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Gasoleo ou Gasolina?

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    Gasoleo ou Gasolina?

    Por que sobe o gasóleo mais do que a gasolina

    Durante o último ano, o preço do gasóleo subiu mais do que a gasolina. De acordo com os dados da Direcção Geral de Energia e Geologia, o custo médio do gasóleo nos postos de venda aumentou 17,17% em 2007, de 1,006 para 1,179 euros por litro, enquanto a gasolina sem chumbo 95 ficou 10,96% mais cara, passando de 1,224 para 1,358 euros por litro. Tudo porque a procura de gasóleo na Europa tem crescido mais do que a de gasolina.

    O preço do gasóleo superou o da gasolina no mercado internacionalPreço de referência em 2007 para o mercado português, em euros por tonelada
    Fonte: APETRO“
    A primeira razão porque o gasóleo tem subido mais do que a gasolina é a ‘dieselização’ do mercado automóvel europeu”, explica José Horta, secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro). Isto é, tem havido uma progressiva mudança do parque automóvel de gasolina para gasóleo. Em Portugal, nos últimos dois anos a venda de carros Diesel superou os de gasolina.
    Esta mudança no parque automóvel teve como consequência um aumento nas vendas de gasóleo, que em 2007 representou dois terços do combustível comercializado no País.
    “Este aumento no consumo colocou maior pressão na procura”, explica José Horta, levando a uma subida mais pronunciada nos mercados internacionais. A cotação de referência do gasóleo em euros, para o mercado português, subiu 49% em 2007, contra 45% na gasolina. O preço do gasóleo superou, mesmo, o da gasolina, a partir de Setembro. Um comportamento que acontece antes do Inverno, devido à maior procura de gasóleo para aquecimento na Europa.
    Mas a alta do gasóleo face à gasolina está longe de ser um fenómeno sazonal. Para José Horta, a tendência de um aumento mais expressivo do gasóleo deverá manter-se. “Este é um problema que veio para ficar. Não é possível à refinação acompanhar o aumento da procura”, afirma o secretário-geral da Apetro. Nos últimos anos, as petrolíferas europeias têm investido no aumento da capacidade de refinação de gasóleo, custos que são depois repercurtidos no preço.
    O custo do gasóleo nos postos de abastecimento em Portugal só não é superior ao da gasolina porque existe uma discriminação fiscal. Segundos os dados da Apetro, relativos ao mês de Dezembro, o preço médio base do litro de gasóleo era de 0,629 euros, enquanto o da gasolina sem chumbo 95 ficava pelos 0,548 euros. Em contrapartida, o Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) que incide sobre o gasóleo é de 0,364 euros, enquanto na gasolina sobe para 0,583 euros. Ou seja, o ISP pesa 30,3% no preço final do gasóleo e 42,6% na gasolina.

    Gasóleo só é mais barato devido à Menor carga fiscal


    Gasóleo

    Gasolina
    O preço à saída da refinação é superior ao da gasolinaO imposto mais elevado torna o combustível mais caro

    Comprar carro a gasolina ou gasóleo... O que escolher?

    Vai comprar carro e já escolheu o modelo, mas está indeciso entre gasolina e gasóleo. Com a subida dos combustíveis, é indispensável fazer contas. Saiba quantos quilómetros tem de percorrer para valer a pena optar por um Diesel.


