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Ponto de Retorno do Investimento

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    Ponto de Retorno do Investimento

    Ao preço do gasóleo actualmente, ainda existe o chamado ponto de retorno entre o investimento no carro a gasóleo e o seu semelhante a gasolina)

    Não fiz contas ainda.... mas penso que existem veiculos cujo ponto de retorno do investimento já deve andar pelos 300.000 k ou mais.

    É pena, é Portuga...é o Fado


    Abraços

    #2
    Há 5 anos atrás esse ponto de retorno situava-se nos 25.000Km por ano, para uma vida útil do carro de 5 anos. Tinhamos na altura um maior diferencial de preço entre gasolina vs. gasoleo mas em contrapartida também tinhamos preços mais diferenciados nos motores.

    Neste momento duvide que compense para menos de 40k a 50k Km/ano.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
      Neste momento duvide que compense para menos de 40k a 50k Km/ano.
      Tens que mostrar que raio de contas são essas...

      Diesel apenas a compensar para 40k por ano?

      Comentário


        #4
        Há mais factores a ter em consideração:

        Além do preço dos combustíveis...que não acho que estejam tão iguais assim. Antes pelo contrário, continuam com uma disparidade parva e injustificada -> sentes isso porque o diesel está a subir como gente grande...mas já viste o preço da gasolina?!

        Mas como dizia, além disso, há que ter em consideração a diferença de preços do modelo a gasolina vs. o a gasóleo semelhante na compra

        E depois ver quanto tempo o pretendes manter...ver qual o valor de venda. O diesel aqui é ainda beneficiado pois normalmente (nem sempre e não é garantido no futuro) tem um maior valor de venda mais tarde devido à maior procura.

        Comentário


          #5
          Então começo eu....

          A carrinha que tenho tem 70.000km (mais coisa menos coisa)

          Se fosse a gasolina:

          70.000 * 8.0 Lts (média) = 5.600 Lts *1.30 (+- média dos ultimos 2 anos) = 7.280€

          Se fosse a Gasoleo;

          70.000 * 6.0 Lts = 4.200Lts * 1.05 = 4.410€

          Em 2 anos poupei em combustivel 2.870€ ou seja 1.435€ por ano

          Se dividir esses 1435€ por 12 meses daria +- 120€ mês.

          Tendo por base a minha carrinha que me custou 27.000€ e como a paguei a pronto os 120€ representam em termos de prestação cerca de 5.000€ de emprestimo. Ora poupando esse 5.000€ conseguiria um carro que me custaria 22.000€, gastando-os mais tarde em combustiveis...... Comparando com a minha carrinha, não tenho opção a gasolina com os mesmos cvs ou perto disso!

          Psicoláogicamente para quem compra a crédito continuo a achar que é preferivel um carro a gasoleo, pelo efeito psicológico quando vamos à bomba.

          Além disso ha prazeres que um segmente médio a gasoleo nos dá que um gasolina atmosférico não consegue!

          Mas isto são contas de merceeiro, feitas á pressa, e apenas é a minha opinião!

          Comentário


            #6
            Compensa quando se vende.

            Comentário


              #7
              Desde que queiram vender o carro com 6-7 anos ou menos, as contas vão todas por água abaixo.

              Comentário


                #8
                Acho piada as vezes aparecem tópicos a afirmarem que já nao compensa comprar carros a gasoleo porque este e a gasolina estão quase ao mesmo preço! Não sei onde vão buscar essas ideias, a diferença dos combustiveis ainda se situa a volta de 25 cents por litro se acham que é pouco eu não acho! Alem disso há diversos modelos que a diferença entre o preço da versão a gasolina para a a diesel anda a volta dos 2000 a 3000€! Esta diferença é compensada no periodo de vida util do carro.

                Comentário


                  #9
                  Ideal ideal é ter um carro a diesel para o dia-a-dia, e um carro a gasolina para brincar.

                  Comprar um carro é sempre um mau investimento porque se vai perder dinheiro mal sai do stand. Temos que pensar se o queremos vender passado uns anitos ou se vamos ficar com ele.

