Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caixa Automática Sequencial

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Caixa Automática Sequencial

    caros colegas,

    actualmente muitos dos carros com caixa automática trazem os famosos sistemas sequenciais.

    na realidade raros são os casos em que tal se verifica.

    a maioria ( se não a totalidade ) não permite o motor chegar ao red line e manter a relação de cx até o condutor "autorizar".

    outras quando o motorista pede para reduzir ( ainda que dentro da faixa máxima autorizada ) ela não obedece no tempo certo.

    algumas em aceleração a fundo, e mesmo quando o motorista dá comando a meio do regime também não passam para a relação seguinte.

    gostaria de saber a vossa opinião e quem sabe lançar um desafio á revista ( Auto Hoje ) para que fizecem um teste alargado a estes sistemas e pudessem informar com exactidão quais os modelos em que de facto a cx é sequencial.

    um abraço.

    #2
    No meu, no modo sequencial faz tudo o que eu lhe mando, mas sei que isso que relatas é verdade em muitos carros.

    Comentário


      #3
      No meu caso no modo sequencial também faz tudo o que eu lhe mando, do que é possível pedir a uma caixa de velocidades

      Comentário


        #4
        amigos,

        se possivel indicar marca e modelo da viatura juntos comentários seria uma boa ajuda.

        assim todos ficávamos mais esclarecidos.

        obrigado

        Comentário


          #5
          Da caixa que conheço (selespeed do Stilo Abarth), quando em manual, se o condutor não dá ordem de passagem de caixa, ao chegar ao red-line, a própria caixa muda para a relação seguinte. Nas reduções, se a rotação for "cair" no red-line, ela não efectua.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por manicospic Ver Post
            No meu caso no modo sequencial também faz tudo o que eu lhe mando, do que é possível pedir a uma caixa de velocidades
            que carro é?

            Comentário


              #7
              Continuo a preferir uma boa caixa manual... nunca experimentei uma caixa automática que me enchesse as medidas (isto por comparação à rival manual, claro está).

              Cumps,

              Comentário


                #8
                Tive contacto com as caixas da Audi e posso dizer que todas fizeram o que eu esperava, e de forma soberba :

                Multitronic 7 velocidades
                Tiptronic 6 velocidades

                A Multitronic de 7 foi a que mais me impressionou, não se sente nada a mudar de mudança, nem sequer a queda de rotação, é um verdadeiro luxo.

                Já na Volvo a Geartronic é
                2003 XC90 com caixa de 4 velocidades
                2003 XC70 com caixa de 4/5 (já não me lembro) velocidades

                O problema na Volvo é que parece que a caixa está sempre a pensar, coisa que não ajuda quando se faz uma condução mais desportiva.

                Comentário


                  #9
                  caro talha,

                  infelizmente discordo, em parte, da tua opinião.

                  já tive um A8 e a cx troca de marcha quando chega ao red line.

                  é suave sim, e obedece quando queres mudar a relação mesmo com acelerador a fundo.

                  nas reduções não funciona da mesma forma.

                  um abraço.

                  Comentário


                    #10
                    Não seria de esperar outra coisa. Trata-se de uma CVT.. Se forem boas, são todas assim..

                    Comentário


                      #11
                      No caso da caixa auto do 520d, em modo sequencial se deixar-mos cair muito a rotação, ela trata de reduzir, assim como se chegar perto do red line (coisa que nem faz muito sentido num diesel lol).

                      A suavidade é a palavra de ordem, e nunca a senti exitar ; )


                      Cump.

                      Comentário


                        #12
                        A questão do tópico é outra.

                        Por exemplo, uma Mercedes E220 CDI actual, se fores no modo sequencial em 4ª às 2.000 rpm e acelerares a fundo, ela reduz logo para 3ª.

                        Deduzo que tenha que ver com questões de binário, mas o facto é que isso faz pouco sentido, pois o modo sequencial é suposto ser manual sem ajudas da caixa.

