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Arrefecimento do turbo vs start & go

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    Arrefecimento do turbo vs start & go

    Tenho a seguinte dúvida em relação aos recentes turbo dieseis, nomeadmente BMWs e na forma como se conciliam as seguintes coisas:

    - depois de algum tempo a trabalhar, principalmente a velocidades elevadas é aconselhavel deixar o turbo arrefecer +/- 1 minuto antes de desligar

    - Com o novo sistema de o carro se desligar quando para (nomeadamente nos sinais) para poupar combustivel e diminuir emissões.

    Se depois de fazermos 100 km da AE a 200, pararmos para meter gasolina o carro desliga-se imediatamente ?

    #2
    Deve haver medidas de segurança que evitem isso.

    Comentário


      #3
      ja tinha pensado nisso e ja alguem tinha falado nisso por aqui e ainda nao se sabe quais sao as prevençoes que a bmw tomou para poupar o turbo. Alguem se chega á frente com os conhecimentos?

      Comentário


        #4
        e o motor de arranque.....e o próprio motor!!!

        também tenho essas dúvidas.......porque talvez por senso comum, ou não, sempre achei que ligar e desligar o carro dava desgaste em vários componentes, e fazê-lo a quente e de repente, ainda mais!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
          e o motor de arranque.....e o próprio motor!!!

          também tenho essas dúvidas.......porque talvez por senso comum, ou não, sempre achei que ligar e desligar o carro dava desgaste em vários componentes, e fazê-lo a quente e de repente, ainda mais!
          Pois ... também são questões pertinentes, confesso que talvez por ignorância minha o conceito não me agrada muito.

          Comentário


            #6
            Mal tiras o pé da embraiagem desliga. Mas por exemplo se o turbo estiver muito quente houve-se que a ventoinha do radiador fica a trabalhar, o resto assumo que tambem deve ficar.

            Falei desta questão quando naquela thread afirmavam que não se podia desligar o carro sem deixar arrefecer o turbo, acho que ninguem sabe responder, porque não faz sentido os sistemas electricos não ficarem totalmente funcionais se forem mesmo necessários.

            Comentário


              #7
              eu acho que o problema não é a temperatura, mas a falta de lubrificação. O óleo pára de circular o que pode fazer com o turbo vá ao ar.

              Comentário


                #8
                Cada vez que se poe o carro a trabalhar pode-se desligar o sistema, ideal para essas situações.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                  eu acho que o problema não é a temperatura, mas a falta de lubrificação. O óleo pára de circular o que pode fazer com o turbo vá ao ar.
                  Mas a circulação do oleo é mecânica? Não pode ser induzida com algum sistema electrónico?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                    eu acho que o problema não é a temperatura, mas a falta de lubrificação. O óleo pára de circular o que pode fazer com o turbo vá ao ar.
                    Sim acho que é isso.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por foo Ver Post
                      Mas a circulação do oleo é mecânica? Não pode ser induzida com algum sistema electrónico?
                      Pois talvez seja isso, mas a ser verdade pode ser aplicado em todos os turbinados e acaba se com mais uma variavel que afecta a fiabilidade.

                      Comentário


                        #12
                        O Turbo em termos muito rudimentares e um conjunto de pás que rodam em torno de um eixo e tem muita inercia ou seja se esteve a ser muito usado só passado um tempo e que começa a rodar devagar, a lubrificação desse veio e garantida como o resto do motor pela bomba de óleo. Se vieres da autoestrada a usar muito o turbo e desligares logo, o turbo ainda vai continuar a girar e o óleo para o veio é cortado.Agora imagina um veio a rodar a alta velocidade "ferro contra ferro" e sem óleo...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Martins79 Ver Post
                          O Turbo em termos muito rudimentares e um conjunto de pás que rodam em torno de um eixo e tem muita inercia ou seja se esteve a ser muito usado só passado um tempo e que começa a rodar devagar, a lubrificação desse veio e garantida como o resto do motor pela bomba de óleo. Se vieres da autoestrada a usar muito o turbo e desligares logo, o turbo ainda vai continuar a girar e o óleo para o veio é cortado.Agora imagina um veio a rodar a alta velocidade "ferro contra ferro" e sem óleo...

