Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os Estereótipos, os Tipos e os Carros deles...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Os Estereótipos, os Tipos e os Carros deles...

    Dou-vos um exemplo:

    Referi recentemente no tópico dos "Amores e Desamores" que o meu ódio de estimação dos anos 80 foi a Renault. Tal fenómeno nunca nada teve a ver com os carros em si - que até eram bons - mas com o facto de os típicos condutores dos mesmos me irritarem solenemente.

    Prendamos um pouco mais a atenção na palavra "típicos".

    Existirão condutores típicos de uma determinada marca ou modelo?

    No caso da Renault, os "culpados" foram os condutores do Renault 19. A economia portuguesa cresceu desmesuradamente a partir de 1985. Quem trabalhava, como eu, reparou que repentinamente - e quase sem aviso - passou a poder comprar mais coisas.

    Foi a época das compras em grupo, do aparecimento do crédito bancário mais acessível (em 1980 pagavam-se 20% ou mais de taxa de juro num empréstimo para habitação própria) e o rendimento disponível das famílias foi subitamente "aumentado". Houve mais dinheiro, muito por "culpa" do Fundo Social Europeu, e gastou-se.

    Resultado lógico: O parque automóvel expandiu-se (quem não tinha carro pode comprar um) e - melhor - renovou-se. Os vetustos 127, R4, 2CV, Pug 104, Opel 1204, Seat Fura, que andavam a "bater" desde os anos 70 puderam - finalmente - descansar.

    Surgiram então para os recém-endinheirados portugueses novas oportunidades de transporte: Citroen BX, Fiat Tipo/Tempra, Opel Kaddet/Astra, mas - especialmente - Renault 19.

    Temos de compreender duas coisas fundamentais: O crédito Renault (Renault Gest - coisa nova e tentadora) e a política de preços agressiva da marca.

    Quem guiava há 10 anos um 127 passou a poder disfrutar de um grau de conforto muito superior e a dar uma impressão de "status" superior (foi neste período que nasceu o mítico status, não tenham ideias...). Isso implicava, desde logo, uma nova postura na estrada: Os alhos e cebolas na chapeleira, o esqueleto no retrovisor e o pinheirinho-de-cheiro foram rapidamente substituidos pelo braço pendurado da janela e os Ray-Bans apitosgantes. E uma calma, uma grande calma, própria de quem conduz - finalmente - uma longa limousine.

    É claro que o relato é exagerado.

    É próprio de um puto recém-encartado, com sangue na guelra, que tem pressa para tudo e não aceita bem a mudança de atitude, quase de um dia para o outro, da população automobilística.

    Adoptei para mim (erradamente como é claro) que todos os R19 que via na estrada eram potenciais inimigos do Estado, que iriam arrastar-se eternamente até me derreterem os neurónios de aborrecimento ou matar-me de tédio até os conseguir ultrapassar.

    Não me perguntem como, mas esta imagem criou-se na minha cabeça, e durante anos não vagou espaço.

    A pergunta é: Será que podemos atribuir, a um determinado modelo, um condutor típico?

    Exs: R19 - Lentos e pachorrentos, Saxo Cup - Zé do Boné dos picanços, Seat Ibiza Van - idem, Civics kitados - ibidem, Mercs W124 - Construtores, BM's - Playboy's, Y10 - Gajas, Jipes muito grandes - Tias da Linha, etc?

    Ou será que a nossa vivência, cada vez mais cosmopolitana, nos força a criar padrões de abstração do caso-a-caso para nos poupar à observação dos detalhes?

    Sempre que vemos um Saxo Cup, com faróis à-lá-Lexus devemos começar a abrir as garrafas de NOx ou pode ser um avô em ritmo de passeio?

    Digam da vossa experiência...
    Editado pela última vez por JC; 28 February 2007, 20:32.

    #2
    Eu digo não... aos estereótipos...

    Comentário


      #3
      As generalizações têm tendência a ser injustas com muito boa gente.... eu por exemplo já tive um cup e nunca gostei de usar boné ehehe.... e nunca "quitei" nada no carro....

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por alv2

        As generalizações têm tendência a ser injustas com muito boa gente.... eu por exemplo já tive um cup e nunca gostei de usar boné ehehe.... e nunca "quitei" nada no carro....
        E eu já tive um 309 GTI, um Clio Williams, um Fiesta RS Turbo e as personalizações nunca foram além dos filtros de ar... e nunca usei boné (mas uso boina quando estou no Alentejo, que o Sol é a doer).

