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    fiat croma

    foi um carro que sempre me suscitou curiosidade, apesar de ser remoto a anos em que a fiat não gozava grande reputação...
    gostava de saber a vossa opinião sobre este carro, fiabilidade, experiências, consumos,e handicaps, principalmente sobre o motor diesel 1.9 tdi (?), desculpem a ignorância, mas acho que este carro ate podia ser uma compra tentadora.

    cumprimentos!!!!

    #2
    Originalmente Colocado por v._m.a.s.r Ver Post
    foi um carro que sempre me suscitou curiosidade, apesar de ser remoto a anos em que a fiat não gozava grande reputação...
    gostava de saber a vossa opinião sobre este carro, fiabilidade, experiências, consumos,e handicaps, principalmente sobre o motor diesel 1.9 tdi (?), desculpem a ignorância, mas acho que este carro ate podia ser uma compra tentadora.

    cumprimentos!!!!



    TDI???????????????????????????
    Isso é um insulto Grave aos Multijet´s!!!!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por v._m.a.s.r Ver Post
      foi um carro que sempre me suscitou curiosidade, apesar de ser remoto a anos em que a fiat não gozava grande reputação...
      gostava de saber a vossa opinião sobre este carro, fiabilidade, experiências, consumos,e handicaps, principalmente sobre o motor diesel 1.9 tdi (?), desculpem a ignorância, mas acho que este carro ate podia ser uma compra tentadora.

      cumprimentos!!!!
      Não é TDI, não ofendas a fiat. É um motor Multijet, também 1.9 com 120/150cv acho eu.

      Comentário


        #4
        Será que ele não se está a referir às primeiras gerações do Croma?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nto Ver Post
          Será que ele não se está a referir às primeiras gerações do Croma?
          Também penso nisso.

          ;-)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nto Ver Post
            Será que ele não se está a referir às primeiras gerações do Croma?

            Pode muito bem ser, dado que o primeiro TDI de produção em serie para automóveis foi montado no Croma em 88 ou 89.

            Nessa altura ainda a VAG não sabia o que isso era

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
              Pode muito bem ser, dado que o primeiro TDI de produção em serie para automóveis foi montado no Croma em 88 ou 89.

              Nessa altura ainda a VAG não sabia o que isso era
              Pois, é por isso que eu digo que ele deverá estar a referir-se às primeiras gerações, e por também ter dito, que é da altura em que a Fiat não goazava de grande reputação.

              Comentário


                #8
                http://en.wikipedia.org/wiki/Fiat_Croma

                Fiat Croma was the first passenger car in the world to have direct injection Diesel (Turbo D i.d.) engine in (1986)

                Comentário


                  #9
                  tao a ver e ainda dizem mal da fiat... os italianos ja tinham o TDI e os VAGS mens ainda andavam de chupeta
                  brincadeira..
                  cumps...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                    http://en.wikipedia.org/wiki/Fiat_Croma

                    Fiat Croma was the first passenger car in the world to have direct injection Diesel (Turbo D i.d.) engine in (1986)

                    Enganei-me por uns anos , se bem que em Portugal acho que só veio em 89.

                    O grupo Fiat, segundo ouvi um dia, é quase sempre o primeiro a apresentar essas inovações, dado que são eles que as criam, só que depois vendem os direitos a outras marcas.

                    Passou-se isso em 97 com a introdução do common-rail no 156.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                      Enganei-me por uns anos , se bem que em Portugal acho que só veio em 89.

                      O grupo Fiat, segundo ouvi um dia, é quase sempre o primeiro a apresentar essas inovações, dado que são eles que as criam, só que depois vendem os direitos a outras marcas.

                      Passou-se isso em 97 com a introdução do common-rail no 156.




                      Ainda dizem que a fiat não presta!!!!
                      Se não presta as outras marcas tambem não prestam,pois todas imitam a fiat!!!!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por João bernardo Ver Post
                        Ainda dizem que a fiat não presta!!!!
                        Se não presta as outras marcas tambem não prestam,pois todas imitam a fiat!!!!

                        Pois, pelos vistos nem todos sabem

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por João bernardo Ver Post
                          Ainda dizem que a fiat não presta!!!!
                          Se não presta as outras marcas tambem não prestam,pois todas imitam a fiat!!!!
                          X2

                          Comentário


                            #14
                            A fiat "inovou", inventando um sistema que já existia, e que não vingou,
                            já em 1989 o Audi 100 TDI revolucionou ao ser o primeiro diesel de injecção directa e gestão electrónica, este sim vingou e foi seguido por todos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por WH Ver Post
                              A fiat "inovou", inventando um sistema que já existia, e que não vingou,
                              já em 1989 o Audi 100 TDI revolucionou ao ser o primeiro diesel de injecção directa e gestão electrónica, este sim vingou e foi seguido por todos.




