Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reduzir a velocidade não diminuiria acidentes

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Reduzir a velocidade não diminuiria acidentes

    In PortugalDiário ( http://www.portugaldiario.iol.pt/not...227&div_id=291 )

    Originalmente Colocado por PortugalDiario
    Reduzir a velocidade não diminuiria acidentes
    Perito aconselha a conduzir a velocidade constante e de forma cómoda


    Um estudo assegura que não está demonstrada qualquer relação directa entre a velocidade máxima permitida em cada via e a frequência de acidentes. Segundo o site de notícias 20 minutos, o estudo aconselha a que se circule a uma velocidade constante, ajustando-a de forma a que a condução seja cómoda.

    Um estudo recente do professor de transportes da Universidade Politécnica de Valência, Juan Dols, desmente que uma hipotética diminuição dos limites de velocidade levaria a uma diminuição dos acidentes de tráfico, nem à redução das emissões de gases para a atmosfera.

    No seu estúdo «Velocidade e Meio Ambiente», o professor destaca que apenas 13 por cento dos sinistros são causados por superar os limites de velocidade e que uma relação directa entre a velocidade e os acidentes não está provada.

    De resto, o perito considera que conduzir a baixa velocidade gera uma maior congestão que pode incrementar o stress e a frustação nos condutores, que, como consequência, poderá levar a situações de perigo.
    Flame on !

    "V"

    #2
    a velocidade não causa acidentes mas potencia a sua ocorrência e agrava-os. a velocidade conjugada com a falta de habilidade do condutor, desrespeito pelas regras, desrespeito pelos outros condutores, etc, leva invariavelmente à desgraça.

    Comentário


      #3
      o perigo são as diferenças de velocidade entre os carros. a velocidade em si só é perigosa quando se começa a atingir os limites para que a via foi concebida.
      já agora, andar mais devagar não cria mais filas, porque se todos andarem mais devagar é igual a quando todos andam mais depressa... com a vantagem de que se geram menos filas em semáforos e cruzamentos, onde se torna mais fácil de entrar.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
        o perigo são as diferenças de velocidade entre os carros. a velocidade em si só é perigosa quando se começa a atingir os limites para que a via foi concebida.
        forma inteligente e concisa de ver a questão da velocidade. Se toda a gente pensasse assim em Portugal os acidentes eram como no norte da europa.
        Ah e tivessem menos a mania do tintol antes de ir conduzir.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Japh Ver Post
          In PortugalDiário ( http://www.portugaldiario.iol.pt/not...227&div_id=291 )



          Flame on !

          "V"
          Agora, primeiro que o João Dias encaixe esta...

          Comentário


            #6
            "Um estudo assegura que não está demonstrada qualquer relação directa entre a velocidade máxima permitida em cada via e a frequência de acidentes."

            Quem é que respeita os limites??

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por TiZeDasCoives Ver Post
              "Um estudo assegura que não está demonstrada qualquer relação directa entre a velocidade máxima permitida em cada via e a frequência de acidentes."

              Quem é que respeita os limites??
              Quem faz o estudo?

              Comentário


                #8
                Ainda hoje ia a "baixa" velocidade, um veículo em sentido contrário também não vinha depressa... mas a besta que o conduzia vinha descansadamente a ocupar a metade da minha faixa de rodagem!

                Se houvesse um acidente, teoricamente era excesso de velocidade, mas na realidade era deixarem conduzir pessoas sem capacidade para isso.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por TiZeDasCoives Ver Post
                  "Um estudo assegura que não está demonstrada qualquer relação directa entre a velocidade máxima permitida em cada via e a frequência de acidentes."

                  Quem é que respeita os limites??
                  A pergunta será mais "quem é que fixa os limites e com que critério ?" :-)
                  EDIT: A forma que eu leio essa frase é "tanto faz que a via tenha limites de 50 ou de 150: não há relação entre a velocidade máxima permitida na via e a frequência de acidentes".

