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A importância do binário face à potência - um exemplo prático!

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    A importância do binário face à potência - um exemplo prático!

    Para demonstrar a maior importância do binário face à potência pense-se nestes dois exemplos:

    a) S2000 -> 2.0 241CV; 6.2s (0-100km/h); 240km/h (veloc. max.); caixa de 6 velocidades

    b) Z3 3.0i Roadster -> 3.0 231CV; 6.0s (0-100km/h); 240km/h (veloc. max.); caixa de 5 velocidades

    O BMW apesar de ser 100kg mais pesado e de ter apenas 5 relações de caixa é mais rápido do que o S2000 e mais divertido em qualquer situação mesmo possuindo menos 10CV! Mais, consegue ser ainda mais económico!!!

    Não há nada como um motor grande a fazer pouco mais de 6000rpm... o que torna as 9000rpm dum motor pequeno numa ideia meramente "romântica" que só o marketing consegue vender...

    O duplo VANOS superioriza-se claramente ao VTEC!

    #2
    Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post
    Para demonstrar a maior importância do binário face à potência pense-se nestes dois exemplos:

    a) S2000 -> 2.0 241CV; 6.2s (0-100km/h); 240km/h (veloc. max.); caixa de 6 velocidades

    b) Z3 3.0i Roadster -> 3.0 231CV; 6.0s (0-100km/h); 240km/h (veloc. max.); caixa de 5 velocidades

    O BMW apesar de ser 100kg mais pesado e de ter apenas 5 relações de caixa é mais rápido do que o S2000 e mais divertido em qualquer situação mesmo possuindo menos 10CV! Mais, consegue ser ainda mais económico!!!

    Não há nada como um motor grande a fazer pouco mais de 6000rpm... o que torna as 9000rpm dum motor pequeno numa ideia meramente "romântica" que só o marketing consegue vender...

    O duplo VANOS superioriza-se claramente ao VTEC!
    Vais levar! Ai vais vais!

    Esse exemplo foi muito mal escolhido até porque o peso e a potência máxima não diferem muito Logo o tão falado binário não sei se tem grande ou alguma influencia.

    Depois lá por terem caixas com diferente nº de relações e velocidade máxima identica mais uma vez não depende do binário. Qual é o mais aerodinâmico? Se calhar (e não tenho valores à mão, mas é uma possibilidade) a caixa de 5 até pode favorecer o Bimmer nos 0-100 porque pode ser atingida em 2ª e o S2000 precisar de 3ª. Se for isto os 0.2s são bem explicados.

    Arranja aí um carro com 400nm de 150cv e um com 196nm mas 240cv e tenta ver se o valor de binário máximo é assim tão importante.

    Comentário


      #3
      quem discute estas coisas é porque não sabe o que é o binário, e que a potência é um mero subcálculo feito a partir do binário... não são coisas independentes.

      Comentário


        #4
        O meu diesel anda por causa de duendes e ninguem me tira isso da cabeça

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
          quem discute estas coisas é porque não sabe o que é o binário, e que a potência é um mero subcálculo feito a partir do binário... não são coisas independentes.
          X2 e acrescento que por si só o valor de binário máximo não quer dizer nada. Muitos outros factores contam para o resultado final.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post

            O duplo VANOS superioriza-se claramente ao VTEC!
            Run dude they're coming.......

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
              quem discute estas coisas é porque não sabe o que é o binário, e que a potência é um mero subcálculo feito a partir do binário... não são coisas independentes.
              Concordo mas não é tão linear como isso.
              Vai muito de exemplo para exemplo, consegues valores de binário bastante distintos tendo cavalagens semelhantes.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
                Concordo mas não é tão linear como isso.
                Vai muito de exemplo para exemplo, consegues valores de binário bastante distintos tendo cavalagens semelhantes.
                É mesmo linear.

                Por exemplo:

                300nm às 2000rpms e 150nm às 4000rpm's significam o mesmo em termos de potência.

