Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Autoeuropa produz novo Sharan em 2010

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Autoeuropa produz novo Sharan em 2010

    A fábrica portuguesa da Volkswagen (VW) deverá começar a produzir o sucessor do monovolume Sharan no início de 2010. O Diário Económico apurou junto de alguns dos actuais fornecedores da Autoeuropa que os produtores dos componentes para o novo Sharan já estão a ser contactados apesar dos acordos não estarem todos concluídos.

    Jörn Raimers, director-geral da Autoeuropa, não confirmou a escolha da fábrica portuguesa mas assegurou que “existe algum favoritismo pelo facto de já estarmos a produzir o Sharan”.

    Em declarações aos jornalistas na conferência europeia “Indústria Automóvel: Competitividade e Futuro” promovida pelo Fórum da Indústria Automóvel de Palmela, e realizada ontem em Palmela, Raimers referiu ainda que o design do novo monovolume da marca alemã “não está terminado”. Quando o novo CEO da VW, Martin Winterkorn, assumiu a liderança da VW, no início do ano, mandou cancelar todos os lançamentos previstos pelas marcas do grupo alemão para rever minuciosamente os desenhos dos novos modelos. Esta seria uma forma de garantir uma identidade própria e imagem distinta para cada marca do grupo. Martin Winterkorn chumbou os desenhos do novo Sharan o que fez derrapar os prazos. Assim, o novo monovolume só começará a ser produzido em 2010.

    Actualmente, a fábrica de Palmela produz dois modelos da VW: Eos e Sharan e ainda o monovolume Seat Alhambra. No próximo ano junta-se a produção do desportivo Scirocco. “A Autoeuropa será sempre uma unidade de produtos com bastante margem de lucro, direccionados para nichos de mercado. Nunca será uma fábrica de volume”, adiantou um dos fornecedores da Autoeuropa ao Diário Económico afastando a hipótese da produção do VW Polo.

    Raimers admitiu que, com um novo modelo, a Autoeuropa terá que aumentar os postos de trabalho.

    Acordo para ganhar Sharan
    Em Março deste ano, a casa-mãe da VW atribuiu à Autoeuropa 500 milhões de euros para “modernização de equipamentos de produção e construção de infra-estruturas para fornecedores” para novos produtos. Desta forma, a sede do grupo alemão reconheceu que o acordo celebrado com a comissão de trabalhadores de Palmela foi uma condição fundamental para os futuros investimentos.

    A fábrica portuguesa já está a aplicar o dinheiro na flexibilização e melhoria da linha de produção, que deverá duplicar até 2010. Actualmente, a indústria automóvel na região de Palmela contribui para cerca de 0,7% do PIB nacional e 4,5% das exportações.

    Fornecedores competitivos
    Jörn Raimers quer fornecedores competitivos internacionalmente para melhorar a qualidade e a competitividade, e reduzir custos de logística e transportes. “Concordo que é necessária uma forte base de fornecedores perto da Autoeuropa, mas temos que ter em consideração que a maior parte dos produtores de componentes estão deslocalizados para Leste onde está concentrada a indústria automóvel”, afirmou o director-geral da Autoeuropa.

    Paralelamente, Raimers acrescentou que a empresa pretende reforçar a ligação com os fornecedores portugueses e espanhóis. Terá o apoio de Emilio Sáenz que, na despedida da direcção da fábrica de Palmela, deixou a intenção: “Quero desenvolver sinergias entre a Volkswagen de Pamplona e a Autoeuropa”.


    Acordo de trabalho em Palmela é exemplo de flexigurança
    Perder direitos para garantir a competitividade da fábrica, ganhar novos modelos e impedir despedimentos. Foi esta a base do acordo celebrado para o período entre 1 de Outubro de 2006 até 30 de Setembro de 2008 que prevê um aumento salarial igual para operadores e especialistas: 4,5% de aumento a partir de Outubro de 2006 e 1% de aumento a 30 de Setembro de 2008. Paralelamente, o trabalho suplementar prevê o pagamento aos sábados e feriados 100% em dinheiro e 25% em tempo compensatório para todos os produtos no caso da fábrica de Palmela ficar a produzir o sucessor do modelo Sharan. O exemplo das negociações na Autoeuropa é muitas vezes dado pelo ministro do Trabalho, Vieira da Silva, quando o governante pretende explicar o que poderá ser o modelo da flexigurança em Portugal: por um lado, há maior flexibilidade mas, por outro, há mais segurança dos trabalhadores em manterem o emprego. Aliás, o ministro prefere sempre falar em “adaptabilidade” dos trabalhadores à empresa (ou vice-versa) do que em flexibilidade.

    In Diário Económico, 30 de Outubro de 2007

    #2
    Isso já era mais do que provável, é claro que a VW não ia dizer logo que sim, mas tendo em conta os rasgos elogios que a nossa fábrica tem ganho ao longo dos anos, era mais do que certo que a nova Sharan viria para cá.

    Comentário


      #3
      Fala-se que caso a Porsche compre o grupo VW, a unidade de Palmela possa vir a especializar na montagem de modelos da Porsche e Audi, devido á sua localização e não ficar tão dependente dos custos de produção.
      Desta forma Palmela passaria a ser um centro de montagem de modelos de gama media/alta do Futuro Porsche Group.

      Comentário


        #4


        shop mas e so pa dar uma imagemzita

        Comentário


          #5
          Coisa horrivel.

          Comentário


            #6
            esse shop está muito Galaxyzada

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
              Fala-se que caso a Porsche compre o grupo VW, a unidade de Palmela possa vir a especializar na montagem de modelos da Porsche e Audi, devido á sua localização e não ficar tão dependente dos custos de produção.
              Desta forma Palmela passaria a ser um centro de montagem de modelos de gama media/alta do Futuro Porsche Group.

              Vou já mandar o meu CV para o posto de Piloto de testes .



              Abraço Nuno .

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por João_Bráz Ver Post
                Isso já era mais do que provável, é claro que a VW não ia dizer logo que sim, mas tendo em conta os rasgos elogios que a nossa fábrica tem ganho ao longo dos anos, era mais do que certo que a nova Sharan viria para cá.
                Só isso não é suficiente. A fábrica da Opel na Azambuja também era referencia na GM e infelizmente nem por isso o seu destino mudou.

                Comentário


                  #9
                  Encontrei esta imagem

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por NMMSD Ver Post
                    Encontrei esta imagem

                    Corrigam-me se estou enganado, mas penso que esse é um photoshop do Touran que vai sair lá pa 2010

                    Comprimentos

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X