Todos nós de certeza já demos conta que a Kia tem tido uma evolução muitíssimo notável notando-se em alguns dos seus modelos mais recentes, sobretudo no Cee’d.
Tendo em conta este facto e sendo que conduzi cerca de 60 kms o novo Rio 1.5 CDRi 110 cv gostaria de expressar a minha opinião sobre este modelo.
-Interior
Parece-me que o espaço disponível é dos melhores do segmento.
Relativamente a montagem e materiais estão num nível bastante aceitável. Os ruídos em mau piso não são inexistentes mas são ligeiros, digamos assim. Todos os materiais são duros e por isso algo desagradáveis ao toque...o requinte em termos de revestimentos podia ser melhor mesmo para um carro deste segmento...por exemplo as portas são forradas praticamente a plástico e no apoio de abraços nas mesmas nem sequer temos tecido para "amortecer" um pouco. Os plásticos parecem resistentes, mas o tempo o dirá.
Os bancos não está bem conseguidos e o pior é que são duros demais…não são lá muito confortáveis.
A posição de condução é satisfatória, apesar do volante estar um pouco alto e as pernas podiam ir mais esticadas.
Apesar de alguns aspectos a rever, o interior até convence e achei a estética agradável apesar de não ter um design muito inspirado.
O equipamento é bom. Este tinha AC digital.
A insonorização é boa mas não impressiona como me aconteceu no Corolla 1.4 D-4D (sim, é de um segmento superior mas serve-me de exemplo). Ao contrario deste ultimo, são sentidas algumas vibrações quando o motor se esforça um pouco logo abaixo das 1500 rpm fazendo até ranger algo, não percebi se era mesmo tablier ou um objecto solto.
-Motor
Como já foi referido, o motor não é barulhento e até é algo suave, mas as vibrações a baixas rotações são melhoráveis.
Nota-se um pouco o "turbo lag" abaixo das (cerca de) 2000 rpm…não é muito bom na resposta assim que se carrega no acelerador, mas desenvolve como seria de esperar dos 110 cv que, de facto, notam-se embora a relação potencia peso/ desempenho não seja das melhores. A força a baixas rotações é convincente. Os consumos, não sendo referenciais (ex.: 6 l/100 a 120-140) são bons!
No geral, o motor é sem dúvida competente.
-Comportamento e suspensão
O comportamento convence mas pode ser criticável negativamente. Adorna um pouco mas sem exageros, isto a curvar relativamente depressa. As reacções são previsíveis não sendo bruscas. A direcção podia ser mais precisa a altas velocidades e nestas circunstâncias pareceu-me que há tendência para ruídos aerodinâmicos. A travagem é bem adequada ao peso e motor.
A suspensão podia filtrar melhor o mau piso, embora não se mostre firme. Mas realmente, a relação comportamento/ conforto podia ser melhor mas é satisfatória.
-Conclusão
Este carro, tal como o Cee'd, prova que de facto, a Kia está empenhada em tornar-se uma marca "decente" coisa que não acontecia antes. O Rio CRDi não se mostra perfeito mas é um produto sem dúvida a ter em conta no segmento. Não se destaca em nenhum aspecto, mas também não desilude em nenhum.
Os aspectos mais positivos são:
-relação preço/ equipamento;
-motor competente;
-espaço para o segmento;
Depois há aspectos positivos mas podiam/ deviam ser alvos de melhorias:
-relação conforto/ comportamento;
-vibrações do motor a baixas rotações;
Por fim, os aspectos que tinham que ser mesmo revistos:
-bancos;
-muitos plásticos alem de todos duros.
E pronto…é esta a opinião com que fiquei depois dos kms que fiz com um exemplar.
Cumprimentos.
Tendo em conta este facto e sendo que conduzi cerca de 60 kms o novo Rio 1.5 CDRi 110 cv gostaria de expressar a minha opinião sobre este modelo.
-Interior
Parece-me que o espaço disponível é dos melhores do segmento.
Relativamente a montagem e materiais estão num nível bastante aceitável. Os ruídos em mau piso não são inexistentes mas são ligeiros, digamos assim. Todos os materiais são duros e por isso algo desagradáveis ao toque...o requinte em termos de revestimentos podia ser melhor mesmo para um carro deste segmento...por exemplo as portas são forradas praticamente a plástico e no apoio de abraços nas mesmas nem sequer temos tecido para "amortecer" um pouco. Os plásticos parecem resistentes, mas o tempo o dirá.
Os bancos não está bem conseguidos e o pior é que são duros demais…não são lá muito confortáveis.
A posição de condução é satisfatória, apesar do volante estar um pouco alto e as pernas podiam ir mais esticadas.
Apesar de alguns aspectos a rever, o interior até convence e achei a estética agradável apesar de não ter um design muito inspirado.
O equipamento é bom. Este tinha AC digital.
A insonorização é boa mas não impressiona como me aconteceu no Corolla 1.4 D-4D (sim, é de um segmento superior mas serve-me de exemplo). Ao contrario deste ultimo, são sentidas algumas vibrações quando o motor se esforça um pouco logo abaixo das 1500 rpm fazendo até ranger algo, não percebi se era mesmo tablier ou um objecto solto.
-Motor
Como já foi referido, o motor não é barulhento e até é algo suave, mas as vibrações a baixas rotações são melhoráveis.
Nota-se um pouco o "turbo lag" abaixo das (cerca de) 2000 rpm…não é muito bom na resposta assim que se carrega no acelerador, mas desenvolve como seria de esperar dos 110 cv que, de facto, notam-se embora a relação potencia peso/ desempenho não seja das melhores. A força a baixas rotações é convincente. Os consumos, não sendo referenciais (ex.: 6 l/100 a 120-140) são bons!
No geral, o motor é sem dúvida competente.
-Comportamento e suspensão
O comportamento convence mas pode ser criticável negativamente. Adorna um pouco mas sem exageros, isto a curvar relativamente depressa. As reacções são previsíveis não sendo bruscas. A direcção podia ser mais precisa a altas velocidades e nestas circunstâncias pareceu-me que há tendência para ruídos aerodinâmicos. A travagem é bem adequada ao peso e motor.
A suspensão podia filtrar melhor o mau piso, embora não se mostre firme. Mas realmente, a relação comportamento/ conforto podia ser melhor mas é satisfatória.
-Conclusão
Este carro, tal como o Cee'd, prova que de facto, a Kia está empenhada em tornar-se uma marca "decente" coisa que não acontecia antes. O Rio CRDi não se mostra perfeito mas é um produto sem dúvida a ter em conta no segmento. Não se destaca em nenhum aspecto, mas também não desilude em nenhum.
Os aspectos mais positivos são:
-relação preço/ equipamento;
-motor competente;
-espaço para o segmento;
Depois há aspectos positivos mas podiam/ deviam ser alvos de melhorias:
-relação conforto/ comportamento;
-vibrações do motor a baixas rotações;
Por fim, os aspectos que tinham que ser mesmo revistos:
-bancos;
-muitos plásticos alem de todos duros.
E pronto…é esta a opinião com que fiquei depois dos kms que fiz com um exemplar.
Cumprimentos.
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