    Há dois anos que os Diesel são reis em Portugal, ultrapassando as vendas de carros a gasolina. O gasóleo ganhou popularidade nos últimos anos, com as marcas a oferecerem carros de maior potência e cilindradas mais baixas, reduzindo o preço de aquisição. Seduzidos pelos custos mais baixos do combustível, muitos consumidores europeus optaram pelo gasóleo, levando ao que os responsáveis do sector chamam de “dieselização” do mercado. Se, há alguns anos, os veículos Diesel eram a escolha acertada, actualmente nem tanto, devido à subida acentuada do preço do gasóleo, superior à da gasolina. É preciso ponderar diferentes variáveis, já que o excesso pago “à cabeça” pode não compensar, a menos que mantenha o carro por muitos e longos anos.
    “Quem comprar hoje um carro não pode ter como certo que o gasóleo será sempre mais barato do que a gasolina”, afirma José Horta, presidente da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas. A subida de preço registada no último ano levou o valor de referência do gasóleo a ultrapassar o da gasolina. Os portugueses só pagam menos para abastecer um carro Diesel porque a fiscalidade penaliza mais a gasolina (ver página III). Ainda assim, o custo dos dois carburantes tem vindo a aproximar-se. No final de 2007, a diferença no preço por litro era de 17,9 cêntimos, contra 21,8 cêntimos em Dezembro do ano anterior. Uma tendência que, segundo os especialistas, deverá acentuar-se, com o aumento da procura por gasóleo.
    Em Portugal, um automóvel a gasóleo é 15% a 20% mais caro do que o seu equivalente a gasolina. É certo que, após a compra, as idas ao posto de abastecimento tornam-se menos dispendiosas. No entanto, será essa poupança suficiente para compensar o custo acrescido na compra? O Jornal de Negócios analisou 16 modelos diferentes, quatro em cada segmento, escolhendo sempre os modelos mais vendidos durante o ano 2007, comparando a versão a gasóleo com a equivalente a gasolina. A simulação teve em conta os custos com o novo imposto de circulação e os encargos com o combustível, usando como referência uma média de 20 mil km/ano habitualmente utilizada pelo mercado.
    Nos três segmentos mais representativos (utilitários, pequenos familiares e familiares médios), verificou-se um custo acrescido médio de 3.800 euros nos modelos Diesel, sendo que, com estes veículos, a poupança média anual em combustível é de 626 euros e de 12,50 euros no IUC. Assim, para que a compra do veículo a gasóleo se torne vantajosa, terá de percorrer mais de 120 mil quilómetros. O mesmo será dizer, mantê-lo durante, pelo menos, um período de seis anos. Segundo a Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), os portugueses trocam de carro a cada quatro ou cinco anos. Se é o seu caso, é preciso ponderar bem antes de tomar uma decisão.
    Há um segmento em que continua, no entanto, a ser vantajoso optar pelo Diesel. No caso dos grandes familiares (modelos mais comprados pelas empresas para os executivos de topo), o facto de a diferença no preço de compra ser pequena entre as duas versões, torna sempre mais acertada a escolha do modelo a gasóleo. O mesmo acontece nos monovolumes, já que a oferta de gasolina é escassa e, quando existe, não compensa, já que as versões comercializadas têm cilindradas elevadas, tornando a factura mais cara.
    Se está a pensar adquirir um pequeno familiar, a opção Diesel será, em princípio, a mais vantajosa. Basta ter o carro por mais de 80 mil quilómetros ou quatro anos.
    Nos cálculos não foram considerados os custos de manutenção que, contrariamente à ideia pré-concebida, hoje já não são mais elevados para um automóvel a gasóleo. “Actualmente, os custos de manutenção são quase iguais”, afirma António Ferreira Nunes, presidente da Anecra. O responsável considera que os motivos económicos para optar por um carro a gasóleo estão mais dissipados, e prevê uma reviravolta no mercado: “Paulatinamente, vai haver uma alteração para carros a gasolina de menor consumo e híbridos”.

    Descarregue a tabela dos utilitários e médios familiares em formato pdf clicando "aqui"





    Fonte: Jornal de Negocios
    Editado pela última vez por Alpiger; 14 January 2008, 15:10.

    #2
    O primeiro texto vem confirmar o que se sabia.

    O segundo é de quem tem palas nos olhos.

    Se fazem as contas atendendo a que "os portugueses ficam com carro 4 a 5 anos", esqueceram-se do factor desvalorização, que é bem pesado.

    Só fazem metade das contas e metem-no por escrito...

    Comentário


      #3
      Se o gasoleo fosse ao mesmo preço que a gasolina, será que os carros a gasoleo teriam a mesma valorização em usado que tem actualmente ou seria mais aproximado dos modelos a gasolina?