        A pergunta é se criamos ou não esterótipos ou não - mesmo que involuntariamente...

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por JC

          citação:Originalmente colocada por alv2

          As generalizações têm tendência a ser injustas com muito boa gente.... eu por exemplo já tive um cup e nunca gostei de usar boné ehehe.... e nunca "quitei" nada no carro....
          E eu já tive um 309 GTI, um Clio Williams, um Fiesta RS Turbo e as personalizações nunca foram além dos filtros de ar... e nunca usei boné (mas uso boina quando estou no Alentejo, que o Sol é a doer).

          A pergunta é se criamos ou não esterótipos ou não - mesmo que involuntariamente...
          Claro que na sociedade em que vivemos, mesmo que inconscientemente, somos levados a julgar num segundo os outros. Seja em que situação for.

          Mas com vontade, prática e senso, esse tipo de pensamento pode ser extinto, já que não é nada benéfico...;)

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por JC

            citação:Originalmente colocada por alv2

            As generalizações têm tendência a ser injustas com muito boa gente.... eu por exemplo já tive um cup e nunca gostei de usar boné ehehe.... e nunca "quitei" nada no carro....
            E eu já tive um 309 GTI, um Clio Williams, um Fiesta RS Turbo e as personalizações nunca foram além dos filtros de ar... e nunca usei boné (mas uso boina quando estou no Alentejo, que o Sol é a doer).

            A pergunta é se criamos ou não esterótipos ou não - mesmo que involuntariamente...
            Sinceramente esterotipos em relação a carros ou modelos nunca criei... talvez apenas em relação ás carrinhas que havia da securitas... andavam sempre que nem doidos... mas agora nem isso.
            Crio sim alguns em relação a pessoas... como no exemplo que deste de um tipo com boné.... isso sim, se vejo um penso logo que é adepto ou do tuning ou de picanços... mas mesmo esta minha maneira de pensar admito que é errada.

            Comentário


              #7
              Porsche 911 - novo rico
              BMW M5 - Rico com bom gosto

              há medida que me for lembrando aviso

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por JC

                A pergunta é se criamos ou não esterótipos ou não - mesmo que involuntariamente...
                Claro que há.

                Sou contra as gajas ao volante, pois para mim conduzir é a última coisa que devem saber fazer na vida...

                Depois há os Seats, em especial os Ibiza TDI. Tenho tal aversão a esses carros que quando vejo um à minha frente, nem sei o que lhe faço... :D :D [8D]

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Carlos.L


                  Sou contra as gajas ao volante, pois para mim conduzir é a última coisa que devem saber fazer na vida...

                  :D :D [8D]
                  Nunca deves ter visto isto:

                  http://www.topgear.com/content/timet...arrowband.html

                  Eu já vi mulheres a conduzir muito bem, não vi foi muitas...

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                    citação:Originalmente colocada por JC

                    A pergunta é se criamos ou não esterótipos ou não - mesmo que involuntariamente...
                    Claro que há.

                    Sou contra as gajas ao volante, pois para mim conduzir é a última coisa que devem saber fazer na vida...

                    Depois há os Seats, em especial os Ibiza TDI. Tenho tal aversão a esses carros que quando vejo um à minha frente, nem sei o que lhe faço... :D :D [8D]
                    :D

                    Comentário


                      #11
                      Uno e 190 - Carro de pouco guito ou imigrante...

                      Comentário


                        #12
                        Há carros que perderam ou viram o seu "estereótipo" alterado.

                        É o caso do Impreza. Comecei por o entender como um "carro de corridas", passou a "carro de picanço" quando entrou no mercado de usados e de importação paralela e desde há algum tempo a "carro da polícia"...

                        Comentário


                          #13
                          A tendência para o estereótipo é uma condição natural do ser humano. Alguns até têm algum sentido, outros nem tanto.

                          Mas o grande perigo é que deixarão sempre alguém que fora desse estereótipo é injustiçado pela sua inclusão. Por isso temos sempre de ter em atenção com os julgamentos que fazemos à conta desse estereótipo e tentarmo-nos abster e ir contra essa tendência natural.

