Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Diário de uma viagem - Updated (Agora com Fotos)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Diário de uma viagem - Updated (Agora com Fotos)

    Diário de uma viagem – França Abril 2006

    Sem querer ser pretensioso, ou vangloriar-me por ter feito isto ou aquilo, proponho-me deixar neste espaço, que só lê quem quer, um relato da minha ultima ida a França de passeio.Não por querer provocar inveja, mas mais para trocas de ideias ou sugestões que são sempre bem vindas, por apesar de não ter sido a primeira vez que o fazemos, há sempre pontos que podemos melhorar de forma a tornar as férias ainda mais agradaveis.

    Coloco aqui o plano das Férias, com a referência de que os dias de não visita o que prtendemos é “rolar” entre 700 – 850 km, pois temos uma pequenota de 3 anos a qual não queremos alterar muito as rotinas (jantar – banho – cama ) e támbém para nosso proprio descanso

    Plano original da Viagem:
    1 - Dia 20-04 – Lisboa – Salamanca (saida de Lisboa da parte da tarde)
    2 - Dia 21-04- Salamanca – Cognac
    3 - Dia 22-04 – Cognac – Mt St Michel
    4 - Dia 23-04 – Mt St Michel (Visita)
    5 - Dia 24-04 – Mt St Michel – Rambouillet (arredores de Paris)
    6 - Dia 25-04 – Versailles (Visita)
    7 - Dia 26-04 – Versailles – Blois ( Saida ao final da Tarde depois de mais umas visitas ao Palácio)
    8 - Dia 27-04 – Blois
    9 - Dia 28-04 – Blois
    10 - Dia 29-04 – Blois – Bilbao
    11 - Dia 30-04 – Bilbao – Salamanca
    12 - Dia 01-05- Salamanca – Pombal – Lisboa

    Segundo o via michellin isto seriam só de trajecto cerca de 4.350 km.
    Para quem não segue o Diario de Bordo do 307 Sw 1.6 hdi Sport http://forum.autohoje.com/topic.asp?...38&whichpage=5
    ...isto tudo não é novidade.

    Passamos agora ao relato das situações interessantes

    Dia 1 Lisboa – Salamanca
    Saida de Lisboa com a 307 SW atestada.
    Nada especial a assinalar, jantar em Vilar Formoso e chegada a Salamanca as 22.30 locais.

    Dia 2 Salamanca – Cognac (França)
    Cognac fica a cerca de 120 km a Norte de Bordeus entre Saintes e Angouléme.

    Saimos de Salamanca as 9.30 com chuva almoçamos na A 68 perto de Bilbao na Area de Serviço de Altube, que recomendo pelas boas sandes de Lombo de Porco (Smile) Reabastecimento em Quintana del Puente (ultima Area GALP no norte de Espanha) com cerca de 250 km ainda de autonomia e 670 km desde ultimo abastecimento.
    De Altube a Irun, média de 90 kms/h sempre por Auto Estrada porque o S. Pedro decidiu presentear os Bascos com uma chuvada que não me lembro de ver igual.
    Passamos Irun com 9 Graus e chegamos a Bayonne com 22.

    Dia 3 Cognac – Mt St Michel
    Assinalar que voltei a atestar a 307 em Luçon perto de Nantes nas bombas do Supermercado Leclerc.

    Dia 4 Mt St Michel (Visita e passeio por aldeias próximas)
    Quando sai de Cognac cerca de 600 km atras, pus o contador a zeros. Média 5.4 lts, certo que por nacionais em que o limite é 90.

    Dia 5 Mt St Michel – Versailles (Visita a Omaha Beach e Étretat)
    Dia muito cinzento cheio de nevoeiro. Almoço em Bayeux, após visita à prais da Normandia

    Dia 6 e Dia 7 Rambouillet – Versailles – Rambouillet
    Visita ao Palácio e jardins de Versailles, dormida em Rambouillet a 60km.

