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Mazda 6 - Fiabilidade duvidosa?

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    Mazda 6 - Fiabilidade duvidosa?

    Caros colegas de fórum,

    Estando o meu pai interessado em adquirir uma Mazda 6 SW 2.0d de 2003, faço questão de tentar saber algo mais sobre a fiabilidade destes carros.

    A nível de comportamento, qualidade, etc, já sei que é boa porque já tive a oportunidade de conduzir uma durante uma semana há algum tempo atrás.

    O que eu gostaria mesmo de saber é se é uma carrinha fiável, pois recentemente, um mecânico de um concessionário Ford / Mazda disse-me que várias Mazda's com este motor apareceram lá com problemas de motor, nomeadamente o problema de gripar o motor.

    Queria que me ajudassem nisto, pf.

    Cump's

    #2
    a mazda 6 se n me engano foi dos carros mais fiáveis que já se fizeram..a própria marca é considerada a mais fiável...

    Comentário


      #3
      Vou te dar um exemplo..

      Eu tenho la mecanicos que dizem que os 407 1.6 Hdi são muito bons....os 2.0 Hdi não prestam...

      Depois tenho outros que dizem que o 2.0 Hdi é que é bom, que o 1.6 Hdi é que só dá problemas...

      Normalmente passado 10 m já estão a discutir por causa disto...

      Portanto como vês...

      Comentário


        #4
        Nunca observei comentários de queixas sobre problemas na Mazda 6. E muito menos do motor...

        Comentário


          #5
          O que tenho ouvido é que é das melhores propostas nesse segmento. Um bom value for money sem dúvida, com fiabilidade reconhecida.

          Comentário


            #6
            apesar de partilhar o motor com o ford mondeo este motor no mazda não deu problemas sendo que é considerado um bom motor e fiavel quanto baste.

            Comentário


              #7
              no geral é uma boa proposta, sendo que a melhor opção será o motor 2.0 diesel de 136cv, pois nessa altura ainda não existia os de 143cv.

              Comentário


                #8
                O que eu posso dizer é que cá em casa temos uma Mazda 6 sw Diesel de Dezembro de 2002, a de 136 cv´s, e com 122.000 Km´s tem se portado à altura.

                Destaco como principais aspectos positivos da carrinha, a capacidade de travagem e a suspensão bastante confortável.

                Como aspectos a melhorar e se calhar já foram melhorados, uma vez que a nossa foi da primeiras serie, é a insonorização acima dos 170 km/H.

                No computo geral, acho que é um excelente carro a um preço bem, interessante face à concorrência. Na altura custou-nos 33.000 euros

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Leao_Silveira Ver Post
                  O que eu posso dizer é que cá em casa temos uma Mazda 6 sw Diesel de Dezembro de 2002, a de 136 cv´s, e com 122.000 Km´s tem se portado à altura.

                  Destaco como principais aspectos positivos da carrinha, a capacidade de travagem e a suspensão bastante confortável.

                  Como aspectos a melhorar e se calhar já foram melhorados, uma vez que a nossa foi da primeiras serie, é a insonorização acima dos 170 km/H.

                  No computo geral, acho que é um excelente carro a um preço bem, interessante face à concorrência. Na altura custou-nos 33.000 euros
                  sim a insonorização foi melhorada quando o lançamento da de 143cv.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por N22A2 Ver Post
                    apesar de partilhar o motor com o ford mondeo este motor no mazda não deu problemas sendo que é considerado um bom motor e fiavel quanto baste.
                    Penso que Não partilha. O do Mondeo é o 2.0 PSA.




                    Quanto ao Mazda 6 também já ouvi uns rumores de problemas, e existe por aqui uma pessoa neste fórum que teve bastantes dores de cabeça com a sua Mazda 6 2.0d.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por catalao Ver Post
                      Nunca observei comentários de queixas sobre problemas na Mazda 6. E muito menos do motor...
                      Temos no fórum quem tenha tido problemas, até várias vezes e do género apeado.

                      Mas nada como ir ao diário de bordo para tirar dúvidas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por FusK Ver Post
                        Penso que Não partilha. O do Mondeo é o 2.0 PSA.




                        Quanto ao Mazda 6 também já ouvi uns rumores de problemas, e existe por aqui uma pessoa neste fórum que teve bastantes dores de cabeça com a sua Mazda 6 2.0d.
                        O do Mondeo actual. O anterior Mondeo com o 2.0 TDCI de 130cv não era da parceria PSA-Ford.

                        O Mondeo 2 2.0 TDCI tinha 1998cm3 e 86mm de diâmetro e 86mm de curso.

                        O Mondeo 3 2.0 TDCI tem 1997cm3 e 85mm de diâmetro e 88mm de curso. Este sim é o bloco PSA-Ford.

