Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mecânicas do futuro, que feeling irão produzir?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mecânicas do futuro, que feeling irão produzir?

    Gostava de colocar-vos uma questão. Porém, antes de avançar, gostaria que isto não se transformasse num debate ecológico, embora qualquer comentário associado não se revele despiciendo.
    Queria perguntar-vos se, com a adopção dos motores híbridos e mais tarde eléctricos (o futuro aponta para aí), vamos continuar a ter o mesmo feeling com e pelos carros, com a sua mecânica, com o seu "som" característico, no fundo, com aquilo que caracteriza cada marca e que nos faz bater mais forte a pulsação. Aqui ficam dois "corações" distintos.





    #2
    O feeling, tal como o conhecemos, vai desaparecer.

    Mas a esmagadora maioria dos automobilistas vai-se adaptar, sem problemas.

    Depois, e como agora já há, vão existir os mais "saudosistas", que preferem os carros mais antigos, mais puros.

    Comentário


      #3
      Penso que os carros eléctricos têm melhores acelerações mas piores velocidades máximas. Vão ser mais interessantes de conduzir em cidade mas mais pastelões na auto-estrada. Vão tb ser mais silenciosos.

      Comentário


        #4
        Para mim, vai ser completamente diferente...

        Comentário


          #5
          Depois de andar todos os dias com um diesel como ando, o barulho é o menor dos problemas para mim.

          Se não ouvisse este, não se perdia nada.

          Comentário


            #6
            sei que tenho uma opinião contrario á maioria do fórum.
            Mas quero é que o "feeling" se lixe, se do outro lado tiver o conforto, a segurança e a ecologia.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por xlouiex Ver Post
              sei que tenho uma opinião contrario á maioria do fórum.
              Mas quero é que o "feeling" se lixe, se do outro lado tiver o conforto, a segurança e a ecologia.
              é contrária mas muito válida

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por xlouiex Ver Post
                sei que tenho uma opinião contrario á maioria do fórum.
                Mas quero é que o "feeling" se lixe, se do outro lado tiver o conforto, a segurança e a ecologia.
                Por isso é que coloquei a questão. Julgo que a generalidade dos automobilistas não irá estranhar grandemente, desde que lhes garantam determinados parâmetros de conformo, fiabilidade, manutenção e, até mesmo, performances. Contudo, parece-me que aquilo que distiguiu marcas e as imortalizou se vai perder. Mesmo ao nível do design vai ocorrer uma aproximação dos parâmetros considerados importantes, na procura do melhor cx, por exemplo, para minimizar os consumos. Coisa que, aliás, já foi moda num passado recente. Ainda me lembro do Audi 100, que reclamou o mais baixo cx de então, salvo erro no salão de Paris.
                Agora, quem já assistiu a provas de velocidade e de rallys ao vivo, sabe do que falo. O cheiro da competição é único e isso vai perder-se.

                Comentário


                  #9
                  No dia-a-dia, sem dúvida que prefiro o conforto, a comodidade, os gadgets, etc. mas sou um apaixonado por automóveis e pelo prazer de condução e irei ficar "desiludido" mas não ando sempre em condução empenhada, muito pelo contrário, portanto o ideal para mim é um carro tecnologicamente avançado, cómodo, confortável para o dia-a-dia e outro para a diversão (em pista de preferência) para dar asas ao prazer de condução, o feeling de um automóvel no limite da aderência e poder controlar esse limite é uma sensação espectacular. Pronto mas nem todos temos "tempo" para ter ambas as coisas .

                  Comentário


                    #10
                    penso que principalmente o q se vai perder vai ser o som, a nivel de performances, num futuro proximo, os carros electricos vao ter as mesmas performances e superiores que carros a gasolina / gasoleo. vai ser do tipo ver uma prova de rallys por exemplo, que quando se vê o carro a 1km já se ouve, agora vai passar sem fazer grande som.

                    o q mais me preocupa, vao ser os atropelamentos. os peoes vao ter que mudar completamente a sua maneira de atravessar algumas estradas. espero que seja um futuro proximo que isto aconteça, apesar de gostar mt de gasolina, e do seu cheiro , do seu barulho do seu poder da sua potencia, a outra face da moeda é bem pior, guerras, aquecimento global , mortes, doenças, alimentar sultaes, acabar com futuras gerações e até com actuais, especies animais pura e simplesmente desaparecerem, e entre muitas outras coisas más.

