Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A "Bíbilia" sobre os automóveis

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A "Bíbilia" sobre os automóveis

    Ora bem considerando que tudo o que envolve as questões sobre automóveis, motores, comportamentos dos carros, técnicas de condução, toda a técnica automóvel (projecto, concepção, comercialização, etc). Tendo em atenção todas estas questões, qual o livro que consideram ser a "biblia" para esta "religião" que é tudo o que envolve os automóveis? Donde foi que obteram mais conhecimentos sobre carros/motores?

    Por mim vou referir duas verdadeiras "biblias":

    1º "O Livro do Automóvel" da década de 60 ou 70. Este livro é das Selecções do Reader's Digest. Ficou muito conhecido na época e décadas seguintes. Constituiu uma autêntica referência nessa altura. Para mim a considerar "biblia" considero este. De momento não tenho nenhum exemplar destes na minha posse, mas se alguém o tiver, ou conhecer, que faça uns comentários. Ainda me lembro que fazia referência a todos os componentes do motor: sistema eléctrico, o carburador, sistema de distribuição, transmissão, suspensões, habitáculo, falava dos motores Wankel equipados nos N.S.U.'s, etc, etc, etc. Eram páginas e páginas. No final ainda abordava técnicas de condução, o ponta tacão, controlo de subviragem / sobreviragem, condução de tracção traseira / dianteira, etc. Tenho muita pena de não ter de momento este livro comigo, mas lembro-me bem dele.

    O 2º que gostava de fazer referência não é uma "biblia" mas é uma reliquía! Também é uma edição antiga. Não lhe encontro data nenhuma! Mas é da Editorial do Ministério da Educação (ME)! Dá para acreditar? É do tempo em que o ME fazia livros escolares!!! este livro era para a disciplina de Mecânica Aplicada do 11º Ano. É bastante mais técnico do que o anterior, aborda temas como os ciclos termodinâmicos, rendimentos, formulas, conceitos técnicos, etc. É o livro técnico / teórico. Deste livro (este tenho-o!) posso citar alguns exemplos verdadeiramente hilariantes e inacreditáveis:

    Sabiam que existiram (existem?!) motores com a módica cilindrada de 1 594 000 cm3? [:0][:0][:0]
    Ah... de origem FIAT [:0][:0][:0]

    Outra: motores de 2 cambotas e de câmara de combustão comum?

    Mas há mais...

    Bem alguém conhece estas preciosidades? Conhecem outros? Comentem...

    #2
    O primeiro livro que referes...existe algum, mais actual e já com tecnologias mais recentes, actualmente no mercado ?

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Peugeot_sales

      O primeiro livro que referes...existe algum, mais actual e já com tecnologias mais recentes, actualmente no mercado ?
      Aqui há tempos vi um na montra da livraria Bertrand que era em português e falava de toda a tecnologia Diesel actual. Não fixei o titulo do livro porque o preço eram 54 € Mas devia ser livrão! Era para ai em tamanho A3 e capas duras.

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por monicamelo

        citação:Originalmente colocada por Peugeot_sales

        O primeiro livro que referes...existe algum, mais actual e já com tecnologias mais recentes, actualmente no mercado ?
        Aqui há tempos vi um na montra da livraria Bertrand que era em português e falava de toda a tecnologia Diesel actual. Não fixei o titulo do livro porque o preço eram 54 #8364; Mas devia ser livrão! Era para ai em tamanho A3 e capas duras.
        A3 ??????? Isso não se consegue ler...não dá jeito...servia bem era como bandeja para jantar no sofa...

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Peugeot_sales

          citação:Originalmente colocada por monicamelo

          citação:Originalmente colocada por Peugeot_sales

          O primeiro livro que referes...existe algum, mais actual e já com tecnologias mais recentes, actualmente no mercado ?
          Aqui há tempos vi um na montra da livraria Bertrand que era em português e falava de toda a tecnologia Diesel actual. Não fixei o titulo do livro porque o preço eram 54 #8364; Mas devia ser livrão! Era para ai em tamanho A3 e capas duras.
          A3 ??????? Isso não se consegue ler...não dá jeito...servia bem era como bandeja para jantar no sofa...
          Francamente não conheço nenhum actualmente que seja tão completo como este primeiro que citei. Isto porque os livros técnicos que se fazem actualmente são muito específicos. Ou seja, por exemplo, focam apenas a tecnologia Diesel, sistemas de injecção, sistema electrico / electrónico, etc. Há que fazer render o peixe! Não conheço nenhum actualmente que seja assim tão genérico, mas se alguém conhecer... Também gostava de saber!