                        Já o Mazda 6 2.0 MZR-CD tem 1998cm3 e 86mm de diâmetro e 86mm de curso. Não sei se tem alguma coisa a ver com o do Mondeo 2.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Leao_Silveira Ver Post
                          Destaco como principais aspectos positivos da carrinha, a capacidade de travagem e a suspensão bastante confortável.
                          Whati

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por N22A2 Ver Post
                            apesar de partilhar o motor com o ford mondeo este motor no mazda não deu problemas sendo que é considerado um bom motor e fiavel quanto baste.
                            ERRADO... o Motor da 6 é e sempre foi uma evolução do que equipava o 626/MPV/323... nada tem a ver com o 2.0TDCi/Hdi ...



                            Quanto á fiabilidade do mesmo eu comprava, nunca soube de casos de motor gripado excepto um por mau uso, o motor deu codigo de avaria e o senhor como tava cá de férias(era uma carrinha do luxemburgo de um emigrante) teimou em andar com ela mais uma semana, acabou por dar cabo do motor por falta de oleo(coisa que se tivesse ido a um representate se resolvia sem chatisses )

                            Comentário


                              #15
                              Só conheci um caso de uma bomba injectora gripada, de resto é uma máquina fiável.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                ERRADO... o Motor da 6 é e sempre foi uma evolução do que equipava o 626/MPV/323... nada tem a ver com o 2.0TDCi/Hdi ...



                                Quanto á fiabilidade do mesmo eu comprava, nunca soube de casos de motor gripado excepto um por mau uso, o motor deu codigo de avaria e o senhor como tava cá de férias(era uma carrinha do luxemburgo de um emigrante) teimou em andar com ela mais uma semana, acabou por dar cabo do motor por falta de oleo(coisa que se tivesse ido a um representate se resolvia sem chatisses )
                                Não deixa de ser estranho que o anterior Mondeo e o Mazda 6 tenham um motor com exactamente a mesma cilindrada, o mesmo diametro e o mesmo curso.

                                Terá a Ford pegado no bloco de já vinha dos 626 e o tenha adaptado para o Mondeo 2?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                  Não deixa de ser estranho que o anterior Mondeo e o Mazda 6 tenham um motor com exactamente a mesma cilindrada, o mesmo diametro e o mesmo curso.

                                  Terá a Ford pegado no bloco de já vinha dos 626 e o tenha adaptado para o Mondeo 2?
                                  Não era impossivel, uma vez que fizeram o mesmo com o bloco 2.5d que equipa a ranger... só que alteraram a centralina a seu gosto para ter mais uns cvs...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Nada como ir aqui:
                                    www.mazdapt.com

                                    cumps.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ford Duratorq engine

                                      ZSD ("Puma")

                                      Codenamed Puma during development, these Ford 2.0 L, 2.2 L, and 2.4 L engines are are called ZSD. They are produced at the company's Dagenham plant in East London.

                                      2.0

                                      Released in 2000, to coincide with the launch of the Mk3 Ford Mondeo, the Duratorq ZSD-420 was initially available as a 2.0L (1998 cc) direct injection turbodiesel. Producing 115 PS (113hp/85kW) and 280Nm (207ft·lbf) it was a vast improvement over the 1.8 Endura-D powering the Mk2 Mondeo. It featured a 16-valve cylinder head with twin chain driven camshafts and utilised a variable geometry turbocharger with overboost function.

                                      In late 2001 the engine was fitted with Delphi common rail fuel injection and called the Duratorq TDCi (Turbo Diesel Commonrail injection), with the original unit being renamed the Duratorq TDDi (Turbo Diesel Direct injection). Althought generally identical to the original engine, the addition of the common rail system meant power was increased to 130PS 128hp/95kW), with torque rising to 330Nm (244ft·lbf).

                                      In 2002 the Duratorq TDDi was replaced by a detuned version of the Duratorq TDCi. Producing 115PS and 285Nm, this unit used a fixed geometry turbocharger in place of the variable geometry unit used in the TDDi and 130PS TDCi.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                                        Vou te dar um exemplo..

                                        Eu tenho la mecanicos que dizem que os 407 1.6 Hdi são muito bons....os 2.0 Hdi não prestam...

                                        Depois tenho outros que dizem que o 2.0 Hdi é que é bom, que o 1.6 Hdi é que só dá problemas...

                                        Normalmente passado 10 m já estão a discutir por causa disto...

                                        Portanto como vês...
                                        Essa tá boa

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por N22A2 Ver Post
                                          apesar de partilhar o motor com o ford mondeo este motor no mazda não deu problemas sendo que é considerado um bom motor e fiavel quanto baste.
                                          Segundo esta fonte, o motor do Ford Mondeo (com algumas diferenças em relação ao Mazda), é muito mais fiável do que o do Mazda.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por N22A2 Ver Post
                                            no geral é uma boa proposta, sendo que a melhor opção será o motor 2.0 diesel de 136cv, pois nessa altura ainda não existia os de 143cv.
                                            Precisamente, 136cv, que acho que chegam e sobram... Além disso a carrinha traz consigo toneladas de equipamento (bancos aquecidos, faróis de xénon, sensores de parqueamento, sistema de som Bose, etc).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Leao_Silveira Ver Post
                                              O que eu posso dizer é que cá em casa temos uma Mazda 6 sw Diesel de Dezembro de 2002, a de 136 cv´s, e com 122.000 Km´s tem se portado à altura.

