Para demonstrar a maior importância do binário face à potência pense-se nestes dois exemplos:
a) S2000 -> 2.0 241CV; 6.2s (0-100km/h); 240km/h (veloc. max.); caixa de 6 velocidades
b) Z3 3.0i Roadster -> 3.0 231CV; 6.0s (0-100km/h); 240km/h (veloc. max.); caixa de 5 velocidades
O BMW apesar de ser 100kg mais pesado e de ter apenas 5 relações de caixa é mais rápido do que o S2000 e mais divertido em qualquer situação mesmo possuindo menos 10CV! Mais, consegue ser ainda mais económico!!!
Não há nada como um motor grande a fazer pouco mais de 6000rpm... o que torna as 9000rpm dum motor pequeno numa ideia meramente "romântica" que só o marketing consegue vender...
O duplo VANOS superioriza-se claramente ao VTEC!
a) S2000 -> 2.0 241CV; 6.2s (0-100km/h); 240km/h (veloc. max.); caixa de 6 velocidades
b) Z3 3.0i Roadster -> 3.0 231CV; 6.0s (0-100km/h); 240km/h (veloc. max.); caixa de 5 velocidades
O BMW apesar de ser 100kg mais pesado e de ter apenas 5 relações de caixa é mais rápido do que o S2000 e mais divertido em qualquer situação mesmo possuindo menos 10CV! Mais, consegue ser ainda mais económico!!!
Não há nada como um motor grande a fazer pouco mais de 6000rpm... o que torna as 9000rpm dum motor pequeno numa ideia meramente "romântica" que só o marketing consegue vender...
O duplo VANOS superioriza-se claramente ao VTEC!
Comentário