                  Não é fácil chegar a uma solução "universal", mas verdade seja dita, os portugueses escolhem carros a gasóleo sem pestanejar. E depois é o que se vê... carros a gasóleo importados da Alemanha a torto e a direito para se ter Status, e depois fazem 9000 km por ano.

                  Um carro a gasolina é silencioso e potente sem necessitar de turbo. Um carro a gasóleo tem força e, em conjunto com o turbo "anda bem" embora esteja constantemente a assobiar.

                  O factor psicológico de "abastecer por pouco dinheiro" de facto conta muito em Portugal, e aí na batalha Gasóleo vs. Gasolina, o Gasóleo é rei.

                  Ou então não... porque existe uma coisa chamada GPL, que permite as performances e silêncio de um motor a gasolina, e abastece-se por menos dinheiro do que o Gasóleo! Obriga é a abastecer mais vezes, mas tem custos por km mais baixo quando comparados com carros Diesel semelhantes.

                  Por isso, volto a dizer que não há soluções universais.

                  Comentário


                    #10
                    parem de dizer investimento sff. So raros carros o sao!

                    Axo que continua a compensar em muitos casos, ate porque a diferença entre os dois combustiveis nao me parece que esteja a diminuir e ja ha muitas versoes de dieseis bem baratos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                      parem de dizer investimento sff. So raros carros o sao!

                      Axo que continua a compensar em muitos casos, ate porque a diferença entre os dois combustiveis nao me parece que esteja a diminuir e ja ha muitas versoes de dieseis bem baratos.
                      Por 12 mil e poucos euros há o KIA Picanto 1.1 diesel tricilíndrico com 75 cavalos, com 4 travões de disco, 4 vidros eléctricos, 5 lugares, segurança boa e cabe em qualquer lado. Tem 3 anos de garantia (não sei se dá para expandir).

                      Claro que com esse dinheiro compra-se um usado bem decente, mas e a garantia?

                      Comentário


                        #12
                        O gasóleo está caro (bateu o record na última semana) mas, como já foi dito, a gasolina também não está barata, em termos médios a diferença é de 0.21€.

                        No site da Direcção Geral de Energia ( http://www.dgge.pt/ ) existe uma tabela com os preços médios semanais de cada um dos combustiveis desde 01/01/2004 (inicio do mercado "liberalizado").

                        Analisando a tabela verifica-se que:

                        -na primeira semana de 2004 (inicio da estatistica) a diferença era de 0.25€;
                        -em 6 semnas de Maio/Junho de 2007 situou-se acima dos 0.30€;
                        -a maior diferença (0.319€) aconteceu na primeira semana de Junho/2007;
                        -em 60 semanas de 2004/2005/2006 esteve abaixo dos actuais 0.21€;
                        -atingiu o minimo de 0.149€ na última semana de 2004;
                        -média de 2004: 0.245€;
                        -média de 2005: 0.210€;
                        -média de 2006: 0.235€;
                        -média de 2007 até agora: 0.258€.

                        É no minimo infundado tirar conclusões sobre aproximação dos preços

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PP Ver Post
                          O gasóleo está caro (bateu o record na última semana) mas, como já foi dito, a gasolina também não está barata, em termos médios a diferença é de 0.21€.

                          No site da Direcção Geral de Energia ( http://www.dgge.pt/ ) existe uma tabela com os preços médios semanais de cada um dos combustiveis desde 01/01/2004 (inicio do mercado "liberalizado").

                          Analisando a tabela verifica-se que:

                          -na primeira semana de 2004 (inicio da estatistica) a diferença era de 0.25€;
                          -em 6 semnas de Maio/Junho de 2007 situou-se acima dos 0.30€;
                          -a maior diferença (0.319€) aconteceu na primeira semana de Junho/2007;
                          -em 60 semanas de 2004/2005/2006 esteve abaixo dos actuais 0.21€;
                          -atingiu o minimo de 0.149€ na última semana de 2004;
                          -média de 2004: 0.245€;
                          -média de 2005: 0.210€;
                          -média de 2006: 0.235€;
                          -média de 2007 até agora: 0.258€.

                          É no minimo infundado tirar conclusões sobre aproximação dos preços
                          Ainda bem que há pessoas que gostam de falar com base em factos !!

