Anúncio

Collapse
No announcement yet.

CO2 - quem controla estes dados?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    CO2 - quem controla estes dados?

    É uma pergunta parva, mas que não sei responder e como tal conto com os iluminados forunistas.

    Visto CO2 um assunto tão delicado, e que até influencia (cada vez mais) o PVP dos automóveis novos no nosso país, de que forma é que o Estado Português garante que os dados dos fabricantes são correctos??

    É que com CO2 baixo os carros são mais competitivos em preço e isso interessa a qualquer fabricante (quase todos), não é estranho que sejam os próprios construtores a darem esses dados quando serão um dos beneficiados?
    Não estaremos a entrar na onda do exagero como aquele Ibiza com rodas de bicicleta?... Quem comprova a veracidade? É o mesmo sistema dos consumos médios, que toda a gente sabe que são falsos (são medições feitas quase em laboratório) havendo casos de discrepâncias de + 2L de diferença face aos oficiais??... Na Mazda 6 tenho diferenças de quase 3L face ao consumo oficial.

    Não é uma enorme mentira isto tudo??

    Se fôr repost as minhas desculpas.

    #2
    "não há controlo". todos os carros devem ter tipo uma ficha de homologação onde estão presentes todos os elementos fornecidos... pelo construtor. è como a questão do imposto calculado sobre a potencia. daí o mito dos CV escondidos.

    Comentário


      #3
      Os testes de emissões poluentes são feitos segundo normas muito precisas. Possivelmente os testes de consumos também serão assim (de momento não tenho os dados presentes). Não pode ser uma coisa à vontade do fregues (ou da marca)

      EDIT: Há umas leis sobre a homologação aqui: http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/...9L0100:PT:HTML ; http://www.iapmei.pt/iapmei-leg-03p.php?lei=2137

      Para os consumos acho que é a directiva 1999/100/CE que establece as normas de medição.
      Editado pela última vez por colin; 10 October 2007, 14:25.

      Comentário


        #4
        por exemplo in BMW

        "Consumo total: Os motores cumprem as prescrições relativas às emissões de CO2/consumo da norma EU4. Como base para a determinação do consumo serve o ciclo de condução ECE. Este é composto por aproximadamente um terço de condução urbana e dois terços de condução de longas distâncias (medidas na distância)."

        Acho piada pois os consumos apresentados pelos fabricantes nunca se conseguem cumprir... logo as emissões é o mesmo. Um pouco de areia para os olhos.

        No meu caso a Mazda indica consumos médios de 6,1L em cima percebe-se como eles são calculados, e garanto-vos que para fazer essa média têm de ser sem inclinação e a 80/90kmh, em cidade facilmente faço 9L ou mais...

        Obrigado pelas respostas.

        Comentário


          #5
          Não entendo é como é que conseguiram homologar casos como o do 120d.

          120d base com jante de 15'' e sistema de lamelas na grelha, vs 120d M com jante de 18'' e sem o tal sistema na grelha!

          O consumo do 120d M deverá ser sempre ligeiramente superior e o CO2 idem.

          Comentário


            #6
            Ainda bem que é assim, finalmente temos uma vantagem no imposto e vocês refilam?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Rodrigo Fernandes Ver Post
              Ainda bem que é assim, finalmente temos uma vantagem no imposto e vocês refilam?
              ninguém refila

              mas o que Silver refere é importante um carro base em que é medido as emissões CO2... contra o mesmo carro mas cheio de equipamento (+ peso), JLL 18"... e o consumo médio é igual e o CO2 também

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                Não entendo é como é que conseguiram homologar casos como o do 120d.

                120d base com jante de 15'' e sistema de lamelas na grelha, vs 120d M com jante de 18'' e sem o tal sistema na grelha!

                O consumo do 120d M deverá ser sempre ligeiramente superior e o CO2 idem.
                ...e não só !

                Quando os fabricantes dão os valores de velocidade máxima e tempos de 0-100 km/h, não especificam com que pneumáticos.

                É que uma coisa é ter uns 195 em jante 15, outra é 225 em 17.

                Este último perde claramente em performances...

                Comentário


                  #9
                  Este tipo de dados são especificados segundo normas específicas, tal como os consumos. Quem conhece as empresas certificadas sabe como as coisas se processam. Resumindo, os testes são feitos segundo alguns pressupostos especificados nas "tais normas" e duvido que haja "grande" batota nesse domínio, caso contrário, teríamos os construtores da concorrência a contestar esses valores.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                    ...e não só !

                    Quando os fabricantes dão os valores de velocidade máxima e tempos de 0-100 km/h, não especificam com que pneumáticos.

                    É que uma coisa é ter uns 195 em jante 15, outra é 225 em 17.

                    Este último perde claramente em performances...
                    na velocidade máxima não perde, ganha.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                      Acho piada pois os consumos apresentados pelos fabricantes nunca se conseguem cumprir... logo as emissões é o mesmo.
                      Conseguem sim. Eu faço-as. Dá é trabalho (de caixa) e exige fleuma na condução.


