Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A fiabilidade - como a entendem?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A fiabilidade - como a entendem?

    Não encontrei na pesquisa nenhum tópico genérico sobre a fiabilidade dos automóveis. Se existir encerrem este.

    Muito se fala sobre o assunto mas tem-se dito relativamente pouco.

    Como é um assunto cheio de subjectividade (na minha modesta opinião), gostava que comentassem quais as razões que vos levam a considerar um carrio fiável.

    Será porque só mudam o óleo e os filtros e fazem muitos milhares de quilómetros sem irem à oficina? E o que trocam nas revisões?

    Quanto fazem as revisões, não acham que trocam componentes que possivelmente rodariam ainda uns bons milhares?

    E nas marcas mais prestigiadas, não será que nessas revisões têm um maior rigor nas análises que fazem, trocando componentes com uma maior facilidade (esse cliente tem €€€ para pagar tudo)?

    Será que os carros da gama mais baixa têm uma análise mais aligeirada e consequentemente uma menor fiabilidade (os clientes não serão tão abonados)?

    Estará um utilizador de uma viatura da gama baixa disposto a pagar a substituição de componentes da mesma forma que o fazem com os carros mais prestigiados?

    Afinal, será que a fiabilidade se prende mais com a assistência e não com a qualidade do próprio carro?

    #2
    Vê a proteste deste mês, que tem lá teste de fiabilidade feito por 18 mil leitores! Mazda á frente da toyota! de resto o japunas ocupam os lugares cimeiros! no new in that! podem ser "frigorificos", mas são feitos para durar, não têm muitas mariquices nem entram nas manias de puxar os motores ao limite!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por bento_uno Ver Post
      Vê a proteste deste mês, que tem lá teste de fiabilidade feito por 18 mil leitores! Mazda á frente da toyota! de resto o japunas ocupam os lugares cimeiros! no new in that! podem ser "frigorificos", mas são feitos para durar, não têm muitas mariquices nem entram nas manias de puxar os motores ao limite!
      Não me parece que fosse este o objectivo do tópico...

      Para mim um carro fiável é aquele que com a manutenção básica (revisões e mudanças de óleo e pneus) se consegue manter em óptimas condições de funcionamento durante muitos Kms (200.000 gasolina, 300.000 diesel)

      Comentário


        #4
        A pergunta é boa e diferente do que é habitual.

        Vou-te dar 2 exemplos de carros fiáveis:

        - Em 1991 o meu pai comprou um Celica novo. O carro tem neste momento 16 anos e a manutenção foi o seguinte:

        Oleo de 10 em 10.000 kms
        Filtro de óleo
        Filtro de ar de origem (acho que foi limpo uma vez)
        Não sei se alguma vez levou velas
        Escape de origem, apesar de sempre ter feito trajectos pequenos.
        Pastilhas e discos de origem.
        Nunca entrou em nenhuma oficina ou mecânico.
        Nunca fundiu uma lampada.
        Nunca mudou o liquido do radiador.
        Nunca mudou o oleo da caixa.
        Nunca mudou o oleo dos travões.
        Nunca afinou valvulas.
        Nunca teve nenhuma anotação na IPO.

        Levou 1 bateria e teve um problema na antena eléctrica já o carro tinha mais de 10 anos.

        Deves estar a pensar que o carro tem 20.000 kms...
        ...mas tem 150.000 kms.

        Outro:

        O meu civic com 11 anos.

        Levou:

        Oleo de 10 em 10.000 kms. (uma vez esqueci-me e fez 20.000 kms)
        Filtro de oleo.
        1 jogo de velas aos 60.000 kms (estavam novas e não eram daquelas xpto)
        1 filtro de ar aos 60.000 kms
        1 bateria
        1 panela de escape traseiro (70 e tal euros)
        1 lampada de stop há uns dias, já tinha feito 11 anos.

        Nunca mudou:

        Liquido do radiador
        Oleo da caixa
        Oleo dos travões
        Nunca afinou valvulas nem o travão de mão e está com as especificações do manual de serviço

        Este é outro carro de trajectos pequeninos, como se demonstra pela panela de escape traseira, que curiosamente não apodreceu, o que aconteceu foi que o tubo na dobra furou, mas não a panela.