                          Comentário


                            #14
                            O ponto de equilíbrio varia de modelo para modelo....

                            Por exemplo quando comprei o meu Almera 1.5dCi em Dezembro de 2005, o ponto de equilíbrio para o 1.5 a gasolina andava à volta dos 30.000/35.000km, já não me lembro bem e não encontro as contas...

                            Como neste momento já tem 62.000km quer dizer que estou a poupar dinheiro há cerca de 30.000km....

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PP Ver Post
                              O gasóleo está caro (bateu o record na última semana) mas, como já foi dito, a gasolina também não está barata, em termos médios a diferença é de 0.21€.

                              No site da Direcção Geral de Energia ( http://www.dgge.pt/ ) existe uma tabela com os preços médios semanais de cada um dos combustiveis desde 01/01/2004 (inicio do mercado "liberalizado").

                              Analisando a tabela verifica-se que:

                              -na primeira semana de 2004 (inicio da estatistica) a diferença era de 0.25€;
                              -em 6 semnas de Maio/Junho de 2007 situou-se acima dos 0.30€;
                              -a maior diferença (0.319€) aconteceu na primeira semana de Junho/2007;
                              -em 60 semanas de 2004/2005/2006 esteve abaixo dos actuais 0.21€;
                              -atingiu o minimo de 0.149€ na última semana de 2004;
                              -média de 2004: 0.245€;
                              -média de 2005: 0.210€;
                              -média de 2006: 0.235€;
                              -média de 2007 até agora: 0.258€.

                              É no minimo infundado tirar conclusões sobre aproximação dos preços
                              Curioso, ainda hoje vi na galp a gasolina 95 a 1.33 e o gasóleo a 1.11.

                              Isso dá 22 cêntimos de diferença. Menos do que a média de 2006 e menos ainda que a média de 2007 aí publicada...

                              Comentário


                                #16
                                Outra vantagem dos carros a Gasóleo em relação aos carros a Gasolina (mesmo GPL) é a autonomia. Por norma, um carro a gasóleo perfaz mais km do que o equivalente a gasolina. Quanto ao GPL, apesar do custo por km deste ser baixinho, tem que se ir mais vezes abastecer. Penso que quem tem um carro a GPL não se importa muito com isso mas sempre é algum tempito que se perde em relação a quem abastece o seu carro a Diesel. Deve compensar, no entanto, a nível de custos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                  Há 5 anos atrás esse ponto de retorno situava-se nos 25.000Km por ano, para uma vida útil do carro de 5 anos. Tinhamos na altura um maior diferencial de preço entre gasolina vs. gasoleo mas em contrapartida também tinhamos preços mais diferenciados nos motores.

                                  Neste momento duvide que compense para menos de 40k a 50k Km/ano.
                                  Faz essas contas para um 407 1.6 hdi e um 407 1.8i

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                    Faz essas contas para um 407 1.6 hdi e um 407 1.8i
                                    Arranja-me os PVP e eu faço-te as contas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                      Arranja-me os PVP e eu faço-te as contas.
                                      PVP sem despesas

                                      407 Premium 1.6 HDi 110 - 30.405
                                      407 Premium 1.8i 125 - 29.640

                                      Consumos
                                      1.6 HDi
                                      Consumo Urbano: 6.8L/100
                                      Consumo Estrada: 4.4L/100
                                      Consumo Medio: 5.3L/100

                                      1.8i
                                      Consumo Urbano: 10.5L/100
                                      Consumo Estrada: 6L/100
                                      Consumo Medio: 7.7L/100
                                      Editado pela última vez por WildChild; 11 October 2007, 22:34.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                        PVP sem despesas

                                        407 Premium 1.6 HDi 110 - 30.405
                                        407 Premium 1.8i 125 - 29.640

                                        Consumos
                                        1.6 HDi
                                        Consumo Urbano: 6.8L/100
                                        Consumo Estrada: 4.4L/100
                                        Consumo Medio: 5.3L/100

                                        1.8i
                                        Consumo Urbano: 10.5L/100
                                        Consumo Estrada: 6L/100
                                        Consumo Medio: 7.7L/100
                                        Calculando... (vou considerar Consumo Médio e Gasóleo ao preço de 1,10 euros e gasolina a 1,35)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ora bem assim por alto, com preços tão semelhantes, é óbvio que o gasóleo vai compensar mais cedo.

