimetro [ou falta de habito]
- preco [sera mm um defeito? :P ]
Terca-Feira dia 2 de Outubro de 2007.
Como ja havia sido combinado com o vendedor, dirigi-me ao stand da Bomcar para sentir pela primeira vez o poder de um MINI nas maos.
Ca fora esperava-me um MINI Cooper D Chili Red com tejadilho preto e jantes de 16 polegadas. xx-EI-xx
Quando o vendedor me passou a chave para as maos nao pude deixar de ficar nervoso.. Dizem k na primeira vez e normal lol.
Abri a porta e sentei-me dentro do MINI. Primeira coisa a fazer : banco todo para tras.. Quase que encosta no banco traseiro logo atras de mim nao da para ir ninguem.. mas.. who cares? De segida regular o volante todo para a frente.. gosto dele la longe
Colocar o comando na ranhura, pressionar a embraiagem e carregar no botao Start/Stop. Assim se despertou o motor 1.6 D que se fez notar "estou pronto" era o que parecia dizer.
A manobra de marcha atras para o tirar do stand serviu para comprovar a excelente visibilidade do MINI. Os pilares estreitos, os espelhos grandes e numa posicao baixa contribuem para uma optima percepcao do que se passa a nossa volta e quase nao existem angulos mortos.
A saida do stand o vendedor levou-me para uma estrada esburacada e .. confesso que fiquei surpreso.. Estava a espera de um pisar mais firme.. mas nao.. o carro ate me pareceu confortavel. Acho que posso afirmar que consegue mesmo bater alguns utilitarios com apetencias mais familiares. No entanto e conforme o vendedor teve o cuidade de explicar, com uma jante 17 e suspensao desportiva, este conforto nao seria exactamente assim mas em contrapartida beneficiariamos de uma dinamica extrema. [Ainda melhor? ] Ja que falei em dinamica.. Sim realmente o carro parece um kart.. As rodas colocadas nos extremos da carrocaria e o formato quaso quadrado desta fazem do carro uma coisa de outro mundo. Como uma unidade tao "banal" consegue curvar tao bem [Fico a salivar a pensar como sera o Cooper S com uma jantezinha 17 e suspensao desportiva ]. Apesar de nao ter abusado muito parece nao haver nada neste mundo capaz de descolar o carro da estrada.. Nao ha o minimo de adorno por parte da carrocaria.. Nao ha o ressalto tipico da passagem por lombas e buracos.. nada.. Simplesmente fantastico.
O motor escolhido para o MINI Cooper D pareceu-me adequado. Ao contrario de muitos TurboDiesel este motor nao e demasiado morto em baixas rotacoes e tambem nao se nota a tipica entrada do turbo. Vai progredindo com suavidade e apenas se nota pelo aumento da resposta do acelerador e felizmente o ruido nao invade em demasia o habitaculo A caixa de 6 velocidades e uma mais valia ja que permite baixar consideravelmente o ruido em AE. O desempenho pareceu-me justo. Nem um desportivo nem um caracol, mas segundo ja tenho lido e como o vendedor confirmou, com a rodagem [entre os primeiros 10 a 15mil kms] esta unidade tem tendencia para se soltar e ganhar andamento. Como a unidade ensaiada tinha apenas 1200 e poucos quilometros tambem ainda estava a precisar de mais uns bons kms para atingir a fasquia ideal. Reparo para a funcao "overboost".. Realmente a fundo nota-se o carro a progredir com mais intensidade.. mesmo numa subida, o que facilita imenso as manobras de ultrapassagem.
A caixa e a direccao sao algo pesadas. Quanto a mim nao e defeito e feitio e constitui uma mais valia.. Por ser tao pesada a direccao transmite uma precisao consideravel na leitura da estrada e deve ser uma delicia em conducao desportiva que infelizmente nao tive oportunidade de experimentar cmo deve ser.
A colocacao do velocimetro ao centro e uma caracteristica dos MINIs mas tem um grande senao.. lol. Pode ser uma grande fonte de multas por excesso de velocidade. Como esta fora do campo de visao do condutor quando este vai a olhar para a estrada e o carro tambem nao se ressente demasiado com a velocidade , facilmente se ultrapassam os limites legais sem se dar conta. Talvez seja por isso que nesta versao a MINI decidiu coloca-lo com tamanho digno de relogio de cozinha.. Ainda assim, talvez por falta de habito, eu esquecia-me de olhar para la lol
A unidade ensaiada ja trazia montado o Efficient Dynamics mas como eu so queria era andar esqueci-me de testar o funcionamento desta lol .. Fica para uma proxima
Foi um bom test-drive que apenas pecou por ser tao curto. Tambem nao queria atrapalhar a tarefa do vendedor que veio comigo e ja tinha uma "bomba de gasolina" desenhada no painel o que indicava uma visita urgente as bombas de gasolina nos proximos 22 kms
Depois de conduzir um so tenho a dizer k se ja era apaixonado ainda fiquei mais e fico a espera de poder conduzir brevemente um Cooper S e de preferencia por mais tempo. Foi bom.. mas soube a pouco
Fica tambem o agradecimento a Bomcar pela atencao dispensada e por ter disponibilizado o carro para o ensaio
A FAVOR :
- comportamento
- estetica
- conceito
- motor
CONTRA:
- espaco limitado [se isso interessar]
- colocacao do velocimetro [ou falta de habito]
- preco [sera mm um defeito? :P ]
Comentário