                          E porque é que a bomba de oleo não continua a funcionar se por exemplo as ventoinhas do radiador continuam?

                          Eu estou a perguntar porque não sei mesmo e interessa-me perceber. Acho estranho por exemplo no manual desses carros não vir nada mencionado sobre isto, se fosse realmente relevante deveria vir mencionado!

                          Comentário


                            #14
                            Desliga.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por foo Ver Post
                              E porque é que a bomba de oleo não continua a funcionar se por exemplo as ventoinhas do radiador continuam?

                              Eu estou a perguntar porque não sei mesmo e interessa-me perceber. Acho estranho por exemplo no manual desses carros não vir nada mencionado sobre isto, se fosse realmente relevante deveria vir mencionado!
                              Normalmente a bomba de óleo está ligada a cambota se a cambota deixar de rodar a bomba de oleo também.

                              O mesmo que acontece com o AC, desligares o motor não há AC.

                              Agora a BMW pode é ter um reservatório de óleo para o turbo para as operações START/STOP mas desconheço ao pormenor o sistema.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Martins79 Ver Post
                                Normalmente a bomba de óleo está ligada a cambota se a cambota deixar de rodar a bomba de oleo também.

                                O mesmo que acontece com o AC, desligares o motor não há AC.

                                Agora a BMW pode é ter um reservatório de óleo para o turbo para as operações START/STOP mas desconheço ao pormenor o sistema.
                                Pois, vou tentar investigar a ver se encontro alguma coisa. Pelo que percebi até agora a BMW o que usa é um sistema comprado à Bosch.

                                Comentário


                                  #17
                                  Tanto quanto sei, quando se desliga o motor o óleo vai sendo sugado por uma bomba de vácuo!

                                  Por esta razão o óleo no BMW só deve ser medido com o motor quente pouco depois de o desligar, ou usando o sistema no computador de bordo que só funciona com o motor ligado.

                                  Agora por onde passa o óleo quando está a ser sugado não sei, mas segundo julgo saber vai para o filtro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                    Tenho a seguinte dúvida em relação aos recentes turbo dieseis, nomeadmente BMWs e na forma como se conciliam as seguintes coisas:

                                    - depois de algum tempo a trabalhar, principalmente a velocidades elevadas é aconselhavel deixar o turbo arrefecer +/- 1 minuto antes de desligar

                                    - Com o novo sistema de o carro se desligar quando para (nomeadamente nos sinais) para poupar combustivel e diminuir emissões.

                                    Se depois de fazermos 100 km da AE a 200, pararmos para meter gasolina o carro desliga-se imediatamente ?
                                    Auto-estradas alemãs é claro, cá ninguém passa dos 120 km/h .

                                    Se não existir nenhum sistema que mantenha a lubrificação do turbo então não deve durar muito .

                                    Por outro lado conheço pessoal com td que é chegar depois de 300 Km feitos a 200 e toca de desligar logo o motor e ainda não partiu o turbo .

                                    Abraço Nuno .

                                    Comentário


                                      #19
                                      To prevent excessive build-up of heat in the oil- and water-cooled turbocharger after the engine has been stopped, an additional electrical water pump starts automatically as soon as the car comes to a standstill, dissipating any excess thermal energy from the system.
                                      Tirado do press release dos motores dos MINI. Pelo que li isto combinado com o oleo sintético mais resistente a altas temperaturas é suficiente para que o turbo arrefeça e desacelere em segurança.

                                      PS: Também têm um uma bomba de oleo com "variable volume flow", não sei se é relevante para a discussão, mas penso que não.
                                      Editado pela última vez por foo; 13 November 2007, 21:31.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boas... Em relação a este tópico, realmente também é um assunto que me interessa visto que o turbo é um componente muito sensível e convém ter muitos cuidados com ele.
                                        Pessoalmente tenho...