    Dia 8, 9 Blois
    No centro da França na zona do val do Loire Visitamos os Castellos de
    Chambord – Casa do Rei até passagem para Versailles
    Cheverny – Lugar onde Hergé se inspirou para desenhar o Castelo do Prof. Tournesol
    Chenonceau – Castelo das Duas Damas
    Ida a Orleans, para visitar a Catedral e admirar a cidade devota a Joanna D’Arc

    Dia 10 – Este dia era para irmos directos a Bilbao dormir, mas alteramos e reservando de novo em Cognac, conseguimos ficar na zona do Loire até ao final da Tarde.

    Dia 11 – Cognac – Salamanca
    Foi Domingo e com pouco transito na AE Francesas, Camioes parados por obrigatoriedade em França e no Pais Basco, Almoço junto com Motoristas portugueses numa Area de Serviço. Chegamos Salamanca para jantar.

    Dia 12 – Salamanca – Pombal – Lisboa
    Que Saudades do café português, que saudades do piso das nacionais francesas.
    IC 8 entre a A23 e Pombal é uma desgraça.

    E muito há mais a dizer, contudo nao quero parecer um testamento.

    Apenas considerações finais:

    1 – Apesar de geralmente mais civicos, os Franceses támbèm fazem das suas. Normalmente têm a tendência a facilitar as entradas em AE, passando para a faixa da esquerda. Ora aconteceu-me 2 vezes o que me acontece por vezes cá na “tugolandia”, entraram na AE, saltam para a faixa da Dta e depois Esquerda.

    2 – Limites em França são fectivamente respeitados, isto apesar de muitas vezes irmos em Excesso, 140 no velocimento, e passaram veiculos a velocidade superior, não encontrei ninguem a “rasgar” em AE, nem mesmo os varios 330xd, 535xd, E 320cdi que passaram por mim. Quando por alguma razão o limite baixa para 110 ou 90, essa redução é respeitada.

    3 – Não encontrei ninguem que se cola-e ao carro da frente para passar. Normalmente e em AE com 3 faixas de rodagem, mesmo na mais à esquerda esperam que terminem a ultrapassagem para voltarem a acelaram. Não pressionam o carro da frente. Mas támbèm devo referir que mesmo a 130-140 circula-se pela faixa mais à direita, mesmo tendo tranfego à frente para ultraopassar.

    Finalmente deixo á vossa consideração o seguinte:

    4 - Em França consegue-se Gasoleo a 1.09€ e Gasolina 95 a 1.35€ e não estou a falar de bombas associadas a Hipermercados (leclerc e Super U e Intermarché). Falo da Elf e Total. Obviamente que em AE o preço é maior . Ai os preços estão a 1.17€ para Gasoleo e 1.40€ para SP95.
    Em 2002, antes da suposta liberalização, quando viagei a primeira vez a diferença de preço em Portugal e França era de cerca de 0.2 €. Actualmente é praticamente identico. Pelos vistos o crude é negociado a preços mais altos para Portugal!

    Comentários, sugestões, criticas são bem vindas.

    Obrigado pela paciencia.

    #2
    Quanto ao caminho em si, não sei, porque nunca fiz uma viagem tão longa de automóvel comigo a conduzir - o máximo foi até Madrid.

    Gostei de ler, está muito interessante.

    Quanto às considerações:

    1 - Não somos só nós que não temos maneiras, não é verdade? ;)

    2 - Não posso falar sobre isso, sou daqueles que não respeita limites de velocidade. ;)

    3 - É de louvar esse tipo de comportamento, principalmente o de circular mais À direita. É que isso cá é muito, muito raro...

    4 - Os combustíveis são a vergonha do costume. Eu desde que vi nas notícias da SIC (penso que foi SIC) a discriminação de impostos que pagamos sobre o combustível e tudo o mais... Enfim.

    Por fim, apenas para gabar de facto este relato. Muito interessante e não muito extenso. Excelente viagem!

    Comentário


      #3
      Muito interessante e útil

      Deve ter sido uma pequena aventura!
      Nunca fiz uma viagem tão longa, nem sei se a faria, ehehe!

      cumps.

      Comentário


        #4
        Gostei!

        Só falta saber o preço do combustível em Espanha...

