Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que aconteceu aos coupés ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O que aconteceu aos coupés ?

    Há carros que conseguem ser especiais, mesmo sem ter motores ou prestações para isso.

    Lembro-me perfeitamente do primeiro Celica igual a este que vi.



    Eu ainda não tinha carta, mas lembro-me bem de ter ficado espantado com o carro. Toda a gente sabia quem era o dono dele.

    Assim de repente, lembro-me também da primeira vez que vi este:


    Era vermelho e parece que ainda o consigo ver na rua onde estava.

    Havia outros, é claro, tais como:



    ou



    ...isto já não falando no nissan 200, 300zx, e ainda o prelude (nos menos caros).

    Um Celica em 1991 era mais barato que um bmw 316 de 4 portas, mas enquanto que um era apenas mais um familiar (até em tecnologia ficava atrás), o outro era um coupé puro, que nasceu para ser apenas isso.

    O meu pai ainda tem um, e lembro-me que já o carro tinha 8 anos e muitas cabeças se viravam na rua para o ver. Era um carro bonito, com linhas desportivas, sem ser um carro desportivo. Era um carro especial.

    Hoje em dia, não há nada deste género. Ou se vai para os super desportivos, ou se vai para um serie 3 coupé, mas na minha óptica, um S3 coupe não passa de um s3 de 4 portas com 2 portas a menos.
    Quem os conheça é lógico que vê muito mais diferenças, mas parte da base estética dos outros, não sendo um coupe puro.

    Porque será que deixaram de fabricar este tipo de carros (para a europa, pelo menos) ?

    Eu era claramente um comprador para uma coisa deste género.

    #2
    tu eras, mas as massas infelizmente estão viradas para suv´s e sw!

    Comentário


      #3
      O celica

      Era um carro mt especial...

      Podia não ter um grande motor, mas era um carro bastante charmoso.

      Adiciona a isso uma carreira de sucesso nos rally's e tens a formula para um carro de sucesso

      Adoro o promenor dos farois escamoteaveis

      Adoro o celica

      O calibra é outro carro bastante charmoso, mas este já tem uma gama de motores mais interessante.

      São carros que ainda hoje fazem voltar cabeças e geram olhares de admiração...

      Comentário


        #4
        Hoje em dia não há nada deste género porque não se vende. As pessoas preferem e bem comprar um carro maior, com mais espaço e ao mesmo tempo igualmente desportivo do que optar por um carro com 2 portas e um interior exiguo.

        Comentário


          #5
          A vantagem da carroceria coupé é ser normalmente bonita/elegante... e mais nada! Depois é sempre a perder: habitabilidade, acessos, espaço, etc...

          Comentário


            #6
            Eu seria um comprador de coupés, caso estes ainda existissem.
            O facto e´que hoje as pessoas são mais racionais do que antigamente.
            Dá-se mais importância à habitalibilidade em deternimento de prazer de condução e por aí fora.
            Mas foram belos tempos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por João_Bráz Ver Post
              Hoje em dia não há nada deste género porque não se vende. As pessoas preferem e bem comprar um carro maior, com mais espaço e ao mesmo tempo igualmente desportivo do que optar por um carro com 2 portas e um interior exiguo.
              Há coupés que em espaço nada devem a certos familiares, a não ser terem menos duas portas.

              Comentário


                #8
                Os coupés mudaram para CCs.

                São carros que continuam a ter aceitação nos EUA.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                  Eu seria um comprador de coupés, caso estes ainda existissem.
                  O facto e´que hoje as pessoas são mais racionais do que antigamente.
                  Dá-se mais importância à habitalibilidade em deternimento de prazer de condução e por aí fora.
                  Mas foram belos tempos.
                  Não sei se é uma questão de racionalidade. Acho que é mais uma questão de moda. Comprar um jipe para andar na cidade não tem nada de racional e vê-se ao pontapé. Depois também acho que as pessoas estão a ficar cada vez mais aburguesadas e um coupé, ainda que não muito desportivo, na minha opinião tem que manter um mínimo de pureza ou crueza, o que lhe quiserem chamar. E os fabricantes seguem as modas ( e fazem-nas também), e em vez de fazerem um coupé de raíz, fazem um modelo com x versões de carroçaria.

                  Ainda no outro dia vi um Celica desses à venda num stand, com os faróis extra no capot e com as cores da Castrol. E de cada vez que vejo um carro deste género, destes tempos, mais convencido fico que há muita coisa que se perdeu. Quem encontrar um usado destes em bom estado, acho que tem a ganhar. Para quem gosta, claro.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                    e em vez de fazerem um coupé de raíz, fazem um modelo com x versões de carroçaria.
                    Ahamm...

                    celica.jpg

                    Não viste já esta frente com uma traseira diferente?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                      Ahamm...