                                          Nos meus cálculos, mesmo com apenas 10.000 km por ano, a versão Diesel passa a compensar logo no 2.º ano.

                                          Com 20.000 km/ ano, compensa o Diesel apenas 1 ano depois.

                                          Atenção que não contabilizei o IUC, que é mais caro para essa versão a Gasolina (acho eu).

                                          Falta saber se o equipamento desses dois carros é semelhante, para compararmos como deve ser.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Novas contas:

                                            KIA Picanto 1.0 61cv EX - €10.495 e consumo médio de 4,9 L/100km
                                            KIA Picanto 1.1 CRDi 75cv EX - €12.995 e consumo médio de 4,4 L/100km
                                            (dados da revista Auto Foco)

                                            A um preço médio de €1,38 para a gasolina e €1,10 para o gasóleo:

                                            a 25.000km/ano, a versão Diesel compensa a partir do 5.º ano (!);
                                            a 15.000km/ano, a versão Diesel compensa a partir do 8.º ano (!!!!)

                                            25.000 km/ano são 70 km todos os 365 dias do ano.
                                            15.000 km/ano são 41 km por dia.

                                            Só que agora pensemos assim: qual o valor de retoma deste carro, num caso ou noutro, após esses anos? De certo que a versão Diesel ainda vale (no mercado português de usados e desde que a côr do carro seja cinzento ou preto) alguns 2000 euros mais tanto num caso como noutro (passados 5 anos ou passados 8 anos)...
                                            Editado pela última vez por Jarod; 11 October 2007, 23:09.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O diesel actualmente compensa em mais de 90% dos casos, mas esse exemplo que foi colocado aí (Peugeot 407) também é mau demais:

                                              Fica aqui o meu exemplo:

                                              Honda Accord 2.0 Sport (Otto) - 32.720 € consumo misto 8 L

                                              Honda Accord 2.2 Sport (diesel) - 36.960 € consumo misto 5,4 L

                                              Diferença de preço = 4.220 euros

                                              100 kms no gasolina custam = (8*1.33) = 10.64 €

                                              100 kms no diesel custam (5,4*1,11) = 5.99

                                              Em 100 kms poupa-se 4,65 euros.

                                              Ou seja, são necessários cerca de 90.700 kms para compensar o diesel.

                                              Acresce saber que o gasolina é mais potente (155 cv vs 140 cv) e ainda que só podes ter caixa automática no modelo a gasolina.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                O diesel actualmente compensa em mais de 90% dos casos, mas esse exemplo que foi colocado aí (Peugeot 407) também é mau demais:

                                                Fica aqui o meu exemplo:

                                                Honda Accord 2.0 Sport (Otto) - 32.720 € consumo misto 8 L

                                                Honda Accord 2.2 Sport (diesel) - 36.960 € consumo misto 5,4 L

                                                Diferença de preço = 4.220 euros

                                                100 kms no gasolina custam = (8*1.33) = 10.64 €

                                                100 kms no diesel custam (5,4*1,11) = 5.99

                                                Em 100 kms poupa-se 4,65 euros.

                                                Ou seja, são necessários cerca de 90.700 kms para compensar o diesel.

                                                Acresce saber que o gasolina é mais potente (155 cv vs 140 cv) e ainda que só podes ter caixa automática no modelo a gasolina.
                                                Ena

                                                essas contas são bem simples e práticas! Aqui ando eu com um ficheiro excel com gráficos e tudo e mesmo assim não chego a valores tão certeiros do tipo "compensa a partir de X km"...

                                                às vezes sou mesmo (burro)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                                  PVP sem despesas

                                                  407 Premium 1.6 HDi 110 - 30.405
                                                  407 Premium 1.8i 125 - 29.640

                                                  Consumos
                                                  1.6 HDi
                                                  Consumo Urbano: 6.8L/100
                                                  Consumo Estrada: 4.4L/100
                                                  Consumo Medio: 5.3L/100

                                                  1.8i
                                                  Consumo Urbano: 10.5L/100
                                                  Consumo Estrada: 6L/100
                                                  Consumo Medio: 7.7L/100
                                                  Esse pelo preço não compensa de caras. Mesmo assim meti na folha de Excel que criei para essas brincadeiras.