        Tem 95.000 kms


        Como vês, qualquer destes carros teve a manutenção mínima, e não custaram em 100.000 kms o que custa a manutenção oficial da citroen (C4) de 40.000 kms !!!

        Num renault dos anos 90 (tive um e conheci imensos) era impensável fazer 30.000 kms sem afinar travões, e os bombitos duravam no máximo 4 anos, andasses muito ou pouco.

        Só dei este exemplo do Renault para comprovar o que tu dizias:

        É que há carros que às vezes mesmo que não tenham problemas, exigem a manutenção, e o cliente pensa que não teve problemas porque eles trocaram antes de falhar de vez.

        No renault acreditei que era normal os bombitos durarem pouco, mas 16 anos e 150.000 kms ou 11 anos e 95.000 kms sem tocar nos travões, demonstram bem que não tem de ser assim.


        O que eu quero salientar é que estes carros nunca foram a nenhuma oficina ou mecânico. Foram só estas operações que qualquer pessoa com garagem faz.
        Vê quanto é que custou a manutenção destes carros, ainda para mais a levar oleo mineral (como especificado nos manuais).
        Editado pela última vez por rca33; 21 December 2007, 13:46.

        Comentário


          #5
          fiabilidade para mim é:
          6 anos depois de comprar um carro com zero km e fazer 140mil em cima, apenas faço revisões na marca e meto gasoleo.
          ahhh mudei os medios para xenon e fundiram-se 1 luz de stop atrás e uma da matricula.
          simples.

          com o meu clio 1.5dci ando 4 meses bem e depois passo 8 meses a entrar e sair do concessionario com problemas na injecção.
          trocaram injectores, plataforma de rail ou lá o k era e demorarma quase um ano a meterem o carro a andar como deve de ser!
          tive azar.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
            ...

            com o meu clio 1.5dci ando 4 meses bem e depois passo 8 meses a entrar e sair do concessionario com problemas na injecção.
            trocaram injectores, plataforma de rail ou lá o k era e demorarma quase um ano a meterem o carro a andar como deve de ser!
            tive azar.

            Tu não digas isso !!

            Deves ser mais um dos 'azarados' da renault, ...

            Comentário


              #7
              já é o segundo clio comercial dci 1.5 que tenho e o 1º foi sempre a andar! o segundo foi um poço de problemas.
              tive mesmo azar!
              até gostava e gosto imenso do carro! para o dia a dia é do melhor que há!

              Comentário


                #8
                [quote=rca33;1934028]
                ...16 anos e a manutenção foi o seguinte:

                Oleo de 10 em 10.000 kms
                Filtro de óleo
                Filtro de ar de origem (acho que foi limpo uma vez)
                Não sei se alguma vez levou velas
                Escape de origem, apesar de sempre ter feito trajectos pequenos.
                Pastilhas e discos de origem.
                Nunca entrou em nenhuma oficina ou mecânico.
                Nunca fundiu uma lampada.
                Nunca mudou o liquido do radiador.
                Nunca mudou o oleo da caixa.
                Nunca mudou o oleo dos travões.
                Nunca afinou valvulas.
                Nunca teve nenhuma anotação na IPO.

                Levou 1 bateria e teve um problema na antena eléctrica já o carro tinha mais de 10 anos.

                Deves estar a pensar que o carro tem 20.000 kms...
                ...mas tem 150.000 kms.

                média 9.375km/ano

                Outro:

                O meu civic com 11 anos.

                Levou:

                Oleo de 10 em 10.000 kms. (uma vez esqueci-me e fez 20.000 kms)
                Filtro de oleo.
                1 jogo de velas aos 60.000 kms (estavam novas e não eram daquelas xpto)
                1 filtro de ar aos 60.000 kms
                1 bateria
                1 panela de escape traseiro (70 e tal euros)
                1 lampada de stop há uns dias, já tinha feito 11 anos.

