comprei hoje a AutoFoco e vinha lá uma reportagem deveras interessante, feita pela AutoBild! tinha 1 lista das marcas, ordenadas consoante a qualidade dos seus produtos (e consequente fiabilidade e durabilidade), e ainda uma pequena avaliaçao, marca a marca.
deixo aqui para verem, que acho realmente interessante:
Ranking:
1.Mazda
2.Toyota
3.Honda
4.Suzuki
5.Nissan
6.Chevrolet
7.Audi, Mercedes, Mitsubishi e Volvo
11.Hyundai, Opel, Skoda, Smart
15.BMW
16.VW
17.Citroen e Seat
19.Ford
20.Kia
21.Alfa Romeo
22.Renault
23.Fiat e Peugeot
(eu juro que nao alterei esta lista! )
de seguida tem tambem uma pequena critica a cada marca:
Alfa Romeo: "A Alfa Romeo goza de bónus de simpatia dos seus clientes, segundo os resultados dos questionários sobre fiabilidade. Todavia, o relaório da TUV (entidade reguladora da qualidade na Alemanha, com delegação em Portugal) chumba liminarmente a marca italiana, por descuido na comercialização de modelos com... pequenos defeitos."
Audi: "Mestre em cativar os sentidos e o... coração - o termo aplica-se bem à Audi. A qualidade perceptivel, principalmente no habitáculo, é provavelmene a melhor do mercado. Mas a credibilidade da marca não preenche as pretensões premium no índice de confiança dos clientes, com demoras na emenda de erros por demais desconhecidos."
BMW: "Alguns elogios, mas também algumas críticas a apontar ao contructor bávaro. Óptimos resultados no questionário sobre a imagem da marca, mas no relatório da TUV a nota é fraca. Há anos que se repetem queixas sobre avarias nos eixos. Será que nao se arranja maneira de as resolver, em definitivo?..."
Chevrolet: "A base de dados da marca norte-americana da GM ainda é escassa, mas suficiente para brilhar no Relatório de Qualidade 2007, com o título de melhor das não-japonesas. A tecnologia da Chevrolet revela boa fiabilidade mas a qualidade perceptivel ainda deixa muito a desejar. Será que ainda persiste o estigma coreano?"
Citroen: "O balanço da TUV revelou-se confrangedor. A opinião dos clientes alemães da marca francesa não é positiva, queixando-se arduamente da qualidade dos automóveis que conduzem. Apesar disso, a Citroen descolou das ultimas posições do relatório anual. Será que modelos como o novo C5 poderão ajudar a subir ainda mais?"
Fiat: "Há anos que os italianos prometem que a qualidade dos seus veiículos vai melhorar, mas é dificil detectar essa evolução, à excepção do pequeno Panda, que continua a resistir estoicamente à erosão dos anos. O novo Fiat 500 promete causar sensação e cativar muitos clientes novos. Quiçá fidelizando-os à marca."
Ford: "A Ford tem registado bons resultados nos testes de condução. Raro é o modelo lançado pela marca norte-americana que não conquiste, desde logo, o estatuto de referência no respectivo segmento. Porém, a fiabilidade terá de melhorar. Porque, com este desempenho, é dificil manter a fidelidade dos clientes."
Honda: "A Honda manteve a posiçao do Relatório de Qualidade de 2006. A razão para não evoluir - além da competência da Mazda e Toyota - reside no aumento dos serviços de reparação pós-venda e também nas cartas de leitores testemunhando defeitos em veículos Honda. De qualquer modo, o resultado final é muito positivo."
Hyundai: "O maior fabricante coreano deixa impressão de qualidade ambígua. Por um lado, os seus automoveis pontuam bem nos testes de longa duração mas, por outro, chumbam nos relatórios da TUV e nas muitas cartas de leitores que chegam à redacção da AutoBild. Verdadeiramente acima da média são somente as condições de garantia."
Kia: "Ainda vai demorar para que as consequencias de pecados antigos sejam erradicados das estatísticas da marca coreana. A diferença de qualidade entre os modelos do passado recente e os actuais é enorme. Os seus generosos prazos de garantia provam que os coreanos acreditam na durabilidade dos seus automoveis."
Mazda: "A Mazda alcança o hat-trick, ficando pela terceira vez consecutiva em primeiro lugar no Relatório de Qualidade da revista AutoBild. Mas os responsáveis nipónicos que não gastem já dinheiro nos foguetes: importa esclarecer que o resultado é muito bom, mas de modo algum... excelente, pois vão aparecendo críticas."