                        É lógico que não te permita fazer uma redução onde entres pelo red-line a dentro, mas tudo o resto deve ficar a cargo do condutor.

                        No meu (Accord) a caixa não se intromete na condução no modo sequencial.

                        No modo automático faz muito bem o trabalho dela.
                        Por exemplo, se for em 5ª a 100 km/h e levantar o pé do acelerador e o deixar perder velocidade, só reduz quando chega perto das 1000 rpm.

                        Mas se for numa descida à mesma velocidade e carregar no travão, ela reduz logo para ajudar a travar o carro (detecta que houve uma travagem, independentemente da velocidade ou rotação).

                        Mas no modo sequencial não se mete em nada.

                        Nunca experimentei ir para o red-line, mas pelo menos no manual vem a chamar a atenção para não ir para essa rotação, pelo que depreendo que ela não mude sozinha.

                        Comentário


                          #13
                          Destas "normais"(que não têm nada de normais) não sei porque tenho manuais nos carros mas quando andei no ferrari f430 (do meu tio *ai se fosse meu...*) fazia bem o que queria!

                          Comentário


                            #14
                            O F430 tb muda a velocidade sozinho ... Assim como o Accord ...

                            Tb nao vejo razao para nao o fazer ... red-line só mesmo por prazer ...

                            Comentário


                              #15
                              tenho experiência com a tiptronic da Porsche e a F1 da Ferrari, e em ambos os casos prefiro a manual

                              Comentário


                                #16
                                Equeci-me do kick dow... Quando se faz, mesmo no sequencial, ela reduz na mesma.

                                Acho que varia um pouco com a filisofia do modelo... Neste caso concreto, quem opta por uma caixa auto é pelo conforto que a mesma proporciona.. E assim sendo não me choca não ter o "controlo total" da caixa.

                                Já se for um carro desportivo, onde supostamente o piloto de serviço sabe o que deve fazer, já ficava chocado com essas intromissões.

                                É mais ou menos isto ; )


                                Cump.

                                Comentário


                                  #17
                                  Confesso que nunca entendi muito bem a história do kick-down.

                                  Supostamente, serve para reduzir.


                                  Mas no meu carro (que não tem kickdown) se eu acelerar a fundo, ele mete a mudança mais baixa que pode.

                                  Qual é a diferença ?


                                  Perguntei a quem tem carros com kick down e nunca ninguém me soube explicar, para além de ter uma espécie de 'degrau' no curso do acelerador.

                                  Comentário


                                    #18
                                    No meu.

                                    Alfa 156 SW Selespeed: Quando chega as 7000rpm, engrena outra velocidade, abaixo das 1000rpm, reduz sozinho. se for nas 1500rpm em 3ª e carregar a fundo, mantem a velocidade engrenada. A unica outra coisa que faz automatico em modo sequencial é se travar a fundo reduz 2 ou 3 mudanças, conforme a velocidade que vou. De resto, tenho controlo sobre tudo.

                                    O kickdown, ou o efeito kickdown, é precisamente isso. quando carregas a fundo repentinamente, ele engrena a mudança mais baixa que pode. agora, nas caixas automaticas mais antigas, nao sei como funciona. No meu carro, em modo automatico, se carregar a fundo, mas suavemente, ele nao reduz. se carregar repentinamente, reduz logo 2 ou 3 mudanças.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu tenho uma Selespeed que é uma caixa manual sequencial, daí ter dois modos Auto e Manual, tendo, neste último, o controlo total das mudanças.

                                      O kick down da Selespeed é lindo, pois faz o efeito ponta-tacão, ou seja, kick + aceleração + engrenagem

                                      Comentário


                                        #20
                                        Há uns meses, o Autohoje fez um comparativo entre 10 carros automáticos, conduzidos por pessoas sem experiência.
                                        Ia desde um simples Yaris 1.0 até ao BMW M6.

