Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gasolina ou Gasóleo?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Gasolina ou Gasóleo?

    Temos vindo a reparar num aumento substancial dos preços dos combustiveis. Embora esses aumentos tenham consequencias na gasolina e no gasóleo, verifica-se que a diferença entre ambos cada vez é mais curta. As próprias marcas de automoveis têm vindo a desenvolver novos motores a gasolina, com baixa cilindrada, apoiados por um turbo, com o intuito de baixar consumos, CO2 e disponibilizar uma potência razoável, que permita competir directamente com os automóveis a diesel mais vendidos do mercado. Como por exemplo o novo motor 1.4T de 125cv disponibilizado no Audi A3 e no Seat Leon, ou mesmo o 1.2TCE do Clio.
    Parece que tendência dos aumentos nos combustiveis pode num futuro proximo colocar o gasóleo ao nivel da gasolina. Em espanha a diferença é minima, estive lá este último verão e a diferença era de 3 centimos, na suiça a gasolina é mais barata que o gasóleo. Será que em portugal podemos vir a ter uma panorama idêntico? A manter-se esta tendência, será que faz sentido dar mais 8000€ (por exemplo) por um carro a gasóleo? Claro que esta situação é sempre subjectiva na medida em que a opção de escolha vai variar dependendo da utilização que se quer dar ao carro, todavia os carros a gasolina também fazem muitos kms. (existe alias um tópico criado pelo "V7" sobre esse tema) e depois, normalmente o custo de manutenção é mais económico num carro a gasolina.
    Qual é vossa opinião sobre este tema?

    Encontrei um site interessante que pode ajudar a avaliar melhor esta situação: http://autos.acp.pt/combustivel.php?activo=combustivel

    Cumpts

    #2
    o preço do gasoleo e capaz de subir para o preço da gasolina pois como todos os nossos belos governos tem feito, onde veem que podem ir buscar mais vao.. como o nosso parque e maioritariamente a gasoleo e bem possivel que todos vao pagar mais.

    cumps

    Comentário


      #3
      Tb já pensei no mesmo. A médio e longo prazo é natural k os preços se equivalam. E o desenvolvimento destes novos motores a gasolina de baixa cilindrada c/consumos comedidos e performances interessantes ainda vem baralhar + as contas.

      A longo prazo convém mm já pensar melhor na eterna questão da escolha entre gasóleo/gasolina, a não ser quem faça efectivamente muitos km/ano, aí o gasóleo, pelo menos durante os próximos anos, compensará sempre.

      Comentário


        #4
        O que me faz alguma confusão é o seguinte, tudo tem uma razão de ser, ou seja a gasolina é mais cara que o gasóleo, porque o seu processo de refinaria é mais dispendioso, uma vez que a gasolina é mais pura que o gasóleo. (Se estiver errado corrijam-me p.f.) Mas se estiver certo, como é que o gasóleo pode cada vez mais se aproximar da gasolina? Será que o facto de actualmente termos mais condutores a adquirir carros a gasóleo, faz com que o estado utilize esse aspecto a seu favor?

        Cumpts

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por pmna Ver Post
          O que me faz alguma confusão é o seguinte, tudo tem uma razão de ser, ou seja a gasolina é mais cara que o gasóleo, porque o seu processo de refinaria é mais dispendioso, uma vez que a gasolina é mais pura que o gasóleo. (Se estiver errado corrijam-me p.f.) Mas se estiver certo, como é que o gasóleo pode cada vez mais se aproximar da gasolina? Será que o facto de actualmente termos mais condutores a adquirir carros a gasóleo, faz com que o estado utilize esse aspecto a seu favor?

          Cumpts
          A carga fiscal é que é a responsável pela diferença de preços. Sem impostos, o gasóleo em Portugal até seria mais caro que a gasolina.

          Comentário


            #6
            A formula de sucesso de qualquer Governo

            Saudações!

            Sem impostos, a gasolina é mais barata que o gasóleo.
            Por cada litro de gasolina, o estado arrecada 60% em impostos.
            Por cada litro de gasóleo, o estado arrecada 50% em impostos.

