Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os diesel estragam-se mais que os gasolina quando conduzidos depressa ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Os diesel estragam-se mais que os gasolina quando conduzidos depressa ?

    Ontem, num jantar soube que um conhecido meu "deu cabo" de um colector da sua carrinha accord 2.2 diesel, na sequência de, nas palavras dele, "ter apertado bastante com ela".

    Isto recordou-me uma questão sobre a qual não tenho certezas mas que sempre "me pareceu" - os diesel estragam-se mais que os gasolina se forem ambos conduzidos depressa ou a fundo.

    Ou seja os diesel por natureza estão mais vocacionados para utilizações prolongadas mas menos intensas, um bocadinho como um tractor agicola ou outro tipo de máquina.

    O que acham ou sabem sobre isto ?

    P.S.: Curiosamente o dono da carrinha honda (tem 120 mil km) também tem um jipe Tata diesel (90 mil km) com que nunca teve problema nenhum, já a honda além disto também já levou um motor dos que eleva a tampa da bagageira.

    #2
    Também questiono-me acerca dessa situação. Tenho a opinião que geralmente os diesel são mais "sensiveis" aos "esticões" e abusos da parte dos condutores. Mas não tenho a certeza e como também posso estar enganado.

    É esperar para ver mais comentários e certamente que vou estar atento para aprender!

    Comentário


      #3
      Eu penso que normalmente os diesel tenham mais problema com as elevadas RPM...Os Otto como têm o seu pico de potência máxima à medida que se aproximam do vermelho, é normal que aguentem mais "coça" quando levados ao extremo!

      Comentário


        #4
        Excelente tópico (para variar, V7). Tenho muita curiosidade para ver o esgrimir de argumentos das pessoas que aqui vão discutir o assunto e que sabem bem mais do que eu.

        No entanto, esclarece-me: a dúvida está entre dieseis turbinados vs gasolina aspirados, certo? Ou estendes a dúvida para gasolina turbinados?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por andred Ver Post
          Também questiono-me acerca dessa situação. Tenho a opinião que geralmente os diesel são mais "sensiveis" aos "esticões" e abusos da parte dos condutores. Mas não tenho a certeza e como também posso estar enganado.
          Também tenho essa opinião.

          Cumps

          Comentário


            #6
            Daqui a nada aparece a brigada do diesel e já vao ver..

            Apertar bem com ela presumo que não seja ir para uma auto-estrada e acelerar apenas, como a maioria aqui faz..

            Comentário


              #7
              Em tempos uma revista francesa fez um comparativo entre um 206 XS 1.6i 110 (otto) e um 206 S16 1.6 HDI 110. No mesmo artigo fizeram o mesmo para um Seat Ibiza 1.8 T 150cv (otto) e um Ibiza Cupra TDI 160. Os resultados foram surpreendentes. Em pista o Cupra TDI além de mais lento por volta gastou mais combustível. Eu vou falar de memória mas se me lembro correctamente foi cerca de 21l aos 100 para o 1.8T e 22l aos 100 para o TDI. Já no casos dos 206, o HDI foi mais lento em pista mas gastou ligeiramente menos 18l aos 100 contra 19 no caso do Otto. Isto faz-me crêr que em sistuações em que há grandes descidas e subidas de rpm's o diesel não se dão tão bem e estão em mais esforço.
              Eu acredito que um Otto NA a apertar seja mais fiável que um TD moderno.

              Comentário


                #8
                V7,

                posso responder-te da seguinte forma:

                Tenho um familiar que devido à sua actividade profissional faz muitos

                milhares de kms por ano (percorre toda a França, deslocando-se também

                pela Alemanha, Bélgica, Suiça e quando pode dá um salto até Portugal)

                e sempre teve carros a diesel (Renault 25s, Safranes, Mercedes classe S

                e recentemente um E320cdi). Garanto-te que "Pé Leve" não existe

                no código genético dele. Os carros dele são para andar a fundo.


                Até à data não tenho conhecimento de um carro dele que tenha levado

                um motor ou que tenha ido para a oficina por qualquer outro motivo

                relacionado com o ritmo muito elevado que ele imprime nos carros.


                Será regra? Não creio. Há casos que quem trata as coisas "à pancada"

                resultam melhor. Outros há, que todo o cuidado que se possa ter não

                serve de nada e acabam por avariar ou gripar.