                    Comentário


                      #11
                      eu disse opinião contrária, pq eu confesso que sou um apaixonado por automóveis na sua vertente visual e não ligo muito ou mesmo nada, ao "coração" do automóvel e ao chamado feeling de condução (tvz pq nao ser fã de velocidades ou desporto motorizado)

                      Isto de ser de Artes/Design é tramado eu sei lol

                      Comentário


                        #12
                        Vamos ter outros feelings, um carro a células de combustível/eléctrico tem um arranque brutal e o ruído embora mais suave continua lá com o aumento das rotações...

                        Um bom exemplo é este vídeo... http://www.youtube.com/watch?v=amUOkSRtidU

                        Comentário


                          #13
                          Pessoalmente desde que esses novos motores, oferecam a potencia actual, ou ainda mais, sejam mais económicos , e deem o mesmo feeling de condução desportica tudo bem aceito sem qualquer problema caso contrario não aceito.
                          o que será de uma Formula 1, Moto GP sem o barulho dos motores ????
                          mas em tudo isto há um belo senão que muitas gentinha teima em não querer ver, acham que depois o preço da eletricidade, hidrogenio, baterias etc etc não vai disparar como dispara a gasolina ? deixem-se de hipocrisias e abram os olhos.

                          cumps
                          MC
                          Editado pela última vez por Mcapela; 23 November 2007, 09:14.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por xlouiex Ver Post
                            sei que tenho uma opinião contrario á maioria do fórum.
                            Mas quero é que o "feeling" se lixe, se do outro lado tiver o conforto, a segurança e a ecologia.
                            Aí é que está a piada... podes ter tudo!
                            Podes continuar a ter feeling, tendo altos niveis de segurança e ecologia. Se dizem o contrário, é porque não percebem nada do assunto.
                            Quanto ao conforto, depende do tipo de carro...

                            Mas no entanto, dado que os entusiastas da condução são uma minoria no vasto mundo automóvel, acredito que assistiremos cada vez mais ao "anestesiamento" do automóvel, com o capitulo "ajudas à condução" cada vez maiores.
                            O condutor ficará cada vez mais com um papel secundário.

                            No entanto, haverá sempre os divergentes, e acredito que continuarão a existir pequenos construtores que garantirão "the thrill of driving"


                            eu disse opinião contrária, pq eu confesso que sou um apaixonado por automóveis na sua vertente visual e não ligo muito ou mesmo nada, ao "coração" do automóvel e ao chamado feeling de condução (tvz pq nao ser fã de velocidades ou desporto motorizado)

                            Isto de ser de Artes/Design é tramado eu sei lol
                            Também sou designer...
                            a parte visual é determinada pelo "coração" e entranhas do automovel, sobretudo na definição das proporções gerais. É claro que o resto pode variar, mas mesmo assim, a estética de um automóvel é definida por regulamentos, materiais, processos produtivos, etc...
                            Razão pela qual não podemos separar dessa forma a componente visual do resto do automóvel.

                            Comentário


                              #15
                              para mim vão significar o vazio!



                              embora eu consiga compreender.............




                              desde que me deixem manter o poluidor a GPL , tásse bem

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                para mim vão significar o vazio!



                                embora eu consiga compreender.............




                                desde que me deixem manter o poluidor a GPL , tásse bem
                                Concordo com o Paulo... Todos conseguimos compreender, e a questão do ambiente, e mesmo até a falta do petroleo, é muito importante pois está em jogo o futuro dos nossos descendentes.
                                Contudo, se o caminho for o dos carros eléctricos, vai-me deixar um vazio enorme : só de pensar que eles vão ter caixa automática, ou na pior das hipoteses nem vao ter caixa (tipo scooter ), deixa-me completamente desanimado!! Eu gosto de ter o controlo do carro, da embraiagem, etc... tudo automático não tem piada nenhuma! e isto já para não falar do que já falaram, o som dos motores, e o "encontar as costas ao banco" quando se faz uma redução... enfim! Por isto é que eu sou totalmente a favor dos biocombustíveis, que no fundo, mantém a arquitectura dos motores actuais e são incomparavelmente menos poluentes!