            Mediante isto, meus caros, é fácil perceber porque é que o estado (e não um governo em particular) se retrai tanto em mudar as regras do jogo. E não é só nos combustiveis, basta pensar na questão da dupla tributação com o IA e o IVA (resumidamente, o estado calcula o IVA de um carro depois de ter atribuido a este o valor do IA, atitude pela qual a UE já interpôs várias acções em tribunal).

            Resumindo, é uma luta desigual... as regras do jogo vão ser sempre alteradas consoante a "onda" do mercado. Comprar um carro a gasóleo compensa cada vez menos, só mesmo no caso de terem uma quilometragem anual a partir dos 35000km e só ao fim de 4 anos é que recuperam o valor pago a mais por terem comprado gasóleo em vez de gasolina.

            Cumrps,
            PL

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Gasoil Ver Post
              Tb já pensei no mesmo. A médio e longo prazo é natural k os preços se equivalam. E o desenvolvimento destes novos motores a gasolina de baixa cilindrada c/consumos comedidos e performances interessantes ainda vem baralhar + as contas.

              A longo prazo convém mm já pensar melhor na eterna questão da escolha entre gasóleo/gasolina, a não ser quem faça efectivamente muitos km/ano, aí o gasóleo, pelo menos durante os próximos anos, compensará sempre.
              Se ainda houver petroleo a longo prazo, nada mau..

              Comentário


                #8
                Efectivamente a partir de "agora" um carro a Diesel tem que ser instrumento de MUITOS km anuais para compensar a diferença que algumas marcas pedem pelos seus carros!


                Na minha opinião se a diferença de preço rondar os 1000/1500€ continuará a valer a pena o Diesel, caso contrário a balança está mais equilibrada do que nunca!

                Comentário


                  #9
                  eu não percebo esse Audi 3 de 125 cv... na config mínima custa 25 500, mas não tráz ar condicionado?... se quisermos isso já temos que dar mais 4000 euros. Roubalheira.

                  Comentário


                    #10
                    4000eur por um AC?

                    Ac auto no A3 custa 421eur. não é 4000!

                    Comentário


                      #11
                      Isto é repost.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MAZDA 6 Ver Post
                        Se ainda houver petroleo a longo prazo, nada mau..
                        Qd falei em longo prazo referia-me a 1 prazo +/- de 10-15 anos . Nesta altura tb haverão outras alternativas certamente; híbridos + eficazes, hidrogénio, etc.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Gasoil Ver Post
                          Qd falei em longo prazo referia-me a 1 prazo +/- de 10-15 anos . Nesta altura tb haverão outras alternativas certamente; híbridos + eficazes, hidrogénio, etc.
                          AToyota vai or cá fora, em 2010, o Prius com sistema plug-in e a MB o classe B a hidrogénio. Já não está assim tão distante.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                            4000eur por um AC?

                            Ac auto no A3 custa 421eur. não é 4000!
                            Bem, no site da audi vem 25 500 na config base e 29 500 pack ambiente (inclui AC). Claro que se pode tentar sempre comprar a config base com AC como extra, mas só isso de extras. É preciso é que o concessionário vá na conversa.. lol.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                              Bem, no site da audi vem 25 500 na config base e 29 500 pack ambiente (inclui AC). Claro que se pode tentar sempre comprar a config base com AC como extra, mas só isso de extras. É preciso é que o concessionário vá na conversa.. lol.
                              Já dei comigo a pensar nesse A3 com motor 1.4 FSI, tem performance maneirinhas e não gasta muito. Não sei se esse preço é razoável. Já experimentaste?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por pmilima Ver Post
                                Resumindo, é uma luta desigual... as regras do jogo vão ser sempre alteradas consoante a "onda" do mercado. Comprar um carro a gasóleo compensa cada vez menos, só mesmo no caso de terem uma quilometragem anual a partir dos 35000km e só ao fim de 4 anos é que recuperam o valor pago a mais por terem comprado gasóleo em vez de gasolina.