                P.S. A minha experiência com os OTTO (assim como das pessoas que me são

                próximas) é muito diminuta pelo que não tenho bases para comentar.



                Cpts e Viagens Seguras.

                Comentário


                  #9
                  Penso q se forem bem assistidos respeitando os intervalos e as marcas dos óleos e componentes mecanicos e se for respeitado o aquecimento do motor (e turbo) os novos motores diesel podem ser explorados conforme cada um quiser.
                  Aposto que o 335d, 123d, C30 Cdi Amg... Não foram criados para passear em 6ªvel

                  Agora andar sp a fundo tanto estraga um diesel como um otto.

                  Comentário


                    #10
                    Andar em AE com o pedal a fundo, na minha opinião o impacto é semelhante tanto num carro a gasóleo como num a gasolina.

                    Agora fazer uma estrada sinuosa (como por exemplo uma serra) ou andar em pista, parece-me que quando os carros são levados ao limite, os "otto" parecem ser bem mais resistentes, suportam melhor as reduções, de forma a que a rotação fique no ponto certo (rpm altas).

                    Cumpts

                    Comentário


                      #11
                      Às vezes tenho a sensação que quem trata os carros mais mal são aqueles que curiosamente tem menos problemas.
                      E outras vezes conheço pessoal todo picuinhas com os carros que parece que o azar os persegue.
                      As coisas quando têm de avariar avariam, muitas das vezes o bom ou mau uso apenas pode apressar ou atrasar a ocorrência das avarias...

                      Cumprimentos

                      Comentário


                        #12
                        Dou aí 3 páginas para estarmos a discutir temperaturas de admissão e escape, taxas de compressão e... eficiência energética.

                        Mas vamos esperar pelos entendidos.

                        Comentário


                          #13
                          Estou confuso.

                          Então os Diesel, não são tidos como o supra sumo da fiabilidade?

                          Creio que esta ideia tem subjacente a fraca fiabilidade dos seus correspondentes a gasolina.

                          Pelo menos é o que se lia por aqui...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por underground Ver Post
                            Estou confuso.

                            Então os Diesel, não são tidos como o supra sumo da fiabilidade?

                            Creio que esta ideia tem subjacente a fraca fiabilidade dos seus correspondentes a gasolina.

                            Pelo menos é o que se lia por aqui...
                            Isso era para os Diesel antigos sem turbo que aguentavam(e aguentam) uma vida. Mas devido as novas tecnologias, os injectores, os turbos e etc... eles ficaram menos fiaveis em relação aos antigos... porque têm mais peças para avariar!

                            Comentário


                              #15
                              Se comparares dois turbos gasolina vs diesel, não sei se o diesel não será mais durável. Agora se fôr diesel turbo vs gasolina NA, pende para o gasolina a durabilidade... O turbo dependendo, da utilização, pressão, etc causa maior desgaste no motor, isso é óbvio quer seja diesel ou gasolina

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                Se comparares dois turbos gasolina vs diesel, não sei se o diesel não será mais durável. Agora se fôr diesel turbo vs gasolina NA, pende para o gasolina a durabilidade... O turbo dependendo, da utilização, pressão, etc causa maior desgaste no motor, isso é óbvio quer seja diesel ou gasolina
                                Ok.

                                Comentário


                                  #17
                                  Provavelmente são mais sensiveis por 2s razões:
                                  -Turbo
                                  -Maior taxa de compressão logo maior esforço para as peças/componentes.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por andred Ver Post
                                    Isso era para os Diesel antigos sem turbo que aguentavam(e aguentam) uma vida. Mas devido as novas tecnologias, os injectores, os turbos e etc... eles ficaram menos fiaveis em relação aos antigos... porque têm mais peças para avariar!
                                    Subscrevo e assino por baixo!!!

                                    Agora acho que com os cuidados necessários penso que ainda são fiaveis q.b.!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por andred Ver Post
                                      Isso era para os Diesel antigos sem turbo que aguentavam(e aguentam) uma vida. Mas devido as novas tecnologias, os injectores, os turbos e etc... eles ficaram menos fiaveis em relação aos antigos... porque têm mais peças para avariar!
                                      Eu sei de tudo isso!!


                                      Aquilo era um indirecta...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Roliveira Ver Post
                                        Subscrevo e assino por baixo!!!

