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motores sohc e dohc com a mesma cc

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    motores sohc e dohc com a mesma cc

    boas pessoal

    qual a diferença em termos de prestações de um motor com a mesma cilindrada mas um ser soch e outro dohc, sendo que ambos são de 16valvulas.
    A diferença de uma cam á cabeça será muito diferente do que se tive-se duas cams.

    thanks

    #2
    Regra geral têm mais potência os DOHC.

    Comentário


      #3
      Em teoria não será nenhuma, mas na prátca o DOHC poderá proporcionar uma colocação das condutas de admissão e de escape mais eficientes. Acho eu...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
        Regra geral têm mais potência os DOHC.
        Não necessariamente!aliás o cu não tem nada a ver com as calças

        Ser DOHC facilita muito mais a colocação das válvulas do que SOHC, onde aliás a grande maioria dos fabricantes nem se dá ao trabalho de fazer um SOHC de 16 V

        E, claro, (não sendo isto uma verdade paradigmática) os DOHC sentem-se mais á vontade para lidar lidar com RPM´s mais altas

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
          Não necessariamente!aliás o cu não tem nada a ver com as calças

          Ser DOHC facilita muito mais a colocação das válvulas do que SOHC, onde aliás a grande maioria dos fabricantes nem se dá ao trabalho de fazer um SOHC de 16 V

          E, claro, (não sendo isto uma verdade paradigmática) os DOHC sentem-se mais á vontade para lidar lidar com RPM´s mais altas
          Dou como exemplo meu Fit 1.5 16v VTEC SOHC. A potência máxima de 105 cv é obtida às 5.800 rpm, com faixa vermelha começando às 6.300 rpm e corte do motor às 6.500 rpm, muito longe dos legendários VTEC Honda com potência máxima de 7.000 rpm (até mesmo os 9.000 rpm do S2000). Mas ainda assim muito gostoso de guiar, sem negar fogo!

          Comentário


            #6
            Num DOHC existe um controlo mais rigoroso das válvulas pq são actuadas por duas árvores de cames diferentes...uma comparação estúpida mas para entenderes melhor: quem consegue conduzir melhor, um gajo numa situação normal ou outro com uma mão no tlm?

            Comentário


              #7
              porra realmente os sohc sao uma *********

              felizmente o meu civic tem 16v corta ás 7200rpm e está prestes a levar com mini me de uma admissao dum motor dohc...

              obra do acaso...

              normalmente o dohc no caso da honda estao associados á sigla VTEC...

              Comentário


                #8
                Esta é uma excelente questao.Por exemplo, o 2.0d da mazda é 16v com uma arvore de cames... e nao consigo imaginar isso na minha cabeça..:-S
                Alguem tem um desenho de um exemplo desses?

                Comentário


                  #9
                  DOHC para mim leva sempre vantagem

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                    porra realmente os sohc sao uma *********

                    felizmente o meu civic tem 16v corta ás 7200rpm e está prestes a levar com mini me de uma admissao dum motor dohc...

                    obra do acaso...

                    normalmente o dohc no caso da honda estao associados á sigla VTEC...
                    Não só, há imensos SOHC VTEC, sempre houve e ainda hoje em dia, a Honda é perita nisso!

                    Aliás, o motor D16A9/A8, DOHC 16v 130/122cv foi substituido pelo D16Z(x), sendo "apenas" SOHC, mas com variador de fase VTEC.
                    Editado pela última vez por JeTBoy; 04 November 2007, 21:07.

                    Comentário


                      #11
                      Tenho um Accord 1.8i LS (120cv, SOHC sem Vtec) e o que eu noto é uma maior disponibilidade e força nos regimes médios em relação à variante homóloga DOHC Vtec com 136cv.

                      De resto, nos regimes além das 6000rpm, o DOHC é mais pujante!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                        Num DOHC existe um controlo mais rigoroso das válvulas pq são actuadas por duas árvores de cames diferentes...uma comparação estúpida mas para entenderes melhor: quem consegue conduzir melhor, um gajo numa situação normal ou outro com uma mão no tlm?
                        Acho que está bem explicado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                          Não só, há imensos SOHC VTEC, sempre houve e ainda hoje em dia, a Honda é perita nisso!

                          Aliás, o motor D16A9/A8, DOHC 16v 130/122cv foi substituido pelo D16Z(x), sendo "apenas" SOHC, mas com variador de fase VTEC.
                          dai eu ter dito normalmente...porque para os amantes Honda (eu e tu por exemplo) falar em d14a2 d16z6 d16a8 etc etc é normal
                          mas para pessoal que nao está familiarizado com hondas...dohc é VTI´S E VTEC ....