                      Quanto aos testes de consumo, eles são padronizados de forma muito específica: percurso de x1 metros, com x2 metros a subir com uma inclinação de x3%, x4 segundos ao ralenti, aceleração de x6 m/s2 durante x7 tempo, etc, etc...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                        na velocidade máxima não perde, ganha.
                        Pura teoria...

                        Em 90% dos casos não ganha nada !

                        Até porque quando os fabricante mudam o diâmetro da jante, compensam no pneu e em termos práticos o diâmetro mantem-se inalterado.

                        Só que o maior atrito do pneu e o aumento do peso não suspenso do carro faz com que perca performances.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                          Conseguem sim. Eu faço-as. Dá é trabalho (de caixa) e exige fleuma na condução.


                          Quanto aos testes de consumo, eles são padronizados de forma muito específica: percurso de x1 metros, com x2 metros a subir com uma inclinação de x3%, x4 segundos ao ralenti, aceleração de x6 m/s2 durante x7 tempo, etc, etc...

                          experimenta fazer os consumos anunciados do Mazda 6 depois conversamos!

                          Pela minha experiência a esmagadora maioria dos consumos apresentados pelos fabricantes não consegue ser cumprido, obviamente que a diferença pode ser de 0,5l até 2l (ou mais). Esse aspecto é várias vezes focado nos comparativos da imprensa.

                          Se consegues ainda bem, na Mazda é impossível e podes perguntar a qualquer dono de um Mazda 6 diesel

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                            experimenta fazer os consumos anunciados do Mazda 6 depois conversamos!

                            Pela minha experiência a esmagadora maioria dos consumos apresentados pelos fabricantes não consegue ser cumprido, obviamente que a diferença pode ser de 0,5l até 2l (ou mais). Esse aspecto é várias vezes focado nos comparativos da imprensa.

                            Se consegues ainda bem, na Mazda é impossível e podes perguntar a qualquer dono de um Mazda 6 diesel
                            eu não só cumpro, como faço "bastante" menos do que é anunciado pelo construtor.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                              experimenta fazer os consumos anunciados do Mazda 6 depois conversamos!

                              Pela minha experiência a esmagadora maioria dos consumos apresentados pelos fabricantes não consegue ser cumprido, obviamente que a diferença pode ser de 0,5l até 2l (ou mais). Esse aspecto é várias vezes focado nos comparativos da imprensa.

                              Se consegues ainda bem, na Mazda é impossível e podes perguntar a qualquer dono de um Mazda 6 diesel
                              Obviamente que não conduzi todos os carros do mercado, nem pouco mais ou menos, e a 6 inclui-se. Podemos conversar à mesma?

                              No entanto, por exemplo, eu faço os consumos anunciados no meu Clio. Faço tb os consumos anunciados no Yaris da Maria. Já a Maria no seu próprio Yaris faz +0.5l/100km.

                              Acredito que os valores do teste padrão (por exemplo, acelerações) sejam "suaves", até porque todos os carros devem poder atingir tais valores. Obvimente que se se quiser sentir o poder de 100 e tal ou 200 cavalos debaixo do pé...

                              Para mais, nós gostamos de considerar "normal" uma velocidade de 70km/h em cidade e 150km/h em AE, e os testes de certeza que se ficam pelos 50 e 120 ou 130...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                eu não só cumpro, como faço "bastante" menos do que é anunciado pelo construtor.
                                Voltamos à eterna questão do que é consumo urbano, por exemplo.

                                Se andar em cidade (Lisboa) não faço os consumos anunciados, em estrada se calhar consigo aproximar-me.
                                Mas se a cidade fôr Ílhavo se calhar os consumos são inferiores aos declarados.

                                Tu tens um 147 1.6?? é que já andei com um desses um fim de semana todo e sem dar grandes "gazadas" e os consumos em cidade eram muito diferentes dos anunciados.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                  eu não só cumpro, como faço "bastante" menos do que é anunciado pelo construtor.
                                  Mas tu já sabes que o teu caso é úncio, nasce-te gasolina no depósito.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                    Obviamente que não conduzi todos os carros do mercado, nem pouco mais ou menos, e a 6 inclui-se. Podemos conversar à mesma?

                                    No entanto, por exemplo, eu faço os consumos anunciados no meu Clio. Faço tb os consumos anunciados no Yaris da Maria. Já a Maria no seu próprio Yaris faz +0.5l/100km.

                                    Acredito que os valores do teste padrão (por exemplo, acelerações) sejam "suaves", até porque todos os carros devem poder atingir tais valores. Obvimente que se se quiser sentir o poder de 100 e tal ou 200 cavalos debaixo do pé...

                                    Para mais, nós gostamos de considerar "normal" uma velocidade de 70km/h em cidade e 150km/h em AE, e os testes de certeza que se ficam pelos 50 e 120 ou 130...
                                    se andar a tentar cumprir os 50kmh em cidade a desgraça ainda é maior!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                      se andar a tentar cumprir os 50kmh em cidade a desgraça ainda é maior!
                                      Olha que se calhar surpreendias-te...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                        Mas tu já sabes que o teu caso é úncio, nasce-te gasolina no depósito.