                      [ATTACH]22390[/ATTACH]

                      Não viste já esta frente com uma traseira diferente?
                      Que eu saiba, estamos a falar de coupés no geral, não do Celica. Havia muitos coupés baseados em sedans. Mas havia os que não eram. E hoje é diferente.
                      Editado pela última vez por Zell; 02 January 2008, 18:47.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                        Que eu saiba, estamos a falar de coupés no geral, não do Celica. Havia muitos coupés baseados em sedans. Mas havia os que não eram. E joje é diferente.
                        Foi só um exemplo como outro qualquer.

                        As marcas desde cedo que fabricaram o mesmo carro com diferentes carrocerias para rentabilizar o produto. É vulgar ver em carros anteriores à primeira guerra mundial com diferentes carrocerias: coupé, phaeton, berlina, etc...

                        Na minha ideia, devem ser muuuuuito raros coupés que não partilhem a base/carroceria com outras carrocerias. Mas posso estar enganado.

                        Comentário


                          #13
                          Página interessante dedicada ao Peugeot 404.

                          Podemos ver a carroceria coupé substancialmente diferente da berlina: é mais baixa, a traseira é bem diferente e a frente, se bem que tendo a mesma inspiração, também é diferente no desenho da grelha, por exemplo.

                          Embora marcadamente diferente, não deixa de ser um tipo de carroceria dentro da mesma gama (404). E bem bonito que o carro é...

                          http://www.grapa.net/peugeot404/404coupe.htm

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Foi só um exemplo como outro qualquer.

                            As marcas desde cedo que fabricaram o mesmo carro com diferentes carrocerias para rentabilizar o produto. É vulgar ver em carros anteriores à primeira guerra mundial com diferentes carrocerias: coupé, phaeton, berlina, etc...

                            Na minha ideia, devem ser muuuuuito raros coupés que não partilhem a base/carroceria com outras carrocerias. Mas posso estar enganado.
                            Sem dúvida. Mas assim de repente, lembro-me dos 3 Nissan (100, 200, 300), do MR2, do Eclipse, do 3000GT... Acho que todos estes carros são de raíz...

                            Comentário


                              #15
                              os novos tempos mataram esse genero de carros. Os meus pais por exemplo iam acampar durante 15dias com toda a tralha que isso implica mais um filho bebe, num honda 600 e mais tarde ja com 2filhos iam num fiat 127. Hoje a malta (e ainda bem) tem um puto compra logo uma A4 e ta andar nao ha tempo para carros desse tipo

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                Sem dúvida. Mas assim de repente, lembro-me dos 3 Nissan (100, 200, 300), do MR2, do Eclipse, do 3000GT... Acho que todos estes carros são de raíz...
                                Bom, eu de todos não posso falar porque não sei.

                                Mas olha que os fabricantes também sabem dar a volta.

                                Pelo menos o Nissan 100/200 NX eram variantes do Nissan Sunny com uma lavadela de cara. E a "lavadela" era grandinha, de tal maneira que parecia "um coupé de raiz"... mas não era! ;) Poderia muito bem ter-se chamado Sunny Coupé.



                                Obviamente que haverá Coupés de raiz, mas normalmente são produtos de nicho raros... e para quem os possa pagar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Também está aqui um saudoso fã dos coupés...
                                  As últimas fornadas para mim, foram...

                                  Júnior

                                  216Sportcoupe 122cv


                                  Honda Civic ESI coupé


                                  Toyota Celica 1.8


                                  Opel Tigra 1.6


                                  Ford Puma 1.7


                                  Estes seriam os mais vendidos e acessiveis

                                  Comentário


                                    #18
                                    Na minha óptica só o celica é que é coupé desses todos.

                                    Os outros derivam directamente das versões de 5 portas (rover, civic) e do Corsa...o puma não me lembro

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                      ...

                                      Pelo menos o Nissan 100/200 NX eram variantes do Nissan Sunny com uma lavadela de cara. E a "lavadela" era grandinha, de tal maneira que parecia "um coupé de raiz"... mas não era! ;) Poderia muito bem ter-se chamado Sunny Coupé.
                                      ....
                                      Mas nunca dirias que o 100 tinha alguma coisa a ver com qualquer outro carro da marca. É a isso que me refiro.

                                      Já um série 3 coupe não engana ninguém.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                        Na minha óptica só o celica é que é coupé desses todos.

