Diário de uma viagem – França Abril 2006
Sem querer ser pretensioso, ou vangloriar-me por ter feito isto ou aquilo, proponho-me deixar neste espaço, que só lê quem quer, um relato da minha ultima ida a França de passeio.Não por querer provocar inveja, mas mais para trocas de ideias ou sugestões que são sempre bem vindas, por apesar de não ter sido a primeira vez que o fazemos, há sempre pontos que podemos melhorar de forma a tornar as férias ainda mais agradaveis.
Coloco aqui o plano das Férias, com a referência de que os dias de não visita o que prtendemos é “rolar” entre 700 – 850 km, pois temos uma pequenota de 3 anos a qual não queremos alterar muito as rotinas (jantar – banho – cama ) e támbém para nosso proprio descanso
Plano original da Viagem:
1 - Dia 20-04 – Lisboa – Salamanca (saida de Lisboa da parte da tarde)
2 - Dia 21-04- Salamanca – Cognac
3 - Dia 22-04 – Cognac – Mt St Michel
4 - Dia 23-04 – Mt St Michel (Visita)
5 - Dia 24-04 – Mt St Michel – Rambouillet (arredores de Paris)
6 - Dia 25-04 – Versailles (Visita)
7 - Dia 26-04 – Versailles – Blois ( Saida ao final da Tarde depois de mais umas visitas ao Palácio)
8 - Dia 27-04 – Blois
9 - Dia 28-04 – Blois
10 - Dia 29-04 – Blois – Bilbao
11 - Dia 30-04 – Bilbao – Salamanca
12 - Dia 01-05- Salamanca – Pombal – Lisboa
Segundo o via michellin isto seriam só de trajecto cerca de 4.350 km.
Para quem não segue o Diario de Bordo do 307 Sw 1.6 hdi Sport http://forum.autohoje.com/topic.asp?...38&whichpage=5
...isto tudo não é novidade.
Passamos agora ao relato das situações interessantes
Dia 1 Lisboa – Salamanca
Saida de Lisboa com a 307 SW atestada.
Nada especial a assinalar, jantar em Vilar Formoso e chegada a Salamanca as 22.30 locais.
Dia 2 Salamanca – Cognac (França)
Cognac fica a cerca de 120 km a Norte de Bordeus entre Saintes e Angouléme.
Saimos de Salamanca as 9.30 com chuva almoçamos na A 68 perto de Bilbao na Area de Serviço de Altube, que recomendo pelas boas sandes de Lombo de Porco (Smile) Reabastecimento em Quintana del Puente (ultima Area GALP no norte de Espanha) com cerca de 250 km ainda de autonomia e 670 km desde ultimo abastecimento.
De Altube a Irun, média de 90 kms/h sempre por Auto Estrada porque o S. Pedro decidiu presentear os Bascos com uma chuvada que não me lembro de ver igual.
Passamos Irun com 9 Graus e chegamos a Bayonne com 22.
Dia 3 Cognac – Mt St Michel
Assinalar que voltei a atestar a 307 em Luçon perto de Nantes nas bombas do Supermercado Leclerc.
Dia 4 Mt St Michel (Visita e passeio por aldeias próximas)
Quando sai de Cognac cerca de 600 km atras, pus o contador a zeros. Média 5.4 lts, certo que por nacionais em que o limite é 90.
Dia 5 Mt St Michel – Versailles (Visita a Omaha Beach e Étretat)
Dia muito cinzento cheio de nevoeiro. Almoço em Bayeux, após visita à prais da Normandia
Dia 6 e Dia 7 Rambouillet – Versailles – Rambouillet
Visita ao Palácio e jardins de Versailles, dormida em Rambouillet a 60km.
Dia 8, 9 Blois
No centro da França na zona do val do Loire Visitamos os Castellos de
Chambord – Casa do Rei até passagem para Versailles
Cheverny – Lugar onde Hergé se inspirou para desenhar o Castelo do Prof. Tournesol
Chenonceau – Castelo das Duas Damas
Ida a Orleans, para visitar a Catedral e admirar a cidade devota a Joanna D’Arc
Dia 10 – Este dia era para irmos directos a Bilbao dormir, mas alteramos e reservando de novo em Cognac, conseguimos ficar na zona do Loire até ao final da Tarde.
Dia 11 – Cognac – Salamanca
Foi Domingo e com pouco transito na AE Francesas, Camioes parados por obrigatoriedade em França e no Pais Basco, Almoço junto com Motoristas portugueses numa Area de Serviço. Chegamos Salamanca para jantar.