                                              Destaco como principais aspectos positivos da carrinha, a capacidade de travagem e a suspensão bastante confortável.

                                              Como aspectos a melhorar e se calhar já foram melhorados, uma vez que a nossa foi da primeiras serie, é a insonorização acima dos 170 km/H.

                                              No computo geral, acho que é um excelente carro a um preço bem, interessante face à concorrência. Na altura custou-nos 33.000 euros
                                              Como referi no primeiro post que coloquei, conheço bem a carrinha e as suas qualidades, que para mim é lindíssima, com um excelente comportamento e bastante espaçosa. Só não achei confortável por aí além, mas as outras virtudes compensam isso.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por FusK Ver Post
                                                Penso que Não partilha. O do Mondeo é o 2.0 PSA.




                                                Quanto ao Mazda 6 também já ouvi uns rumores de problemas, e existe por aqui uma pessoa neste fórum que teve bastantes dores de cabeça com a sua Mazda 6 2.0d.
                                                Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
                                                Temos no fórum quem tenha tido problemas, até várias vezes e do género apeado.

                                                Mas nada como ir ao diário de bordo para tirar dúvidas.
                                                A sério? E podem-me indicar o link disso sff?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O Motor é Mazda, sei disso porque a bomba injectora é Nipodenso e ai os experts dizem que é Mazda. Acredita que é bem melhor ser Mazda, os motores Ford a diesel não têm boa fama.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Fiabilidade Aprovada

                                                    Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                                    Segundo esta fonte, o motor do Ford Mondeo (com algumas diferenças em relação ao Mazda), é muito mais fiável do que o do Mazda.


                                                    So queria deixar aqui um exemplo, Mazda 3 MPS, Mazda 6 MPS, Mazda CX 7, todos estes partilham os mesmo motor, querem mais fiabilidade?
                                                    Caso nao saibam Mazda como Toyota, sao das marcas mais fiaveis no mundo a Ford nem aparece nos 10 primeiros, desde quando a Ford tem motores e versoes mais fiaveis que a Mazda, so se for a sonhar, mesmo sabendo que aquase todos os modelos da Mazda partilham componentes e motores da Ford, talvez a Mazda os tenha desenvolvido melhor.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                                      ERRADO... o Motor da 6 é e sempre foi uma evolução do que equipava o 626/MPV/323... nada tem a ver com o 2.0TDCi/Hdi ...



                                                      Quanto á fiabilidade do mesmo eu comprava, nunca soube de casos de motor gripado excepto um por mau uso, o motor deu codigo de avaria e o senhor como tava cá de férias(era uma carrinha do luxemburgo de um emigrante) teimou em andar com ela mais uma semana, acabou por dar cabo do motor por falta de oleo(coisa que se tivesse ido a um representate se resolvia sem chatisses )
                                                      Mas isso já foi por desleixo do dono...

                                                      Mas segundo uma revista da Autofoco que cá tenho em casa, lá diz que o bloco da Mazda deriva do da Ford Mondeo.

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                                        Só conheci um caso de uma bomba injectora gripada, de resto é uma máquina fiável.
                                                        Hummm... e isso leva-me a reflectir na pergunta que inicialmente fiz...

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                                          O Motor é Mazda, sei disso porque a bomba injectora é Nipodenso e ai os experts dizem que é Mazda. Acredita que é bem melhor ser Mazda, os motores Ford a diesel não têm boa fama.
                                                          Tenho uma Courier 1.8TD e nunca deu problemas (e quem anda com ela não a trata nada bem). Os Focus TDdi foram excelentes, os Mondeo TDCi também, etc...

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MIGUEL FARIA Ver Post
                                                            So queria deixar aqui um exemplo, Mazda 3 MPS, Mazda 6 MPS, Mazda CX 7, todos estes partilham os mesmo motor, querem mais fiabilidade?
                                                            Caso nao saibam Mazda como Toyota, sao das marcas mais fiaveis no mundo a Ford nem aparece nos 10 primeiros, desde quando a Ford tem motores e versoes mais fiaveis que a Mazda, so se for a sonhar, mesmo sabendo que aquase todos os modelos da Mazda partilham componentes e motores da Ford, talvez a Mazda os tenha desenvolvido melhor.
                                                            Essa mesma fonte diz que está lá uma Mazda MPV à espera de um motor há bastante tempo, teve o mesmo problema que as outras..

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