Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Questão: Grupo VW TDI 100cv (Passat)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Questão: Grupo VW TDI 100cv (Passat)

    Após várias pesquisas no google e várias perguntas (mesmo em outros forúns da especialidade) ainda não consegui perceber se o motor TDI de 100cv é realmente tão bom e fiavel como o de 130cv.

    Pretendo comprar um A4 ou Passat de 2004 e deparo-me com vários carros com este motor, mas tenho receio de ficar com um carro "fraquinho" e demasiado lento.
    Alguém no forúm tem experiência ou conhece os motores em causa?

    Já sei que o de 130cv é muito bom e fortissimo a andar, mas será este de 100cv demasiado lento?
    Será o de 100 cv mais problemático que o de 130cv?

    (ps.
    Tenho a certeza que muita gente é enganada nos importados de "130cv" que na realidade 100cv... Atenção a isso)

    #2
    100 ou 105??? Penso que os de 100 são raros de encontrar. Será muito mais fácil encontrar os de 105.
    Editado pela última vez por JRodrigues; 26 December 2007, 15:37.

    Comentário


      #3
      Lá está... não faço ideia!!
      Na alemanhã eles todos indicam 101Cv!
      Será que este motor nunca saiu em Portugal em 2004?

      Por exemplo:
      Kilometerstand: 117.000 km
      Leistung: 74 KW / 101 PS
      Kraftstoffart: Diesel
      Kraftstoffverbr. kombiniert: 5,6 l/100km
      Kraftstoffverbr. innerorts: 7,2 l/100km
      Kraftstoffverbr. außerorts: 4,7 l/100km
      CO2-Emissionen kombiniert: 151 g/km
      Data: 9/2004

      Comentário


        #4
        A diferença de preço justifica ir buscar o mais fraco usado ?

        Eu optaria sempre pelo de 130 cv.

        Comentário


          #5
          Há 2 golf's em casa com esse motor. Um comprado novo que vai com 80 000km e outro comprado há poucos meses usado que vai com 240 000km. O último mesmo com bastantes km tem o mesmo trabalhar e vivacidade do outro. Penso que são motores com mais do que provas dadas em termos de fiabilidade... Quanto a prestações é um carro com 100 cv, o de 130 tem mais 30% de potência por isso é natural que tenha outras prestações. Para condução despachada o de 100 cv chega perfeitamente.

          Comentário


            #6
            @Air
            De que anos são os teus golfs?

            @rsa33
            De 101 cavalos tenho muito mais escolha, de 130cv nem tanto.
            Se a diferença não for MUITO significativa em fiabilidade, prefiro gastar o mesmo mas mais recente e com menos kms.

            O meu problema é saber se este motor é realmente "Bom!".
            Tenho a informação que é igual ao de 130cv, apenas com um turbo diferente e uma gestão eletronica orientada aos consumos e baixas emissões.
            Também tenho a informação que é um motor muito inferior e que nada tem haver com o famoso de 130cv...

            Ou seja: Não sei nada!
            Editado pela última vez por PauloOliveira; 26 December 2007, 15:56.

            Comentário


              #7
              Paulo Oliveira, apenas tenho contacto com um TDI de 110 cv (num Passat Variant). Anda relativamente bem, nada de excepcional. É muito bom em AE e tem consumos muito bons. E assim à priori diria que o de 100 ou 105 cv (desconheço as diferenças) serao mais agradaveis de usar e com performances muito identicas. Se nao queres nenhum "foguete" é um automovel muito interessante.
              Editado pela última vez por JoaoPedroF; 26 December 2007, 16:20.

              Comentário


                #8
                Paulo, os carros são de 12/2003 e 12/2004.. É um motor que faz consumos a baixo dos 6l/100km em condução despreocupada. Eu como tento fazer uma poupança de combustível as médias do carro variam entre 4.3 e 5.2, sendo a média global até agora 4.85... Mas a condução é relativamente calma. Em termos de prestações é um carro em que não se sente ser arrastadeira, o turbo de geometria variável ajuda. Até aos 160 é rápida até lá chegar, dos 160 aos 180 demora um pouco mais mas sem se notar dificuldade, dos 180 até aos 200 já é preciso algum espaço a andar a fundo para lá chegar. Mas como digo para velocidades de 80 até 160 tem sempre uma boa resposta. Isto num golf, num passat deve ser pior.