Dia 12 – Salamanca – Pombal – Lisboa
Que Saudades do café português, que saudades do piso das nacionais francesas.
IC 8 entre a A23 e Pombal é uma desgraça.
E muito há mais a dizer, contudo nao quero parecer um testamento.
Apenas considerações finais:
1 – Apesar de geralmente mais civicos, os Franceses támbèm fazem das suas. Normalmente têm a tendência a facilitar as entradas em AE, passando para a faixa da esquerda. Ora aconteceu-me 2 vezes o que me acontece por vezes cá na “tugolandia”, entraram na AE, saltam para a faixa da Dta e depois Esquerda.
2 – Limites em França são fectivamente respeitados, isto apesar de muitas vezes irmos em Excesso, 140 no velocimento, e passaram veiculos a velocidade superior, não encontrei ninguem a “rasgar” em AE, nem mesmo os varios 330xd, 535xd, E 320cdi que passaram por mim. Quando por alguma razão o limite baixa para 110 ou 90, essa redução é respeitada.
3 – Não encontrei ninguem que se cola-e ao carro da frente para passar. Normalmente e em AE com 3 faixas de rodagem, mesmo na mais à esquerda esperam que terminem a ultrapassagem para voltarem a acelaram. Não pressionam o carro da frente. Mas támbèm devo referir que mesmo a 130-140 circula-se pela faixa mais à direita, mesmo tendo tranfego à frente para ultraopassar.
Finalmente deixo á vossa consideração o seguinte:
4 - Em França consegue-se Gasoleo a 1.09€ e Gasolina 95 a 1.35€ e não estou a falar de bombas associadas a Hipermercados (leclerc e Super U e Intermarché). Falo da Elf e Total. Obviamente que em AE o preço é maior . Ai os preços estão a 1.17€ para Gasoleo e 1.40€ para SP95.
Em 2002, antes da suposta liberalização, quando viagei a primeira vez a diferença de preço em Portugal e França era de cerca de 0.2 €. Actualmente é praticamente identico. Pelos vistos o crude é negociado a preços mais altos para Portugal!
Comentários, sugestões, criticas são bem vindas.
Obrigado pela paciencia.
Sem querer ser pretensioso, ou vangloriar-me por ter feito isto ou aquilo, proponho-me deixar neste espaço, que só lê quem quer, um relato da minha ultima ida a França de passeio.Não por querer provocar inveja, mas mais para trocas de ideias ou sugestões que são sempre bem vindas, por apesar de não ter sido a primeira vez que o fazemos, há sempre pontos que podemos melhorar de forma a tornar as férias ainda mais agradaveis.
Coloco aqui o plano das Férias, com a referência de que os dias de não visita o que prtendemos é “rolar” entre 700 – 850 km, pois temos uma pequenota de 3 anos a qual não queremos alterar muito as rotinas (jantar – banho – cama ) e támbém para nosso proprio descanso
Plano original da Viagem:
1 - Dia 20-04 – Lisboa – Salamanca (saida de Lisboa da parte da tarde)
2 - Dia 21-04- Salamanca – Cognac
3 - Dia 22-04 – Cognac – Mt St Michel
4 - Dia 23-04 – Mt St Michel (Visita)
5 - Dia 24-04 – Mt St Michel – Rambouillet (arredores de Paris)
6 - Dia 25-04 – Versailles (Visita)
7 - Dia 26-04 – Versailles – Blois ( Saida ao final da Tarde depois de mais umas visitas ao Palácio)
8 - Dia 27-04 – Blois
9 - Dia 28-04 – Blois
10 - Dia 29-04 – Blois – Bilbao
11 - Dia 30-04 – Bilbao – Salamanca
12 - Dia 01-05- Salamanca – Pombal – Lisboa
Segundo o via michellin isto seriam só de trajecto cerca de 4.350 km.
Para quem não segue o Diario de Bordo do 307 Sw 1.6 hdi Sport http://forum.autohoje.com/topic.asp?...38&whichpage=5
...isto tudo não é novidade.
Passamos agora ao relato das situações interessantes
Dia 1 Lisboa – Salamanca
Saida de Lisboa com a 307 SW atestada.
Nada especial a assinalar, jantar em Vilar Formoso e chegada a Salamanca as 22.30 locais.
Dia 2 Salamanca – Cognac (França)
Cognac fica a cerca de 120 km a Norte de Bordeus entre Saintes e Angouléme.