                              Hããhããããã???????????????????????
                              Já me esqueçia que hoje é dia de beber água pé!!!!!!!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por WH Ver Post
                                A fiat "inovou", inventando um sistema que já existia, e que não vingou,
                                já em 1989 o Audi 100 TDI revolucionou ao ser o primeiro diesel de injecção directa e gestão electrónica, este sim vingou e foi seguido por todos.

                                É verdade que o sistema já existia, mas foram os primeiros a aplicá-lo num veiculo de passageiros (foi aplicado em 1986).

                                Comentário


                                  #17
                                  As marcas de automóveis pouca coisa inventam, utilizam é a tecnologia disponível.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acho que a Fiat gozava de melhor reputação nessa altura (Croma I), do que agora...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por WH Ver Post
                                      A fiat "inovou", inventando um sistema que já existia, e que não vingou,
                                      já em 1989 o Audi 100 TDI revolucionou ao ser o primeiro diesel de injecção directa e gestão electrónica, este sim vingou e foi seguido por todos.
                                      ai é que estás enganado, pois o primeiro carro a vir para o mercado com injécção directa a disel foi o CROMA em automoveis ligeiros, mas éssa tecnica já era usada nos camiões.E os primeiros camiões se não estou em erro foi MAN e a IVECO alem disso foi muito antes de 1989 pelo menos quase uma decada antes.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por xjr1300 Ver Post
                                        ai é que estás enganado, pois o primeiro carro a vir para o mercado com injécção directa a disel foi o CROMA em automoveis ligeiros, mas éssa tecnica já era usada nos camiões.E os primeiros camiões se não estou em erro foi MAN e a IVECO alem disso foi muito antes de 1989 pelo menos quase uma decada antes.
                                        Foi a HINO nos pesados, salvo erro.

                                        ;-)

                                        Comentário


                                          #21
                                          pois, eu estava a referir-me ao primeiro croma,e acho que a designaçao é mesmo tdi, pelo menos foi o que vi em varios sites, gostava de saber se tiveram experiencias com este carro.

                                          acho que os multijet ja deram provas de tambem serem bons concorrentes aos do grupo vag.

                                          http://www.i0100.com/pt/fiat-croma-1...s1470mt_p0.htm

                                          http://www.carfolio.com/specificatio.../car/?car=2794

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MAZDA 6 Ver Post
                                            Não é TDI, não ofendas a fiat. É um motor Multijet, também 1.9 com 120/150cv acho eu.
                                            Enfim...quem n sabe...n comenta...
                                            E um conhecedor automovel...n se resume apenas a 1 ou 2 marcas...

                                            Cumps

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por WH Ver Post
                                              A fiat "inovou", inventando um sistema que já existia, e que não vingou,
                                              já em 1989 o Audi 100 TDI revolucionou ao ser o primeiro diesel de injecção directa e gestão electrónica, este sim vingou e foi seguido por todos.
                                              Injector bomba? Bomba injectora? Sem dúvida, tecnologia revolucionária muito em voga hoje em dia ... NOT

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por v._m.a.s.r Ver Post
                                                pois, eu estava a referir-me ao primeiro croma,e acho que a designaçao é mesmo tdi, pelo menos foi o que vi em varios sites, gostava de saber se tiveram experiencias com este carro.

                                                acho que os multijet ja deram provas de tambem serem bons concorrentes aos do grupo vag.

                                                http://www.i0100.com/pt/fiat-croma-1...s1470mt_p0.htm

                                                http://www.carfolio.com/specificatio.../car/?car=2794

                                                A designação ou era tdi ou tdid.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Boas,
                                                  Também gostava de saber mais sobre este carro, especialmente sobre o TDI.
                                                  Fiabilidade, comportamento, robustez, conforto, etc.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ainda hoje se discute quem é apareceu primeiro: Se o Croma TDi.d. se o Montego DSL. Para mim, e para evitar confusões, são os dois.

                                                    Fica info sobre os dois:

                                                    Croma:
                                                    http://en.wikipedia.org/wiki/Fiat_Croma
                                                    http://www.321auto.com/Occasion/Fiab...?modelID=37691

                                                    Montego:
                                                    http://www.honestjohn.co.uk/carbycar/index.htm?md=842
                                                    http://en.wikipedia.org/wiki/Austin_Montego

                                                    O Croma foi um carro interessante. O Turbo i.e. era máquina. Ia dentro de um quando, por causa de um tractor - numa recôndita estrada do Alentejo, tivémos de passar para o lado de lá de uma ribeira... sem que houvesse ponte.

                                                    Ainda cá estou para contar a história (o que é bom) mas o carro não (o que não é bom).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JC Ver Post
                                                      Ainda hoje se discute quem é apareceu primeiro: Se o Croma TDi.d. se o Montego DSL. Para mim, e para evitar confusões, são os dois.