                  Mas gosto mais desta frase, que deve fazer engolir em seco muitos dos foristas que costumam ir com o rebanho de "a velocidade mata":

                  "No seu estúdo «Velocidade e Meio Ambiente», o professor destaca que apenas 13 por cento dos sinistros são causados por superar os limites de velocidade e que uma relação directa entre a velocidade e os acidentes não está provada."

                  Afinal não sou só eu que penso dessa forma ...

                  "V"
                  Editado pela última vez por Japh; 29 October 2007, 13:58. Razão: EDIT

                  Comentário


                    #10
                    O problema em Portugal é a estupidez...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                      A pergunta será mais "quem é que fixa os limites e com que critério ?" :-)

                      Mas gosto mais desta frase, que deve fazer engolir em seco muitos dos foristas que costumam ir com o rebanho de "a velocidade mata":

                      "V"
                      A questão é que muitas vezes circulamos todos numa via em que somos autentico rebanho, ou seja colados uns aos outros, e nesse caso os limites de velocidade do código da estrada são bem apropriados.

                      Tem que se ter sempre em atenção as condições de circulação e aplicar o bom senso.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                        A questão é que muitas vezes circulamos todos numa via em que somos autentico rebanho, ou seja colados uns aos outros, e nesse caso os limites de velocidade do código da estrada são bem apropriados.
                        Nope. Aí, o que está mal é precisamente o seguir "colado"!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                          o perigo são as diferenças de velocidade entre os carros. a velocidade em si só é perigosa quando se começa a atingir os limites para que a via foi concebida.
                          já agora, andar mais devagar não cria mais filas, porque se todos andarem mais devagar é igual a quando todos andam mais depressa... com a vantagem de que se geram menos filas em semáforos e cruzamentos, onde se torna mais fácil de entrar.
                          É mesmo isto que eu penso.

                          O problema de Portugal é que temos gajos a andar forte e gajos literalmente a ver as vistas a velocidades abaixo das indicadas numa estrada nacional, tudo na mesma auto-estrada!

                          Junte-se a isso os distraídos, os que usam a via do meio por desporto e diminuem assim a largura de estrada disponível e os que não usam os espelhos antes de mudar de via e temos bronca.

                          Acredito há já algum tempo que se o diferencial de velocidade entre os carros numa auto-estrada diminuir, a segurança aumenta imediatamente.

                          E por falar em Joao Dias, apareceu na RTP com a cassete do costume. Para esse são dois smilies, por envenenamento de mentes.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                            A pergunta será mais "quem é que fixa os limites e com que critério ?" :-)
                            EDIT: A forma que eu leio essa frase é "tanto faz que a via tenha limites de 50 ou de 150: não há relação entre a velocidade máxima permitida na via e a frequência de acidentes".

                            Mas gosto mais desta frase, que deve fazer engolir em seco muitos dos foristas que costumam ir com o rebanho de "a velocidade mata":

                            "No seu estúdo «Velocidade e Meio Ambiente», o professor destaca que apenas 13 por cento dos sinistros são causados por superar os limites de velocidade e que uma relação directa entre a velocidade e os acidentes não está provada."

                            Afinal não sou só eu que penso dessa forma ...

                            "V"
                            E qual a percentagem de mortos ou feridos que representam esses 13% de Sinistros?
                            Eu já tive N acidentes. O único que me atirou para uma operação foi o único em que ia em excesso de velocidade.
                            Acho que esses estudos são passíveis de inúmeras interpretações.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                              "No seu estúdo «Velocidade e Meio Ambiente», o professor destaca que apenas 13 por cento dos sinistros são causados por superar os limites de velocidade e que uma relação directa entre a velocidade e os acidentes não está provada."

                              Afinal não sou só eu que penso dessa forma ...

                              O único argumento que te posso dar é meramente empírico e pode ser comprovado por qualquer um:

                              Das situações mais delicadas em que estive envolvido (e felizmente NUNCA tive nenhum acidente) envolviam excesso de velocidade. Ou meu ou de outras pessoas. E tive consciência várias vezes que se viesse mais "calminho" que essas situações delicadas nunca teriam chegado sequer ao patamar do susto.

