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Bioetanol E85 será solução ?

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    Bioetanol E85 será solução ?

    As emissões de um Prius são 102 g/km e as de um Saab 9.5 2.3 Turbo a bioetanol E-85 são 64 g/km

    Será que a solução para progressivamente deixarmos de depender dos combustiveis fósseis passa por aqui ?

    O E-85 tem 107 octanas, produz em média mais 14% de potência e 11% de binário que o mesmo motor usanda gasolina sem chumbo. Além disso é fácilmente adaptável a um motor convencional.

    Com a evolução da actual conjuntura será esta a solução para não termos que vir a conduzir hibridos ou pior ainda carros eléctricos ?

    Ou pondo a questão de outra forma, será que é a solução que permite preservar o prazer de condução ?

    P.S.: Na Suécia o E-85 já está disponivel e os saab que os utilizam como combustivel estão a vender 3 vezes mais do que o previsto. Já vendem 5 carros a E-85 por cada hibrido.

    #2
    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    As emissões de um Prius são 102 g/km e as de um Saab 9.5 2.3 Turbo a bioetanol E-85 são 64 g/km

    Será que a solução para progressivamente deixarmos de depender dos combustiveis fósseis passa por aqui ?

    O E-85 tem 107 octanas, produz em média mais 14% de potência e 11% de binário que o mesmo motor usanda gasolina sem chumbo. Além disso é fácilmente adaptável a um motor convencional.

    Com a evolução da actual conjuntura será esta a solução para não termos que vir a conduzir hibridos ou pior ainda carros eléctricos ?

    Ou pondo a questão de outra forma, será que é a solução que permite preservar o prazer de condução ?

    P.S.: Na Suécia o E-85 já está disponivel e os saab que os utilizam como combustivel estão a vender 3 vezes mais do que o previsto. Já vendem 5 carros a E-85 por cada hibrido.
    E quem é que te disse a ti que também não é possível adaptar um Prius para andar com E85, o meu Honda Hybrid pode andar tal como está com misturas até 15% de Bioetanol, se souberes onde posso abastecer com esse combustível em Portugal, diz?

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      #3
      Os ecologistas dizem que iamos acabar com a riqueza dos solos. Não sei pode ser que haja ai um eng. Agronomo ou equivalente que perceba alguma coisa do assunto.
      Pelo senso comum diria que cultivar a matéria prima para o etanol é igual a plantar qualquer outra coisa, é por ciclos, não sei aonde é que prejudica.

      Já se sabe é que os alimentos ficam mais caros.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Talha Ver Post
        Os ecologistas dizem que iamos acabar com a riqueza dos solos. Não sei pode ser que haja ai um eng. Agronomo ou equivalente que perceba alguma coisa do assunto.
        Pelo senso comum diria que cultivar a matéria prima para o etanol é igual a plantar qualquer outra coisa, é por ciclos, não sei aonde é que prejudica.

        Já se sabe é que os alimentos ficam mais caros.
        Já estão a ficar mais caros.

        Comentário


          #5
          pior ainda carros eléctricos ?
          porquê ainda pior?

          um carro 100% eléctrico é fantástico de conduzir!

          claro que tem o problema da autonomia, mas para determinadas situações ou utilizações acho que o futuro vai ser carros eléctricos!

          já tive a oportunidade de conduzir isto:

          http://www.vectrix.com/Portal/2/Lang...ge/1/home.aspx


          e até aos 100 é mais rápida que qualquer maxi scooter do mercado!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
            porquê ainda pior?

            um carro 100% eléctrico é fantástico de conduzir!

            claro que tem o problema da autonomia, mas para determinadas situações ou utilizações acho que o futuro vai ser carros eléctricos!

            já tive a oportunidade de conduzir isto:

            http://www.vectrix.com/Portal/2/Lang...ge/1/home.aspx


            e até aos 100 é mais rápida que qualquer maxi scooter do mercado!
            Acho que para quem gosta verdadeiramente de conduzir (como tu certamente) nada como um motor de explosão.

            A maior parte da electricidade produzida é atrávés da transformação de combustiveis fósseis em energia eléctrica e para quem não sabe essa transformação é a principal fonte de emissões de CO2 para a atmosfera

            Infelizmente a ideia idilica de energia eléctrica produzida utilizando a força do vento e da água está longe de ser o que se passa neste momento.

            Comentário


              #7
              isto agora com a "descoberta" de petróleo na costa portuguesa ninguém vai querer saber do bioetanol.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                isto agora com a "descoberta" de petróleo na costa portuguesa ninguém vai querer saber do bioetanol.

                Costa portuguesa? Costa portuguesa da bolsa não? eheh

                Comentário


                  #9
                  Acho que para quem gosta verdadeiramente de conduzir (como tu certamente) nada como um motor de explosão
                  certo, mas infelizmente acho que o caminha vai ser outro.

                  se o protocolo de Kioto for uma realidade no futuro, as emissões terão que baixar obrigatoriamente, os motores de explosão não vão conseguir acompanhar essa tendência, a questão do pais poluidor, pais pagador será brevemente uma realidade.

                  e ao nível de emissões 0 ou lá próximo, apenas os veículos eléctricos e as células de combustível são na minha opinião soluções credíveis até ao momento!

