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motor 1.6hdi/tdci

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    motor 1.6hdi/tdci

    boas pessoal

    o que tem a dizer deste pequeno motor 1.6 de origem psa, quando aplicado nas suas versoes de segmento b e c (206, 307, c4, focus, c30, mazda 3...).

    P.S sendo que actualmente a mazda tambem ja tem o 1.6hdi com o overboost, sistema usado apenas apartir do rystiling do modelo.

    #2
    Já andei numa 307 com esse motor e não era má.

    Tem um arranque fixe, nada de extraordinário.

    Anda bem para a cilindrada.

    Só notei uma certa fragilidade na caixa e não é um motor para grandes viagens.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por corolla ke20 Ver Post
      Já andei numa 307 com esse motor e não era má.

      Tem um arranque fixe, nada de extraordinário.

      Anda bem para a cilindrada.

      Só notei uma certa fragilidade na caixa e não é um motor para grandes viagens.
      é só para ir as compras?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por corolla ke20 Ver Post
        Já andei numa 307 com esse motor e não era má.

        Tem um arranque fixe, nada de extraordinário.

        Anda bem para a cilindrada.

        Só notei uma certa fragilidade na caixa e não é um motor para grandes viagens.
        Porquê? Um motor que aguenta velocidades de cruzeiro de 160/170 km/h com á vontade não serve para grandes viagens?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
          é só para ir as compras?

          loooooooool

          Tambem não é tanto.

          Ele aguentar aguenta, o problema é que a que eu andei quando fez isso muitas vezes começou a visitar muito a oficina.
          Editado pela última vez por corollake20; 13 November 2007, 20:01.

          Comentário


            #6
            Só tenho que dizer bem.

            Tenho um montado num Mazda 3, ainda sem overboost, por isso tem 245Nm as 1750rpm.É económico, sobe bem de rotação, silencioso e tem boas perfomances. Acho um excelente motor. Pelo que eu sei, é um motor fiavel.

            Dos diesel de média cilindrada, na minha opinião, é o melhor que está presente no mercado.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por corolla ke20 Ver Post
              Já andei numa 307 com esse motor e não era má.

              Tem um arranque fixe, nada de extraordinário.

              Anda bem para a cilindrada.

              Só notei uma certa fragilidade na caixa e não é um motor para grandes viagens.
              não se pode pedir nada de extraordinario pra um motor 1.6 a diesel, decerto que é bastante agradavel pra sua cc e potencia?

              Comentário


                #8
                Estou a ver que um carro de 110cv já não serve.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Johnn_t Ver Post
                  não se pode pedir nada de extraordinario pra um motor 1.6 a diesel, decerto que é bastante agradavel pra sua cc e potencia?

                  Exacto, foi isso que eu quis dizer.

                  É um motor muito bom dentro da sua cilindrada.

                  Comentário


                    #10
                    Tenho uma 307 SW com o 1.6 HDI 110 sem FAP no meu caso e só tenho a dizer bem. Despachado QB, silencioso e linear. Sobe de rotação como não estava habituado num diesel. Não se importa de ir às 4500.


                    E já me esquecia, fez 2000kms na semana de férias com algumas tiradas bem longas e não se queixou.

                    Entre um 307 1.6 HDI 110 e um 307 2.0 HDI 110 (107 na realidade) venha o 1.6 HDI. Anda o mesmo e gasta bem menos. No caso de terem FAP o 1.6 só tem de acrescentar o aditivo a cada 120.000. Já o 2.0 é a cada 80.000.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                      Estou a ver que um carro de 110cv já não serve.
                      Isto hoje em dia, 90cv é para os miseráveis, 110cv para os remediados e tudo o que não tenha no mínimo dos mínimos 140/150cv nem merece ser discutido

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                        Isto hoje em dia, 90cv é para os miseráveis, 110cv para os remediados e tudo o que não tenha no mínimo dos mínimos 140/150cv nem merece ser discutido

                        basicamente é isso

                        Comentário


                          #13
                          Aproveitando este tópico alguém sabe se este motor tem injectores piezo-electricos?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                            Aproveitando este tópico alguém sabe se este motor tem injectores piezo-electricos?
                            Não tem. Tem Common-rail de 2ª geração.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                              Não tem. Tem Common-rail de 2ª geração.

                              Ok. Obrigada.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                Não tem. Tem Common-rail de 2ª geração.
                                Caro edununo, com todo o respeito, depois de eu ter ficado surpreendido pela positiva com o seu conhecimento acerca dos FAP/Motorizações/Manutenção fico agora pelo lado negativo. Claro que o 1.6 HDI tem injectores Piezo-eléctricos, o que nada tem a ver com o common rail. Espero que não leve a mal a correcção.

                                Comentário


                                  #17
                                  É um motor honesto, fiável e económico.

                                  Pessoalmente gosto mais do novo 1.7 cdti 125 da opel muito mais despachado mas menos económico.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por jammer Ver Post
                                    Caro edununo, com todo o respeito, depois de eu ter ficado surpreendido pela positiva com o seu conhecimento acerca dos FAP/Motorizações/Manutenção fico agora pelo lado negativo. Claro que o 1.6 HDI tem injectores Piezo-eléctricos, o que nada tem a ver com o common rail. Espero que não leve a mal a correcção.
                                    Não vou teimar, mas tambem tenho a ideia que não tem injectores piezo-eléctricos. Penso que o único diesel de média cilindrada que já tem é o 1.5 dCi de 105cv.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por jammer Ver Post
                                      Caro edununo, com todo o respeito, depois de eu ter ficado surpreendido pela positiva com o seu conhecimento acerca dos FAP/Motorizações/Manutenção fico agora pelo lado negativo. Claro que o 1.6 HDI tem injectores Piezo-eléctricos, o que nada tem a ver com o common rail. Espero que não leve a mal a correcção.
                                      ??