                              Não é preciso um estudo muito elaborado para perceber que, para o mesmo tempo de reacção do condutor, uma maior velocidade acarreta uma maior distância percorrida e isso pode significar a diferença entre um acidente ou não.

                              Comentário


                                #16
                                com velocidade mais baixa, até podia aumentar o número de acidentes... provavelmente morreria menos gente à mesma.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                  Nope. Aí, o que está mal é precisamente o seguir "colado"!
                                  Se não andarmos todos colados em "rebanho" achas seguro andar a 160/180? Se alguma coisa correr para o torto em que é que dá?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                    (...)

                                    Não é preciso um estudo muito elaborado para perceber que, para o mesmo tempo de reacção do condutor, uma maior velocidade acarreta uma maior distância percorrida e isso pode significar a diferença entre um acidente ou não.
                                    Ergo, independentemente do "limite de velocidade para a via em que se circula", é mais importante não circular em "velocidade excessiva", que segundo o CE é "quando não se consegue imobilizar a viatura em condições de segurança no espaço livre e visível à sua frente".

                                    O problema é que em Portugal se continua a confundir os 2 conceitos ... e a fiscalização recai sobre o "excesso de velocidade" quando na realidade o que mata é a "velocidade excessiva" ...

                                    Acho que é isso que o estudo basicamente indica (pelo menos o que se pode ler nas notícias, dado que não consegui o link para o estudo em si).

                                    "V"

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                      Se não andarmos todos colados em "rebanho" achas seguro andar a 160/180? Se alguma coisa correr para o torto em que é que dá?
                                      A 160/180 a distância de segurança não pode ser a mesma que a 100/120.

                                      O que se passa por cá é que mesmo a velocidades "legais" as pessoas tendem a "esquecer-se" dessa distância de segurança ... e incorrem na "velocidade excessiva" (ver definição no meu anterior post).

                                      Fácil de compreender, diria eu ...

                                      EDIT: Para não postar "em barda", adiciono este:

                                      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                      com velocidade mais baixa, até podia aumentar o número de acidentes... provavelmente morreria menos gente à mesma.
                                      HURRAY ! Vamos então lutar pelo limite de 30kms/h em TODAS as vias do país ! Ou mesmo 20kms/h ! ... do'oh ...

                                      "V"

                                      Comentário


                                        #20
                                        A minha opinião é que a 160-180 não é para andar com muita gente na mesma via, porque nem sempre as coisas correm bem, nem toda a gente sabe conduzir como deve ser.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Francisco Ver Post
                                          E qual a percentagem de mortos ou feridos que representam esses 13% de Sinistros?
                                          Eu já tive N acidentes. O único que me atirou para uma operação foi o único em que ia em excesso de velocidade.
                                          Acho que esses estudos são passíveis de inúmeras interpretações.
                                          Falta aí definir o que é esse N. Mas pelas tuas palavras, pode-se depreender que N>1. No entanto, 1 foi aquele em que circulavas em excesso de velocidade. Logo, trata-se claramente da minoria. Ninguém põe em causa que quanto maior a velocidade, maior o estrago. Isso é evidente. A questão é que não foi a velocidade a causadora dos acidentes. Aliás, quanto a isso até poderia contrapor, que no meu caso, é raro cumprir os limites, e no entanto, não tive nenhum acidente. Se seguisse a mesma lógica, vinha dizer que a forma de nos protegermos de acidentes é ignorar os limites de velocidade!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                            Se não andarmos todos colados em "rebanho" achas seguro andar a 160/180? Se alguma coisa correr para o torto em que é que dá?
                                            O mesmo que a qq outra velocidade. O que correu "para o torto" não teve nada a ver com a velocidade!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                              Falta aí definir o que é esse N. Mas pelas tuas palavras, pode-se depreender que N>1. No entanto, 1 foi aquele em que circulavas em excesso de velocidade. Logo, trata-se claramente da minoria. Ninguém põe em causa que quanto maior a velocidade, maior o estrago. Isso é evidente. A questão é que não foi a velocidade a causadora dos acidentes. Aliás, quanto a isso até poderia contrapor, que no meu caso, é raro cumprir os limites, e no entanto, não tive nenhum acidente. Se seguisse a mesma lógica, vinha dizer que a forma de nos protegermos de acidentes é ignorar os limites de velocidade!
                                              brilhante...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Francisco Ver Post
                                                brilhante...
                                                E continuamos sem saber o valor de N.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                  O mesmo que a qq outra velocidade. O que correu "para o torto" não teve nada a ver com a velocidade!
                                                  A diferença entre um embate a 160-180 e um a uma velocidade significativamente menor, são mais narizes partidos na velocidade maior.