                Comentário


                  #9
                  O TDi 100 é dos TDi's mais fiáveis que por aí há, tem bom hardware... e a electrónica "só" puxa 100cv... O de 100 é tão ou mais fiável que o de 130cv... quanto ao andamento, bem a de 130cv andará certamente mais!

                  Comentário


                    #10
                    Também tenho um TDI de 100. É do meu pai,mas agora até fevereiro vou andar com ele...até porque em consumo dá aquele bailinho ao meu vitolas.
                    Mas este ja conta com 150mil é de 02. O meu pai trouxe-o da holanda. Até hoje nada a assinalar a não ser o tubo do intercooler que se estragou. De resto tem sido filtros e oleos. Nem a Maf´s pifou ainda. O meu tem o codigo AXR, mas este motor nunca saiu em Portugal. Pelo menos os mecanicos VW com quem ja coversei e que o viram nunca encontraram igual. Mas este motor também saiu cá.
                    Quanto a comprarem TDI de 100 pensado que são de 130...basta não ter caixa de 6 e não pode ser de 130. Simples como isso. A partir do de 115cv é tudo caixa de 6. Embora ja tenha ouvido relatos de TDI´s de 115cv com caixa de 5 velocidades. Talvez importados não sei.
                    Eu acho que deve ser dos TDI´s mais fiaveis. Quanto a prestações e consumos o caro membro air ja disse tudo. O meu agora tem a agravante do meu pai lhe ter montado jante 17 e 225/45. Ficou muito mais bonito. Mas ficou um bocadinho mais pesado e mais lento. Mas não é coisa que nos preocupe muito,afinal o ponto forte deste carro é a autonomia e os consumos. Se quiser andar mais a sério sempre temos o Honda.
                    Resumindo, é um bom Golf, mas penso ser um péssimo Passat. Iria sempre para o de 130. E a maneira de não ser enganado é sempre ver a caixa, 6 velocidades, e os codigos de motor. Se for passat, usa o codigo AVB para o TDI 100 e AVF e AWX para os tdis de 130. Se for o Golf, pode usar ATD ou AXR para TDI de 100cv AUY e AJM para o TDI de 115, ASZ para o TDI de 130 e ARL para o TDI de 150. Por isso não há que enganar,é só ver o codigo e sabes qual é o motor que lá está dentro. Não ligues as letras nem aos DI a vermelho etc etc. As vezes não quer dizer nada.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por hazakis Ver Post
                      A partir do de 115cv é tudo caixa de 6. Embora ja tenha ouvido relatos de TDI´s de 115cv com caixa de 5 velocidades. Talvez importados não sei.
                      Aqui em casa tivemos um Passat TDI 115cv com caixa de 5 velocidades, comprado novo no stand.