                                        Os outros derivam directamente das versões de 5 portas (rover, civic) e do Corsa...o puma não me lembro
                                        O Puma tem base Fiesta.

                                        E o Celica desconfio que tinha base Carina com outra carroceria (estou a falar de cor).

                                        Mesmo o elegante Calibra tinha base Vectra, por exemplo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                          Mas nunca dirias que o 100 tinha alguma coisa a ver com qualquer outro carro da marca. É a isso que me refiro.

                                          Já um série 3 coupe não engana ninguém.
                                          Sim, verdade, dão-lhe a tal "lavadela de cara" tão grande que parece que é um modelo que não tem nada a ver. Com um nome diferente... tcharam!

                                          Comentário


                                            #22
                                            E os mais poderosos, respeitados e reputados...

                                            Fiat Coupé 16 / 20v turbo


                                            Nissan 200SX S14


                                            Opel Calibra 4x4 turbo


                                            Rover 220 turbo "Tomcat"


                                            BMW E36 318iS / 320i


                                            Claro que os supra sumos eram os refugiados dos rallys: Escort Cosworth, Celica GT4, etc.,...
                                            Editado pela última vez por Cobra; 02 January 2008, 19:29.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                              Sim, verdade, dão-lhe a tal "lavadela de cara" tão grande que parece que é um modelo que não tem nada a ver. Com um nome diferente... tcharam!
                                              ...o que não tinha problema nenhum desde que a base fosse boa.

                                              Por exemplo, o celica 1.6 em 1991 era bem mais avançado que o 316.

                                              Desde motor, suspensão, etc...

                                              ...e mais barato !

                                              Comentário


                                                #24
                                                O que está na moda agora é os SUV todos com look desportivo....tenho saudades dos tempos em que reinavam os samurais. Digam-me onde é que existem actualmente á venda automoveis da imponencia de um Supra, 3000GT ou 300ZX...(no mesmo contexto obviamente) Existe o 350Z mas nem de perto nem de longe chega aos calcanhares de um Supra com aquele aventalzorro

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                  ...o que não tinha problema nenhum desde que a base fosse boa.
                                                  Claro! Longe de mim negar isso!

                                                  Só estava aqui a discutir o conceito de "Coupé projectado de raiz". Isso normalmente é muito, muito, muito raro.

                                                  Podemos ver isto de outra perspectiva (que penso que é a tua): apesar da mecânica e estrutura semelhante, o aspecto da carroçaria e dos interiores é de tal forma diferenciado que dá àquele modelo um aspecto único, um aspecto de "coupé de raiz". E à luz desta definição, podemos enfiar neste saco o 100nx, o Calibra, o Celica, etc...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Agora os coupés vendidos, são apenas de nome, demasiado pesados e grandes e nem no comportamento são dignos desse nome.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                      Claro que os supra sumos eram os refugiados dos rallys: Escort Cosworth, Celica GT4, etc.,...
                                                      Nestes apenas havia semelhança nas formas exteriores da carroceria face aos carros de produção... Mas eram grandes máquinas!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Estes, já são muito domados e filtrados, quase versões de 2 portas das berlinas, perderam o caractér próprio que os antecessores tinham,mesmo derivando de berlinas e utilitários!!!!

                                                        O Lindo -- Peugeot 406 Coupe


                                                        O nórdico -- Volvo C70


                                                        MErcedes CLK


                                                        Audi TT

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                          Claro! Longe de mim negar isso!

                                                          Só estava aqui a discutir o conceito de "Coupé projectado de raiz". Isso normalmente é muito, muito, muito raro.

                                                          Podemos ver isto de outra perspectiva (que penso que é a tua): apesar da mecânica e estrutura semelhante, o aspecto da carroçaria e dos interiores é de tal forma diferenciado que dá àquele modelo um aspecto único, um aspecto de "coupé de raiz". E à luz desta definição, podemos enfiar neste saco o 100nx, o Calibra, o Celica, etc...

                                                          Exacto ! Não os pretendia como carros de corrida, apenas carros bonitos com um aspecto fora do habitual. Acho que qualquer carro daqueles quebra o cinzentismo dos 3 volumes/carrinhas/monovolumes.

                                                          Mas atenção que o Celica por dentro não tinha nada a ver com qualquer outro modelo toyota.

                                                          Já o Nissan 100 era parecido com o primera (por dentro).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                            Nestes apenas havia semelhança nas formas exteriores da carroceria face aos carros de produção... Mas eram grandes máquinas!
                                                            Nope, os carros de Grupo-N eram iguais aos de produção, e mudava muito pouco. E mesmo os Grupo-A muitos deles, eram muito aproximados aos de produção.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X