                                        Em relação à BMW, aqui à uns tempos fui fazer um test-drive ao 120d 177cv já com o sistema start & stop... E eu, muito curioso , fiz essa pergunta ao vendedor e ele respondeu-me: "não existe o perigo de danificar a mecânica, já que o sistema só funciona quando o computador de bordo do carro detecta uma velocidade média igual ou inferior a 50km/h, ou seja, andamento em cidade, durante um certo período de tempo." Trocando por míudos, aquilo que percebi é que se pararmos o carro na area de serviço depois do percurso em AE ele não se desliga... Eu próprio testei, e depois de um andamento mais rápido na ordem dos 160, 170, passei para a estrada nacional a cerca de 100km/h e finalizei com o regresso ao stand... O carro não se desligou uma única vez!
                                        Posso concluír então, que, ou estava desligado, ou avariado ou o vendedor tinha razao!

                                        Espero ter ajudado

                                        Cumps

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu andei numprius que tinha o mesmo sistema start stop mas as luzes, ac, radio, limpa vidros,etc. continuava tudo a funcionar e na BMW como é?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pedro_samuca Ver Post
                                            Boas... Em relação a este tópico, realmente também é um assunto que me interessa visto que o turbo é um componente muito sensível e convém ter muitos cuidados com ele.
                                            Pessoalmente tenho...

                                            Em relação à BMW, aqui à uns tempos fui fazer um test-drive ao 120d 177cv já com o sistema start & stop... E eu, muito curioso , fiz essa pergunta ao vendedor e ele respondeu-me: "não existe o perigo de danificar a mecânica, já que o sistema só funciona quando o computador de bordo do carro detecta uma velocidade média igual ou inferior a 50km/h, ou seja, andamento em cidade, durante um certo período de tempo." Trocando por míudos, aquilo que percebi é que se pararmos o carro na area de serviço depois do percurso em AE ele não se desliga... Eu próprio testei, e depois de um andamento mais rápido na ordem dos 160, 170, passei para a estrada nacional a cerca de 100km/h e finalizei com o regresso ao stand... O carro não se desligou uma única vez!
                                            Posso concluír então, que, ou estava desligado, ou avariado ou o vendedor tinha razao!

                                            Espero ter ajudado

                                            Cumps
                                            Acho que não é assim tão inteligente! Mas só funciona se o motor estiver num intervalo de temperatura normal para o funcionamento. Se estiver muito frio não funciona, se estiver muito quente também não. Até agora ainda nunca vi o sistema não accionar por estar muito quente.

                                            Originalmente Colocado por Car Lover Ver Post
                                            Eu andei numprius que tinha o mesmo sistema start stop mas as luzes, ac, radio, limpa vidros,etc. continuava tudo a funcionar e na BMW como é?
                                            Funciona tudo menos a direcção assistida.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Martins79 Ver Post
                                              O Turbo em termos muito rudimentares e um conjunto de pás que rodam em torno de um eixo e tem muita inercia ou seja se esteve a ser muito usado só passado um tempo e que começa a rodar devagar, a lubrificação desse veio e garantida como o resto do motor pela bomba de óleo. Se vieres da autoestrada a usar muito o turbo e desligares logo, o turbo ainda vai continuar a girar e o óleo para o veio é cortado.Agora imagina um veio a rodar a alta velocidade "ferro contra ferro" e sem óleo...
                                              Mas o turbo não fica a girar assim como vocês pensam.....
                                              Não existindo admissão e escape por parte do motor, rapidamente o turbo pára de girar, sendo o "ambiente lubrificante" do interior do turbo suficiente para o manter lubrificado durante essas breves rotações.
                                              A energia necessária para deslocar o ar atraveś do motor e escape quando este está desligando é "tão grande", que rapidamente toda a energia conservada no turbo é dissipada.

                                              O ideal após essas "escafias" é manter o motor ao relanti durante uns minutos, antes de o desligar.
                                              É o suficiente para ajudar a normalizar a temperatura.
                                              Editado pela última vez por 3com; 13 November 2007, 22:01.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pedro_samuca Ver Post
                                                Boas... Em relação a este tópico, realmente também é um assunto que me interessa visto que o turbo é um componente muito sensível e convém ter muitos cuidados com ele.
                                                Pessoalmente tenho...

