o 114d penso que seja o motor psa... tal como surgiu mais tarde o 115d também psa (se calhar tou enganado) mas tenho essa ideia...
o 114 a gasolina, era o GTI, grande máquina o motor é o mesmo dos 214 e 414, ou seja, 103cv naquele bocadito de chapa... lol
É só dar atenção à junta da cabeça, de resto tens aí máquina
O 111SL tem o motor K-series 1.1 8v com um carburador SU e 60cv. Os mais recentes 111GSi / SLi têm injecção electrónica e debitam os mesmos 60cv.
Em relação ao 114 GTi, é o mesmo motor que equipa todos os Rover 1.4. 95cv até 1992 e 103cv posteriormente, com injecção multiponto. Ambos tornam o carro num foguete, devido ao baixo peso.
Os motores diesel são de origem PSA, o 1.4d nos 114GSD, muito económico mas com deficiente sistema de refrigeração e o 1.5d nos 115GSD (o mesmo do Saxo e 106XA), mais performante e muito fiável e resistente!
Qualquer um deles é económico Q.B, mesmo com o 114GTi andas facilmente com consumos abaixo de 7 litros, e sem ser em ritmos "mortos".
Sendo o motor que se conhece estranho era se tivesse bom.
A mulher deixava-o ir abaixo e depois era complicado de o ligar novamente e quando pegava era fumo por todos os lados e um som já algo "gasto".
Coitada da mulher que se calhar ainda avariou a meio do caminho com chuva e granizo que caía na altura...
Pá, a revisão a esse carro custa-te tanto como a outro qualquer que seja similar (mesma cilindrada, etc.) e esteja em idêntico estado de conservação.
Não se sabendo da história do carro, não há revisão a bomba de água, correia e tensor de distribuição. É mudar tudo e pronto, começar de novo.
O material não tem que ser de origem, desde que seja razoavelmente bom.
Travões mandas rever na Norauto, mudar todo o fluido e ver se há fugas nos bombitos traseiros (se é um SLi, os tubos flexíveis ainda devem estar impec). Preços são os da Norauto, material escolhe do melhor que puderes, não poupes no material de travagem.
Embraiagem... quando ela estiver má vais dar por isso. O meu branquito foi-se embora com 250 mil km e eu já achava que mais dia menos dia aquilo teria que levar o kit novo, mas ainda marchou com o original.
Óleo da caixa vai mudando a cada 100 mil km, é o Total BV 80W90 e são 2 litros. É uma boa medida de prevenção.
A suspensão é mandar subir quando tiveres apenas 1 dedo indicador entre o pneu da frente e o rebordo do guarda-lamas. Deve estar igual em ambos os lados e com a traseira sempre mais elevada que a frente. Custa uns 50€ em Sintra mas já vi aí por metade em Lisboa, em Entre-Campos ou que é.
Fiável? À prova de tudo!
Económico? 7-7,5 lit/100 km, consumos reais sem grandes preocupações. Também diz que faz 6,5 mas não é comigo. Talvez esse SLi, como é de injecção monoponto, e se estiver bem afinadinho, possa gastar aí menos meio litrito.
Cá em casa já são dois adictos. E de gerações diferentes!
Tem uns interiores ridículos (para o ano do carro em questão), não se podendo de modo nenhum comparar com um Renault/Fiat do mesmo período.
Ridículos, só se for no sentido de antiquados e pelo design sui generis, nisso concordo.
Em termos de materiais e revestimentos, não estão nada atrás dos rivais da época, muito menos pelos excelentes bancos. O painel de instrumentos também era dos mais avançados da época, já com retro-iluminação, conta rotações e relógio digital em todas versões.
Aqui está, nas diversas versôes (falta o 111Sl, que tinha os interiores e portas em veludo cinza claro e os mais recentes 111 GSi):
Editado pela última vez por JeTBoy; 03 January 2008, 22:14.
Ridículos, só se for no sentido de antiquados e pelo design sui generis, nisso concordo.
Em termos de materiais e revestimentos, não estão nada atrás dos rivais da época, muito menos pelos excelentes bancos. O painel de instrumentos também era dos mais avançados da época, já com retro-iluminação, conta rotações e relógio digital em todas versões.
Referia-me principalmente ao design, se bem que não tenho ideia dos materiais serem grande espingarda.
Os bancos do 111 da minha mulher não eram assim. O painel não tinha conta-rotações, não tinha madeira, etc.
Mas tem de se dizer que é um carro com uma base muito antiga, que talvez devesse ser comparada com o R5 / Uno I.
Tenho ideia de que o da minha mulher era de 1994, e nessa altura o Clio estava a milhas de distancia. Mas bebia significativamente mais.
Oh Rca33, e q me desculpem os Rover Lovers, é claro q akilo era mau, a base vinha do metro!
A Rover apenas arranjou forma de tentar defender-se no segmento B, c um produto do A, pelo menos no nosso País.
E olha q até tinha bom equipamento, e n me lembro de mais nenhum segmento B c aplicações de madeira no tablier.
Referia-me principalmente ao design, se bem que não tenho ideia dos materiais serem grande espingarda.
Os bancos do 111 da minha mulher não eram assim. O painel não tinha conta-rotações, não tinha madeira, etc.
Mas tem de se dizer que é um carro com uma base muito antiga, que talvez devesse ser comparada com o R5 / Uno I.
Tenho ideia de que o da minha mulher era de 1994, e nessa altura o Clio estava a milhas de distancia. Mas bebia significativamente mais.
Sim, a base do carro data de 1980, do Austin Metro!
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