                Nunca mudou:

                Liquido do radiador
                Oleo da caixa
                Oleo dos travões
                Nunca afinou valvulas nem o travão de mão e está com as especificações do manual de serviço

                Este é outro carro de trajectos pequeninos, como se demonstra pela panela de escape traseira, que curiosamente não apodreceu, o que aconteceu foi que o tubo na dobra furou, mas não a panela.

                Tem 95.000 kms...

                média 8.636km/ano

                [/quote=rca33;1934028]


                Não considero isso exemplo de fiabilidade, são muito poucos km para a idade que têm.

                Comentário


                  #9
                  Tens Razão!!!!!!!!!!!

                  Concordo plenamente com o teu argumento. tenho 4 mercedes e uma Toyota, tudo assistido nas marcas. Os mercedes vão para as revisões e nem pode-mos assistir a revisão e se não estiver-mos atentos mudam as pastilhas de travão, mais de meias gastas, e tudo o que lá poderem encontrar. no fim é só pagar e lá vão 600/700 euros. O Toyota, vejo o que necessita, assisto a revisão e pago meia dúzia de tostões. no final de alguns anos o preço das manutenções é diferença enorme entre as duas marcas e a fiabilidade não...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                    Tu não digas isso !!

                    Deves ser mais um dos 'azarados' da renault, ...
                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post

                    Como vês, qualquer destes carros teve a manutenção mínima, e não custaram em 100.000 kms o que custa a manutenção oficial da citroen (C4) de 40.000 kms !!!
                    Tal como tu deves ser o único que pagas material substituido ao abrigo da garantia!! Já te disse e podes verificar nos fóruns citroen que a manutenção do C4 para 40000kms ronda em média os 300 a 350€, mas tu preferes continuar na tua, ok........ah e o meu C4 anda de facto (50000kms/ano), não passeia...

                    Curioso que já te ouvi dizer, e bem, que não é por um Renault ser fiável que todos o vão ser, mas se o dono de um citroen pagar o material substituido em garantia já todos o vão pagar, não?

                    Comentário


                      #11
                      Consideras isto POSITIVO?

                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                      Filtro de ar de origem (acho que foi limpo uma vez)
                      Não sei se alguma vez levou velas
                      Mas o que me deixa ainda mais preocupado na tua avaliação é isto!!

                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                      Nunca mudou o liquido do radiador.
                      Nunca mudou o oleo da caixa.
                      Nunca mudou o oleo dos travões.
                      !!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                        Consideras isto POSITIVO?



                        Mas o que me deixa ainda mais preocupado na tua avaliação é isto!!



                        !!

                        o que ha ai de negativo??

                        Comentário


                          #13
                          fiabilidade para mim resume-se a 3 coisas
                          1º colocar combustivel
                          2º efectuar as manutenções programadas
                          3º mudar os componentes de desgaste rápido (pastilhas, pneus, amortecedores, etc, etc)

                          posso ter um grandes mercedes, mas se deixar-me apedado uma vez, passa a ser menos fiavel do que um punto que nunca me deixou a pé e que cumpriu os 3 pontos acima descritos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por T&R Ver Post
                            o que ha ai de negativo??
                            Nos fluídos com 16 anos?

                            Tudo!

                            Mas pelos vistos os lubrificantes e afins são como o vinho do Porto...

                            Comentário


                              #15
                              a fiabilidade para mim é fazer muitos kms em poucos anos e fazer apenas a manutenção programada.

                              Ter carros com 16 anos e 150 000 km sem problemas é perfeitamente banal.

                              Já ter carros com 3 anos e 100 000 km indica um desgaste muito mais intenso, logo mais propenso a dar problemas.

                              Já para não falar no modo como os kms são feitos e do condutor...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
                                a fiabilidade para mim é fazer muitos kms em poucos anos e fazer apenas a manutenção programada.

                                Ter carros com 16 anos e 150 000 km sem problemas é perfeitamente banal.

                                Já ter carros com 3 anos e 100 000 km indica um desgaste muito mais intenso, logo mais propenso a dar problemas.