          Comentário


            #6
            Eu tenho o Livro do Automóvel mas como é obvio desactualizado, já tentei saber se existia uma versão recente mas nunca consegui [xx(]

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Im4real

              Eu tenho o Livro do Automóvel mas como é obvio desactualizado, já tentei saber se existia uma versão recente mas nunca consegui [xx(]
              Desactualizado é como quem diz...
              Ainda tem muita coisa actual.
              O bê-á-bá está lá todo e actual.
              Agora que é uma edição antiga, isso é!

              Comentário


                #8

                Eu também tenho o Livro do Automóvel, e acho que é uma pena não voltar a ser editado com uma actualização. O meu data de 72, comprei-o recentemente, mas para o encontrar foi uma trabalheira. Actualmente há muitos livros, mas não são tão gerais, abordam temas ou marcas em especifico.

                Comentário


                  #9
                  Biblia? Manual de Automveis de Arias-Paz!
                  Nunca vi edição alguma em Portugues...

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por monicamelo

                    citação:Originalmente colocada por Im4real

                    Eu tenho o Livro do Automóvel mas como é obvio desactualizado, já tentei saber se existia uma versão recente mas nunca consegui [xx(]
                    Desactualizado é como quem diz...
                    Ainda tem muita coisa actual.
                    O bê-á-bá está lá todo e actual.
                    Agora que é uma edição antiga, isso é!
                    Sim o base é sempre o mesmo

                    Comentário


                      #11
                      querem aprender mecanica comprem um fiat!! tava a brincar..

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por ponte

                        querem aprender mecanica comprem um fiat!! tava a brincar..
                        [}]

                        essa foi baixa :D

                        Comentário


                          #13
                          12 meses de cozinha da bertrand.está lá tudo.

                          Comentário


                            #14
                            Querem melhor bíblia que esta? Comprei-a (na Bertrand!) e estou muito satisfieto! Principalmente pela parte em que tem TODAS as marcas que existiram desde SEMPRE!
                            É uma autêntica loucura, a quantidade de marcas que já existiram! O que me faz admirar ainda mais algumas marcas que sobreviveram desde esses tempos e chegaram até à actualidade (Ford, Opel, peugeot, Renault, Mercedes...)


                            [img]uploaded/Lino Marques/20065615640_Capa enciclopedia.jpg [/img]

                            [img]uploaded/Lino Marques/20065615830_Contracapa enciclopedia.jpg [/img]

                            Comentário


                              #15
                              Não sei se aplica bem à matriz deste tópico mas aqui vai:

                              À Boleia com Isaac Newton - O Automóvel e a Física
                              Barry Parker
                              2006 - Edições 70
                              ISBN 972441258X
                              261 pags
                              ++++

                              O seu automóvel - Comprar, usar e vender
                              Vários
                              2003 - PROTESTE
                              ISBN 9728162502
                              227 pags.
                              +++

                              Vocabulário Técnico do Automóvel
                              Francês-Português
                              Autor: Rui Sampaio
                              Editora: Vulgata
                              Género: Livro Técnico
                              Primeira edição: 1999
                              Nº de páginas: 240
                              Dimensões: 210 x 297 mm
                              +++

                              MARCO RACHE A M
                              MECANICA
                              Lançamento
                              540 páginas
                              MECÂNICA DIESEL CAMINHÕES o PICKUPS o BARCOS Marco Rache A.M. - Engenheiro MecânicoNeste livro, você vai aprender sobre mecânica de motores Diesel e de caminhões. Há muitos anos, os caminhões transportam riquezas, mercadorias, alimentos, e todos os tipos de produtos, levando o progresso aos pontos mais longíquos do país e do mundo. Um dos primeiros caminhões foi construído por Panhard-Levasseur, na França, em 1892, e podia transportar 350 kilogramas. A maioria dos caminhões é impulsionada por motores Diesel. O motor Diesel foi inventado por Rodolphe Diesel, e o primeiro motor Diesel foi fabricado pela M. A. N., em 1897, na Alemanha. Durante muitos anos, seu uso foi muito restrito, devido às dificuldades de funcionamento. Somente a partir da década dos anos 30, com o aperfeiçoamento da bomba injetora de cilindros em linha, ou múltipla, inventada por Robert Bosch, é que seu uso se tornou mais popular e difundido.Os motores Diesel movem todos os tipos de máquinas, como tratores, escavadeiras, locomotivas, navios, geradores de energia elétrica, compressores de ar, e unidades hidráulicas. Constantemente, o mecânico especializado em motores Diesel é chamado para realizar reparos e manutenção nestes equipamentos. Portanto, o profissional especializado pode esperar ter uma profissão rendosa, e ter a chance de conseguir empregos em todo o país e partes do mundo.Sumário: Considerações Iniciais; O Motor Diesel; Transmissão; Sistema de Direção; Suspensão; Sistema de Freios; Sistema Elétrico; Procedimentos de Manutenção; Aplicações do Motor Diesel; Custos de um Caminhão; Glossário de Termos Técnicos Brasileiros e Portugueses
                              +++