                          Nos carros, como "coisa emocional" que muitos de nós temos nas nossas vidas a tendência para rotular ainda é maior...se vos contasse os meus lolololol

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por JC

                            Há carros que perderam ou viram o seu "estereótipo" alterado.

                            É o caso do Impreza. Comecei por o entender como um "carro de corridas", passou a "carro de picanço" quando entrou no mercado de usados e de importação paralela e desde há algum tempo a "carro da polícia"...
                            Eu vejo antes o Impreza como um "carro que um dia hei-de ter" .

                            Quanto ao tópico, o estereotipo que acho que mais se apróxima da realidade é: Condutores de Audi, Mercedes e BMW não dão piscas. E porquê? Devem estar na lista de opcionais e o pessoal nem repara...

                            Sei que isto é generalizar, mas como todos os estereotipos, este nasce por causa da maioria...

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR



                              Nos carros, como "coisa emocional" que muitos de nós temos nas nossas vidas a tendência para rotular ainda é maior...se vos contasse os meus lolololol
                              Não queres contar?

                              Comentário


                                #16
                                Primeiro que tudo "faxavor" de não dizer mal do FIAT Tipo, nem que que seja subtilmente implicito!!! :D


                                Tenho contra os "carrões", procurar no dicionario da sociedade, porque 90% dos seus donos devem achar que como têm um "carrão", compraram tb a estrada, e que têm mais direito que os outros...

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por JC

                                  Há carros que perderam ou viram o seu "estereótipo" alterado.

                                  É o caso do Impreza. Comecei por o entender como um "carro de corridas", passou a "carro de picanço" quando entrou no mercado de usados e de importação paralela e desde há algum tempo a "carro da polícia"...
                                  Tem vindo a "evoluir"...:D

                                  Comentário


                                    #18
                                    Há comportamentos que, por encontrar mais frequentemente nos condutores de determinadas marcas, já não me surpreendem. Porém, não faço juízos de valor de cada vez que vejo um A4, um Almera, um Y, etc. Fico na expectativa de ver o que dali sai.

                                    Comentário


                                      #19
                                      esses estereótipos são parvoice,eu tenho um ibiza tdi(não é van)e alem de nunca usar boné,tanbem não ando ai a fazer picanços a torto e direito.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:

                                        Depois há os Seats, em especial os Ibiza TDI. Tenho tal aversão a esses carros que quando vejo um à minha frente, nem sei o que lhe faço... :D :D [8D]
                                        se calhar nem podes fazer nada e continuas a olhar para a traseira.[}][}][}]

                                        Comentário


                                          #21
                                          Também crei esse preconceito em relação aos Ibiza van TDI, Civic VTI, CRX VTI e aos Saxo CUP kitados...provavelmente por ver vários sempre com tendência para o picanso e cheios de bufeiras que mandam um barulhão....mas como tudo na vida, generalizamos uma coisa que vemos frequentemente. Obviamente que há condutores normais que têm quaisquer destes veículos; o mal das generalizações é precisamente esse: "paga o justo pelo pecador "...

                                          Mais alguns:

                                          (i) Impreza - Zé do boné que juntou mais uns trocos e comprou um excelente carro para andar na VDG;
                                          (ii) Porsche Boxter - yuppie que está a subir na vida. Se a vida continuar a correr bem, quando fizer 35 compra um 911;
                                          (iii) Punto Van - carro de agente comercial;
                                          (iv) Kangoo, Berlingo, etc... - estafeta que esminfra o carro até ao fim. Só dá vontade de um dia ter paciência para ligar para o n.º que vem na rectaguarda do carro;
                                          (v) Mercedes 190 ou Classe C - Taxi - eh pá, podem aparecer com um AMG de € 100.000 que, para mim, será sempre um fogareiro...
                                          (vi) Volvo - carro de alguém que privilegia, acima de tudo, a segurança;
                                          (vii) MX5 - malta que privilegia a fiabilidade da Mazda ao inegável estilo adicional dum MG TF.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Aixam -> velhos que n conseguiram tirar a carta e conduzem uma trotinete semeando o terror por onde passam.


                                            oops ... esta n é estereótipo [8)]

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por gilmour

                                              Aixam -> velhos que n conseguiram tirar a carta e conduzem uma trotinete semeando o terror por onde passam.