                                Já para não falar no modo como os kms são feitos e do condutor...
                                Não posso concordar contigo... carros com 16 anos e 150 000 km têm maior desgaste do que carros com 3 anos e 100 000 km, tanto pela idade como pelos km em si... Se me dissesses que o carro que tem 3 anos e 100 000 km provavelmente terá um maior desgaste ao chegar aos 16 anos... isso sim... aí concordo contigo... o que provavelmente era para ser dito é que proporcionalmente um tem maior desgaste que o outro... variações relativas vs variações absolutas

                                Comentário


                                  #17
                                  Fiabilidade é quando um gajo nem se lembra que tem carro... pega nele para o trabalho e leva a revisao ja quando ta farto de ver pa la o sinal a avisar.
                                  Qd isto acontece o carro é fiavel :p

                                  Cumps

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por taunus Ver Post
                                    Não posso concordar contigo... carros com 16 anos e 150 000 km têm maior desgaste do que carros com 3 anos e 100 000 km, tanto pela idade como pelos km em si... Se me dissesses que o carro que tem 3 anos e 100 000 km provavelmente terá um maior desgaste ao chegar aos 16 anos... isso sim... aí concordo contigo... o que provavelmente era para ser dito é que proporcionalmente um tem maior desgaste que o outro... variações relativas vs variações absolutas

                                    sim, faltou-me a proporcionalidade

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por taunus Ver Post
                                      Não posso concordar contigo... carros com 16 anos e 150 000 km têm maior desgaste do que carros com 3 anos e 100 000 km, tanto pela idade como pelos km em si... Se me dissesses que o carro que tem 3 anos e 100 000 km provavelmente terá um maior desgaste ao chegar aos 16 anos... isso sim... aí concordo contigo... o que provavelmente era para ser dito é que proporcionalmente um tem maior desgaste que o outro... variações relativas vs variações absolutas

                                      mas estamos a falar de desgaste ou de fiabilidade ?

                                      no meu ponto de vista são coisas diferentes.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                        (...)
                                        Nunca mudou:
                                        Liquido do radiador
                                        Oleo da caixa
                                        Oleo dos travões
                                        Nunca afinou valvulas nem o travão de mão e está com as especificações do manual de serviço
                                        (..).
                                        E quem te garante que não está a precisar? É o mecânico ou tu?
                                        Consegues provar que estão em bom estado? É que eu também posso perfeitamente esquecer-me de mudar o óleo dos travões, vir para aqui gabar-me que o meu carro não precisa, e amanhã ficar com o pedal preso...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Fiabilidade p/mim...

                                          ... é usar o carro qd preciso sem me preocupar se me vai deixar mal, apeado ou coisa k o valha;
                                          ... é não ter os dispositivos electrónicos a apitar qd lhes apetece a anunciar k alguma coisa não está a funcionar bem;
                                          ... é ir c/o carro à revisão 1x/ano (ou qd os km's assim o definirem) e durante esse prazo não pôr + os cotos na oficina;
                                          ... é não ter revisões estupidamente caras em k substituem tudo e + alguma coisa;
                                          ... é chegar à bela idade dos 10 anos e parecer como novo em termos mecânicos e dos seus componentes principais;
                                          ... é passar sempre na IPO c/0 itens a apontar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Fiabilidade é ter um honda/toyota com 20 anos e 16000 kms e dizer que nunca levou nada



                                            Que maquina, temos um exemplo em cima que o carro é fantástico, anda muito, gasta pouco e o dono leva-o ao mecânico por um descargo de consciência, porque o carro realmente não precisa de nada. Querem um carro assim?

                                            Comprem honda/toyota

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                                              Fiabilidade é ter um honda/toyota com 20 anos e 16000 kms e dizer que nunca levou nada



                                              Que maquina, temos um exemplo em cima que o carro é fantástico, anda muito, gasta pouco e o dono leva-o ao mecânico por um descargo de consciência, porque o carro realmente não precisa de nada. Querem um carro assim?

                                              Comprem honda/toyota
                                              a brinca a brincar la vais dizendo umas verades

                                              Comentário


                                                #24
                                                Hoje 18:38:09
                                                Gasoil
                                                -----------------------------------------
                                                Fiabilidade p/mim...