                  Comentário


                    #10
                    o futuro acaba smp por ser eléctrico, em menor ou maior grau...

                    os híbridos usam uma parte eléctrica... os de pilha de combustível usam hidrogénio para produzir electricidade.. e há os 100% eléctricos...

                    até porque a electricidade é a grande fonte de energia que é possível produzir sem emissões... claro que eólicas + solares + hídricas + whatever semelhante todas juntas n chegam para as nossas necessidades actuais e no estado actual da coisa, são mais caras, mas isso é outra história...

                    voltando aos carros eléctricos, o grande problema é a autonomia (e o peso das baterias). as baterias têm aumentado muito devido sobretudo aos telemoveis, portateis e afins... mas ainda n chega para dar autonomia de 600 km a um carro de 1.5 toneladas... e fazer isto durante 100 000 km sem trocar as baterias :P

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por smdx Ver Post
                      o futuro acaba smp por ser eléctrico, em menor ou maior grau...

                      os híbridos usam uma parte eléctrica... os de pilha de combustível usam hidrogénio para produzir electricidade.. e há os 100% eléctricos...

                      até porque a electricidade é a grande fonte de energia que é possível produzir sem emissões... claro que eólicas + solares + hídricas + whatever semelhante todas juntas n chegam para as nossas necessidades actuais e no estado actual da coisa, são mais caras, mas isso é outra história...

                      voltando aos carros eléctricos, o grande problema é a autonomia (e o peso das baterias). as baterias têm aumentado muito devido sobretudo aos telemoveis, portateis e afins... mas ainda n chega para dar autonomia de 600 km a um carro de 1.5 toneladas... e fazer isto durante 100 000 km sem trocar as baterias :P
                      Não te esqueças dos ultra-condensadores, a Honda no FCX já não utilizar baterias de hidreto de Níquel mas sim ultra-condensadores.



                      A vendas começam no verão de 2008 por $600 mês.
                      Editado pela última vez por HenriquesJ; 15 November 2007, 15:19.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Henriques J. Ver Post
                        Não te esqueças dos ultra-condensadores, a Honda no FCX já não utilizar baterias de hidreto de Níquel mas sim ultra-condensadores.



                        A vendas começam no verão de 2008 por $600 mês.

                        Ultracondensadores? Qual é o peso e tamanho?

                        O problema dos condensadores (na electronica) é que armazenam pouca quantidade de energia.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                          Ultracondensadores? Qual é o peso e tamanho?

                          O problema dos condensadores (na electronica) é que armazenam pouca quantidade de energia.
                          Têm o mesmo tamanho e capacidade das baterias de ião de lítio.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Henriques J. Ver Post
                            Têm o mesmo tamanho e capacidade das baterias de ião de lítio.
                            Pois não sei é qual é a eficácia vs as baterias actuais dos hibridos.

                            Comentário


                              #15
                              Bom, parece que na versão final trocou os ultra-condensadores por baterias de ião de lítio.

                              http://www.dailytech.com/Honda+Unvei...rticle9670.htm

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                Pois não sei é qual é a eficácia vs as baterias actuais dos hibridos.
                                A eficiência dos ultra-condensadores está muito perto dos 100% e têm um tempo de vida enorme, pelos vistos ainda são muito caros e a Honda não os vai colocar na versão final do carro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Que é maior e melhor soluçao que o hidrogénio não tenho duvidas...agora se é solução...

                                  Tudo pode ser solução, o problema o prazo da solução...

                                  Comentário


                                    #18
                                    os condensadores acabam por ter uma perda de capacidade como as baterias. por acaso, tenho ideia, que para valores elevados de capacidade, essa perda é mais rápida...

                                    a não ser que tenham descoberto uma mistura inovadora... mas normalmente os condensadores com grandes capacidades, têm um volume descomunal e as perdas tb não são propriamente "peanuts"

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por smdx Ver Post
                                      os condensadores acabam por ter uma perda de capacidade como as baterias. por acaso, tenho ideia, que para valores elevados de capacidade, essa perda é mais rápida...

                                      a não ser que tenham descoberto uma mistura inovadora... mas normalmente os condensadores com grandes capacidades, têm um volume descomunal e as perdas tb não são propriamente "peanuts"
                                      Exacto, os condensadores perdem muita energia, se os carregares passado 10 min já têm pouca energia. Mas pronto, se a Honda anda a fazer um com isso, é porque deve ter uma solução para este problema.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Estes não são condensadores normais, aqui está o pack utilizado inicialmente no FCX.






                                        Têm 500,000 duty cycles e um tempo de vida de 10 anos. O Maxwell BCAP0140 é do mesmo tamanho que um bateria do tipo C.
                                        Editado pela última vez por HenriquesJ; 15 November 2007, 15:53.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Henriques J. Ver Post
                                          Estes não são condensadores normais, aqui está o pack utilizado inicialmente no FCX.