Mercedes: "O rendimento da marca da estrela neste relatório não se coaduna com o seu estatudo premium. Há, todavia, uma promissora boa notícia: parece que os erros cometidos no passado recente começaram finalmente a desvanecer-se das estatísticas e, não menos importante: na opinião dos seus exigentes clientes."
Mitsubishi: "Os resultados de 2007 abonam a favor da credibilidade da marca. Mas persiste o lema compre-se japonês, mas não Mitsubishi. O relatório da TUV lança críticas (direcção, ferrugem...) e nos resultados do inquérito, a marca não consegue acompanhar, nem aproximar-se, da boa forma das compatriotas Mazda e Toyota."
Nissan: "Não podemos culpar a marca de transgressões graves. A qualidade japonesa tem outro tipo de representantes - de melhor qualidade. Em termos classificativos, resta dejesar que a Nissan não descaia mais, por exemplo, ao nível da empresa-mãe, a francesa Renault. Por ora pode sossegar, pois ainda está muito distante!"
Opel: "A Opel parecia no bom caminho. Do penultimo lugar em 2002 vinha subindo continuamente na tabela de qualidade. Pelos vistos, a ferrugem também já não é problema penalizador, embora ainda não tenha sido eliminada, por exemplo de alguns pontos críticos, como o escape. Por isso, a marca alemã desceu ligeiramente em 2007."
Peugeot: "A Peugeot debate-se com grandes problemas de credibilidade, reconhecidos até pelo presidente do Grupo PSA, que prometeu atacar rapidamente o problema. De razoável posição a meio da tabela, em 2002, precipitou-se em queda livre até ao último lugar, que ocupa no relatório deste ano, em partilha com a Fiat."
Renault: "O relatório de 2007 refere que, em matéria de credibilidade e qualidade de fabrico, os franceses têm falhas consideráveis. São já muitos os anos em que a marca do losango ocupa as ultimas posições destes relatórios. Quando é que a Renault toma as rédeas? Será que o novo Laguna é, de facto, o início de um novo ciclo?"
Seat: "Quatro empresas pertencentes ao mesmo grupo - níveis de qualidade díspares. Tanto no relatório TUV, como na opinião dos clientes, os espanhóis não merecem a confiança depositada nas irmãs, principalmente Audi e Skoda. Só os responsáveis da marca de Martorell deverão saber os motivos da discriminação negativa."
Skoda: "Na Skoda há razões para optimismo, embora moderado. O desempenho em 2007, na consideração dos seus clientes, não é excelente... mas é bom. Estes parecem estar medianamente satisfeitos com os automóveis da marca checa do Grupo VW. Logo, justifica-se a subida de três lugares neste ranking de qualidade."
Smart: "A qualidade aferida através da imagem de marca não é especialmente perceptivel, mas os modelos da smart começam a demonstrar fiabilidade a longo prazo - quem diria que os carrinhos se mostrassem tão robustos! Esperamos, apena, que a nova geração não degenere, mantendo a marca na primeira metade da tabela."
Suzuki: "A Suzuki circula firmemente ficando em terreno positivo subindo quatro posições em 2007, ficando à beira do pódio. As queixas dos clientes da marca nipónica estão bem acima do limite tolerável, mas o relatório da TUV fá-la perder fulgor. Há concorrentes japoneses que conseguem fazer melhor. Mas também pior..."
Toyota: "Expoente máximo da qualidade há anos, tem de lutar arduamente para se manter entre os melhores, em especial face às novas referências compatriotas. Demasiadas recolhas e alguns parafusos com defeito - imagine-se! - afectam o balanço final. Assim, o 1º lugar, mesmo à distância de um degrau, volta a parecer uma... miragem."
Volvo: "A Volvo não vacila! A marca sueca do Grupo Ford surfa na onda premium e está nos pícaros na opinião dos consumidores, em especial pela imagem que construiu de paladina da segurança. Apesar de alguma mediania nos demais pontos de avaliação, nomeadamente no relatório da TUV, obtém resultado positivo."
VW: "Solidamente instalada... abaixo da linha de água! Não há motivos para optimismo. Se a qualidade de todos os modelos da VW fosse nivelada pela do VW Touran, o futuro seria mais sombrio para a marca. O monovolume compacto tem dado demasiadas dores de cabeça... Ainda assim, as reclamações dos clientes diminuíram."