                                Cumrps,
                                PL
                                Isso não é bem assim. Há carros em que praticamente compensa quase logo.

                                Na maior parte dos casos uma kilometragem de 20 mil anuais chega para cobrir as diferenças. Noutros casos mais, noutros menos..

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                  Isso não é bem assim. Há carros em que praticamente compensa quase logo.

                                  Na maior parte dos casos uma kilometragem de 20 mil anuais chega para cobrir as diferenças. Noutros casos mais, noutros menos..
                                  No entanto verifica-se que a tendência de aumentos nos combustiveis, cada vez mais, aproxima o gasóleo da gasolina. Se assim continuar, e parece que o rumo vai ser esse, vão ser poucos os carros, ou mesmo nenhuns em que a diferença compensa ao fim de 20.000km.
                                  Vamos falar de carros novos, comparem carros com performance semelhante a diesel e gasolina, verifiquem a diferença de preço no momento da aquisição, e calculem quantos kms tem que fazer para cobrir a diferença paga inicialmente. Actualmente a diferença entre o gasoleo e gasolina situasse no 0,16€\L. É so fazer calculos, e depressa se conclui que é necessario fazer muitos mais kms...
                                  Ou se preferirem utilizem o site que mencionei na criação do tópico.

                                  Cumpts

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                    Bem, no site da audi vem 25 500 na config base e 29 500 pack ambiente (inclui AC). Claro que se pode tentar sempre comprar a config base com AC como extra, mas só isso de extras. É preciso é que o concessionário vá na conversa.. lol.
                                    No configurador do site da siva aparece um preço de 25.833 e inclui AC (manual).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pmilima Ver Post
                                      Comprar um carro a gasóleo compensa cada vez menos, só mesmo no caso de terem uma quilometragem anual a partir dos 35000km e só ao fim de 4 anos é que recuperam o valor pago a mais por terem comprado gasóleo em vez de gasolina.
                                      Nada mais errado de se dizer quando se fala de forma abstracta!

                                      Quanto á eterna questão aqui discutida, é certo que a diferença cada vez é menor, mas ainda há coisas que se mantêm. Curiosamente ando actualmente com um Clio 1.2 alugado e para os mesmos percursos e estilo de condução, o meu C4 1.6 Hdi faz 5,9 l/100, a minha Grand Scenic 1.9 Dci faz 7,4 l/100 e o Clio está a fazer.............8,2 l/100! Mais, o C4 tem 110cv, a Scenic tem 120cv e o Clio tem.............75cv!

                                      É certo que este motor não tem a tecnologia do TCE, mas a mim continua a parecer-me ainda muito difícil um otto gastar a mesma quantidade de litros que um diesel para iguais circunstâncias.

                                      Cumprimentos

                                      PS: Já para não falar na agradabilidade e conforto de utilização muitíssimo superior no C4 ou na Scenic do que no Clio.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Em suma:

                                        1. A diferença não é nada menor, está igual à que era há 3 anos atrás quando comprei o meu carro e já as pessoas diziam o mesmo;

                                        2. A calculadora do ACP é uma treta, em vez de considerar os custos de desvalorização dos carros (compra-retoma) faz as contas aos km necessários para repor a diferença do custo inicial;

                                        3. A diferença de preço entre carros a gasolina e a gasóleo também tem diminuido em muitos casos, fruto dos motores a gasóleo de baixa cilcindrada;