        E já agora, que tipo de alojamento é que frequentaste [?]

        Eu ando para aqui a pensar visitar o Sul de França (sonho antigo)...

        Comentário


          #5

          Obrigado Dark.

          Quanto ao ponto 2 eles em AE´s andam um pouco acima , agora em Nacionais andam bem mais calmos

          Mais 2 pontos que me lembrei após enviar a mensagem e que me fazem confusão.

          5 - Normalmente em Portugal quando de uma subida a faixa que abre é a mais à direita, obrigando o carro mais lento ou o pesado quando essa faixa termina a mudar novamente de faixa.
          Ora em Espanha, França e Italia, quando essa situação acontece a faixa que abre é a mais à esquerda (como na A2 na serra Algarvia). Ora pergunto eu, porque que isso acontece. Porque que quando da execução da AE a Brisa teimou em fazer de forma diferente que se faz no resto da Europa?

          6 - Fiz bastantes nacionais e AE, e encontrei vários radares fixos (assinalados até no via michellin), com indicação que esse radar existe!!!
          Nas aldeias e vilas que passei em que o limite é 50 e muitas vezes 30, não existem bandas sonoras, lombas ou sinais para reduzir velocidades.
          Método muito mais simples. Ou colocam rotundas obrigando a travar ou quando nao tem espaço ou $$$, vazem um pequeno canteiro na faixa de rodagem do lado de quem entra na localidade provocando uma pequena chicane, muito suave, mas eficaz.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por DêCêIi

            Gostei!

            Só falta saber o preço do combustível em Espanha...

            E já agora, que tipo de alojamento é que frequentaste [?]

            Eu ando para aqui a pensar visitar o Sul de França (sonho antigo)...
            Gasoleo em Espanha a 0.99€ quer na Repsol quer na Campsa.
            Pus a 1.03 o Gasoleo 10 + (acho que é assim que se chama)

            Eu por opção escolho IBIS. www.accorhotels.com
            Razões:
            1- Podes anular sem qualquer custo no proprio dia até as 18.00 Locais.
            2- Muitos tem parques fechados gratuitos
            3- Para uma ou 2 noites servem perfeitamente.

            Mas eu levo uma bébé de 3 anos. Sozinho com o meu sistema de GPS (a minha mulher ) podia-se escolher ETAP (da mesma cadeia) ou hotel B&B ,
            www.hotel-bb.com

            Comentário


              #7
              Muito Bem!
              Que grande viagem.

              Já estou a pensar em fazer algo identico. Vou só esperar que a bébé cresça mais um pouco.

              Já vi que a SW se portou ao mais alto nível.

              Forte Abraço

              Comentário


                #8
                Traveller, também já fiz uma viagem semelhante aqui há cerca de 3 anos...infelizmente nunca mais tive oportunidade de repetir para outras paragens, mas é algo que adorei e aconselho.

                Fiquei fã deste tipo de auto-férias sem destino e em que se consegue visitar n sitios e absorver o máximo dos locais em que se passa...o que já não acontece com o tipico viajar de avião para um ponto e nada mais à volta.

                No meu caso fiz sul de França (Espanha foi só passar num dia até Barcelona...é a parte mais chata e que dá logo para perceber o "quão longiquo estamos da Europa" lol Depois tudo é pertinho), norte de Itália (Florença, Veneza, etc.), subi até aos Alpes Austriacos e fiz a zona do Tirol, depois toda a Suiça e retorno a França.

                Combustíveis baratos é mesmo em Andorra mas de uma maneira geral eram sempre mais baratos do que por cá.

                Hotéis foram sempre na cadeia Accor também. Ou Ibis (mais baratos) ou Novotel. São em conta, há sempre em todo o lado e com espaço...normalmente só no dia é que decidia onde ficava.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                  Gostei!

                  Só falta saber o preço do combustível em Espanha...

                  E já agora, que tipo de alojamento é que frequentaste [?]

                  Eu ando para aqui a pensar visitar o Sul de França (sonho antigo)...
                  Se precisares de dicas diz...apesar de ter sido no verão de 2003 ainda me lembro de algumas coisas.