AutoFoco nº397, 31 a 7 de Novembro 2007.
deixo aqui para verem, que acho realmente interessante:
Ranking:
1.Mazda
2.Toyota
3.Honda
4.Suzuki
5.Nissan
6.Chevrolet
7.Audi, Mercedes, Mitsubishi e Volvo
11.Hyundai, Opel, Skoda, Smart
15.BMW
16.VW
17.Citroen e Seat
19.Ford
20.Kia
21.Alfa Romeo
22.Renault
23.Fiat e Peugeot
(eu juro que nao alterei esta lista! )
de seguida tem tambem uma pequena critica a cada marca:
Alfa Romeo: "A Alfa Romeo goza de bónus de simpatia dos seus clientes, segundo os resultados dos questionários sobre fiabilidade. Todavia, o relaório da TUV (entidade reguladora da qualidade na Alemanha, com delegação em Portugal) chumba liminarmente a marca italiana, por descuido na comercialização de modelos com... pequenos defeitos."
Audi: "Mestre em cativar os sentidos e o... coração - o termo aplica-se bem à Audi. A qualidade perceptivel, principalmente no habitáculo, é provavelmene a melhor do mercado. Mas a credibilidade da marca não preenche as pretensões premium no índice de confiança dos clientes, com demoras na emenda de erros por demais desconhecidos."
BMW: "Alguns elogios, mas também algumas críticas a apontar ao contructor bávaro. Óptimos resultados no questionário sobre a imagem da marca, mas no relatório da TUV a nota é fraca. Há anos que se repetem queixas sobre avarias nos eixos. Será que nao se arranja maneira de as resolver, em definitivo?..."
Chevrolet: "A base de dados da marca norte-americana da GM ainda é escassa, mas suficiente para brilhar no Relatório de Qualidade 2007, com o título de melhor das não-japonesas. A tecnologia da Chevrolet revela boa fiabilidade mas a qualidade perceptivel ainda deixa muito a desejar. Será que ainda persiste o estigma coreano?"
Citroen: "O balanço da TUV revelou-se confrangedor. A opinião dos clientes alemães da marca francesa não é positiva, queixando-se arduamente da qualidade dos automóveis que conduzem. Apesar disso, a Citroen descolou das ultimas posições do relatório anual. Será que modelos como o novo C5 poderão ajudar a subir ainda mais?"
Fiat: "Há anos que os italianos prometem que a qualidade dos seus veiículos vai melhorar, mas é dificil detectar essa evolução, à excepção do pequeno Panda, que continua a resistir estoicamente à erosão dos anos. O novo Fiat 500 promete causar sensação e cativar muitos clientes novos. Quiçá fidelizando-os à marca."
Ford: "A Ford tem registado bons resultados nos testes de condução. Raro é o modelo lançado pela marca norte-americana que não conquiste, desde logo, o estatuto de referência no respectivo segmento. Porém, a fiabilidade terá de melhorar. Porque, com este desempenho, é dificil manter a fidelidade dos clientes."
Honda: "A Honda manteve a posiçao do Relatório de Qualidade de 2006. A razão para não evoluir - além da competência da Mazda e Toyota - reside no aumento dos serviços de reparação pós-venda e também nas cartas de leitores testemunhando defeitos em veículos Honda. De qualquer modo, o resultado final é muito positivo."
Hyundai: "O maior fabricante coreano deixa impressão de qualidade ambígua. Por um lado, os seus automoveis pontuam bem nos testes de longa duração mas, por outro, chumbam nos relatórios da TUV e nas muitas cartas de leitores que chegam à redacção da AutoBild. Verdadeiramente acima da média são somente as condições de garantia."
Kia: "Ainda vai demorar para que as consequencias de pecados antigos sejam erradicados das estatísticas da marca coreana. A diferença de qualidade entre os modelos do passado recente e os actuais é enorme. Os seus generosos prazos de garantia provam que os coreanos acreditam na durabilidade dos seus automoveis."
Mazda: "A Mazda alcança o hat-trick, ficando pela terceira vez consecutiva em primeiro lugar no Relatório de Qualidade da revista AutoBild. Mas os responsáveis nipónicos que não gastem já dinheiro nos foguetes: importa esclarecer que o resultado é muito bom, mas de modo algum... excelente, pois vão aparecendo críticas."
