o que irá acontecer e a própria honda portugal não sabe de nada, é a substituição do 1.3 i-dsi pelo 1.3 i-vtec que adopta o sistema vtec-e, que fecha uma das valvulas de admissão a baixa rotação e altera a abertura delas a alta rotação, o que lhe dá um consumo baixo e tambem a agressividade a alta rotação. este motor vem a equipar o novo jazz que será vendido na europa no final de 2008, que mais tarde irá tambem para o civic.
isto foi dito no discurso do sr fukui no salão de tokio (ou seria frankfurt), num deles foi
Realmente desconhecia que o 1.4 de 83cv é um 1339cc... 1339cc é um 1.3 aqui e em qualquer lugar.
1.4 soa melhor, tem mais status, não?
Bah, shame on honda...
o que irá acontecer e a própria honda portugal não sabe de nada, é a substituição do 1.3 i-dsi pelo 1.3 i-vtec que adopta o sistema vtec-e, que fecha uma das valvulas de admissão a baixa rotação e altera a abertura delas a alta rotação, o que lhe dá um consumo baixo e tambem a agressividade a alta rotação. este motor vem a equipar o novo jazz que será vendido na europa no final de 2008, que mais tarde irá tambem para o civic.
isto foi dito no discurso do sr fukui no salão de tokio (ou seria frankfurt), num deles foi
O 1.3 é já da nova geração i-VTEC, o VTEC-E é da velha guarda. Com o i-VTEC há uma variação de fase dinâmica consoante a carga do motor, no VTEC-E isso não acontece, não confundir.
A acrescentar que o VTEC-E não tem qualquer variação de fase das válvulas em altas rotações, onde o motor é um normalíssimo otto NA.
Não sei qual a indignação por a Honda chamar 1.4 a um 1339cc, muitas marcas fazem o mesmo, está mais que sabido por toda a gente que não passa de Marketing.
O 1.3 é já da nova geração i-VTEC, o VTEC-E é da velha guarda. Com o i-VTEC há uma variação de fase dinâmica consoante a carga do motor, no VTEC-E isso não acontece, não confundir.
A acrescentar que o VTEC-E não tem qualquer variação de fase das válvulas em altas rotações, onde o motor é um normalíssimo otto NA.
é claro que o vtec-e não tem a segunda variação, só me referi ao mesmo pois até o sr fukui o referiu no seu discurso, obviamente que o sistema i-vtec é mais evoluido, a honda apenas pegou no conceito antigo desenvolveu-o, a semelhança com o antigo foi apenas a possiblidade de andar a 12v ou 16v, apenas e só. já no 1.5 isso não acontece.
É claro mas na tua explicação não era tão claro, daí a minha chamada de atenção.
Não arranjas umas datasheets para esses motores? Principalmente o 1.5, que estou curioso de conhecer melhor dado que tem a mesma cilindrada do 1.5i LS.
Sinceramente, para a Honda, extrair 100cv de 1339cm3 nem é nada de especial.. Há praticamente 20 anos atrás, com o D14A1 de 1396cm3 já extraia 90cv, sem recursos a sistemas inovadores, como o VTEC, etc.. Isto numa altura que a maior parte dos 1.4 da concorrencia andavam na casa dos 75cv.
E não me acredito que o iVTEC que este pequeno 1.3 irá trazer, é o iVTEC "verdadeiro".. Senão iria pelo menos para uns bem mais expressivos 130cv.. Sensivelmente próximo da barreira dos 100cv/l comum aos "verdadeiros" VTEC. Isso sim, eu gostava de ver
Sinceramente, para a Honda, extrair 100cv de 1339cm3 nem é nada de especial.. Há praticamente 20 anos atrás, com o D14A1 de 1396cm3 já extraia 90cv, sem recursos a sistemas inovadores, como o VTEC, etc.. Isto numa altura que a maior parte dos 1.4 da concorrencia andavam na casa dos 75cv.
E não me acredito que o iVTEC que este pequeno 1.3 irá trazer, é o iVTEC "verdadeiro".. Senão iria pelo menos para uns bem mais expressivos 130cv.. Sensivelmente próximo da barreira dos 100cv/l comum aos "verdadeiros" VTEC. Isso sim, eu gostava de ver
Se o 1.8 i-vtec tem 140cv o 1.3 i-vtec vai ter 130cv? Isso não tem muita lógica...
Sinceramente, para a Honda, extrair 100cv de 1339cm3 nem é nada de especial.. Há praticamente 20 anos atrás, com o D14A1 de 1396cm3 já extraia 90cv, sem recursos a sistemas inovadores, como o VTEC, etc.. Isto numa altura que a maior parte dos 1.4 da concorrencia andavam na casa dos 75cv.
E não me acredito que o iVTEC que este pequeno 1.3 irá trazer, é o iVTEC "verdadeiro".. Senão iria pelo menos para uns bem mais expressivos 130cv.. Sensivelmente próximo da barreira dos 100cv/l comum aos "verdadeiros" VTEC. Isso sim, eu gostava de ver
estás-te a esquecer do mais importante, que será.........potência vs economia, todos os vtec's são verdadeiros cada um na sua função.
essa do iVTEc puro está boa.. se quiseres explicar o que é isso.
Podes estar a falar dos DOHC VTEC. O 1.8vti tem 170cv.. já vai de encontro ao que disseste. Mas nada tem a ver com a tecnologica do iVTEC. Só o facto de ter uns consumos por volta dos 13l/100 face aos 9l/100 que consegues no actual 1.8 tem a sua importância
E quando digo 13l estou a dar valores por baixo... E quando digo 9l estou a nivelar por cima...
Sinceramente, para a Honda, extrair 100cv de 1339cm3 nem é nada de especial.. Há praticamente 20 anos atrás, com o D14A1 de 1396cm3 já extraia 90cv, sem recursos a sistemas inovadores, como o VTEC, etc.. Isto numa altura que a maior parte dos 1.4 da concorrencia andavam na casa dos 75cv.
E não me acredito que o iVTEC que este pequeno 1.3 irá trazer, é o iVTEC "verdadeiro".. Senão iria pelo menos para uns bem mais expressivos 130cv.. Sensivelmente próximo da barreira dos 100cv/l comum aos "verdadeiros" VTEC. Isso sim, eu gostava de ver
Isso era dantes que não havia tantas restrições à poluição.A suzuki há 20 anos vendia carros 1.3(1298cc) com 100cv.Fazer o mesmo hoje em dia requer muito mais trabalho.
Não arranjas umas datasheets para esses motores? Principalmente o 1.5, que estou curioso de conhecer melhor dado que tem a mesma cilindrada do 1.5i LS.
Sinceramente, para a Honda, extrair 100cv de 1339cm3 nem é nada de especial.. Há praticamente 20 anos atrás, com o D14A1 de 1396cm3 já extraia 90cv, sem recursos a sistemas inovadores, como o VTEC, etc.. Isto numa altura que a maior parte dos 1.4 da concorrencia andavam na casa dos 75cv.
E não me acredito que o iVTEC que este pequeno 1.3 irá trazer, é o iVTEC "verdadeiro".. Senão iria pelo menos para uns bem mais expressivos 130cv.. Sensivelmente próximo da barreira dos 100cv/l comum aos "verdadeiros" VTEC. Isso sim, eu gostava de ver
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