Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Garantias de usados!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Garantias de usados!

    Vejo por aí stands a pedirem mais dinheiro para termos acesso à garantia. Mas, se não estou em erro, a lei obriga a que tenhamos direito a pelo menos um ano de garantia, tendo direito a dois caso nada seja dito em contrário. Aliás, costuma ser aqui que entra a negociata: alguns stands fazem desconto para que abdiquemos, por escrito, a um ano da garantia. No entanto, creio que a um ano temos sempre direito. Confirma-se? Ou há alguém que possa cobrar para termos garantia?

    #2
    Os stands são obrigados a dar dois anos de garantia a não ser que o cliente abdique da mesma por mutuo acordo. A verdade é que ha muito poucos a dar dois anos e muitos a não darem nenhuma...mas tambem obviamente depende do local onde se compra o carro.

    Comentário


      #3
      Sabes a base legal para poderem escolher se não dão garantia sequer? Do que ouvi dizer, um ano têm sempre que dar. O Cliente pode é abdicar do segundo ano.

      Comentário


        #4
        A garantia legal de qualquer bem móvel é de 2 anos, independentemente de ser novo ou usado.
        Rio-me quando vejo nalguns stands a dizerem que os carros têm 6 meses ou 1 ano de garantia.
        Se ficar escrito que se aceita menos de 2 anos, então é essa a garantia do bem, se nada houver por escrito, é sempre de dois anos, independentemente do que o vendedor diga.

        Posso dar um exemplo, de num concessionário de uma marca das que mais vende em Portugal, um prima queria um carro que lá estava e o vendedor disse-lhe que a garantia era de 1 anos, tentei explicar-lhe que não era assim, e este insistia.
        Acabou a conversa e disse a ela para esperar por mim que eu já voltava.
        Fui chamar a P.S.P. para registar a ocorrência, e de seguida ela escreveu no livro de reclamações.
        Trouxe o carro que queria e em nenhum documento existe uma cláusula em que ela abdique dos 2 anos.

        Comentário


          #5
          Os stands são obrigados por lei a darem 1 mínimo de 1 ano de garantia. Muitos stands efectivamente cumprem isto, mas noutros casos, o k se passa na realidade é o stand propor a abdicação do ano de garantia a troco de por ex. 500€ de desconto no carro, por ser este +/- o valor k pagam à seguradora (tvz ainda ganhando + uns trocos).

          Daí k muitos compradores ficam obviamente a pensar 2x, e alguns optam por abdicar da garantia (ou pk confiam no estado do carro, ou pk conhecem o vendedor do stand etc.) e compram o carro + barato. Isto tudo off-record claro, pois 1 ano é o mínimo legal obrigatório

          Comentário


            #6
            Não, a garantia legal mínima é sempre de 2 anos e não de 1.

            Comentário


              #7
              http://www.portolegal.com/LeiConsumidor2003.htm

              Comentário


                #8
                Não, a garantia legal mínima é sempre de 2 anos e não de 1.
                Por acordo mútuo, no caso de veículos usados, pode ser 1 ano, e é nesta base legal k todos os stands se baseiam, obviamente. Só compra quem quer e concorda, quem não concorda, ou não compra ou refila (como no caso referido) exigindo os tais 2 anos. Ganha aí mas dps pode é perder no resto... o vendedor não gosta da atitude e dificulta a venda, ou não faz kk desconto, etc.

                É óbvio k não é o correcto, mas infelizmente é o dia-a-dia da realidade. Ou se está c/o "sistema" e ganham ambas as partes, ou está-se contra ele, e às vezes advêm + problemas e chatices k benefícios, apenas isso

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Metal King Ver Post

                  Este regime de protecção do consumidor mantém-se imperativo, permitindo-se, porém, que, em caso de venda de coisa móvel usada ao consumidor, o prazo de dois anos seja reduzido a um ano por acordo das partes.

                  Comentário


                    #10
                    A partir do momento em que um stand me "dá a possibilidade de abdicar de garantia", para mim é o mesmo que dizer ADEUS E OBRIGADO.

                    Comentário


                      #11
                      Creio que já referi num outro tópico parecido com este, a atitude a tomar, mas de qualquer modo fica aqui de novo:

                      È do que melhor se pode fazer, é negociar com "vendedores" "espertos" que tentam contornar os trâmites legais em prejuízos do cliente.

                      Esse tipo atitude perante o cliente "legitima" o cliente a tomar o mesmo tipo de "xico espertice" do vendedor, equilibrando o negocio a seu favor:

                      façam o seguinte no momento da compra de um carro usado a um desses "vendedores":

                      -aceitem por escrito tudo o que ele vos propuser: abdicação de garantias, ou garantias a limitarem quilómetros ou a limitarem os órgãos a que se aplicam, etc..