                                Cumps

                                Comentário


                                  #17
                                  Eh pá
                                  que me desculpem, mas acho também que com a questão do ambiente e Co2 estamos a fazer dos automóveis o bode expiatório de alguma coisa.
                                  Significa dizer que se acabarmos com os automoveis a gasolina, salvamos o futuro dos nosso netos etc etc. deixem-se de tretas e hipocrisias.
                                  Querem fazer isso? vamos diminuir a poluição?, vamos lá entao.
                                  Deixem de fumar, deixem de acender lareira no inverno, deixem de ir de férias para o brasil, mexicos etc ets de avião. acabam com muitas das coisinhas que vos proporcionam qualidade de vida pois muitos desses gadgtes sao feitos em empresas que se estão literalmente a borrifar para a poluição.

                                  Concordo que se deva ajudar a diminuir a poluição, li algures que afinal os automoveis nao eram os principais causadores, mas por favor não entremos em lirismos e exageros.

                                  cumps
                                  MC

                                  Comentário


                                    #18
                                    Os automóveis não são os maiores poluidores.
                                    A produção de energia e industria no geral estão lá à frente.
                                    Depois vêm os transportes.
                                    A aviação polui mais que o automóvel. Cada vez viajamos mais de avião.

                                    Mas o automóvel é um bom bode expiatório. Basta sair à rua para "tropeçar" neles.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu acho que o feeling já se está a perder, não pelo roncar dos motores mas pelos automatismos. Refiro-me particularmente ao desaparecimento das embraiagens e às caixas automáticas.

                                      Quanto aos roncos e performances, acredito que o futuro nos reserva grandes surpresas pela positiva, não pelos roncos mas pela performance...

                                      Haverá sempre os saudosistas, mas dada a evolução progressiva, todos nos vamos habituando às inovações.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Mas porque estão todos tão pessimistas?

                                        Os motores eléctricos têm um enorme torque e um disparo fantástico. Anda aí um video de um Ariel Atom eléctrico que deixa superdesportivos a ver navios.

                                        Provavelmente os motores eléctricos terão um disparo que farão corar de vergonha o famoso kick dos TDI 130.

                                        Um tracção eléctrico às rodas traseiras deve dar umas driftadas brutais.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Prefiro água limpa e ar puro.....do que feeling de escapes ou motores poluidores....

                                          Comentário


                                            #22
                                            Parece-me consensual que devemos evoluir para tecnologias limpas, amigas do ambiente, como também me quer parecer que o pessoal se haverá de adaptar às novas realidades (entenda-se tecnologias). Porém, parece-me que o salto qualitativo está a ser demorado, mais por interesses comerciais do que pelo avanço da tecnologia. Veja-se o caso do E FLEX da GM, que, segundo eles só não arranca para a produção pela dificuldade de abastecimento de electricidade nos centros urbanos: Os passeios não têm tomadas no local de estacionamento. E esta?!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já existe alternativas ao petróleo há muito tempo!! só que os SR.s magnatas pagam bem para éssas alternativas não sairem cá para fora... porque se não eles perdem a galinha dos ovos de ouro.. já ouve casos em que eles compram as patentes de certos projectos e depois arrumam na prateleira... nós vivemos num planeta que até a propria natureza é cheia de energia.... de certeza que há meios bem mais eficientes para nos podermos deslocar sem ser preciso recorrer ao petróleo. por este andar qualquer dia até o ar que respiramos temos que pagar um imposto...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Acho que é uma questão de gerações e mentalidades. Se um dia os carros não fizerem barulho e se não nos derem sensações, eu vou ficar todo feliz porque sou adepto do conforto. Vou ver isso como uma evolução e muito positiva. Tenho impressão que os futuros jovens vão aprender a gostar dos carros de outra maneira e que aqueles que valorizam muito aquela sensação de conduzir vão sempre poder disfrutar desse prazer, mas talvez como um hobbie. Se calhar nem toda a gente vai ter dinheiro para manter um carro a gasolina. Tipo a fotografia de rolo! Talvez um dia seja possivel separar duas coisas muito importantes: automóvel como meio de transporte e automóvel para se conduzir! Assim evitamos os pilotos do street racing que andam na via pública com carros normais (muitas vezes modificados) e passamos a ter um conjunto de condutores sujeitos a regras especiais, num esquema bem mais exclusivo. Penso que será positivo para todos!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por xjr1300 Ver Post
                                                  Já existe alternativas ao petróleo há muito tempo!! só que os SR.s magnatas pagam bem para éssas alternativas não sairem cá para fora... porque se não eles perdem a galinha dos ovos de ouro.. já ouve casos em que eles compram as patentes de certos projectos e depois arrumam na prateleira... nós vivemos num planeta que até a propria natureza é cheia de energia.... de certeza que há meios bem mais eficientes para nos podermos deslocar sem ser preciso recorrer ao petróleo. por este andar qualquer dia até o ar que respiramos temos que pagar um imposto...
                                                  lê um livro de física, depois outro de química e finalmente um de geologia. Talvez aprendas alguma coisa