                          há um user de um forum de hondas que ja pos um d14a2 (igual ao meu) a ser puxado por VTEC...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
                            Não necessariamente!aliás o cu não tem nada a ver com as calças

                            Ser DOHC facilita muito mais a colocação das válvulas do que SOHC, onde aliás a grande maioria dos fabricantes nem se dá ao trabalho de fazer um SOHC de 16 V

                            E, claro, (não sendo isto uma verdade paradigmática) os DOHC sentem-se mais á vontade para lidar lidar com RPM´s mais altas
                            Pá, eu disse "regra geral"... o que é verdade. DOHC, para o mesmo bloco com a mesma cc, costuma dar mais potência do que um SOHC.

                            Comentário


                              #15
                              ......
                              Editado pela última vez por bacalao; 26 February 2009, 19:37.

                              Comentário


                                #16
                                yes

                                Tambem me interessa porque eu vou comprar um Soch Vtec 1.5 e ainda quero saber mais sobre a diferença deste para o Doch

                                Sei que a diferença baseia-se que o Sock Vtec trabalha com uma arvore de cames, e o Dock com duas arvores de cames, o Doch tem mais potencia e anda mais, e o Sock é um pequeno Vtec mais virado para os consumos e para a economia.

                                Corrijam-me se estiver enganado, e os entendidos exclareçam aqui o pessoal.
                                Obrigado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                  porra realmente os sohc sao uma *********

                                  felizmente o meu civic tem 16v corta ás 7200rpm e está prestes a levar com mini me de uma admissao dum motor dohc...

                                  obra do acaso...

                                  normalmente o dohc no caso da honda estao associados á sigla VTEC...

                                  è uma ***** o que ******* ?

                                  SOHC é um vtec mais economico com uma arvore de cames, foi uma excelente criaçao. Honda Civic 1.5 SOHC Vtec tem tecnologia Vtec e mama menos que um DOHC, por exemplo.

                                  É uma grande alternativa para quem quer ter um carro com a garra de um VTEC e que faça consumos de 5/6 para o dia a dia. Só isto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    eu sei que para a mesma potencia, um DOHC é menor em cilindrada, consome mais e é mais rotativo. O SOHC tem maior força em baixas, o DOHC desenvolve mais que o SOHC em altas.

                                    Se ques comprar o 1.5 vtec da honda, sei que esse motor faz bons consumos, melhor que alguns 1.3....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ricardo André Ver Post
                                      è uma ***** o que ******* ?

                                      SOHC é um vtec mais economico com uma arvore de cames, foi uma excelente criaçao. Honda Civic 1.5 SOHC Vtec tem tecnologia Vtec e mama menos que um DOHC, por exemplo.

                                      É uma grande alternativa para quem quer ter um carro com a garra de um VTEC e que faça consumos de 5/6 para o dia a dia. Só isto.

                                      Meu caro estás completamente desfasado no tempo pah...

                                      Lê antes de escrever

                                      e aconcelho-te a ler mais informação sobre vtec...e-vtec, vtec-e,I-vtec e os varios stages do vtec...

                                      depois passas á parte das diferenças de DOHC e SOHC.
                                      Editado pela última vez por RuiSoad; 26 February 2009, 19:54.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                        Meu caro estás completamente desfasado no tempo pah...

                                        Lê antes de escrever

                                        e aconcelho-te a ler mais informação sobre vtec...e-vtec, vtec-e,I-vtec e os varios stages do vtec...

                                        depois passas á parte das diferenças de DOHC e SOHC.
                                        Vejo tanta gente falar e ninguem escreve direito.

                                        Sem querer entrar nas stages que isso nao sei e deves saber bem mais que eu decerteza.

                                        Agora nao me digam que SOCH Vtec é o que disseram, porra um carro 1500 a gasolina mesmo que seja SOHC nao anda? Voces só querem carros para acelarar, aposto que muitos de aquim andam a pé porque nao teem dinheiro para a gasolina.

                                        Comentário


                                          #21
                                          estas a falar de qual versão? se das os dados do carro em questão é melhor

                                          Comentário


                                            #22
                                            http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=67837

                                            SOHC penso que só permite a vela de lado, no DOHC as velhas podem estar entre as cames, ou seja ao meio o que será à partida uma posição mais proxima do ideal na combustão.