                      Usem o carro á vossa vontade, e quando pretenderem trocar, ou vos der problemas, apareçam com um advogado ( é relativamente barato face ao valor do carro) e com a policia ( é grátis e funciona como testemunha), e dêem com nulo o contrato por este ter clausulas ilegais.

                      O "vendedor" é obrigado a aceitar o carro de volta, devolver a totalidade do valor pago pelo pelo mesmo, e ainda conseguem uns trocos para evitar ir a tribunal, que podem servir para pagar ao advogado.

                      Este atitude do cliente, é simples, eficaz e totalmente LEGAL, e socialmente moralizadora, façam-no sem qualquer tipo de remorsos...
                      Editado pela última vez por Foliv; 13 January 2008, 20:00.

                      Comentário


                        #12
                        Pois... e eu até tenho alguns amigos advogados

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                          Este regime de protecção do consumidor mantém-se imperativo, permitindo-se, porém, que, em caso de venda de coisa móvel usada ao consumidor, o prazo de dois anos seja reduzido a um ano por acordo das partes.
                          Foi o que eu disse, só se houvr acordo e por escrito, caso contrário aplicar-se-á sempre a garantia legal mínima de 2 anos, por muito que não queriam aceitar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Metal King Ver Post
                            Foi o que eu disse, só se houvr acordo e por escrito, caso contrário aplicar-se-á sempre a garantia legal mínima de 2 anos, por muito que não queriam aceitar.
                            Mas na maioria nos stands vemos apenas o tal "1 ano de garantia".

                            Se chegarmos ao stand e dissermos: "Olhe k a garantia legal são 2 anos, e eu só lhe compro carro se isso se cumprir!"

                            Que resposta é + provável termos do vendedor?

                            1 - Então passe mt bem k não lhe vendo nada! Não é você, é outro a comprar! Vá a outro lado comprar c/2 anos de garantia... se conseguir...!

                            2 - Mas concerteza, esqueci-me foi de lhe dizer k acresce ao preço exposto x euros disto e daquilo e daquloutro...

                            3 - Certo, mas repare k p/poder ter + k 1 ano de garantia o preço exposto não poderia ser tão baixo... sabe como é... assim c/1 ano, é legal à mesma, desde k vocemessê esteja de acordo, e o preço é + baixo. Está a ver como ganhamos os 2... E digo-lhe mais: se abdicar do ano de garantia faço-lhe 1 descontozinho à maneira...

                            E qual é a resposta k o cliente tuga comum + gosta de ouvir e + rapidamente vai atrás? pois é...

                            Comentário


                              #15
                              A garantia legal é sempre 2 anos em qualquer bem móvel.
                              Por mútuo acordo com o cliente, pode-se reduzir para 1 ano.

                              Ou seja, a garantia não é 1 ano e há a possibilidade de se esticar a 2 como pode ser mal ententido. È 2 anos e pode-se é descer para 1 o que é totalmente diferente.

                              Quanto a essa questão de o vendedor não querer vender nesse caso, muito bem, virem as costas e vão a outro lado (o que não faltam são carros usados a "dar com pau" por aí...). Pensem assim, se ele não se mostra responsável para cumprir a lei, acham que teve o bom senso de fazer a manutenção correcta enquanto teve o carro? ou que vos vai atender bem após venda?

                              Pois, é que as atitudes das pessoas revelam logo a partida o seu passado e o seu futuro. Não se esqueçam disto

                              Comentário


                                #16
                                ajuda

                                Boas pessoal segundo entendi um stand é obrigado a dar sempre garantia de 2 anos, ora a minha namorada comprou um peugeot 206 num stand que por acaso fez um optimo negocio c ela pois pagou 4500euros por um chaço mas adiante :P . O carro desde que veio cerca de 4 meses que volta e meia liga os piscas para o lado direito ou seja tem um problema electrico que até é de facil resolução á partida é só substituir o manipulo dos piscas. O que se sucede é que fomos ao stand pedir para repararem aquilo e claro a resposta do vendedor foi que problemas electricos não estou na garantia... Isto é legal ? o que posso fazer para fazer valer um direito que penso ter ? Obg

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por tiagofernandes Ver Post
                                  Boas pessoal segundo entendi um stand é obrigado a dar sempre garantia de 2 anos, ora a minha namorada comprou um peugeot 206 num stand que por acaso fez um optimo negocio c ela pois pagou 4500euros por um chaço mas adiante :P . O carro desde que veio cerca de 4 meses que volta e meia liga os piscas para o lado direito ou seja tem um problema electrico que até é de facil resolução á partida é só substituir o manipulo dos piscas. O que se sucede é que fomos ao stand pedir para repararem aquilo e claro a resposta do vendedor foi que problemas electricos não estou na garantia... Isto é legal ? o que posso fazer para fazer valer um direito que penso ter ? Obg
                                  Pois ai está outro problema, muitos stands alegam que só dão garantia de motor e caixa, penso que isso não é permitido mas se houver acordo escrito entre os 2 não sei !!!