                      Comentário


                        #12
                        E no início os 130 tb eram com caixa de 5. Com a introdução da carrinha vieram todos com caixa de 6. A carrinha do meu pai foi das primeiras cá em Portugal com caixa de 6.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                          Aqui em casa tivemos um Passat TDI 115cv com caixa de 5 velocidades, comprado novo no stand.
                          Eu estava a falar dos WV Golf.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por hazakis Ver Post
                            Eu estava a falar dos WV Golf.
                            Como não o mencionaste, pensei que estavas a falar dos TDI em geral.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                              E no início os 130 tb eram com caixa de 5. Com a introdução da carrinha vieram todos com caixa de 6. A carrinha do meu pai foi das primeiras cá em Portugal com caixa de 6.
                              A diferença está no binário.
                              O de 130cv, 5v debita +- 280Nm (pelo que parece era a caixa que já não aguentava mais.).
                              O de 130cv, 6v debita +- 310Nm.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por J.Garcia Ver Post
                                A diferença está no binário.
                                O de 130cv, 5v debita +- 280Nm (pelo que parece era a caixa que já não aguentava mais.).
                                O de 130cv, 6v debita +- 310Nm.
                                Eram 285Nm. É o limite da caixa. Mas por cá fazem-se repros e nem se tem atenção a isso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                  Eram 285Nm. É o limite da caixa. Mas por cá fazem-se repros e nem se tem atenção a isso.
                                  Bem, pelo menos não fugi muito do valor máximo!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boas,
                                    Posso dár o meu testemunho sobre o TDI 130cv,pois conheço-o muito bem ,não obstante todos os profetas da desgraça e bocas da reacção ,o facto é que o meu está com 98.500km,sem dár o mais pequeno problema ,a MAF é a de origem ,practicamente não gasta óleo e acredita que leva valentes esfregas.
                                    No meu caso este motor montado num Ibiza,parece sempre ter força pra puxar 2 carros iguais sem problema,consegue ter um comportamento e consumos bem civilizados,desde que se tenha calma com o pé direito,em AE espanta a rapidez com que estoira com os 200km/h e dos zero aos cem de turbo aberto,escosta bem as costas ao banco,em suma,e dito não por mim mas por muita gente que já andou comigo,não fosse o ruido do motor diesel ao ralenti,em andamento ninguem diria que é um carro a gasoleo.
                                    Por isso na minha opinião é um motor mais que aprovado,já o de 100cv montado numa Passat...alem de provavelmente não dár grande prazer de condução e/ou agradabilidade de utilização ,tenho as minhas duvidas se será muito mais economico,afinal são menos 30cv a puxar o mesmo peso.
                                    Como alguem já disse,os 100cv fazem um Golf razoavel,mas um Passat muito fraquito,a titulo de exemplo posso-te dizer que tenho um primo com um Golf dos novos TDI de 105cv e a diferença de andamento para o meu é mesmo muita,ele não acreditava até que fomos dár uma volta com o carro do outro e se o bloco é o mesmo,o certo é que ele proprio disse que a maneira como o motor responde não tem comparação.
                                    Eu não tinha duvidas em pagar um pouco mais pelo Passat de 130cv.
                                    Um abraço e boa escolha.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por carrilhoni Ver Post
                                      Boas,
                                      Posso dár o meu testemunho sobre o TDI 130cv,pois conheço-o muito bem ,não obstante todos os profetas da desgraça e bocas da reacção ,o facto é que o meu está com 98.500km,sem dár o mais pequeno problema ,a MAF é a de origem ,practicamente não gasta óleo e acredita que leva valentes esfregas.
                                      No meu caso este motor montado num Ibiza,parece sempre ter força pra puxar 2 carros iguais sem problema,consegue ter um comportamento e consumos bem civilizados,desde que se tenha calma com o pé direito,em AE espanta a rapidez com que estoira com os 200km/h e dos zero aos cem de turbo aberto,escosta bem as costas ao banco,em suma,e dito não por mim mas por muita gente que já andou comigo,não fosse o ruido do motor diesel ao ralenti,em andamento ninguem diria que é um carro a gasoleo.
                                      Por isso na minha opinião é um motor mais que aprovado,já o de 100cv montado numa Passat...alem de provavelmente não dár grande prazer de condução e/ou agradabilidade de utilização ,tenho as minhas duvidas se será muito mais economico,afinal são menos 30cv a puxar o mesmo peso.
                                      Como alguem já disse,os 100cv fazem um Golf razoavel,mas um Passat muito fraquito,a titulo de exemplo posso-te dizer que tenho um primo com um Golf dos novos TDI de 105cv e a diferença de andamento para o meu é mesmo muita,ele não acreditava até que fomos dár uma volta com o carro do outro e se o bloco é o mesmo,o certo é que ele proprio disse que a maneira como o motor responde não tem comparação.