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Zero7 Ver Post
                                                    Gostava de colocar-vos uma questão. Porém, antes de avançar, gostaria que isto não se transformasse num debate ecológico, embora qualquer comentário associado não se revele despiciendo.

                                                    Queria perguntar-vos se, com a adopção dos motores híbridos e mais tarde eléctricos (o futuro aponta para aí), vamos continuar a ter o mesmo feeling com e pelos carros, com a sua mecânica, com o seu "som" característico, no fundo, com aquilo que caracteriza cada marca e que nos faz bater mais forte a pulsação. Aqui ficam dois "corações" distintos.




                                                    Só espero que a tecnologia, possibilidades/opções energéticas do futuro possam estar à altura das exigências do consumidor a todos os níveis, o resto virá quase obrigatóriamente por acréscimo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Zero7 Ver Post
                                                      Parece-me consensual que devemos evoluir para tecnologias limpas, amigas do ambiente, como também me quer parecer que o pessoal se haverá de adaptar às novas realidades (entenda-se tecnologias). Porém, parece-me que o salto qualitativo está a ser demorado, mais por interesses comerciais do que pelo avanço da tecnologia. Veja-se o caso do E FLEX da GM, que, segundo eles só não arranca para a produção pela dificuldade de abastecimento de electricidade nos centros urbanos: Os passeios não têm tomadas no local de estacionamento. E esta?!!
                                                      Só coloco algumas pequenas dúvidas no ponto em que se afirma que é o homem que terá que se adaptar à tecnologia futura, o ideal não seria o inverso?, por isso é que se faz I&D de modo a se arranjar soluções para uso e proveito do Homem (sempre com a perspectiva racional e prática em vista/por vezes!).

                                                      As redes de distribuição alternativas ao uso do Ouro Negro, são um ponto a desenvolver, mas são consequência directa do uso em grande escala do mesmo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Gpl

                                                        Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                        para mim vão significar o vazio!



                                                        embora eu consiga compreender.............




                                                        desde que me deixem manter o poluidor a GPL , tásse bem

                                                        idem

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                                          Eu acho que o feeling já se está a perder, não pelo roncar dos motores mas pelos automatismos. Refiro-me particularmente ao desaparecimento das embraiagens e às caixas automáticas.

                                                          Quanto aos roncos e performances, acredito que o futuro nos reserva grandes surpresas pela positiva, não pelos roncos mas pela performance...

                                                          Haverá sempre os saudosistas, mas dada a evolução progressiva, todos nos vamos habituando às inovações.
                                                          Nem mais!

                                                          Acelerador by-wire, direcções eléctricas, futuramente também travão de pé by-wire, embraiagem (se continuar a existir apenas para inglês ver) também sem qualquer feeling e com actuação automatizada, enfim...

                                                          O facto do motor ser eléctrico é o "mal" menor. Um carro como um por exemplo, um BMW E46 com um motor eléctrico seria interessante.

                                                          Sinceramente, ao conduzir por exemplo, um Clio III ou um Polo da geração ainda existente faz-me lembrar um jogo de playstation, mas com aqueles volantes sem force-feedback , imagino como será daqui a uma década.

                                                          Gosto de sentir a mecânica, não através de vibrações ou ruído do motor (isso não!), mas através do feeling proporcionado pela direcção, pelo pedal de embraiagem minimamente "mecânico" e temperamental, por um pedal de acelerador com reacção mecânica instantânea e progressiva, isso sim!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Desde q a direcção seja directa, e a caixa manual ou robotizada, não há problema. Viva o ar puro, venham de lá os eléctricos!!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X