                                      O 1.6 HDi tem common rail 2ª geração.

                                      http://www.autoportal.pt/shownews.as...news=Novidades

                                      Sistema de injecção directa «Common Rail» Bosch de segunda geração, com pressão de injecção até 1.600 bars

                                      Estas a confundir as coisas.

                                      O 2.0 TDi 170cv tem injector bomba com injectores piezo electricos.
                                      http://www.sivaonline.pt/Cultures/pt..._0TDI170cv.htm

                                      O 3.0 TDi tem Common rail 3ª geração com injectores piezo electricos.
                                      http://www.audiworld.com/news/04/a8tdi/content.shtml
                                      Editado pela última vez por rogerAjacto; 13 November 2007, 21:40.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por jammer Ver Post
                                        Caro edununo, com todo o respeito, depois de eu ter ficado surpreendido pela positiva com o seu conhecimento acerca dos FAP/Motorizações/Manutenção fico agora pelo lado negativo. Claro que o 1.6 HDI tem injectores Piezo-eléctricos, o que nada tem a ver com o common rail. Espero que não leve a mal a correcção.

                                        Olhe que não, olhe que não...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                          Não vou teimar, mas tambem tenho a ideia que não tem injectores piezo-eléctricos. Penso que o único diesel de média cilindrada que já tem é o 1.5 dCi de 105cv.
                                          Podes teimar porque não tem injectores piezo electricos.

                                          Dos diesel pequenos o 1.5 dCi 105cv tambem é o unico diesel que os usa.

                                          http://www.renault.com/renault_com/e...120-308149.pdf
                                          six-hole piezo-electric injectors
                                          Editado pela última vez por rogerAjacto; 13 November 2007, 21:49.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                            Podes teimar porque não tem injectores piezo electricos.

                                            Dos diesel pequenos o 1.5 dCi 105cv tambem é o unico diesel que os usa.
                                            Obrigado pela confirmação.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Editado Por Erro

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jammer Ver Post
                                                Caro edununo, com todo o respeito, depois de eu ter ficado surpreendido pela positiva com o seu conhecimento acerca dos FAP/Motorizações/Manutenção fico agora pelo lado negativo. Claro que o 1.6 HDI tem injectores Piezo-eléctricos, o que nada tem a ver com o common rail. Espero que não leve a mal a correcção.
                                                Acho que o único de baixa / média cilindrada com injectores piezo é o 1.5 dci 105 CV da Renault. Por isso eu gosto particularmente dele.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Acreditem que tem, os injectores têm no seu interior um cristal com propriedades piezo-eléctricas, ou seja que quando sofre deformação gera uma tensão eléctrica. Nos injectores esta propriedade é utilizada de modo inverso, quando recebe um pico de tensão o cristal deforma-se dando origem ao processo de abertura do injector.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Mas o 1.6 HDi não tem injectores piezo electricos. O primeiro motor a sair com eles foi o 3.0 TDI 233cv. Nessa altura o 1.6 HDi já tinha saido.

                                                    http://www.audiworld.com/news/04/a8tdi/content.shtml
                                                    The 3.0 TDI is the first production diesel model in the world to have the pioneering common rail fuel injection concept with piezo inline injectors

                                                    Há muita coisa na net. Podes procura por informação sobre o 1.6 HDi 110cv com injectores piezo, mas não vais encontrar.

                                                    Vais encontrar informação de HDI com Piezo mas é do 2.2 HDi 170cv BiTurbo. Tem common rail 3ª geração 1.800bar com injectores piezo.
                                                    Editado pela última vez por rogerAjacto; 13 November 2007, 21:59.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por jammer Ver Post
                                                      Acreditem que tem, os injectores têm no seu interior um cristal com propriedades piezo-eléctricas, ou seja que quando sofre deformação gera uma tensão eléctrica. Nos injectores esta propriedade é utilizada de modo inverso, quando recebe um pico de tensão o cristal deforma-se dando origem ao processo de abertura do injector.
                                                      O que está em causa não é o funcionamento dos injectores piezo-eléctricos, é se equipam ou não os 1.6 PSA/Ford, e isso já aqui foi confirmado que não. O único que, para já, os tem é o 1.5 dCi 105cv, isto nos motores de pequena cilindrada.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                        Acho que o único de baixa / média cilindrada com injectores piezo é o 1.5 dci 105 CV da Renault. Por isso eu gosto particularmente dele.

                                                        Por isso comprei um

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                          Por isso comprei um

                                                          Acredita que é uma mais valia significativa!
                                                          Por mim, e muito à conta disso, é o melhor motor diesel de baixa / média cilindrada.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Esperem um pouco.
                                                            Vou já baralhar isto tudo. O que me dizem disto?

                                                            http://www.citroen.com/CWW/fr-FR/RAN...TORISATION.htm

                                                            Le HDi 110 se caractérise par un système d’injection de deuxième génération qui délivre une pression d’injection de 1 650 bars contrôlée par des injecteurs de type piezo électrique.

                                                            E agora? Foi o unico texto que encontrei sobre esse assunto. Mais nenhum outro menciona o tipo de injectores.

                                                            Armei o cão.

                                                            PS: Até a pressão neste texto é mais elevada. Em todo lado está escrito que a pressão é de 1.600bar e não 1.650bar.
                                                            Editado pela última vez por rogerAjacto; 13 November 2007, 22:10.

                                                            Comentário

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