                                                ... é usar o carro qd preciso sem me preocupar se me vai deixar mal, apeado ou coisa k o valha;
                                                ... é não ter os dispositivos electrónicos a apitar qd lhes apetece a anunciar k alguma coisa não está a funcionar bem;
                                                ... é ir c/o carro à revisão 1x/ano (ou qd os km's assim o definirem) e durante esse prazo não pôr + os cotos na oficina;
                                                ... é não ter revisões estupidamente caras em k substituem tudo e + alguma coisa;
                                                ... é chegar à bela idade dos 10 anos e parecer como novo em termos mecânicos e dos seus componentes principais;
                                                ... é passar sempre na IPO c/0 itens a apontar.
                                                Subscrevo.

                                                Gostava de saber quem é que inventou essa de que tendo o carro já uma certa idade e por ao longo desses anos ter feito relativamente poucos kms por ano, não possa ser considerado um exemplo valido…gostava de saber qual é a lógica. Se fosse assim, tínhamos muitos chaços velhos a andar por aí já que nem todos nós fazemos muitos kms por ano.
                                                O meu Renault 5 TL foi para a sucata com 16 anos porque era preciso substituir o motor de arranque e a junta da cabeça e como o carro estava a cair de podre e até pelo valor dele, é obvio que não valia o investimento. Sabem quantos kms tinha? Nem 100 mil, aí uns 92 mil kms e isto dá exactamente 5750 km/ ano.

                                                Cumprimentos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por _EL _VT_MB_ Ver Post
                                                  Subscrevo.

                                                  Gostava de saber quem é que inventou essa de que tendo o carro já uma certa idade e por ao longo desses anos ter feito relativamente poucos kms por ano, não possa ser considerado um exemplo valido…gostava de saber qual é a lógica. Se fosse assim, tínhamos muitos chaços velhos a andar por aí já que nem todos nós fazemos muitos kms por ano.
                                                  O meu Renault 5 TL foi para a sucata com 16 anos porque era preciso substituir o motor de arranque e a junta da cabeça e como o carro estava a cair de podre e até pelo valor dele, é obvio que não valia o investimento. Sabem quantos kms tinha? Nem 100 mil, aí uns 92 mil kms e isto dá exactamente 5750 km/ ano.

                                                  Cumprimentos.

                                                  Defendem-se uns aos outros

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                                                    Defendem-se uns aos outros
                                                    Que heresia.......achas mesmo?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                                                      Defendem-se uns aos outros
                                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                      Que heresia.......achas mesmo?
                                                      Dá para os dois lados!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                        Que heresia.......achas mesmo?
                                                        Não

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                          Dá para os dois lados!
                                                          Salvo seja...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                                            Não encontrei na pesquisa nenhum tópico genérico sobre a fiabilidade dos automóveis. Se existir encerrem este.

                                                            Muito se fala sobre o assunto mas tem-se dito relativamente pouco.

                                                            Como é um assunto cheio de subjectividade (na minha modesta opinião), gostava que comentassem quais as razões que vos levam a considerar um carrio fiável.

                                                            Será porque só mudam o óleo e os filtros e fazem muitos milhares de quilómetros sem irem à oficina? E o que trocam nas revisões?

                                                            Tudo que é recomendado pela marca, ind. do custo.

                                                            Quanto fazem as revisões, não acham que trocam componentes que possivelmente rodariam ainda uns bons milhares?

                                                            Não, desde que esteja previsto na manutenção.

                                                            E nas marcas mais prestigiadas, não será que nessas revisões têm um maior rigor nas análises que fazem, trocando componentes com uma maior facilidade (esse cliente tem €€€ para pagar tudo)?

                                                            Não.

                                                            Será que os carros da gama mais baixa têm uma análise mais aligeirada e consequentemente uma menor fiabilidade (os clientes não serão tão abonados)?

                                                            Não.

                                                            Estará um utilizador de uma viatura da gama baixa disposto a pagar a substituição de componentes da mesma forma que o fazem com os carros mais prestigiados?

                                                            É só cumprir integralmente o plano de mautenção, ind. do custo.

                                                            Afinal, será que a fiabilidade se prende mais com a assistência e não com a qualidade do próprio carro?

                                                            Com as duas.
                                                            Respondi acima Titanio

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X