                                      Eu não tinha duvidas em pagar um pouco mais pelo Passat de 130cv.
                                      Um abraço e boa escolha.
                                      O 130 tb não é o melhor motor que pode haver. Também tenho uma A4 com esse motor, e penso que seja das piores partes do carroe já vai com mais de 300 mil kms. Em termos de fiabilidade o único problema que tive foi na bomba de gasóleo, porque de resto não tem tido mesmo nada. Mas em termos de consumos e utilização no dia-a-dia não gosto mesmo nada do motor. Dificilmente sem consegue ter médias abaixo dos 7 com um andamento normal. Para baixar dos 6 é preciso ter muito cuidado com o pedal, e mesmo assim só em ocasiões especiais. Depois há a brusquidão do motor. Tenho um TDI110 (programado) e é muito mais suave que o 130 além de ser quase tão rápido (se não for mais) até aos 160 e com apenas caixa de 5.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por hazakis Ver Post
                                        Também tenho um TDI de 100. É do meu pai,mas agora até fevereiro vou andar com ele...até porque em consumo dá aquele bailinho ao meu vitolas.
                                        Mas este ja conta com 150mil é de 02. O meu pai trouxe-o da holanda. Até hoje nada a assinalar a não ser o tubo do intercooler que se estragou. De resto tem sido filtros e oleos. Nem a Maf´s pifou ainda. O meu tem o codigo AXR, mas este motor nunca saiu em Portugal. Pelo menos os mecanicos VW com quem ja coversei e que o viram nunca encontraram igual. Mas este motor também saiu cá.
                                        Quanto a comprarem TDI de 100 pensado que são de 130...basta não ter caixa de 6 e não pode ser de 130. Simples como isso. A partir do de 115cv é tudo caixa de 6. Embora ja tenha ouvido relatos de TDI´s de 115cv com caixa de 5 velocidades. Talvez importados não sei.
                                        Eu acho que deve ser dos TDI´s mais fiaveis. Quanto a prestações e consumos o caro membro air ja disse tudo. O meu agora tem a agravante do meu pai lhe ter montado jante 17 e 225/45. Ficou muito mais bonito. Mas ficou um bocadinho mais pesado e mais lento. Mas não é coisa que nos preocupe muito,afinal o ponto forte deste carro é a autonomia e os consumos. Se quiser andar mais a sério sempre temos o Honda.
                                        Resumindo, é um bom Golf, mas penso ser um péssimo Passat. Iria sempre para o de 130. E a maneira de não ser enganado é sempre ver a caixa, 6 velocidades, e os codigos de motor. Se for passat, usa o codigo AVB para o TDI 100 e AVF e AWX para os tdis de 130. Se for o Golf, pode usar ATD ou AXR para TDI de 100cv AUY e AJM para o TDI de 115, ASZ para o TDI de 130 e ARL para o TDI de 150. Por isso não há que enganar,é só ver o codigo e sabes qual é o motor que lá está dentro. Não ligues as letras nem aos DI a vermelho etc etc. As vezes não quer dizer nada.
                                        A etiqueta que vem na cavidade da roda suplente também tem a informação da potência em kw. É só fazer a conversão.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                          O 130 tb não é o melhor motor que pode haver. Também tenho uma A4 com esse motor, e penso que seja das piores partes do carroe já vai com mais de 300 mil kms. Em termos de fiabilidade o único problema que tive foi na bomba de gasóleo, porque de resto não tem tido mesmo nada. Mas em termos de consumos e utilização no dia-a-dia não gosto mesmo nada do motor. Dificilmente sem consegue ter médias abaixo dos 7 com um andamento normal. Para baixar dos 6 é preciso ter muito cuidado com o pedal, e mesmo assim só em ocasiões especiais. Depois há a brusquidão do motor. Tenho um TDI110 (programado) e é muito mais suave que o 130 além de ser quase tão rápido (se não for mais) até aos 160 e com apenas caixa de 5.
                                          Tanbem não disse que é o melhor motor que póde haver,apenas quiz dizer que gosto e tenho tido boas experiencias com ele,agora gosto mais do motor do...hummm...S2000,por ex. .

                                          Comentário


                                            #22
                                            Obrigado a todos pelos esclarecimentos detalhados e testemunhos...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Há uns tempos andei com um A3 de 98 de 130cv (pelo que me disseram era de 130 cv) e fiquei impressionado com a aranque daquilo,mas também já ouvi falar em muitos problemas de turbos e juntas da cabeca que vao a vida,mas deve haver por aqui muita gente melhor que eu para te explicar isso,visto que nunca tive nenhum diesel

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por crx Ver Post
                                                Há uns tempos andei com um A3 de 98 de 130cv (pelo que me disseram era de 130 cv) e fiquei impressionado com a aranque daquilo,mas também já ouvi falar em muitos problemas de turbos e juntas da cabeca que vao a vida,mas deve haver por aqui muita gente melhor que eu para te explicar isso,visto que nunca tive nenhum diesel
                                                De 1998 não era de 130cv. Era sim um de 110 com repro ( o mais provável!).
                                                130cv só saíram em 2001 no A3.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X