                                                Em relação à BMW, aqui à uns tempos fui fazer um test-drive ao 120d 177cv já com o sistema start & stop... E eu, muito curioso , fiz essa pergunta ao vendedor e ele respondeu-me: "não existe o perigo de danificar a mecânica, já que o sistema só funciona quando o computador de bordo do carro detecta uma velocidade média igual ou inferior a 50km/h, ou seja, andamento em cidade, durante um certo período de tempo." Trocando por míudos, aquilo que percebi é que se pararmos o carro na area de serviço depois do percurso em AE ele não se desliga... Eu próprio testei, e depois de um andamento mais rápido na ordem dos 160, 170, passei para a estrada nacional a cerca de 100km/h e finalizei com o regresso ao stand... O carro não se desligou uma única vez!
                                                Posso concluír então, que, ou estava desligado, ou avariado ou o vendedor tinha razao!

                                                Espero ter ajudado

                                                Cumps
                                                Se for realmente assim parece-me bem e até parece fazer sentido que assim seja

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por foo Ver Post
                                                  Tirado do press release dos motores dos MINI. Pelo que li isto combinado com o oleo sintético mais resistente a altas temperaturas é suficiente para que o turbo arrefeça e desacelere em segurança.

                                                  PS: Também têm um uma bomba de oleo com "variable volume flow", não sei se é relevante para a discussão, mas penso que não.
                                                  Exacto, o problema aqui é o calor e não a fricção.....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    apenas sei que o sistema da pra desligar mas deixar isso ao criterio do condutor parece.me um pouco impossivel por parte da bmw... penso que a justificaçaso do vendedor é bastante credivel..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pedro_samuca Ver Post
                                                      Boas... Em relação a este tópico, realmente também é um assunto que me interessa visto que o turbo é um componente muito sensível e convém ter muitos cuidados com ele.
                                                      Pessoalmente tenho...

                                                      Em relação à BMW, aqui à uns tempos fui fazer um test-drive ao 120d 177cv já com o sistema start & stop... E eu, muito curioso , fiz essa pergunta ao vendedor e ele respondeu-me: "não existe o perigo de danificar a mecânica, já que o sistema só funciona quando o computador de bordo do carro detecta uma velocidade média igual ou inferior a 50km/h, ou seja, andamento em cidade, durante um certo período de tempo." Trocando por míudos, aquilo que percebi é que se pararmos o carro na area de serviço depois do percurso em AE ele não se desliga... Eu próprio testei, e depois de um andamento mais rápido na ordem dos 160, 170, passei para a estrada nacional a cerca de 100km/h e finalizei com o regresso ao stand... O carro não se desligou uma única vez!
                                                      Posso concluír então, que, ou estava desligado, ou avariado ou o vendedor tinha razao!

                                                      Espero ter ajudado

                                                      Cumps

                                                      O vendedor explicou-lhe bem o funcionamento na teoria do start-stop, e digo teoria pq no meu nunca ousei deixar ligado o sistema em viagens a "puxar", pois em 100,200 ou 300 kms não são 1 ou 2 minutos os suficientes para a temperatura do óleo vs rotação do turbo estabilizarem.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por EVO II Ver Post
                                                        O vendedor explicou-lhe bem o funcionamento na teoria do start-stop, e digo teoria pq no meu nunca ousei deixar ligado o sistema em viagens a "puxar", pois em 100,200 ou 300 kms não são 1 ou 2 minutos os suficientes para a temperatura do óleo vs rotação do turbo estabilizarem.
                                                        Não são ? sempre achei que um minuto era suficiente e mais do que isso podia-se fazer mas seria excesso de zelo.

                                                        mas o sistema pode-se desligar ? explica lá isso, da próxima vez que fores a um cafézinho tens que me mostrar isso

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Existe um botão na consola central que simplesmente faz com que o carro não se desligue!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            turbo

                                                            o turbo funciona com os gases de escape logo nao tem travoes lol por isso quando se pára o motor o turbo por propria inercia nao pára logo leva uns segundos por isso deve-se esperar assim que se quér parar o motor para que a rotaçao normalize por via de le faltar a lubrificaçao a vida do mesmo ser mais curta , nao sei se ajudei lol .

                                                            Comentário

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