                                                      Fica info sobre os dois:

                                                      Croma:
                                                      http://en.wikipedia.org/wiki/Fiat_Croma
                                                      http://www.321auto.com/Occasion/Fiab...?modelID=37691

                                                      Montego:
                                                      http://www.honestjohn.co.uk/carbycar/index.htm?md=842
                                                      http://en.wikipedia.org/wiki/Austin_Montego

                                                      O Croma foi um carro interessante. O Turbo i.e. era máquina. Ia dentro de um quando, por causa de um tractor - numa recôndita estrada do Alentejo, tivémos de passar para o lado de lá de uma ribeira... sem que houvesse ponte.

                                                      Ainda cá estou para contar a história (o que é bom) mas o carro não (o que não é bom).
                                                      Como é que é essa história do Turbo i.e. voador?

                                                      :-p

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                        Injector bomba? Bomba injectora? Sem dúvida, tecnologia revolucionária muito em voga hoje em dia ... NOT
                                                        Essa não percebi.
                                                        Nem entendi porque contestam o que foi dito do audi 100.
                                                        Eu sempre que ouvi o croma de injecção directa a trabalhar, pensava sempre em ford transit daquelas de faróis redondos.
                                                        Convenha-se dizer que o carro foi um fracasso.
                                                        Quanto a inovação, foi reduzir o tamanho do que já existia.
                                                        Antes fazer mais tarde mas saber o que se se faz do que fazer sem ter utilização prática.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Thor26 Ver Post
                                                          Boas,
                                                          Também gostava de saber mais sobre este carro, especialmente sobre o TDI.
                                                          Fiabilidade, comportamento, robustez, conforto, etc.

                                                          Tive 1, mas era o 2.5td(i)

                                                          Começo pelo fim, conforto: excelente espaço com fartura para tudo e mais alguma coisa. Pelo que fui sabendo do carro os amortecedores traseiros duram a vida toda do carro (excepto se rebentarem, ou outra coisa) e são "rejuvenescidos" quando da mudança de oleo. (estou a vender tal qual me foi vendido, foi o meu primeiro carro) O eixo trazeiro é auto-direcional, ou seja quando se vai alinhar a direcção alinhamos tambem a traseira. Fiz milhares de kms com ele e nunca mais voltei a ter nenhum com aquele conforto.

                                                          Robustez: é um carro bem construido (para a epoca) e que nunca apresentou problemas de robustez.

                                                          Comportamento: o comportamento era excelente, o motor 2.5 com um turbo enorme que dava "baile" aos todos poderosos (à data) 525tds. A curvar era excelente com a direção traseira auto-direcional, ABS, etc.
                                                          Tive mais de 1 acidente por ter travado e os carros atras não conseguirem travar a tempo. Depois de uma certa altura passei a fazer as travagens pelo espelho retrovisor

                                                          Fiabilidade: Ora aqui temos o busilis da questão, ou não. O carro tem do lado esquerdo do tablier tipo um check panel, que mais parecia uma arvore de natal. Ao inicio ainda me preocupava, depois de algum tempo deixei de ligar, havia sempre luzes ligadas

                                                          Levou uma reparação enorme de motor (quase 1.000 contos ) por descuido da minha mão que por vezes andava com o carro, mas o carro valia bem o dinheiro. Mas com a idade que tinha e com os kms que já pessavam comecei a gastar demasiado dinheiro no carro. O que gastava já devia dar para a prestação de outro, o que se veio a comprovar

                                                          Resumo final, foi o carro que mais saudades me deixou e quem sabe no futuro ainda compre um para ficar, mas com o motor 2.5td(i) que acrescentava uns pontos valentes ao carro

                                                          Peço desculpa do testamento, mas quando me ponho a falar do carro até me esqueço

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JC Ver Post
                                                            Ainda hoje se discute quem é apareceu primeiro: Se o Croma TDi.d. se o Montego DSL. Para mim, e para evitar confusões, são os dois.

                                                            Fica info sobre os dois:

                                                            Croma:
                                                            http://en.wikipedia.org/wiki/Fiat_Croma
                                                            http://www.321auto.com/Occasion/Fiab...?modelID=37691

                                                            Montego:
                                                            http://www.honestjohn.co.uk/carbycar/index.htm?md=842
                                                            http://en.wikipedia.org/wiki/Austin_Montego

                                                            O Croma foi um carro interessante. O Turbo i.e. era máquina. Ia dentro de um quando, por causa de um tractor - numa recôndita estrada do Alentejo, tivémos de passar para o lado de lá de uma ribeira... sem que houvesse ponte.

                                                            Ainda cá estou para contar a história (o que é bom) mas o carro não (o que não é bom).
                                                            Se o carro tinha volante à direita, ainda o comprei para peças

                                                            Comentário

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