Saimos de Salamanca as 9.30 com chuva almoçamos na A 68 perto de Bilbao na Area de Serviço de Altube, que recomendo pelas boas sandes de Lombo de Porco (Smile) Reabastecimento em Quintana del Puente (ultima Area GALP no norte de Espanha) com cerca de 250 km ainda de autonomia e 670 km desde ultimo abastecimento.
De Altube a Irun, média de 90 kms/h sempre por Auto Estrada porque o S. Pedro decidiu presentear os Bascos com uma chuvada que não me lembro de ver igual.
Passamos Irun com 9 Graus e chegamos a Bayonne com 22.
Dia 3 Cognac – Mt St Michel
Assinalar que voltei a atestar a 307 em Luçon perto de Nantes nas bombas do Supermercado Leclerc.
Dia 4 Mt St Michel (Visita e passeio por aldeias próximas)
Quando sai de Cognac cerca de 600 km atras, pus o contador a zeros. Média 5.4 lts, certo que por nacionais em que o limite é 90.
Dia 5 Mt St Michel – Versailles (Visita a Omaha Beach e Étretat)
Dia muito cinzento cheio de nevoeiro. Almoço em Bayeux, após visita à prais da Normandia
Dia 6 e Dia 7 Rambouillet – Versailles – Rambouillet
Visita ao Palácio e jardins de Versailles, dormida em Rambouillet a 60km.
Dia 8, 9 Blois
No centro da França na zona do val do Loire Visitamos os Castellos de
Chambord – Casa do Rei até passagem para Versailles
Cheverny – Lugar onde Hergé se inspirou para desenhar o Castelo do Prof. Tournesol
Chenonceau – Castelo das Duas Damas
Ida a Orleans, para visitar a Catedral e admirar a cidade devota a Joanna D’Arc
Dia 10 – Este dia era para irmos directos a Bilbao dormir, mas alteramos e reservando de novo em Cognac, conseguimos ficar na zona do Loire até ao final da Tarde.
Dia 11 – Cognac – Salamanca
Foi Domingo e com pouco transito na AE Francesas, Camioes parados por obrigatoriedade em França e no Pais Basco, Almoço junto com Motoristas portugueses numa Area de Serviço. Chegamos Salamanca para jantar.
Dia 12 – Salamanca – Pombal – Lisboa
Que Saudades do café português, que saudades do piso das nacionais francesas.
IC 8 entre a A23 e Pombal é uma desgraça.
E muito há mais a dizer, contudo nao quero parecer um testamento.
Apenas considerações finais:
1 – Apesar de geralmente mais civicos, os Franceses támbèm fazem das suas. Normalmente têm a tendência a facilitar as entradas em AE, passando para a faixa da esquerda. Ora aconteceu-me 2 vezes o que me acontece por vezes cá na “tugolandia”, entraram na AE, saltam para a faixa da Dta e depois Esquerda.
2 – Limites em França são fectivamente respeitados, isto apesar de muitas vezes irmos em Excesso, 140 no velocimento, e passaram veiculos a velocidade superior, não encontrei ninguem a “rasgar” em AE, nem mesmo os varios 330xd, 535xd, E 320cdi que passaram por mim. Quando por alguma razão o limite baixa para 110 ou 90, essa redução é respeitada.
3 – Não encontrei ninguem que se cola-e ao carro da frente para passar. Normalmente e em AE com 3 faixas de rodagem, mesmo na mais à esquerda esperam que terminem a ultrapassagem para voltarem a acelaram. Não pressionam o carro da frente. Mas támbèm devo referir que mesmo a 130-140 circula-se pela faixa mais à direita, mesmo tendo tranfego à frente para ultraopassar.
Finalmente deixo á vossa consideração o seguinte:
4 - Em França consegue-se Gasoleo a 1.09€ e Gasolina 95 a 1.35€ e não estou a falar de bombas associadas a Hipermercados (leclerc e Super U e Intermarché). Falo da Elf e Total. Obviamente que em AE o preço é maior . Ai os preços estão a 1.17€ para Gasoleo e 1.40€ para SP95.
Em 2002, antes da suposta liberalização, quando viagei a primeira vez a diferença de preço em Portugal e França era de cerca de 0.2 €. Actualmente é praticamente identico. Pelos vistos o crude é negociado a preços mais altos para Portugal!
Comentários, sugestões, criticas são bem vindas.
Obrigado pela paciencia.
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