                                                  Quando corre para o torto pode ter a ver com a velocidade, e pode ter a ver com outras coisas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu continuo na minha: a maioria dos acidentes acontecem por inabilidade dos condutores e pelo desrespeito das regras mais elementares.

                                                    Quando admitirmos que nem todos podem conduzir, talvez se consiga uma redução efectiva nos acidentes. Afinal porque raio é necessário tirar a carta? No fim de contas vê-se para aí veículos conduzidos por pessoas que nem, o código conhecem!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                                      A diferença entre um embate a 160-180 e um a uma velocidade significativamente menor, são mais narizes partidos na velocidade maior.

                                                      Quando corre para o torto pode ter a ver com a velocidade, e pode ter a ver com outras coisas.
                                                      Lá está: "pode"

                                                      Não passa disso mesmo: uma possibilidade entre muitas.

                                                      E o mal é mesmo pensar em "narizes partidos". Se pensassem: "tenho um acidente, morro", certamente haveria muito menos acidentes.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                        Lá está: "pode"

                                                        Não passa disso mesmo: uma possibilidade entre muitas.

                                                        E o mal é mesmo pensar em "narizes partidos". Se pensassem: "tenho um acidente, morro", certamente haveria muito menos acidentes.
                                                        Exactamente, há muitas causas para um acidente, e até pode ser uma pequena distração com a Maria, telemóvel, um gajo da frente que muda de faixa sem pisca, etc... a questão de fundo na velocidade é que com quanto mais força bates na parede, mais doi...

                                                        E a outra questão que levantas da consciência também é verdade, só quando acontecer mesmo a nós ou aos nossos é que a coisa já chia fino, enquanto não acontece, andar a 300 é sempre divertido.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                                          Exactamente, há muitas causas para um acidente, e até pode ser uma pequena distração com a Maria, telemóvel, um gajo da frente que muda de faixa sem pisca, etc... a questão de fundo na velocidade é que com quanto mais força bates na parede, mais doi...
                                                          (...)
                                                          2 coisas a reter dessa frase:
                                                          - Não se pode conduzir distraido
                                                          - A velocidade tem um efeito potenciador nos resultados do acidente

                                                          Mas a discussão aqui não é essa: a discussão aqui é que apenas 13 por cento dos sinistros são causados por superar os limites de velocidade e que não está provado que haja uma relação directa entre a velocidade e os acidentes . Não confundir "causas" com "efeitos", por favor.
                                                          E isto contraria muitas "certezas" de alguns foristas do AH, incluindo alguns que até deviam ser mais "cuidadosos" nas observações ...

                                                          "V"

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                                                            2 coisas a reter dessa frase:
                                                            - Não se pode conduzir distraido
                                                            - A velocidade tem um efeito potenciador nos resultados do acidente

                                                            Mas a discussão aqui não é essa: a discussão aqui é que apenas 13 por cento dos sinistros são causados por superar os limites de velocidade e que não está provado que haja uma relação directa entre a velocidade e os acidentes . Não confundir "causas" com "efeitos", por favor.
                                                            E isto contraria muitas "certezas" de alguns foristas do AH, incluindo alguns que até deviam ser mais "cuidadosos" nas observações ...

                                                            "V"
                                                            E também tem um efeito potenciador nas causas dos acidentes, se te distraires com o telemovel a 80 durante 2 segs é pouco provavel que mudes muito de direcção, se for a 180, esses 2 segs já podem dar em desviares significativamente a tua direcção e saires da tua faixa.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X