                  Comentário


                    #10
                    http://forum.autohoje.com/topic.asp?...erms=road,trip

                    Comentário


                      #11
                      A minha viagem foi semelhante ao trajecto azul que o Eser tem nesse link, mas não a Croatia.

                      Os locais principais de passagem foram Barcelona, Cannes, Nice, Monaco, Portofino, Florença (terras à volta de recomendo como San Geminiano, Pisa, etc.), Verona e Pádua, Veneza, Innsbruck e locais à volta na zona do Tirol e sul da Alemanha, passagem para a Suiça por Zurique, lago Genéve tanto do lado Suiço como do Francês (parte que mais gostei) com a ida depois ao Monte Branco, e depois descida por Orange e Andorra até Lx. outra vez.

                      Foram cerca de 7000kms. em que gastei cerca de 120cts. de gasolina...isto no Golf GTI. E na maioria das vezes em velocidades bem altinhas ou estava a ver que não chegava lololol

                      Lembro-me de na vinda que fiz à noite (fiz Andorra-Lisboa entre as 18h. e as 4 da matina) só parar para descansar e comer qq coisa e atestar o carro...de resto era 180-200-220 (E90 vazia). Em França também me estiquei algumas vezes.

                      Quanto a povos a conduzir discordo de vocês. Os Italianos põem qualquer tuga no bolso. São muito mais loucos, muito mais desrespeitadores do parceiro de estrada (e aí passei-me com alguns!!!). Por oposto os Austriacos são os mais maníacos do cumprimento de todas as regras e aí de quem pise o risco por milésimas que seja. Franceses e Espanhóis estão no meio.

                      Comentário


                        #12
                        Também já andei por alguns desses sítios, e é verdade o que dizes. Só não sei o preço dos combustíveis. Mas se for lá daqui a uns meses, já deve estar mais barato do que por cá [xx(]

                        Tiveste azar com o dia em Omaha Beach ( St Laurent Sur Mer ), pois é um sítio muito porreiro.

                        Quanto a Bilbao, acho que fizeste bem, não gostei muito daqueles lados...

                        citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                        Gostei!

                        Só falta saber o preço do combustível em Espanha...

                        E já agora, que tipo de alojamento é que frequentaste [?]

                        Eu ando para aqui a pensar visitar o Sul de França (sonho antigo)...
                        Combustíveis? Não queiras saber, mas mais baratos são, de certeza!

                        O sul de França é porreiro, já lá andei. Por acaso, até passei em parte do circuito do Mónaco :D

                        Para alojamento, normalmente ficavamos nos Ibis, já que são acessíveis, em termos de preço, normalmente bem situados, e não diferem muito.

                        Comentário


                          #13
                          Este tipo de viagens mas sem nada planeado são excelentes.

                          às uns anos que não vou, mas ainda fui umas quantas vezes.

                          De uma vez focando mais os paises do norte da Europa e acabou por se ir até à Suécia. Da primeira vez até à Hungria mais pela Europa Central. Da ultima foi mais aos S's, mas culminou na Sérvia.

                          Excelente

                          Comentário


                            #14
                            Viajar é das melhores coisas que há para fazer, passaste em algumas zonas bem bonitas nomeadamente o vale do Loire e Versalhes

                            Comentário


                              #15
                              apesar de ser meio off topic, uma fotinhas seriam mto bem vindas



                              granda viagem

                              abs

                              Comentário


                                #16
                                Sinceramente não esperava tanta participação

                                citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR


                                No meu caso fiz sul de França (Espanha foi só passar num dia até Barcelona...é a parte mais chata e que dá logo para perceber o "quão longiquo estamos da Europa" lol Depois tudo é pertinho), norte de Itália (Florença, Veneza, etc.), subi até aos Alpes Austriacos e fiz a zona do Tirol, depois toda a Suiça e retorno a França.
                                Exactamente, é assim que nos apercebemos que estamos bem longe da Europa. Passar Espanha é um "martirio" de tempo.
                                Nós fazemos este tipo de viagens todos os anos, geralmente em Setembro mas este ano com a história dos feriados (25 abril e 1 de Maio) deu para sair mais cedo.


