Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estudo reforça perigosa relação entre o diesel e os doentes com asma

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estudo reforça perigosa relação entre o diesel e os doentes com asma

    Londres
    Estudo reforça perigosa relação entre o diesel e os doentes com asma
    06.12.2007 - 16h44 Andrea Cunha Freitas

    O cenário é uma movimentada rua de Londres: a Oxford Street. O projecto é apurar os efeitos do fumo dos carros a diesel nos doentes com asma recorrendo a um grupo de 60 pessoas. A conclusão do estudo é publicada hoje no "New England Journal of Medicine": As observações realizadas permitem comprovar as evidências epidemiológicas que associam a exposição a determinada intensidade do tráfego à função pulmonar nos casos de asma.

    A perigosa relação entre a poluição atmosférica provocada pelo trânsito automóvel e a saúde das pessoas não é novidade. Nem sequer o facto desta aliança se tornar mais grave ainda quando o indivíduo já sofre de uma doença respiratória. As partículas provenientes da combustão dos motores a diesel são também conhecidas como inimigos do sistema respiratório.

    No entanto, desta vez, os investigadores do Imperial College London e da "New Jersey Scool of Public Health", entre outras instituições internacionais, quiseram focar-se num cenário real (pela primeira vez, a pesquisa aconteceu fora dos laboratórios) e nos efeitos da exposição num curto espaço de tempo. Para isso, foram recrutados 60 adultos com asma.

    Cada participante foi orientado para uma caminhada de duas horas na concorrida rua de Londres e, noutra ocasião, levado a passear num parque próximo (Hyde Park). Os dois percursos foram monitorizados em tempo real, quer no que se refere à exposição que aos efeitos no organismo da pessoa.

    A equipa conclui que durante e após as caminhadas na Oxford Street os participantes registaram um agravamento dos sintomas da asma e uma redução da capacidade pulmonar. Nos passeios no parque os danos foram consideravelmente menores.

    Os cientistas defendem que o principal problema está nas mais finas partículas libertadas no ar que chegam facilmente até aos pulmões. Os motores a diesel emitem concentrações de monóxido de carbono inferiores às libertadas pelos motores a gasolina mas conseguem produzir cem vezes mais partículas percorrendo a mesma distância. Estudos anteriores terão mostrado que nos ambientes urbanos quase 90 por cento do trânsito que produz partículas é originário dos motores a diesel.

    “O nosso estudo reforça a necessidade de reduzir a poluição para proteger a saúde das pessoas. Pela primeira vez fomos capazes de medir exactamente o que acontece nos pulmões das pessoas com asma quando passam um par de horas passeando numa zona poluída.

    Observando os efeitos das poluentes partículas do diesel, podemos confirmar que uma exposição como esta provoca inflamação nos pulmões dos asmáticos”, defende Fan Chung, um dos autores do estudo e docente no Imperial College London.

    Os investigadores encontraram na Oxford Street uma presença de partículas ultrafinas três vezes superior ao que foi registado no Hyde Park. Depois do estudo dos efeitos de uma curta exposição, a equipa promete agora debruçar-se sobre os danos de um convívio prolongado com este tipo de poluição. Por outro lado, além da asma serão “investigados” também os danos nas pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares.

    Um trabalho recente desenvolvido pelo Departamento de Ciências de Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa revelou que as doenças do aparelho respiratório são responsáveis por mais de um terço dos casos que chegam à urgência pediátrica do Hospital D. Estefânia. As patologias mais frequentes - e que afectam sobretudo crianças entre um e quatro anos - são as infecções agudas das vias aéreas superiores e inferiores, a asma e a pneumonia.
    Em http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1312963&idCanal=62

    #2


    diesel....? .....

    COMBUSTIVEL DE BETONEIRA!



    Je suis terrible!

    Comentário


      #3
      Mentira, calúnias! Daqui nada atribuem aquelas manchas pretas nos monumentos e prédios da baixa da cidade aos carros a gasóleo queres ver... E depois ainda vêm para aí dizer que o efeito nos pulmões é semelhante ao de um fumador passivo...

      Isto inventam com cada uma...

      Comentário


        #4
        Estou bastante surpreendido que tenha havido diferenças entre uma caminhada numa rua com trânsito e uma caminhada num parque. Realmente não esperava.

        Que treta de estudo. Eu não tenho asma e sei que não é agradável ir snifar tubos de escape, sobretudo de carros com 10 ou mais anos, sejam diesel ou otto. Onde está a comparação diesel vs otto nesse estudo? Onde está a comparação diesel com filtro de partículas vs. diesel sem filtro de partículas? E não, não tenho um diesel; simplesmente não como tudo o que me põem à frente.