                                        O que tenho verificado é que as caixas sequenciais foram pensadas para pessoas com pouca experiência, de forma a facilitar-lhes a vida.
                                        Mas o que acontece é que, para serem conduzidos com suavidade, é preciso alguma experiência e tacto na condução.

                                        Há que ter sensibilidade para levantar o pé no momento certo e saber antecipar os acontecimentos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                          Confesso que nunca entendi muito bem a história do kick-down.

                                          Supostamente, serve para reduzir.


                                          Mas no meu carro (que não tem kickdown) se eu acelerar a fundo, ele mete a mudança mais baixa que pode.

                                          Qual é a diferença ?


                                          Perguntei a quem tem carros com kick down e nunca ninguém me soube explicar, para além de ter uma espécie de 'degrau' no curso do acelerador.
                                          O kickdown é isso. Nos carros com esse "degrau", se estiveres em modo sequencial, a caixa só reduz se pisares o "degrau" (kickdown). Na DSG é assim.

                                          O que relatas que o teu carro faz é basicamente a função de kickdown. Simplesmente não se sente o "degrau".

                                          Comentário


                                            #22
                                            A verdadeira caixa sequencial :

                                            http://www.youtube.com/watch?v=b2FxDepnJkE

                                            http://www.youtube.com/watch?v=_MjMm_OTPpg

                                            Estas sim deixam ir ao red-line.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                              O kickdown é isso. Nos carros com esse "degrau", se estiveres em modo sequencial, a caixa só reduz se pisares o "degrau" (kickdown). Na DSG é assim.

                                              O que relatas que o teu carro faz é basicamente a função de kickdown. Simplesmente não se sente o "degrau".
                                              Em modo sequencial a minha não reduz. Só em modo automático.

                                              Acho que já percebi...

                                              Comentário


                                                #24
                                                caixa sequencial é isto .. :
                                                http://www.youtube.com/watch?v=-B7gTuvngM4

                                                Ascari

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                  Em modo sequencial a minha não reduz. Só em modo automático.

                                                  Acho que já percebi...
                                                  É, há muitas caixas automáticas e diversas maneiras de funcionar, essa é mais uma delas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas. A minha caixa quando está no modo sequencial reage muito bem aos meus estímulos no manipulo. Ainda não fui ao Red-line porque não houve oportunidade, mas só quando faço uma travagem brusca é que ele reduz automáticamente. Normalmente quando travo, ele reduz sem trocar de velocidade.
                                                    O meu carro é um Focus 1.6 TDCI.
                                                    Costumo fazer as passagens por volta das 2000rpm. Como a minha caixa tem 7 velocidades, se vou numa auto-estrada ou nacional a partir da 5 só faço a paasagem a partir das 2500.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por jose manuel Ver Post
                                                      que carro é?

                                                      Bmw steptronic.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por manicospic Ver Post
                                                        Bmw steptronic.

                                                        caro amigo,

                                                        de todos os BMW - recentes - que andei ( 3/5/6 e 7 ) ao chegar ao red line mudam...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por jose manuel Ver Post
                                                          caro amigo,

                                                          de todos os BMW - recentes - que andei ( 3/5/6 e 7 ) ao chegar ao red line mudam...
                                                          Uma caixa automatica bem projectada não devem deixar passar o red line nem deixar ficar mais de 5 segundos seguidos no limite deste.
                                                          Mesmo nas manuais, entrar red line a dentro pode ser motivo para perca de garantia, se for provado pela marca.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            não esquecer que todos os carros actuais o red line é um pouco antes do regime máximo, dentro dos padrões de cada motor.

                                                            todos os motores estão hoje "protegidos" contra esse mal.

                                                            infelizmente a cx muda um pouco antes do corte do motor o que, em alguns casos, pode ser perigoso.

                                                            um abraço.

                                                            EDIT : nas cx antigas isso era possivel, pois a selecção era manual e obedeciam ao bloqueio de mudança e nas reduções também.
                                                            Editado pela última vez por josemanuel; 13 December 2007, 19:48.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X