Boas tenho um polo 1.4 16v com 100cv mas o carro nos regimes mais baixos não é muito famoso....
Há alguma maneira de alterar isso,...
Num atmosferico a gasolina não é facil fazê-lo sem gastares uma boa quantia de dinheiro.. mas ha muita coisa que podes fazer, desde mudar filtro de ar,ate mudares injectores... é uma questão de procurares e falares com alguem que perceba bastante de mecanica para te dar opinioes concretas!
Num atmosferico a gasolina não é facil fazê-lo sem gastares uma boa quantia de dinheiro.. mas ha muita coisa que podes fazer, desde mudar filtro de ar,ate mudares injectores... é uma questão de procurares e falares com alguem que perceba bastante de mecanica para te dar opinioes concretas!
Abraço
Sim há muita coisa a fazer mas fazer alterações na mecanica como injectores não sei se terá efeitos negativos a logo prazo...
mas a minha ideia era...
Escape completo desde os colectores(devil) filtro de ar K&N Velas em platina, para agora.....
penso que o mais facil e mais barato e meteres um filtro KN(por ex) na caixa original ha quem diga que da resultado a baixas rotacoes , e tambem ja li em algum lado que a potencia e aumentada entre 5 e 7cv agora se e verdade ou nao nao sei nunca experimentei
Sim há muita coisa a fazer mas fazer alterações na mecanica como injectores não sei se terá efeitos negativos a logo prazo...
mas a minha ideia era...
Escape completo desde os colectores(devil) filtro de ar K&N Velas em platina, para agora.....
A juntar....se tiveres paciencia para te entreteres metes umas molas de valvulas mais duras, isso melhora bastante, mas a ser feito em oficina é uma operação muito cara.
penso que o mais facil e mais barato e meteres um filtro KN(por ex) na caixa original ha quem diga que da resultado a baixas rotacoes , e tambem ja li em algum lado que a potencia e aumentada entre 5 e 7cv agora se e verdade ou nao nao sei nunca experimentei
O binário do motor a uma determinada rotação não é mais do que a energia mecânica que o motor é capaz de produzir em cada rotação. Traduz por isso a capacidade que o motor tem de produzir energia em cada explosão da mistura carburante. A unidade internacional do binário é o Newton x metro (N.m). É comum encontrar em fichas técnicas kg.m. Estas duas unidades relacionam-se da seguinte maneira: 1 kg.m = 9,8 N.m.
Não ganhas.Filtros laváveis não dão cavalos!
Reprogramar carros atmosféricos não dá ganhos significativos,nem perto desses 10%.Uma repro num carro atmosférico faz-se quando já se investiu muito dinheiro em componentes e se quer retirar o melhor do conjunto.É como uma afinação do produto final.
Não ganhas.Filtros laváveis não dão cavalos!
Reprogramar carros atmosféricos não dá ganhos significativos,nem perto desses 10%.Uma repro num carro atmosférico faz-se quando já se investiu muito dinheiro em componentes e se quer retirar o melhor do conjunto.É como uma afinação do produto final.
outra solução é mudares os carretos da cx, metendo uma cx mais curta, melhoras as baixas, mas aumentas os consumos e tb é uma operação cara!
Menos drástico, pode mudar apenas a relação final. Claro que o motor vair passar a atingir rotações mais elevadas para a mesma velocidade. Não altera o binário, mas aproveita-o melhor. Mas isso vai-se reflectir nos consumos.
Para ganhos que se notem, eu recomendo (e não fica propriamente barato):
- admissão dinâmica (filtro lavável em substituição do elemento de caixa com refrigeração adequada e boa volumetria de ar disponível);
- escape "free flow" (colectores e panelas);
- árvores de cames com maior cruzamento;
- reprogramação (para "espremer" melhor os efeitos das alterações acima);
Isto vai melhorar ligeiramente as baixas e dar uma potência extra (com sorte e com umas cames bem cruzadas, algo na casa dos 15cv é possível).
Para algo mais, um polimento das condutas de escape (há quem defenda que polir as condutas de admissão faz mais mal do que bem), uma "rectificação" à cabeça, acamar as sedes das válvulas e desbastá-las, aligeirar alguns componentes do motor (volante, bielas, etc...)...
Aqui se calhar não se vai buscar tanta potência, mas vai certamente melhorar as baixas.
Ou então, por um custo talvez idêntico, meter um turbo ou um compressor. Mas isso também requer que se altere a taxa de compressão do motor, além de se tratar de uma alteração mais "visível", o que não seria bom para as IPO's e isso.
Pessoalmente, e se tivese dinheiro para gastar, fazia as duas alterações. Isso, se realmente gostasse do carro, porque com tanto dinheiro disponível se calhar ia era para outro
Mas pronto, eu sei o que é gostar dum carro.
Meter-lhe um turbo, aligeirar componentes do motor, meter um escape bom (se meter turbo já não precisa de colectores), admissão dinâmica, válvulas rodadas, condutas polidas, cames mesmo agressivas, remapear a centralina, meter um intercooler e uma "dump valve", radiador do óleo e, claro, nunca esquecer os travões e a suspensão.
Será que me esqueci de tomar os comprimidos "anti-tuning" hoje?
Ok, ficas com um "ralenti" de m3rda
Mas a partir de uma certa rotação (que pode ser tão baixa quanto a da entrada dum turbo), o cruzamento vai provocar um efeito idêntico ao do turbo, na medida em que a saída dos gases de escape (com a válvula de admissão aberta) vai "puxar" ar para o motor de forma forçada (como num turbo).
Claro que, se o cruzamento for abusado, ficas com as vantagens dum V-TEC, mas só nas altas.
Ok, ficas com um "ralenti" de m3rda
Mas a partir de uma certa rotação (que pode ser tão baixa quanto a da entrada dum turbo), o cruzamento vai provocar um efeito idêntico ao do turbo, na medida em que a saída dos gases de escape (com a válvula de admissão aberta) vai "puxar" ar para o motor de forma forçada (como num turbo).
Tal como pensava. Estás a falar de um VTEC "à padeiro".
Certamente melhora o desempenho do motor, mas sobretudo em altas, sacrificando as baixas. O que se pretendia não era o contrário?
Era bom era...
Os ganhos de potência são mínimos quando falamos de motores atmosféricos e ainda por cima, stock.
Mas o que o stock tem a ver?
Os diesel que se compram também são stock.
Só que uma reprogramação num diesel é bastante mais vantajoso (performances) do que num carro a gasolina, num carro a gasolina os ganhos são minimos, penso eu.
Mas o que o stock tem a ver?
Os diesel que se compram também são stock.
Só que uma reprogramação num diesel é bastante mais vantajoso (performances) do que num carro a gasolina, num carro a gasolina os ganhos são minimos, penso eu.
Num Diesel tb.
Já num Turbo, a história é outra (Diesel ou Otto).
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