                                          xixa parece enorme

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                            1. Será que a solução para progressivamente deixarmos de depender dos combustiveis fósseis passa por aqui ?

                                            2. O E-85 tem 107 octanas, produz em média mais 14% de potência e 11% de binário que o mesmo motor usanda gasolina sem chumbo. Além disso é fácilmente adaptável a um motor convencional.
                                            1. Só se não te chateasses de fazer 2000 km/ano, em vez de 20 000. É que a produção sustentável de etanol não dará para mais que isso. E para chegar aos 10%, já lhe estou a pôr muita inovação em cima...

                                            2. Não acredito. O etanol tem menor calor de combustão. Isso não deve ser verdade...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Henriques J. Ver Post
                                              Bom, parece que na versão final trocou os ultra-condensadores por baterias de ião de lítio.
                                              pois.. é que os ultracondensadores não conseguem o mesmo fluxo de energia que as baterias.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                                Os ecologistas dizem que iamos acabar com a riqueza dos solos. Não sei pode ser que haja ai um eng. Agronomo ou equivalente que perceba alguma coisa do assunto.
                                                Pelo senso comum diria que cultivar a matéria prima para o etanol é igual a plantar qualquer outra coisa, é por ciclos, não sei aonde é que prejudica.

                                                Já se sabe é que os alimentos ficam mais caros.
                                                Monoculturas intensivas ajudam à desertificação dos solos. Depois não plantas lá nada porque não cresce. Ainda temos as emissões na produção, no Brasil por exemplo pegam fogo aos campos de cana de açucar que ficam a arder durante dias e dias a emitir CO2...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O problema com os bio-combustiveis é que em alguns produz-se mais CO2 na sua produção que o que se poupa no seu consumo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                    O problema com os bio-combustiveis é que em alguns produz-se mais CO2 na sua produção que o que se poupa no seu consumo.
                                                    Já para não falar no impacto ao nível dos preços dos cereais para alimentação, que com o aumento da procura de desta matéria prima para a sua transformação em combustível, tem levado a uma escalada de preços.

                                                    Portanto, depois da euforia inicial (como tudo na vida) e começando a pensar melhor nas coisas e nas suas implicações...talvez o Bioetanol ainda não seja a panaceia para todos os males...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                                      Os ecologistas dizem que iamos acabar com a riqueza dos solos. Não sei pode ser que haja ai um eng. Agronomo ou equivalente que perceba alguma coisa do assunto.
                                                      Pelo senso comum diria que cultivar a matéria prima para o etanol é igual a plantar qualquer outra coisa, é por ciclos, não sei aonde é que prejudica.

                                                      Já se sabe é que os alimentos ficam mais caros.
                                                      Ficam?, a especulação/% de lucro é terrível , quanto ao resto se a implementação de tais politicas ou objectivos de tais produções forem fietods de um modo sustentado (nesta matéria não há outra solução) poderá ser um alternatica caso contrário é mais um método de pura exploração para o meio-ambiente e populações locais onde decorre a dita exploração.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                        As emissões de um Prius são 102 g/km e as de um Saab 9.5 2.3 Turbo a bioetanol E-85 são 64 g/km

                                                        Será que a solução para progressivamente deixarmos de depender dos combustiveis fósseis passa por aqui ?

                                                        O E-85 tem 107 octanas, produz em média mais 14% de potência e 11% de binário que o mesmo motor usanda gasolina sem chumbo. Além disso é fácilmente adaptável a um motor convencional.

                                                        Com a evolução da actual conjuntura será esta a solução para não termos que vir a conduzir hibridos ou pior ainda carros eléctricos ?

                                                        Ou pondo a questão de outra forma, será que é a solução que permite preservar o prazer de condução ?

                                                        P.S.: Na Suécia o E-85 já está disponivel e os saab que os utilizam como combustivel estão a vender 3 vezes mais do que o previsto. Já vendem 5 carros a E-85 por cada hibrido.

                                                        Há tanto tempo!, a Suécia é o Brasil da Europa no que toca ao uso deste BC.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                          Ficam?, a especulação/% de lucro é terrível , quanto ao resto se a implementação de tais politicas ou objectivos de tais produções forem fietods de um modo sustentado (nesta matéria não há outra solução) poderá ser um alternatica caso contrário é mais um método de pura exploração para o meio-ambiente e populações locais onde decorre a dita exploração.
                                                          Um grande problema mesmo, se existisse rotatividade de culturas com diversidade para não saturar os terrenos, mas não é isso que acontece. Aliás, peguem no Google Earth e vão até ao Brasil, vão ver as áreas que dantes tinham árvores a capturar CO2 com plantação de cana de açucar.

                                                          Isto é andar para trás.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                            Monoculturas intensivas ajudam à desertificação dos solos. Depois não plantas lá nada porque não cresce. Ainda temos as emissões na produção, no Brasil por exemplo pegam fogo aos campos de cana de açucar que ficam a arder durante dias e dias a emitir CO2...
                                                            Porque é que eles fazem isso? Diminui o tempo entre cada colheita?

                                                            Comentário

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