                Pot = binario * rpm / K

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                  É mesmo linear.

                  Por exemplo:

                  300nm às 2000rpms e 150nm às 4000rpm's significam o mesmo em termos de potência.

                  Pot = binario * rpm / K
                  Então como podes ter um carro com 450cv e com "X" binário e outro com 550cv e com menos binário?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
                    Então como podes ter um carro com 450cv e com "X" binário e outro com 550cv e com menos binário?
                    Depende da "curva", que por sua vez, tb depende da faixa de rotações.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
                      Então como podes ter um carro com 450cv e com "X" binário e outro com 550cv e com menos binário?

                      RPM's.

                      Pode ter menos binário mas como faz mais rotação pode ter mais potência.

                      Comentário


                        #12
                        e mais divertido em qualquer situação mesmo possuindo menos 10CV
                        Fantástico!!!

                        e é melhor com leite ou com água??

                        Comentário


                          #13
                          belo tópico, nem quero pensar o que a honda conseguia se juntasse dois cilindros so motor do s2k, tadinha da bmw

                          Comentário


                            #14
                            Bem + "romântico" k as 9000rpm de 1 motor pequeno é a diferença de preços: 14.000€ entre os dois. Com estes 14.000€, quem compra o S2000 pode facilmente oferecer 1 Honda Jazz à sua donzela... Isto é k é ser romântico

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post
                              Para demonstrar a maior importância do binário face à potência pense-se nestes dois exemplos:

                              a) S2000 -> 2.0 241CV; 6.2s (0-100km/h); 240km/h (veloc. max.); caixa de 6 velocidades

                              b) Z3 3.0i Roadster -> 3.0 231CV; 6.0s (0-100km/h); 240km/h (veloc. max.); caixa de 5 velocidades

                              O BMW apesar de ser 100kg mais pesado e de ter apenas 5 relações de caixa é mais rápido do que o S2000 e mais divertido em qualquer situação mesmo possuindo menos 10CV! Mais, consegue ser ainda mais económico!!!

                              Não há nada como um motor grande a fazer pouco mais de 6000rpm... o que torna as 9000rpm dum motor pequeno numa ideia meramente "romântica" que só o marketing consegue vender...

                              O duplo VANOS superioriza-se claramente ao VTEC!
                              Neste caso o motor do BMW também me parece claramente mais interessante, muito mais redondo e possante a todas as rpms, embora o frenético S2000 também tenha a sua graça e personalidade própria.

                              Já as diferenças nos 0-100 e as velocidades terem muito a ver com a diferença de binário, não me parece muito.

                              Comentário


                                #16
                                o que é mais engraçado neste tópico é ser com a BMW


                                logo essa marca que não tem nenhum motor que passe das 6000 rpm...


                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                  Neste caso o motor do BMW também me parece claramente mais interessante, muito mais redondo e possante a todas as rpms, embora o frenético S2000 também tenha a sua graça e personalidade própria.

                                  Já as diferenças nos 0-100 e as velocidades terem muito a ver com a diferença de binário, não me parece muito.
                                  Mas isso deve-se ao Litro de cilindrada que tem a mais sobre o S2000. Não a qualquer pretensa superioridade que o VANOS possa ter sobre o VTEC.

                                  A diferença está mais na disponíbilidade do binário, que ao seu valor absoluto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    embora o frenético S2000 também tenha a sua graça
                                    claro que sim...

                                    é apenas e só isso, um motor com graça...







                                    dizer que se prefere x a y tudo bem, desde que não se ponha em causa as capacidades de um ou outro...

                                    isso é claramente falta de informação e pouca realidade "from inside"...