                                  O que eu acho e que oiço falar é que a garantia cobre tudo menos material de desgaste, não sei até que ponto os problemas electricos é material de desgaste, pode ser que alguem te elucida melhor que eu...

                                  Comentário


                                    #18
                                    quer-me parecer que na prática é tudo material de desgaste e o comprador se quiser que vá para tribunal :P

                                    Comentário


                                      #19
                                      Habitualmente dão garantia de 1 ano "motor e caixa"... que são justamente os componentes que menos avariam!!!

                                      Atenção que Medidores de Massa de Ar, Centralina, parte eléctrica, suspensão, escape, travões... tudo isto não é "motor e caixa"... faço-me entender?

                                      Outra engraçada é a desculpa "por este preço tão baixo eu não posso oferecer garantias"...

                                      Há poucas empresas a venderem carros usados com garantia TOTAL de dois anos, infelizmente.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boas, Já sei que este topico esta "sem vida" a muito tempo, mas gostaria de tirar aqui uma duvida a ver se alguem me esclarece.

                                        Bem , eu ando a procura de um carro baratucho e que não gaste mt. Então deparei-me com um daewoo matiz se a uns meses que estava por 1000 € , liguei para o vendedor e questionei se por mais x poderia ter garantia de pelo menos um carro.

                                        (ora, quero um carro baratucho mas visto que não sei por onde andou e n percebo nada de mecanica também n kero que me caia o motor a caminho de casa ne?)
                                        Que me respondeu k se desse garantia "quase que ia a falencia" pois isto de vender carros de 1000 e picos com garantia n tem pés nem cabeça, enfim...
                                        passado 3 semanas o carro aumenta de preço para 1750€

                                        eu pensei ou ele tem garantia, ou teve que fazer algum arranjo

                                        bem, o anuncio diz qualquer coisa como "Motor em Rodagem c/ garantia de 1ano"
                                        eu ja andei a googlar sobre garantias de mortoes em rodagem e o diabo a4 mas ainda não percebi o que isto quer dizer.
                                        (como disse sou mesmo uma iniciante nestas coisas...)

                                        Alguem me sabe dizer?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por lusero Ver Post
                                          ...um daewoo matiz se a uns meses que estava por 1000 € , liguei para o vendedor e questionei se por mais x poderia ter garantia de pelo menos um carro...
                                          garantia dum carro tens não que dizer que não avarie
                                          a melhor coisa se procuras um carro barato para esses valores procura em particulares que assim não tens chatices, não te metas nesse daweoo que isso é fraco, com esse dinheiro compras uma coisa melhor, arranja um mecanico conhecido para te ver o carro que pretenderes comprar

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                            garantia dum carro tens não que dizer que não avarie
                                            a melhor coisa se procuras um carro barato para esses valores procura em particulares que assim não tens chatices, não te metas nesse daweoo que isso é fraco, com esse dinheiro compras uma coisa melhor, arranja um mecanico conhecido para te ver o carro que pretenderes comprar
                                            Eu sinceramente deste o "design" do carro e tenho um bocado de receio que não aguente AE.
                                            Isto da garantia já levei sermão e missa cantada de muita gent, umas que melhor comprar com "alguma" garantia outros que melhor comprar a privados ou sem ela. Eu vou pela segunda.

                                            Sinceramente os stand pedem balurdios por uma garantia e mesmo assim, é como dizes e bem n ker dizer nada.

                                            O daweoo era uma questão d consumos, pelo que li bebem pouco.
                                            Os saxos não da pois tenhyo de ter um banco regulavel a altura (isto de ser baixinho é complicado).

                                            que acham destes?
                                            Skoda Fabia 1.4 MPI Com desconto - à venda Ligeiros Passageiros, Porto - CustoJusto.pt
                                            http://www.standvirtual.com/carros/a...uy=121&dist=27

                                            Obrigada

                                            Comentário


                                              #23
                                              Alguém será capaz de me ajudar a encontrar o termo de garantia obrigatório?

                                              Ou seja, o termo que é dado por um stand com credibilidade e a funcionar corretamente.

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X