                                        4. Cada caso é um caso e as contas devem ser feitas sempre com dados concretos e e não com generalidades.


                                        p.s.- inacreditável como uma instituição reputada presta um tão mau serviço com a dita calculadora. Alguém lhes devia ensinar umas questões elementares de contas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Relembro que o ISP representa €0,364 por litro de gasóleo, e €0,583 por litro de gasolina sem chumbo 95. Sabendo que a diferença entre os preços de venda é menor que a diferença entre estes valores de ISP, então verifica-se que o gasóleo está mais caro que a gasolina, em termos de mercado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            a gasolina eh mais barata de produzir que o gasoleo...nao e' de espantar que sem imposto esta seja mais barata...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Só para acrescentar.. penso que o litro de GPL sem impostos é mais caro que o gasóleo ,ou seja, na realidade o preço para o consumidor sai invertido!!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                Relembro que o ISP representa €0,364 por litro de gasóleo, e €0,583 por litro de gasolina sem chumbo 95. Sabendo que a diferença entre os preços de venda é menor que a diferença entre estes valores de ISP, então verifica-se que o gasóleo está mais caro que a gasolina, em termos de mercado.
                                                Isso é verdade neste momento, mas na Primavera o preço base do gasóleo desce abaixo do da gasolina.

                                                Mas para as contas em causa o que interessa é o preço final e não o preço base, e o preço final é favorável ao gasóleo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                  Nada mais errado de se dizer quando se fala de forma abstracta!

                                                  Quanto á eterna questão aqui discutida, é certo que a diferença cada vez é menor, mas ainda há coisas que se mantêm. Curiosamente ando actualmente com um Clio 1.2 alugado e para os mesmos percursos e estilo de condução, o meu C4 1.6 Hdi faz 5,9 l/100, a minha Grand Scenic 1.9 Dci faz 7,4 l/100 e o Clio está a fazer.............8,2 l/100! Mais, o C4 tem 110cv, a Scenic tem 120cv e o Clio tem.............75cv!

                                                  É certo que este motor não tem a tecnologia do TCE, mas a mim continua a parecer-me ainda muito difícil um otto gastar a mesma quantidade de litros que um diesel para iguais circunstâncias.

                                                  Cumprimentos

                                                  PS: Já para não falar na agradabilidade e conforto de utilização muitíssimo superior no C4 ou na Scenic do que no Clio.
                                                  Sem ofensa mas essa comparação não faz sentido.
                                                  São potências completamente diferentes, no 1.2 16v de 75cv (tendo em conta os outros carros mencionados) é necessario recorrer mais vezes a caixa, como por exemplo em subidas e ultrupassagens por isso não espanta esses mesmos consumos. Falando de um motor actual que é o 1.2 TCE já consome menos e tem uma performance superior, é destas novas motorizações que eu falo!!!

                                                  Aqui fica um exemplo de um carro da mesma marca, do mesmo modelo e com caracteristicas semelhantes: (Isto é que é uma comparação justa e actual)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                                                    Em suma:

                                                    1. A diferença não é nada menor, está igual à que era há 3 anos atrás quando comprei o meu carro e já as pessoas diziam o mesmo;

                                                    2. A calculadora do ACP é uma treta, em vez de considerar os custos de desvalorização dos carros (compra-retoma) faz as contas aos km necessários para repor a diferença do custo inicial;

                                                    3. A diferença de preço entre carros a gasolina e a gasóleo também tem diminuido em muitos casos, fruto dos motores a gasóleo de baixa cilcindrada;

                                                    4. Cada caso é um caso e as contas devem ser feitas sempre com dados concretos e e não com generalidades.


                                                    p.s.- inacreditável como uma instituição reputada presta um tão mau serviço com a dita calculadora. Alguém lhes devia ensinar umas questões elementares de contas.
                                                    A diferença é a mesma de à três anos átras???
                                                    Vou guiar-me pelos preços da galp até ao dia de ontem.
                                                    Gasóleo - 1.206 por litro
                                                    Gasolina - 1.364 por litro
                                                    Consegue-me explicar como é que a diferença é mesma?