                                        se fosse dos RH da AF (ou Fiat) considerava fortemente a contratação do AF147, é que conseguir fazer melhor que os próprios pilotos de teste da marca é um facto monumental, e altamente embaraçante para a própria marca que poderia ter outros argumentos de venda

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                          Olha que se calhar surpreendias-te...
                                          já vou na 2ª Mazda 6 diesel com a acumulado de + de 80.000kms em ambas... conheço um bocadinho as potencialidades e defeitos do carro

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                            Pura teoria...

                                            Em 90% dos casos não ganha nada !

                                            Até porque quando os fabricante mudam o diâmetro da jante, compensam no pneu e em termos práticos o diâmetro mantem-se inalterado.

                                            Só que o maior atrito do pneu e o aumento do peso não suspenso do carro faz com que perca performances.
                                            depende, existem várias soluções para a mesma medida (diametro de jantes). seria preciso saber é se os construtores ao equipar os modelos com diferentes jantes/pneus, equipam de modo a manter essa relação.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                              Mas tu já sabes que o teu caso é úncio, nasce-te gasolina no depósito.
                                              existe uma forte probabildiade disso acontecer.

                                              já referi/mostrei os meus consumos neste tópico - http://forum.autohoje.com/showthread...hlight=consome


                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                se fosse dos RH da AF (ou Fiat) considerava fortemente a contratação do AF147, é que conseguir fazer melhor que os próprios pilotos de teste da marca é um facto monumental, e altamente embaraçante para a própria marca que poderia ter outros argumentos de venda

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Os testes de homologação são sempre feitos com as versões "base".
                                                  Isto significa que são os parametros minimos conseguidos por aquele modelo.
                                                  E é isto que serve para as fichas tecnicas e calculo de impostos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                                    eu não só cumpro, como faço "bastante" menos do que é anunciado pelo construtor.

                                                    Tambem já me aconteceu isso...tem a ver com a forma como se conduz...da mesma maneira que sei poupar tb sei gastar gasolina...

                                                    tem a ver com as afinações e o estado do veiculo, com o peso do carro, a a forma como se conduz...é possivel por vezes consumos mais baixos já me aconteceu em mais que 1 carro

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                      Mas tu já sabes que o teu caso é úncio, nasce-te gasolina no depósito.

                                                      olha que o k ele diz é possivel...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                        Tambem já me aconteceu isso...tem a ver com a forma como se conduz...da mesma maneira que sei poupar tb sei gastar gasolina...

                                                        tem a ver com as afinações e o estado do veiculo, com o peso do carro, a a forma como se conduz...é possivel por vezes consumos mais baixos já me aconteceu em mais que 1 carro
                                                        exactamente. os consumos são influenciados por muitas variáveis. as que eu considero mais importantes são o tipo de utilização (citadina, AE, etc) e o tipo de condução.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Tanto os valores de emissões de CO2 como os consumos são determinados em condições de ensaio (normalmente em bloco de ensaios, ou seja, apenas o motor é testado e não o carro completo) - e que simulam as condições "normais" de utilização - muito rigorosas, estabelecidas em Directivas comunitárias específicas, onde estão também previstas as condições em que os valores podem ser aplicáveis a "diferentes" versões do mesmo modelo.
                                                          Contrariamente ao que parece ser idéia geral neste tópico, não é a marca que determina estes valores, mas sim laboratórios oficiais, devidamente acreditados e certificados pelas autoridades (Ministérios de Transportes) dos diferentes países da UE (Portugal deverá ser a excepção, pois não sei se haverá algum laboratório nacional em condições de realizar estes testes (certificações))

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por D4Dpower Ver Post
                                                            Tanto os valores de emissões de CO2 como os consumos são determinados em condições de ensaio (normalmente em bloco de ensaios, ou seja, apenas o motor é testado e não o carro completo) - e que simulam as condições "normais" de utilização - muito rigorosas, estabelecidas em Directivas comunitárias específicas, onde estão também previstas as condições em que os valores podem ser aplicáveis a "diferentes" versões do mesmo modelo.
                                                            Contrariamente ao que parece ser idéia geral neste tópico, não é a marca que determina estes valores, mas sim laboratórios oficiais, devidamente acreditados e certificados pelas autoridades (Ministérios de Transportes) dos diferentes países da UE (Portugal deverá ser a excepção, pois não sei se haverá algum laboratório nacional em condições de realizar estes testes (certificações))

                                                            Obrigado pelas explicações

                                                            No entanto os testes devem ser genéricos para a Europa por exemplo não acredito que um carro que é testado na Alemanha (BMW por ex.) seja testado depois em França, Itália, Espanha etc etc...

                                                            esta é a explicação do site da BMW:
                                                            "Consumo total: Os motores cumprem as prescrições relativas às emissões de CO2/consumo da norma EU4. Como base para a determinação do consumo serve o ciclo de condução ECE. Este é composto por aproximadamente um terço de condução urbana e dois terços de condução de longas distâncias (medidas na distância)."

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X