Mercedes: "O rendimento da marca da estrela neste relatório não se coaduna com o seu estatudo premium. Há, todavia, uma promissora boa notícia: parece que os erros cometidos no passado recente começaram finalmente a desvanecer-se das estatísticas e, não menos importante: na opinião dos seus exigentes clientes."
Mitsubishi: "Os resultados de 2007 abonam a favor da credibilidade da marca. Mas persiste o lema compre-se japonês, mas não Mitsubishi. O relatório da TUV lança críticas (direcção, ferrugem...) e nos resultados do inquérito, a marca não consegue acompanhar, nem aproximar-se, da boa forma das compatriotas Mazda e Toyota."
Nissan: "Não podemos culpar a marca de transgressões graves. A qualidade japonesa tem outro tipo de representantes - de melhor qualidade. Em termos classificativos, resta dejesar que a Nissan não descaia mais, por exemplo, ao nível da empresa-mãe, a francesa Renault. Por ora pode sossegar, pois ainda está muito distante!"
Opel: "A Opel parecia no bom caminho. Do penultimo lugar em 2002 vinha subindo continuamente na tabela de qualidade. Pelos vistos, a ferrugem também já não é problema penalizador, embora ainda não tenha sido eliminada, por exemplo de alguns pontos críticos, como o escape. Por isso, a marca alemã desceu ligeiramente em 2007."
Peugeot: "A Peugeot debate-se com grandes problemas de credibilidade, reconhecidos até pelo presidente do Grupo PSA, que prometeu atacar rapidamente o problema. De razoável posição a meio da tabela, em 2002, precipitou-se em queda livre até ao último lugar, que ocupa no relatório deste ano, em partilha com a Fiat."
Renault: "O relatório de 2007 refere que, em matéria de credibilidade e qualidade de fabrico, os franceses têm falhas consideráveis. São já muitos os anos em que a marca do losango ocupa as ultimas posições destes relatórios. Quando é que a Renault toma as rédeas? Será que o novo Laguna é, de facto, o início de um novo ciclo?"
Seat: "Quatro empresas pertencentes ao mesmo grupo - níveis de qualidade díspares. Tanto no relatório TUV, como na opinião dos clientes, os espanhóis não merecem a confiança depositada nas irmãs, principalmente Audi e Skoda. Só os responsáveis da marca de Martorell deverão saber os motivos da discriminação negativa."
Skoda: "Na Skoda há razões para optimismo, embora moderado. O desempenho em 2007, na consideração dos seus clientes, não é excelente... mas é bom. Estes parecem estar medianamente satisfeitos com os automóveis da marca checa do Grupo VW. Logo, justifica-se a subida de três lugares neste ranking de qualidade."
Smart: "A qualidade aferida através da imagem de marca não é especialmente perceptivel, mas os modelos da smart começam a demonstrar fiabilidade a longo prazo - quem diria que os carrinhos se mostrassem tão robustos! Esperamos, apena, que a nova geração não degenere, mantendo a marca na primeira metade da tabela."
Suzuki: "A Suzuki circula firmemente ficando em terreno positivo subindo quatro posições em 2007, ficando à beira do pódio. As queixas dos clientes da marca nipónica estão bem acima do limite tolerável, mas o relatório da TUV fá-la perder fulgor. Há concorrentes japoneses que conseguem fazer melhor. Mas também pior..."
Toyota: "Expoente máximo da qualidade há anos, tem de lutar arduamente para se manter entre os melhores, em especial face às novas referências compatriotas. Demasiadas recolhas e alguns parafusos com defeito - imagine-se! - afectam o balanço final. Assim, o 1º lugar, mesmo à distância de um degrau, volta a parecer uma... miragem."
Volvo: "A Volvo não vacila! A marca sueca do Grupo Ford surfa na onda premium e está nos pícaros na opinião dos consumidores, em especial pela imagem que construiu de paladina da segurança. Apesar de alguma mediania nos demais pontos de avaliação, nomeadamente no relatório da TUV, obtém resultado positivo."
VW: "Solidamente instalada... abaixo da linha de água! Não há motivos para optimismo. Se a qualidade de todos os modelos da VW fosse nivelada pela do VW Touran, o futuro seria mais sombrio para a marca. O monovolume compacto tem dado demasiadas dores de cabeça... Ainda assim, as reclamações dos clientes diminuíram."
AutoFoco nº397, 31 a 7 de Novembro 2007.
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