                                DêcêIi:

                                o mesmo se aplica a mim ...qualquer dica, mesmo a que penses mais ridicula não hesites. Nós viajamos com a criança desde os 5 meses, e o tema "LOGISTICA" está bem desenvolvido. Lembram-nos de tudo o que se possa imaginar.

                                Leocouto:

                                Estou a tratar disso..não estão esquecidas. a ver se ainda hoje (Sexta) coloco aqui algumas.

                                Comentário


                                  #17
                                  E será que dá para passear acampando [?]

                                  Se calhar não fica assim tão mais em conta e o conforto não é bem o mesmo...

                                  É nestas alturas que lamento não ter uma Kangoo ou algo do género...

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                    E será que dá para passear acampando [?]

                                    Se calhar não fica assim tão mais em conta e o conforto não é bem o mesmo...

                                    É nestas alturas que lamento não ter uma Kangoo ou algo do género...
                                    Claro que dá..O Campismo em França tem optimas condições. Qualquer vila ou aldeia tem local para isso!
                                    "camping á la Ferme"

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                      E será que dá para passear acampando [?]

                                      Se calhar não fica assim tão mais em conta e o conforto não é bem o mesmo...

                                      É nestas alturas que lamento não ter uma Kangoo ou algo do género...
                                      Eu ja fiz acampando, embora so por espanha, dei a quase a volta ao pais.:D

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tenho montes de fotos...mas no pc de casa, e graças aos amigos da Clix continuo sem net em casa pelo que não consigo colocá-las aqui facilmente. Tou aqui, tou na 3.5G!!!

                                        Quanto ao acampar, e apesar de ter a sua piada...numa viagem deste tipo é algo que não aconselho visto ser necessário o descanso, o banhito em condições, etc. Mas se calhar sou eu que sou muito exigente lolol

                                        Ibis e semelhantes, apesar de com preços às vezes altos são bem fixes. Por exemplo em Cannes o Ibis fica mesmo no centro e assim consegues estacionamento (algo lixado e caro no centro) para a máquina.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Como prometido aqui ficam algumas fotos:

                                          Monte St-Michel
                                          Abadia Beneditina do Seculo XII, resistiu à guerra dos 100 anos.
                                          Especie de ilha em que em dias de maré cheia não se consegue lá chegar.
                                          Exterior


                                          Interior


                                          Vista da Abadia e para o Parque de estacionamento, neste dia com indicação que se podia estacionar mesmo na maré cheia:



                                          Dinan, Cidade encantadora da Bretanha. 307 Sw em destaque:



                                          Omaha Beach com Bunker Alemão da Segunda Guerra e Cimitério em Bayeux: Só quem visita este local tem uma muita pequena ideia do que realmente foi preciso para libertar a Europa do 3 Reich.
                                          Foram precisas 3 horas para calarem estes bunkers com apenas 35 alemães.

                                          ]]

                                          Étretat e Famosa tromba do elefante na Falaise D'Aval



                                          Versailles e Torre Eiffel:

                                          ]



                                          Castelos do Vale do Loire:
                                          Chambord :
                                          Castelo de Francisco I era o castelo do Reino antes de aparecer Versailles com Luis XIV



                                          Cheverny:
                                          Hergé utilizou-o como modelo a Moulisart (castelo do Prof Tournesol)



                                          Chenonceau (Castelo sobre a Agua) e Ussé (Castelo da Bela Adormecida):



                                          Orleans :
                                          Nesta altura festeja-se o martirio de Joanna D'Arc.



                                          Aqui estão as melhores, pois não quero maçar-vos com imensas fotos de interiores dos Castelos (cama deste rei, antecameras de rainhas etc etc etc)

                                          Deixo só mais estas 2, uma por ser engraçada ou porque estamos num forum de automoveis.





                                          Espero que tenham gostado, eu gostei não só da viagem mas da oportunidade de a relatar aqui .