                                    não basta uma voltinha pela Serra ou pela A5 para se conhecer um carro em toda a sua potencialidade...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por a.reis Ver Post
                                      belo tópico, nem quero pensar o que a honda conseguia se juntasse dois cilindros so motor do s2k, tadinha da bmw
                                      Se a questão fosse meramente matemática estaríamos a falar de um 3.0 com 360cv.....precisamente a potência do M3 CSL (E46)....
                                      Editado pela última vez por DeBeF; 18 October 2007, 09:59.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                        Esse exemplo foi muito mal escolhido até porque o peso e a potência máxima não diferem muito Logo o tão falado binário não sei se tem grande ou alguma influencia.
                                        Bem... vou só comentar este parágrafo:

                                        1) 100kg em 1200 ou 1300kg é bastante significativo seja aqui ou na Cochinchina;

                                        2) Se o BMW precisasse apenas da 2ª para atingir os 100km/h - o que eu não acredito - só vinha provar que com um maior binário disponível pode-se ter relações mais longas e consequentemente menos uma relação de caixa sem prejudicar as performances antes pelo contrário, o BMW é mais rápido e também mais económico;

                                        3) As velocidades de ponta equivalem-se sendo que o S2000 é muito mais aerodinâmico: 0,39Cx e 0,69 Scx contra 0,42Cx e 1,83 do BMW. Aliás, algo que salta bem à vista; Significa isto que a velocidade máxima no BMW é conseguida muito mais à custa do maior binário suficiente para compensar uma aerodinâmica menos apurada - até deste ponto de vista é vantajoso;

                                        4) Para quem não acredita na superioridade das prestações do BMW apesar dos 100kg a mais e dos 10CV a menos é uma questão de dar uma espreitadela nos tempos por volta dum e d'outro em alguns circuitos;

                                        5) É que ao contrário do S2000 o Z3, sem ser referencial, tem um chassis muito mais competente capaz de lidar com os 231CV de forma muito mais dócil. O maior binário faz o resto!
                                        Editado pela última vez por Buzinão; 18 October 2007, 10:08.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post
                                          4) Para quem não acredita na superioridade das prestações do BMW apesar dos 100kg a mais e dos 10CV a menos é uma questão de dar uma espreitadela nos tempos por volta dum e d'outro em alguns circuitos
                                          Pensei que isso já tivesse ficado esclarecido!

                                          Aqui o que conta para essas diferenças não é o valor de binário total, mas a sua disponíbilidade (a sua curva). Essa curva, deve-se unicamente à maior cilindrada do BMW (o que se reflecte, e de que maneira, na diferença de preços entre as duas propostas).

                                          Será assim tão dificil perceber que a diferença não está nos valores de binário máximo, mas a disponíbilidade de mesmo e que essa diferença radica na cilindrada e não nos sistemas de variação de válvulas (VTEC vs. VANOS)?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                            Será assim tão dificil perceber que a diferença não está nos valores de binário máximo, mas a disponíbilidade de mesmo e que essa diferença radica na cilindrada e não nos sistemas de variação de válvulas (VTEC vs. VANOS)?
                                            A disponibilidade do binário tem a ver com a cilindrada MAS também com a maneira como o motor "respira" a qualquer regime de rotação... essa é a função do duplo VANOS!

                                            A mesma cilindrada com ou sem VANOS produz resultados substancialmente diferentes em termos de curva de binário, ou seja, na disponibilidade do mesmo!!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              o torque e vital para os resultados do bimmer, agora que so tem esse torque por ser um 3000 tb pode ser verdade.

                                              caso do buggaty mais de 1000 cavalos..

                                              "The truly remarkable thing is that the Bugatti goes so fast with a ‘mere’ 521bhp/ton. Partly it’s down to torque and all-wheel-drive traction (922lb ft at 2200rpm)"

                                              in evo

                                              Comentário


                                                #24
                                                Mas numa coisa estou de acordo... o S2000 é a opção mais barata... mas não passa disso mesmo uma opção barata!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  "People buy horses, but they drive torque."

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post
                                                    A disponibilidade do binário tem a ver com a cilindrada MAS também com a maneira como o motor "respira" a qualquer regime de rotação... essa é a função do duplo VANOS!