                                                  Ponto de retorno considerando o consumo médio : 18.048km

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                    O diesel actualmente compensa em mais de 90% dos casos, mas esse exemplo que foi colocado aí (Peugeot 407) também é mau demais:

                                                    Fica aqui o meu exemplo:

                                                    Honda Accord 2.0 Sport (Otto) - 32.720 € consumo misto 8 L

                                                    Honda Accord 2.2 Sport (diesel) - 36.960 € consumo misto 5,4 L

                                                    Diferença de preço = 4.220 euros

                                                    100 kms no gasolina custam = (8*1.33) = 10.64 €

                                                    100 kms no diesel custam (5,4*1,11) = 5.99

                                                    Em 100 kms poupa-se 4,65 euros.

                                                    Ou seja, são necessários cerca de 90.700 kms para compensar o diesel.

                                                    Acresce saber que o gasolina é mais potente (155 cv vs 140 cv) e ainda que só podes ter caixa automática no modelo a gasolina.
                                                    Eu na folha de excel meti uma cena fixe.

                                                    Imaginando que sabes o preço final, para esse caso se venderes o diesel por mais 2.000€ que o a gasolina diz-me quantos kilometros tenho que fazer por ano para compensar.

                                                    Se andares:
                                                    1 ano: 49.527 km/ano
                                                    2 anos: 24.763 km/ano
                                                    assim sucessivamente até ao belo valor
                                                    6 anos: 8.254 km/ano

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                      Ena

                                                      essas contas são bem simples e práticas! Aqui ando eu com um ficheiro excel com gráficos e tudo e mesmo assim não chego a valores tão certeiros do tipo "compensa a partir de X km"...

                                                      às vezes sou mesmo (burro)
                                                      Se quiseres ajuda diz que meu meto aqui as formulas ou arranjo-te a minha folha.


                                                      Em relação ao tema do tópico, hoje em dia, são poucos os carros a gasolina que são atractivos.

                                                      Por dados de revista
                                                      Golf 1.4 170cv GT vs 2.0 TDi 170cv GT : 181.031km
                                                      É muita fruta.
                                                      Se for vendido mais caro 3.000€ passados 4 anos, são precisos fazer 23.624km/ano.
                                                      Editado pela última vez por rogerAjacto; 11 October 2007, 23:22.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                        ...
                                                        A um preço médio de €1,38 para a gasolina e €1,10 para o gasóleo:
                                                        ...
                                                        Em que zona do país é que estás para teres a 95 mais bastante mais cara que eu e gasóleo mais barato ?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Mas quando é que algumas pessoas se mentalizam que não há uma ciência exacta para esta análise (diesel vs gasolina)???

                                                          Quando é que algumas pessoas conseguem discernir que para se fazer estas contas é fundamental avaliar a diferença de preço entre as versões? E neste ponto, há modelos em que o diesel custa o mesmo do que o gasolina, há modelos em que o diesel é substancialmente mais caro e penso que há modelos em que o diesel até é ligeiramente mais barato do que o gasolina!

                                                          Como é que se pode dizer se o diesel compensa ou não de forma abstracta sem atender ao preço das duas versões?

                                                          Quando é que se começa a ter em conta o provável valor de retoma, por norma substancialmente superior no diesel?

                                                          Enfim, sinceramente já não há pachorra para quem faz contas do tipo "diesel compensa a partir de XXXXX kms" sem entender minimamente o que diz.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                            Mas quando é que algumas pessoas se mentalizam que não há uma ciência exacta para esta análise (diesel vs gasolina)???
                                                            Ciencia há

                                                            Tem é de se fazer assunçoes, e ha um sem numero de variaveis que podem mudar.

                                                            Nao é so o valor de retoma, mas a evoluçao do preço ao longo do tempo, e os consumos que os carros fazem.

                                                            Mas é uma analise perfeitamente possivel de se fazer correctamente, usando tecnicas de analise de investimentos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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