                                            O SOHC tem uma construção mais económica e não é necessário tanto esforço da cambota para mover a arvore de cames que é uma em vez de duas.
                                            Editado pela última vez por FernandoAc; 26 February 2009, 20:25.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Mais um doferença insignificante:

                                              O DOHC VTEC tem escrito na cabeça das valvulas e o SOCH VTEC nao --'

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ha, e o SOHC acho que permite que o carro trabalhe com 12 valvulas em baixa rotaçao, o que permite consumos reduzidos, o DOCH como é mais rotativo é que vai as 9 000 RPM como voces gostam e trabalha sempre com as 16.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ricardo André Ver Post
                                                  Mais um doferença insignificante:

                                                  O DOHC VTEC tem escrito na cabeça das valvulas e o SOCH VTEC nao --'
                                                  Não precisa ter la nada escrito, geralmente basta olhar e ver.


                                                  Este é DOHC, consegue-se logo ver as velas ao centro e os dois topos.


                                                  Já este é SOHC, no entanto o bloco é igual. São ambos 16v apesar da cabeça ser diferente.
                                                  Podes ver as velas de lado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ricardo André Ver Post
                                                    Ha, e o SOHC acho que permite que o carro trabalhe com 12 valvulas em baixa rotaçao, o que permite consumos reduzidos, o DOCH como é mais rotativo é que vai as 9 000 RPM como voces gostam e trabalha sempre com as 16.
                                                    Penso que não seja, o DOHC VTEC também pode trabalhar com 8v em baixas rotações e abrir as outras 8v para trabalhar em 16v a altas RPMS. O B16A penso que faz isso.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ok Ok OK !
                                                      Tens razao. LOL

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ricardo André Ver Post
                                                        Vejo tanta gente falar e ninguem escreve direito.

                                                        Sem querer entrar nas stages que isso nao sei e deves saber bem mais que eu decerteza.

                                                        Agora nao me digam que SOCH Vtec é o que disseram, porra um carro 1500 a gasolina mesmo que seja SOHC nao anda? Voces só querem carros para acelarar, aposto que muitos de aquim andam a pé porque nao teem dinheiro para a gasolina.
                                                        rapaz tens Civic's 1.5 sohc de 90cv...achas que andam muito ?


                                                        Originalmente Colocado por Ricardo André Ver Post
                                                        Ha, e o SOHC acho que permite que o carro trabalhe com 12 valvulas em baixa rotaçao, o que permite consumos reduzidos, o DOCH como é mais rotativo é que vai as 9 000 RPM como voces gostam e trabalha sempre com as 16.

                                                        tas a misturar alho com bugalhos...

                                                        não é o SOHC que faz com que o carro trabalho a 12v abaixo das 2500rpm...mas sim o sistema VTEC-E...por exemplo aplicado no Civic 1.5iLs de 115cv...

                                                        alias mesmo com este sistema podes ter o motor a trabalhar sempre a 16v...basta que para isso apliques carga maxima no acelerador...

                                                        Porém, não é por ser SOHC ou DOHC que faz mais ou menos rotação...e muito menos por ter ou não ter sistema VTEC...

                                                        Pronto, 1ª lição

                                                        agora pesquisa...que eu tambem não aprendi tudo numa noite só

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ora e só para puxar este assunto...

                                                          Qual a vossa opinião sobre estes motores ?

                                                          Isto vem de encontro ao facto de ter um diesel que chega às 5500 RPM e até o meu mecânico acha estranho naquele motor de 2200cc.
                                                          Normalmente devia andar pelas 4500RPM.

                                                          Conta lá as experiências com estes motores.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            pessoal isso de ser motor sohc e ser v-tec e ir as 6mil ou 7 mil ou 9 mil rpm n tem nada haver com ser sohc, mas sim com a tecnologia v-tec q foi desenvolvida pela honda por outro factor, no caso da honda eles adaptaram a tecnologia usada nas motas e adaptaram aos motores dos carros apesar de serem coisas diferentes. Apesar dos motores das motos estarem sujeitos a maiores rotações, e aindamais isto honda n tem so motores sohc mas tambem tem dohc em q usam a mesma tecnologia o chamado v-tec os carros sem v-tec sohc so andam a volta das 5mil no máximo dos máximos 6 mil ja a cortar agora sem metam motores sem ter v-tec tanto sohc e dohc juntos e depois digam-me a diferença e nota-se bem a diferença

                                                            Comentário

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