        Ah, e quando é que os jornalistas aprendem que não existem motores a diesel? Existem motores diesel ou motores a gasóleo.
        Editado pela última vez por RAD; 07 December 2007, 08:58.

        Comentário


          #5
          E surpresas?

          a malta fica tão focada nas emissões de CO2, que se "esquecem", convenientemente, das outras coisinhas que igualmente saem do tubo de escape.

          E no caso dos diesel, as particulas foram sempre um problema, e já se conhece os seus efeitos prejudiciais há imenso tempo.

          Apesar de actualmente a maior parte dos diesel já vir equipada com filtros de particulas, o que é certo é que a maior parte dos carros que circulam ainda não têm tal dispositivo.

          E ainda por cima no centro de Londres, onde os carros mais comuns são o mecanicamente obsoleto táxi e o tipico autocarro londrino.

          Comentário


            #6
            É por isso que em certos estados norte-americanos são proibidos os carro a gasóleo.
            Pelos vistos lá não é nenhuma surpresa há muito tempo.

            Comentário


              #7
              Ainda hoje vi um C2 ( todo reprogramdo claro ) a mandar uma bola de fumo do escape, que era maior que o carro !! A sorte é que eu ia na faixa ao lado senão era fumado, era.

              Comentário


                #8
                Durante as duas horas em Oxford Street, a polícia só deixou circular os carros a diesel??? , Foi monitorizado a percentagem dos veículos a gasolina, a diesel, as bicicletas e os fumadores que se foram cruzando durante os passeio com os asmáticos???
                Ai que esta ciência de meia tigela está mesmo em forma

                Comentário


                  #9

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por jacomiranda Ver Post
                    Durante as duas horas em Oxford Street, a polícia só deixou circular os carros a diesel??? , Foi monitorizado a percentagem dos veículos a gasolina, a diesel, as bicicletas e os fumadores que se foram cruzando durante os passeio com os asmáticos???
                    Ai que esta ciência de meia tigela está mesmo em forma
                    Também pensei nisso.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por jacomiranda Ver Post
                      Durante as duas horas em Oxford Street, a polícia só deixou circular os carros a diesel??? , Foi monitorizado a percentagem dos veículos a gasolina, a diesel, as bicicletas e os fumadores que se foram cruzando durante os passeio com os asmáticos???
                      Ai que esta ciência de meia tigela está mesmo em forma
                      A maioria é diesel, já que o carro mais tipico dessa zona é mesmo o tipico taxi londrino... a diesel.

                      Sem contar com os autocarros, que nessa rua são mais que as mães.

                      A percentagem de carros a gasolina é minima. Além de que carros a gasolina não emitem particulas.
                      Editado pela última vez por crash; 08 December 2007, 03:37.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                        Estou bastante surpreendido que tenha havido diferenças entre uma caminhada numa rua com trânsito e uma caminhada num parque. Realmente não esperava.

                        Que treta de estudo. Eu não tenho asma e sei que não é agradável ir snifar tubos de escape, sobretudo de carros com 10 ou mais anos, sejam diesel ou otto. Onde está a comparação diesel vs otto nesse estudo?

                        Onde está a comparação diesel com filtro de partículas vs. diesel sem filtro de partículas? E não, não tenho um diesel; simplesmente não como tudo o que me põem à frente.

                        Ah, e quando é que os jornalistas aprendem que não existem motores a diesel? Existem motores diesel ou motores a gasóleo.
                        Durante as duas horas em Oxford Street, a polícia só deixou circular os carros a diesel??? , Foi monitorizado a percentagem dos veículos a gasolina, a diesel, as bicicletas e os fumadores que se foram cruzando durante os passeio com os asmáticos???
                        Ai que esta ciência de meia tigela está mesmo em forma

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                          É por isso que em certos estados norte-americanos são proibidos os carro a gasóleo.

                          Pelos vistos lá não é nenhuma surpresa há muito tempo.
                          Consequências directas do preço do barril de petróleo que sempre foi barato para o mercado em questão, mas é uma questão ultrapassada (o preço baixo da matéria-prima).