                                                    A mesma cilindrada com ou sem VANOS produz resultados substancialmente diferentes em termos de curva de binário, ou seja, na disponibilidade do mesmo!!!
                                                    Da mesma forma que o motor do S200 tb não teria a potência que tem sem o VTEC. Como já foi dito, mantendo a potência específica, com 3 Litros de cilindrada, teria 360cv.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Pista?

                                                      isso é que foi uma má ideia...

                                                      e nem vou comparar com o Z3 3.0, porque raramente aparece...

                                                      ora vamos lá ver...

                                                      Track Nordschleife Hockenheim Shorttrack

                                                      S2000 8:39 1:18.2
                                                      Z3 M Roadster 8:32 1:18.2



                                                      Track Tsukuba
                                                      S2000 1:07.92
                                                      Z4 3.0 1:08.73








                                                      http://www.supercars.net/PitLane?vie...ID=0&tID=10306


                                                      os companheiros do S em pista são estes:


                                                      1:18.0 --- 120.000 km/h - Audi RS6 Avant
                                                      1:18.0 --- 120.000 km/h - BMW 335i, 306 PS/1626 kg (sport auto 08/07)
                                                      1:18.1 --- 119.846 km/h - Audi S4
                                                      1:18.0 --- 120.000 km/h - Mercedes E 55 AMG
                                                      1:18.1 --- 119.846 km/h - BMW Z4 3.0 SMG
                                                      1:18.1 --- 119.846 km/h – Mercedes SL 500 (2006), 388 PS/1910 kg (sport auto 05/06)
                                                      1:18.1 --- 119.846 km/h – MTM Bentley Continental GT, 650 PS/2435 kg (sport auto 08/06)
                                                      1:18.1 --- 119.846 km/h - Porsche 997 Carrera, 325 PS/1465 kg (auto,motor und sport 07/06)
                                                      1:18.1 --- 119.846 km/h - Porsche 993 GT3, Pirelli P Zero Corsa
                                                      1:18.2 --- 119.693 km/h - Audi RS4 (sport auto 10/00)
                                                      1:18.2 --- 119.693 km/h - Audi RS4 convertible, 420 PS/1916 kg (sport auto 12/06)
                                                      1:18.2 --- 119.693 km/h - Audi TT 3.2 Roadster, 250 PS/1526 kg (sport auto 05/07)
                                                      1:18.2 --- 119.693 km/h - BMW M Roadster (sport auto 09/97)
                                                      1:18.2 --- 119.693 km/h - Chevrolet Corvette (sport auto 07/97)
                                                      1:18.2 --- 119.693 km/h - Honda S2000, 240 PS/1292 kg
                                                      1:18.2 --- 119.693 km/h - Mercedes CLK 55 AMG (sport auto 05/00)
                                                      1:18.2 --- 119.693 km/h - Mercedes E 55 AMG








                                                      mas sim para andar na marginal de cabelos ao vento também prefiro o Z3...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Buzinão Ver Post

                                                        2) Se o BMW precisasse apenas da 2ª para atingir os 100km/h - o que eu não acredito - só vinha provar que com um maior binário disponível pode-se ter relações mais longas e consequentemente menos uma relação de caixa sem prejudicar as performances antes pelo contrário, o BMW é mais rápido e também mais económico;
                                                        Se o meu chega lá em 2ª porque é que o BM não há-de chegar?Tudo depende das relaçoes de caixa...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Mas numa coisa estou de acordo... o S2000 é a opção mais barata... mas não passa disso mesmo uma opção barata!
                                                          vá conta lá ao pessoal o que aconteceu...

                                                          o balofo do BMW ficou para trás numa subida qualquer?



                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                            Da mesma forma que o motor do S200 tb não teria a potência que tem sem o VTEC. Como já foi dito, mantendo a potência específica, com 3 Litros de cilindrada, teria 360cv.

                                                            A potência específica por si só não significa nada como este exemplo tão bem exemplifica... na prática a maior potência e potência específica do S2000 traduz-se em prestações inferiores sob qualquer ponto de vista!!!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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