                                                    Cumpts

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                                                      Em suma:

                                                      1. A diferença não é nada menor, está igual à que era há 3 anos atrás quando comprei o meu carro e já as pessoas diziam o mesmo;

                                                      2. A calculadora do ACP é uma treta, em vez de considerar os custos de desvalorização dos carros (compra-retoma) faz as contas aos km necessários para repor a diferença do custo inicial;

                                                      3. A diferença de preço entre carros a gasolina e a gasóleo também tem diminuido em muitos casos, fruto dos motores a gasóleo de baixa cilcindrada;

                                                      4. Cada caso é um caso e as contas devem ser feitas sempre com dados concretos e e não com generalidades.


                                                      p.s.- inacreditável como uma instituição reputada presta um tão mau serviço com a dita calculadora. Alguém lhes devia ensinar umas questões elementares de contas.
                                                      Após aceder ao link http://autos.acp.pt/combustivel.php?activo=combustivel no final da pagina diz o seguinte, e passo a citar:

                                                      "Há que ter em atenção também aos intervalos de manutenção dos carros a gasolina e dos diesel, e o custo da manutenção da mesma, que generalizadamente é superior nos carros a gasóleo. No entanto, é normalmente mais valorizado e fácil de vender um carro a gasóleo usado."

                                                      É realizada uma menção a esse aspecto!!!

                                                      Cumpts

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                        Nada mais errado de se dizer quando se fala de forma abstracta!

                                                        Quanto á eterna questão aqui discutida, é certo que a diferença cada vez é menor, mas ainda há coisas que se mantêm. Curiosamente ando actualmente com um Clio 1.2 alugado e para os mesmos percursos e estilo de condução, o meu C4 1.6 Hdi faz 5,9 l/100, a minha Grand Scenic 1.9 Dci faz 7,4 l/100 e o Clio está a fazer.............8,2 l/100! Mais, o C4 tem 110cv, a Scenic tem 120cv e o Clio tem.............75cv!

                                                        É certo que este motor não tem a tecnologia do TCE, mas a mim continua a parecer-me ainda muito difícil um otto gastar a mesma quantidade de litros que um diesel para iguais circunstâncias.

                                                        Cumprimentos

                                                        PS: Já para não falar na agradabilidade e conforto de utilização muitíssimo superior no C4 ou na Scenic do que no Clio.
                                                        Esse 1.2 é muito fraco e tens que recorrer muito a cx de certeza.

                                                        Imagina, que eu com o MINI em condução mista, estou a fazer medias de 8.4 e é 1.6 175 cv turbinado.

                                                        Tenho um amigo num fiesta 1.25 i a fazer os mesmo consumos que o meu carro, ou ainda mais.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                                                          Sem ofensa mas essa comparação não faz sentido.
                                                          São potências completamente diferentes, no 1.2 16v de 75cv (tendo em conta os outros carros mencionados) é necessario recorrer mais vezes a caixa, como por exemplo em subidas e ultrupassagens por isso não espanta esses mesmos consumos. Falando de um motor actual que é o 1.2 TCE já consome menos e tem uma performance superior, é destas novas motorizações que eu falo!!!

                                                          Aqui fica um exemplo de um carro da mesma marca, do mesmo modelo e com caracteristicas semelhantes: (Isto é que é uma comparação justa e actual)

                                                          Não faz sentido? Ok, até pode não fazer, mas é uma constatação real e não uma utopia baseada em dados dos fabricantes os quais, no que diz respeito a consumos, são normalmente bem optimistas.

                                                          Eu salvaguardei a antiguidade do 1.2 16v face ao 1.2 TCE não salvaguardei??!!!!!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                                                            Após aceder ao link http://autos.acp.pt/combustivel.php?activo=combustivel no final da pagina diz o seguinte, e passo a citar:

                                                            "Há que ter em atenção também aos intervalos de manutenção dos carros a gasolina e dos diesel, e o custo da manutenção da mesma, que generalizadamente é superior nos carros a gasóleo. No entanto, é normalmente mais valorizado e fácil de vender um carro a gasóleo usado."

                                                            É realizada uma menção a esse aspecto!!!

                                                            Cumpts
                                                            Os intervalos de manutenção são, de uma forma geral, idênticos para os otto e para os diesel. Quanto aos custos de manutenção, ainda estou para saber onde são superiores os do diesel!

                                                            E não me venham com a história dos turbos e dos sofisticados sistemas de injecção pois hoje em dia os otto modernos tambem já os têm!!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X