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Qualidade na Autoeuropa põe em risco novo monovolume da VW

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    Qualidade na Autoeuropa põe em risco novo monovolume da VW

    Do "Dinheiro Digital" de hoje:

    "Qualidade na Autoeuropa põe em risco novo monovolume da VW


    O clima de crise de qualidade instalou-se na Volskwagen Autoeuropa, oito meses depois da chegada de Jörn Reimers à direcção, e poderá colocar em risco a luta pelo novo monovolume (Sharan), segundo o jornal Público desta sexta-feira.

    O momento «é crítico: aproxima-se a decisão final e a Eslováquia é o rival mais sério», nota o artigo. A fábrica que era considerada de topo no ranking interno de produtividade e qualidade da VW «passou a reportar falhas, os fornecedores portugueses queixam-se da mudança de atitude do grupo alemão e as mudanças internas decididas pela nova gestão têm levado os trabalhadores a reclamar mais diálogo», explica a mesma fonte.
    Os problemas ao nível da qualidade do produto começaram a ser reportados na sequência de uma auditoria levada a cabo pela casa-mãe «usando critérios alegadamente mais exigentes e da entrada em acção do novo plano de gestão».
    A fábrica foi obrigada a abrandar a produção para dar resposta às falhas detectadas, nomeadamente no monovolume, cuja produção baixou de 215 para 175/180 unidades por dia, implicando sobretudo fornecedores instalados no parque, detalha o artiigo do Público.
    O facto de o novo homem forte da VW vir da Audi, Martin Winterkorn, «é a explicação para inspecções mais exigentes», sugere o jornal.
    Boletins internos semanais da fábrica de Palmela dão conta de dificuldades da unidade em termos de qualidade. Segundo o director da área da qualidade, Uwe Harnack, no número de 22 de Outubro da publicação interna, depois de uma melhoria nos registos do monovolume e do Eos em Março, as reclamações [das várias secções de produção] aumentaram novamente em Abril.
    «Aparentemente não estamos a conseguir estabilizar os bons resultados», refere o jornal citando o responsável da Autoeuropa. 09-11-2007 8:43:25 "


    O problema será dos fornecedores ou do fornecido?

    #2
    Lendo a versão do Público, fica a ideia que o novo gestor de há uns meses para cá da Auto-Europa passou a exigir mais dos fornecedores, fechou a porta de conversa com estes e com os trabalhadores.

    Quer-me parecer que mais uma vez o exemplo vem de cima...

    Comentário


      #3
      Nada de estranhar que apertem os tomates aos fornecedores. Pelo menos sei de um que merecia um bom aperto.

      Comentário


        #4
        Se calhar é um problema de qualidade da nova gestão

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por TiZeDasCoives Ver Post
          Nada de estranhar que apertem os tomates aos fornecedores. Pelo menos sei de um que merecia um bom aperto.
          Conta mais. Não deixes só isso no ar!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
            Conta mais. Não deixes só isso no ar!
            Basicamente o lema deles é: Produtividade > Qualidade.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por TiZeDasCoives Ver Post
              Basicamente o lema deles é: Produtividade > Qualidade.

              Comentário


                #8
                Interessa-lhes mais produtos feitos do que produtos com boa qualidade

                Comentário


                  #9
                  Parece que quer fornecedores quer trabalhadores se queixam da falta de dialogo por parte do Reimers.

                  Será o principio do fim?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TiZeDasCoives Ver Post
                    Interessa-lhes mais produtos feitos do que produtos com boa qualidade
                    A velha dicotomia Qualidade/Produção.
                    Mas e porquê esta mudança agora? Os monovolumes anteriores não tinham os padrões de qualidade definidos?

                    Comentário


                      #11
                      Ninguém aqui do forum AHO conhece ou é trabalhador de alguma das partes mencionadas?

                      Gostava de ter feedback de pessoal melhor informado.
                      Editado pela última vez por Cahib; 09 November 2007, 14:28.

                      Comentário


                        #12
                        Não sei qual é a novidade. Basta andar num dos monovolumes para ver a (falta de) qualidade do produto.

                        Comentário


                          #13
                          É o elo mais fraco da VW.

                          Comentário


                            #14
                            Sistematicamente desde que os Mono-volumes da Autoeuropa
                            começaram a ser produzidos, que os mesmo aparecem sempre
                            nos últimos lugares em estudos de fiabilidade, e só agora passada mais
                            de uma década é que se preocupam com o assunto...


                            De facto, a WW tarda a analisar os seus problemas, mas sempre é melhor
                            tarde do que nunca.

                            E a culpa principal não é dos trabalhadores portugueses nem dos
                            fornecedores portugueses, mas sim da WW, porque nunca ligaram
                            a isso, o que interessava era reduzir custos e ter o máximo de lucro por
                            automóvel... Pode ser que agora tenham acordado.
                            Eles quiseram foi produzir em Portugal barato e não com qualidade.

                            Só é pena que para Portugal seja muito mau perder a AutoEuropa.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                              Ninguém aqui do forum AHO conhece ou é trabalhador de alguma das partes mencionadas?

                              Gostava de ter feedback de pessoal melhor informado.
                              Eu trabalhei para a Autoeuropa, como representante dum fornecedor.
                              Tratei de assuntos de qualidade, logistica, engenharia de processo.

                              Muito básicamente o esquema da Autoeuropa e VW em geral é o seguinte:

                              Na altura das compras e negociações com fornecedores, chega-se a acordo e pagam por exemplo 20€ por uma peça com qualidade X.
                              Com o decorrer do tempo a VW/AE pede a qualidade X+1 pelos mesmos 20€.
                              Depois começam a ser criados problemas para os fornecedores para que estes de alguma forma sejam obrigados a entrar num esquema de compensações.
                              Penalizaçoes por quantidade de peças rejeitadas tem uma determinada multa em €€€ mas pode ser trocado por peças cujo montante iguala a penalização and so on...

                              Posso afirmar que o critério de qualidade para a aceitação de peças pode mudar N vezes durante o contrato, e todas as alineas são bem estudas ao pintelho para sacarem a maior quantidade de euros possivel.
                              No mundo da industria automovel a VW tem vindo a ser conotada como o "cigano".
                              A empresa onde trabalhei, tinha projectos com a Mercedes, Audi, BMW, Jaguar, Toyota, etc.
                              De longe o contrato que assinamos com a AE foi o pior de sempre.
                              Editado pela última vez por jackboot; 14 November 2007, 23:43.

                              Comentário


                                #16
                                Mas essa é a velha politica dos contractos á velhaco.

                                Assinas o contracto de fornecimento para um certo produto com uma certa qualidade mas depois começam a meter defeitos na qualidade do produto e dizem que se não forneceres um produto com qualidade superior és multado em muitos €€€ por quebra de contracto.

                                Este esquema é quase generalizado nos grandes contractos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                  Mas essa é a velha politica dos contractos á velhaco.

                                  Assinas o contracto de fornecimento para um certo produto com uma certa qualidade mas depois começam a meter defeitos na qualidade do produto e dizem que se não forneceres um produto com qualidade superior és multado em muitos €€€ por quebra de contracto.

                                  Este esquema é quase generalizado nos grandes contractos.
                                  O que é um contracto?


                                  (não leves a mal mas como insististe várias vezes no mesmo erro, acabou por me chamar demasiadamente a atenção, abraço )

                                  Comentário

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