                                          Para quem quiser ver mais em detalhe alguma foto aqui fica o link da galeria.
                                          http://www.imagecash.net/gallery.php...owner=stalacko


                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR


                                            Quanto ao acampar, e apesar de ter a sua piada...numa viagem deste tipo é algo que não aconselho visto ser necessário o descanso, o banhito em condições, etc. Mas se calhar sou eu que sou muito exigente lolol

                                            Ibis e semelhantes, apesar de com preços às vezes altos são bem fixes. Por exemplo em Cannes o Ibis fica mesmo no centro e assim consegues estacionamento (algo lixado e caro no centro) para a máquina.
                                            Acampar támbèm não é comigo....
                                            Não conheço os de Cannes, mas támbèm tens o de Sophia Antipolis que o parque é gratis!
                                            Eu pessoalmente procuro Ibis porque sendo todos iguais a pequenota nem sente que mudou de hotel.

                                            Comentário


                                              #23
                                              sim senhor gostei de ler, por acaso ha tempos eu tinha aberto um topico onde falava se rendia ir de carro até Paris, pois a minha maria nasceu em Versailles e eu gostava de lá ir, adoro França e nunca lá fui.

                                              Espectáculo de viagem... um dia espero fazer uma igual..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Excelente post Traveller.. Gostei mt.

                                                Diz-me uma coisa, sem querer ser indescreto, a tua área de trabalho está relacionada com historia de arte ou arquitectura?

                                                Comentário


                                                  #25

                                                  Miguel, não és indiscreto.
                                                  Sou contabilista, mas adoro viajar, e calhou fazer esta volta toda de uma vez só.
                                                  Mas acredita que passados 3 Castelos já reconheces que determinado Rei casou com aquela e teve nao sei quantos filhos e amantes !!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Viagem espectacular! As fotos estão fantásticas... Parabéns!
                                                    Não me importava mesmo nada de fazer o mesmo com a minha SW. Os miúdos é que não deviam achar grande piada. Quem sabe daqui a uns anos.


                                                    Nota: Em relação às considerações finais, gostava de fazer um comentário. Esta semana fui a Itália e ainda fiz uns 200 km nas suas estradas. Nos pontos 1, 2 e 3 os Italianos são precisamente o... oposto!:D
                                                    Gandas malucos [}] ainda são piores do que nós!!! [8]
                                                    O condutor do autocarro em que fui de Milão para o aeroporto de Malpensa, não devia ter os parafusos todos! Só vos digo que o fulano devia pensar que ia com um smart ou mesmo de moto. Já dá para imaginarem o tipo de condução.[:0]

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Obrigado pelas fotos

                                                      muito bonitas as regiões que visitaste

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Bem bonita a tua carrinha...

                                                        Eu adoro viagens assim, já fiz uma de 4000 km pelo Brasil também...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Excelente tópico. Dá para ficar com inveja. LOL!

                                                          O ano passado fiz férias assim, mas apenas por Espanha, visando Bilbao, Barcelona e Madrid.

                                                          Este ano nem sei se vai dar para férias... Mas se der, quem sabe...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por SW

                                                            Viagem espectacular! As fotos estão fantásticas... Parabéns!
                                                            Não me importava mesmo nada de fazer o mesmo com a minha SW. Os miúdos é que não deviam achar grande piada. Quem sabe daqui a uns anos.


                                                            Nota: Em relação às considerações finais, gostava de fazer um comentário. Esta semana fui a Itália e ainda fiz uns 200 km nas suas estradas. Nos pontos 1, 2 e 3 os Italianos são precisamente o... oposto!:D
                                                            Gandas malucos [}] ainda são piores do que nós!!! [8]
                                                            O condutor do autocarro em que fui de Milão para o aeroporto de Malpensa, não devia ter os parafusos todos! Só vos digo que o fulano devia pensar que ia com um smart ou mesmo de moto. Já dá para imaginarem o tipo de condução.[:0]
                                                            Quanto aos Italianos...yep, tens toda a razão. Somos uns santinhos!!!

                                                            Acho que nunca mais levo o meu carro para lá. Ia batendo não sei quantas vezes e chatiei-me outras tantas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X