                          Os ditos estudos e análises que tem sempre o apoio incondicional de certos departamentos de certas multinacionais de determinada área económica.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                            É por isso que em certos estados norte-americanos são proibidos os carro a gasóleo.
                            Pelos vistos lá não é nenhuma surpresa há muito tempo.
                            Pois, na California sempre foi assim, poucos carros a gasóleo são autorizados a ser vendidos lá porque todas as emissões são controladas, não é só o CO2. Existem outros países onde o gasóleo não pode ser usado por particulares ou o gasóleo é mais caro que a gasolina por questões ambientais até porque 1 litro de gasóleo emite mais CO2 (sem falar do resto) do que 1 litro de gasolina.

                            Claro que depois aparecem aquelas medidas protecionistas de mercado nos EUA onde deixam as banheiras com mais de X toneladas terem emissões altas e ainda oferecem beneficios fiscais. É um pouco como cá com o antigo selo...

                            Em relação a diferenças, eu se calhar noto-as mais porque sou mais sensivel nesse assunto por questões de saude, mas consigo notar bem quando está um carro a gasóleo ou a gasolina à minha frente e não é preciso andar a mandar fumo.

                            Comentário


                              #15
                              Ainda que me digam que os motores diesel estão cada vez mais "limpos", não há ninguém que me convença que a bola de fumo negro (maior ou menor) que a maioria manda seja menos potencialmente assassina do que as emissões de um motor a gasolina.
                              Ambas são nocivas, mas o fumo mais visível nos motores a diesel é sintomático...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                Estou bastante surpreendido que tenha havido diferenças entre uma caminhada numa rua com trânsito e uma caminhada num parque. Realmente não esperava.

                                Que treta de estudo. Eu não tenho asma e sei que não é agradável ir snifar tubos de escape, sobretudo de carros com 10 ou mais anos, sejam diesel ou otto. Onde está a comparação diesel vs otto nesse estudo? Onde está a comparação diesel com filtro de partículas vs. diesel sem filtro de partículas? E não, não tenho um diesel; simplesmente não como tudo o que me põem à frente.

                                Ah, e quando é que os jornalistas aprendem que não existem motores a diesel? Existem motores diesel ou motores a gasóleo.
                                Originalmente Colocado por jacomiranda Ver Post
                                Durante as duas horas em Oxford Street, a polícia só deixou circular os carros a diesel??? , Foi monitorizado a percentagem dos veículos a gasolina, a diesel, as bicicletas e os fumadores que se foram cruzando durante os passeio com os asmáticos???
                                Ai que esta ciência de meia tigela está mesmo em forma
                                Embora admita que um motor diesel possa ser mais poluente do que um otto, estou perfeitamente de acordo com vocês.

                                Comentário


                                  #17
                                  e depois chegaram a outra conclusão; a de que quem está vivo vai morrer mais cedo ou mais tarde....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Que façam eco destas notícias, não me importava nada de voltar aos carros a gasolina, se se tornarem mais cost-effective.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por carneiromalmorto Ver Post


                                      ganda abuso! como meto isso no avatar?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Este tópico é parecido aqueles em que há alguém que se lembra de dizer mal das marcas alemãs

                                        Em Portugal, dizer mal dos motores Diesel? Oh diabo o que se vem aqui dizer...

                                        Atão mas aquele Seat Ibiza na VG que deixa uma nuvem de fumo atrás dele superior ao Space Shuttle da NASA polui mais que o 1.8 a gasosa a gastar 10L /100? Mas algum dia?

                                        Fora de brincadeiras, eu não defendo nem gasóleo nem gasolina. Defendo sim um melhor ambiente e um equilibrio economico-ambiental. E percebo que os veiculos a gasoleo tenham tido o seu boom pelos preços dos combustiveis, principalmente com o aparecimento dos diesel de baixa cilindrada.

                                        Contudo, sempre soube que a gasolina é mais limpa em partículas. E se calhar fazia todo o sentido, haver um desenvolvimento dos motores a gasolina de forma a consumirem menos, e consequentemente a emitirem menos monoxido de carbono. Se calhar assim, contrariava-se um mercado que está cada vez mais Diesel.

                                        Até porque este boom dos particulares com veiculos a gasóleo só veio prejudicar o mercado dos transportes. Porque como há muita procura, é claro que o preço do gasoleo aumenta, com o consequente aumento dos transportes publicos (passes, bilhetes, e afins).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Stockinger Ver Post
                                          (...)
                                          Atão mas aquele Seat Ibiza na VG que deixa uma nuvem de fumo atrás dele superior ao Space Shuttle da NASA polui mais que o 1.8 a gasosa a gastar 10L /100? Mas algum dia?
                                          (...)
                                          É por isso que defendo os carros a hidrogénio sem emissões no produto final, é que assim as emissões são controladas nas centrais eléctricas e não ficam à mercê de qualquer mentecapto que compra um carro e decide andar a inventar porque ele é que sabe e os engenheiros da marca são cromos...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Para animar isto...
                                            ...o que faz mal não é o facto de serem diesel, é o facto de não serem HDi.