                                              oops ... esta n é estereótipo [8)]
                                              a quem o dizes,recentemente ia batendo de frente com um velho desses pq o esperto lembrou-se de fazer uma rotunda pela esquerda.[8][8][8]
                                              imaginem a cara de um gajo quando a meio de uma rotunda lhe aparece um tipo de frente[8)],e mais tive k ser eu a dár uma valente guinada para o lado(felizmente a rotunda é larga)senão o tipo batia-me mesmo,e a seguir lá vai ele impavido e sereno,no seu belo aixam.[xx(]
                                              só me veio á ideia,"k grande bebedeira",mas na volta o tipo nem sabe qual é o sentido por onde deve circular,na volta sinais de stop e de sentido proibido nem ele sabe o k significam.[xx(]
                                              se tivesse poder pra isso,seria uma medida k tomaria com caracter de urgencia,acabar com esta treta das carripanas pra quem não tem carta,quem quisesse andar na estrada tinha k tirar a carta e ponto final.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas!

                                                Acho engraçado é quando vejo os pais de colegas meus nos carros dos filhos!!

                                                Um quota a passear um ASTRA Van 1.7 turbo intrcooler (que é do filho) com a sua esposa.
                                                O GOLF III 1.9 TD que andava sempre a acelerar, agora sempre devagar.

                                                E outros tantos, que tinham o estereotipo "acelera". Afinal não é o carro mas sim o condutor.

                                                Não digo que inconscientemente, eu próprio não o faça, mas nunca devemos rotular um carro.

                                                Fiquem bem!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  gostei da crónica. deu pra descontrair.

                                                  essa do aixam é de matar a rir!!! com o meu carro ele ia fazer a rotunda no mesmo sentidodo que eu!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por caditonuno

                                                    gostei da crónica. deu pra descontrair.

                                                    essa do aixam é de matar a rir!!! com o meu carro ele ia fazer a rotunda no mesmo sentidodo que eu!
                                                    eu na altura,não achei muita piada,estava demasiado chocado pra isso.[:0]
                                                    agora á distancia,concordo k tem o seu quê de hilariante.;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Sem desprimor para os restantes membros do forum, este JC sabe o que diz e di-lo -ou por outra, escreve-o- muito bem!
                                                      É que, como dizia o outro: Há que dizê-lo com frontalidade, neste fórum trata-se por vezes muito mal a nossa amada língua portuguesa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Citroen 2CV - Duarte & Companhia

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por carrilhoni

                                                          citação:Originalmente colocada por gilmour

                                                          Aixam -> velhos que n conseguiram tirar a carta e conduzem uma trotinete semeando o terror por onde passam.


                                                          oops ... esta n é estereótipo [8)]
                                                          a quem o dizes,recentemente ia batendo de frente com um velho desses pq o esperto lembrou-se de fazer uma rotunda pela esquerda.[8][8][8]
                                                          imaginem a cara de um gajo quando a meio de uma rotunda lhe aparece um tipo de frente[8)],e mais tive k ser eu a dár uma valente guinada para o lado(felizmente a rotunda é larga)senão o tipo batia-me mesmo,e a seguir lá vai ele impavido e sereno,no seu belo aixam.[xx(]
                                                          só me veio á ideia,"k grande bebedeira",mas na volta o tipo nem sabe qual é o sentido por onde deve circular,na volta sinais de stop e de sentido proibido nem ele sabe o k significam.[xx(]
                                                          se tivesse poder pra isso,seria uma medida k tomaria com caracter de urgencia,acabar com esta treta das carripanas pra quem não tem carta,quem quisesse andar na estrada tinha k tirar a carta e ponto final.
                                                          Numa estrada onde passo muito frequentemente, aconteceu essa situação a uma colega. Portanto, o velho fez a rotunda mal e entrou em contra-mão. A via tinha 2 faixas em cada sentido...deu para desviar...mas imagino o susto que é...
                                                          Concordo contigo.

                                                          Quanto ao assunto do tópico, não concordo nada com essas generalizações...porque ao obviamente, o prop. do carro em causa não gostara muito! Portanto…é bocado falta de respeito!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Serão as voiturettes de Aix-les-Bains capazes de criar um novo estereótipo? O do Kamikaze-Sénior, por exemplo?

                                                            E o que dizer das versões "sportive et urbaine"?


                                                            :D


                                                            O céu - ou o muro, que é mais perto - parece ser o limite....

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X