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por monicamelo



                                1º "O Livro do Automóvel" da década de 60 ou 70. Este livro é das Selecções do Reader's Digest. Ficou muito conhecido na época e décadas seguintes. Constituiu uma autêntica referência nessa altura. Para mim a considerar "biblia" considero este. De momento não tenho nenhum exemplar destes na minha posse, mas se alguém o tiver, ou conhecer, que faça uns comentários. Ainda me lembro que fazia referência a todos os componentes do motor: sistema eléctrico, o carburador, sistema de distribuição, transmissão, suspensões, habitáculo, falava dos motores Wankel equipados nos N.S.U.'s, etc, etc, etc. Eram páginas e páginas. No final ainda abordava técnicas de condução, o ponta tacão, controlo de subviragem / sobreviragem, condução de tracção traseira / dianteira, etc. Tenho muita pena de não ter de momento este livro comigo, mas lembro-me bem dele.
                                Excelente este livro, tenho um amigo q o tem e foi a partir desse livro q adquiri algumas noções de mecanica automovel. É pena mesmo q não tenha sido revisto e publicado mais recentemente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Alguem que tenha o livro, pode-me explicar onde sao/foram usados os tais motores?
                                  "Sabiam que existiram (existem?!) motores com a módica cilindrada de 1 594 000 cm3?
                                  Ah... de origem FIAT "

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Rudy


                                    Eu também tenho o Livro do Automóvel, e acho que é uma pena não voltar a ser editado com uma actualização. O meu data de 72, comprei-o recentemente, mas para o encontrar foi uma trabalheira. Actualmente há muitos livros, mas não são tão gerais, abordam temas ou marcas em especifico.
                                    Também tenho essa relíquia.[:I]
                                    Muito bom.
                                    ;)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Muito recomendáveis todos os livros da Bosch (e não são poucos), mas especialmente o Automotive Handbook 6ª edição (agora também em CD).

                                      Francamente já não me lembro onde arranjei o meu, já não sei se foi na Ascari ou noutro lado qualquer, mas também se pode encomendar na Bosch.

                                      http://www.boschautoparts.co.uk/tpMain.asp?c=2&d=2



                                      Ah! E a Haynes. São bíblias atrás de bíblias: http://www.haynes.co.uk/webapp/wcs/s...atalogId=10001

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                        [u]1º "O Livro do Automóvel" da década de 60 ou 70. Este livro é das Selecções do Reader's Digest.</u> Ficou muito conhecido na época e décadas seguintes. Constituiu uma autêntica referência nessa altura. Para mim a considerar "biblia" considero este. De momento não tenho nenhum exemplar destes na minha posse, mas se alguém o tiver, ou conhecer, que faça uns comentários. Ainda me lembro que fazia referência a todos os componentes do motor: sistema eléctrico, o carburador, sistema de distribuição, transmissão, suspensões, habitáculo, falava dos motores Wankel equipados nos N.S.U.'s, etc, etc, etc. Eram páginas e páginas. No final ainda abordava técnicas de condução, o ponta tacão, controlo de subviragem / sobreviragem, condução de tracção traseira / dianteira, etc. Tenho muita pena de não ter de momento este livro comigo, mas lembro-me bem dele.
                                        Um clássico[8D]

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por herpez

                                          Alguem que tenha o livro, pode-me explicar onde sao/foram usados os tais motores?
                                          "Sabiam que existiram (existem?!) motores com a módica cilindrada de 1 594 000 cm3?
                                          Ah... de origem FIAT "
                                          Só diz que é para força motriz de indústrias.
                                          Tem outros exemplos que são motores de locomotivas (cerca de 500 000 cm3)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Vejam esta morada, com bastantes obras:
                                            http://www.senati.edu.pe/Documentos/...utomotores.pdf
                                            Cumps
                                            Invisible

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X