                                        Agora acho que com os cuidados necessários penso que ainda são fiaveis q.b.!!
                                        Também acho que sim. E esperemos que as marcas continuem a desenvolver os motores com estes "extras" aumentando a sua fiabilidade.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mas afinal a duvida é entre os Diesel turbinados e ottos atmosfericos?
                                          É que se é assim a pergunta é parva,pois induz um elemento como o turbo que não é preciso muito se dár cabo dele.
                                          Então e se a comparação fôr entre um Diesel sem turbo(SDI por ex.)e um otto turbinado,qual tem mais probabilidade de encostar ás Boxes,o Diesel ou o otto??
                                          E o que é andar a fundo em AE? pra um Diesel sem turbo pode bem ser 160 e pra um otto turbinado 240 e depois ainda é preciso ter em conta os cuidados como manutenção/revisões,ou até mesmo o bom senso do condutor,estão a perceber pq é tão dificil dár respostas conclusivas a este tipo de questões?!...
                                          Cada caso é um caso e generalizar situações pontuais,não dá resposta a nada.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por underground Ver Post
                                            Eu sei de tudo isso!!


                                            Aquilo era um indirecta...
                                            Percebido!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Os motores diesel, genericamente falando são motores com um óptimo de funcionamento a regimes de RPM relativamente constantes e baixos, o oposto se passando com os otto.

                                              Se o regime de utilização diária de um diesel passa por muitos Km de autoestrada a velocidades relativamente estabilizadas, encontra-se perto do seu regime óptimo.

                                              Independentemente do motor, quando utilizado fora dos regimes de funcionamento definidos como ideais, terá evidentemente consequências ou na durabilidade, ou na performance, ou na economia, ou na fiabilidade...

                                              Não há motores perfeitos, há simplesmente motores mais adequados a situações especificas do que outros.

                                              Comentário


                                                #24
                                                condução desportiva...tipo td e montanha em q estamos sempre no máximo e sempre a levar ao máximo todas as relações os otto são melhores, os diesel não foram feitos para isso...

                                                agora andar a fundo na autoestrada, desde que esteja de origem sem repros e outras alterações, são tão fiaveis como os ottos

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Hummmmm.........há qualquer coisa que não está bem neste tópico...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    lá vamos nós...

                                                    diesel desportivo. ser ou não ser, eis a questão.





                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                                      lá vamos nós...

                                                      diesel desportivo. ser ou não ser, eis a questão.





                                                      podem andar abrir:



                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A Accord podia ter avariado sem ser por causa do tal "apertanço" com ela, provavelmente o problema já lá estava e mais dia menos dia isso acabava por acontecer, aconteceu mais cedo, porque foi originada uma situação para isso, submeteu o motor a um esforço muito maior que o normal, nada nos garante que o maior causador do problema do colector fosse por ter "apertado" muito com a carrinha.

                                                        Ainda não faz muito tempo em que um dos meus melhores amigos, partiu um motor de um carro a gasolina atmosférico e ia descansadinho em 5º numa AE, logo o problema dessa Accord pode ter sido ou não causado por uma condução mais agressiva.

                                                        Quanto à verdadeira questão do tópico, acredito que os motores a gasolina atmosféricos tenham mais resistência quando submetidos a maiores esforços que os diesel turbinados, e quando digo com maiores esforços, não digo a apenas velocidade máxima, mas sim, reduções, acelerações rápidas, altas rotações, etc...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Acho que deveria-se fazer as seguintes comparações:

                                                          Diesel c/ turbo VS Otto c/turbo

                                                          Diesel s/turbo VS Otto s/turbo

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu não posso falar por experiência própria porque nunca fiz nenhuma viagem com estes diesel mais recentes a fundo mas o CD330Plus, jrc e o JCalvete são pessoas que fazem bastantes AE's a fundo (literalmente dito) e nunca vi a terem problemas por isso.

                                                            Acho que com essa utilização, os motores com turbo sofrem sempre mais que os atmosféricos, isto independente de serem a gasolina ou gasóleo!

                                                            Quando tive o meu 200D com 75cv, cheguei a fazer mt quilómetros a fundo e nunca se queixou mas aí estamos a falar de um dos melhores motores a diesel do mundo em termos de rebustez!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X