                                            "Motores HDi, por si, por nós, e pelo planeta."

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                              É por isso que em certos estados norte-americanos são proibidos os carro a gasóleo.
                                              Pelos vistos lá não é nenhuma surpresa há muito tempo.
                                              Em nenhum estado norte-americano são proíbidos carros a gasóleo

                                              Comentário


                                                #24
                                                duvido que o meu 1.4 Hdi com menos de 15.000kms seja muito perigoso, acho que varia de carro para carro

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Estudo interessante

                                                  Pode então concluir-se que se cada vez há mais carros a Diesel e cada vez menos asmáticos acabem com os asmáticos e deixem os carros rolar

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Em miúdo fui asmático e à medida que fui crescendo o problema foi desaparecendo (em miúdo cheguei a tomar medicação diariamente) e chegado à idade adulta nunca mais sofri de problema respiratório nenhum, nem tomo medicação.
                                                    O mais engraçado é que durante toda a minha infância e juventude o meu pai teve carros a gasolina, e a partir dos meus 16 anos passou só a haver carros diesel em casa...

                                                    Cumprimentos
                                                    Editado pela última vez por 0003; 09 December 2007, 03:38.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                      Pelo post do crash, estou esclarecido quanto a esta parte:

                                                      Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                                      Onde está a comparação diesel vs otto nesse estudo?
                                                      Mas mantenho as restantes reservas:

                                                      Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                                      Estou bastante surpreendido que tenha havido diferenças entre uma caminhada numa rua com trânsito e uma caminhada num parque. Realmente não esperava.

                                                      [...]

                                                      Onde está a comparação diesel com filtro de partículas vs. diesel sem filtro de partículas?
                                                      Editado pela última vez por RAD; 10 December 2007, 09:01.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por WH Ver Post
                                                        Em nenhum estado norte-americano são proíbidos carros a gasóleo
                                                        Se calhar são apenas proibidos os carros para particulares.
                                                        Mas que há proibição, isso há, porque tenho um familiar em Nova Iorque
                                                        que queria comprar um Mercedes diesel para trazer para Portugal, e não pode.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por jacomiranda Ver Post
                                                          Durante as duas horas em Oxford Street, a polícia só deixou circular os carros a diesel??? , Foi monitorizado a percentagem dos veículos a gasolina, a diesel, as bicicletas e os fumadores que se foram cruzando durante os passeio com os asmáticos???
                                                          Ai que esta ciência de meia tigela está mesmo em forma
                                                          Nada disso.

                                                          Em primeiro lugar um artigo de imprensa não tem capacidade de transcrever um artigo científico publicado num jornal académico.

                                                          Em segundo lugar, o que estava em causa era o efeito das partículas emitidas pelos diesel, pelo que se exclui automaticamente os efeitos dos carros a gasolina.

                                                          Conhecer o processo científico e como os resultados são publicados dá jeito antes de tirar esse tipo de conclusões.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            desculpem lá mas isto ´não tem cabimento nenhum muito menos que ao avançar da tecnologia tamos já a ver que os Gasoil ´tao se tornando mais green que os OTTO ora isto não vos vai cair lá muito bem mas a realidade é mesmo essa embora parecendo que não.

                                                            justifico o que disse com base numa IMG que o nosso companheiro PMNA nos forneceu noutro post....

                                                            pois é pelo que parecem para alêm dos carros a Gasoil consumirem menos dia-apóis-dia tb poluem menos sendo assim vamos a contas com base neste quadro

                                                            imaginem:
                                                            para 100Kms o otto consome uma média de 6.8L
                                                            ora multiplicando 6.8L de gasosa pela sua respectiva emissão 155
                                                            chegamos ao modico valor de 1.054.

                                                            Ora fazendo as contas de igual forma para o Gasoil....
                                                            para 100Kms a Gasoil consome uma média de 5.76L
                                                            ora multiplicando 5.76 de gasosa pela sua respectiva emissão 148
                                                            chegamos ao modico valor de 852.48.

                                                            Que conclusão tiram????
                                                            Pois é alem de ser mais ecomonico o carro a Gasoil tb polui cerca de 201.52 a menos.....

                                                            cumprimentos

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X