      Comentário


        #4
        Essa tabela está mto mal feita.

        Se é para ser racional têm q colocar em contenda motores com prestações semelhantes... Para vos dar um ex. eles compararm o Audi a4 1.6 i, com o 2.0 tdi!

        Comentário


          #5
          Ainda agora tava a comentar com o meu irmão...
          Se o DIESEL polui mais e se querem reduzir as emissões (criando ate novos impostos para a compra de automoveis) porque é que a gasolina é mais penalizada no ISP?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
            Se o gasoleo fosse ao mesmo preço que a gasolina, será que os carros a gasoleo teriam a mesma valorização em usado que tem actualmente ou seria mais aproximado dos modelos a gasolina?
            precisamente.
            se formos ao mercado inglês, onde o diesel é mais caro que a gasolina, vê-se que a desvalorização se processa muitas vezes no sentido inverso ao de cá. lá vê-se frequentemente carros usados a gasolina mais caros que os diesel, como por exemplo...

            Golf V 1.6 FSI 2004 - 11.795£
            http://www.buyyourcar.co.uk/spec/vol...wb1369433.aspx

            Golf V 1.9 TDI 2004 - 9.994£
            http://www.buyyourcar.co.uk/spec/vol...wb1365985.aspx


            Golf IV 1.6 2002 - 6.299£
            http://www.buyyourcar.co.uk/spec/vol...526926909.aspx

            Golf IV 1.9 TDi 130cv 2002 - 5.990£
            http://www.buyyourcar.co.uk/spec/vol...wb1403764.aspx

            Comentário


              #7
              Apesar de :

              1º A altura escolhida para o estudo ser cirurgica, pois os preços estão mais perto do que nunca 0.16cent/litro, o que pode não ser verdade amanhã, pois os preços podem divergir (como sempre fazem neste caso).

              2º Como já apontaram, não se compara um um 1.6 com 2.0, anão ser que se queira aldrabar alguma coisa.

              3º Gostava de ver um 320i a gastar 6,1 !!!! Um v6 nem a gasoleo consegue gastar menos de 7 litros. Se estiver engando amanhã compro um 320 i !

              Mesmo assi, pode-se considerar o estudo minimamente honesto pois indica os kilometros para se recuperar o investimento.
              Muitos estudos limitam-se a atirar para o ar ideias sem fundamento, kilometros por mês, anos etc não podem servir para tomar qualquer decisão, o que interessa é os kilometros apartir dos quais se recuperou o investimento.

              Cumps

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                Ainda agora tava a comentar com o meu irmão...
                Se o DIESEL polui mais e se querem reduzir as emissões (criando ate novos impostos para a compra de automoveis) porque é que a gasolina é mais penalizada no ISP?
                Pergunto a mim próprio isso mesmo várias vezes, e a desculpa do combustível de trabalho já fica ultrapassada, o combustível de trabalho actualmente deveria ser ou o gás natural ou o hidrogénio.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por jorge1gomes1 Ver Post
                  Apesar de :

                  1º A altura escolhida para o estudo ser cirurgica, pois os preços estão mais perto do que nunca 0.16cent/litro, o que pode não ser verdade amanhã, pois os preços podem divergir (como sempre fazem neste caso).

                  2º Como já apontaram, não se compara um um 1.6 com 2.0, anão ser que se queira aldrabar alguma coisa.

                  3º Gostava de ver um 320i a gastar 6,1 !!!! Um v6 nem a gasoleo consegue gastar menos de 7 litros. Se estiver engando amanhã compro um 320 i !

                  Mesmo assi, pode-se considerar o estudo minimamente honesto pois indica os kilometros para se recuperar o investimento.
                  Muitos estudos limitam-se a atirar para o ar ideias sem fundamento, kilometros por mês, anos etc não podem servir para tomar qualquer decisão, o que interessa é os kilometros apartir dos quais se recuperou o investimento.

                  Cumps
                  320i , V6? hein?!

                  Comentário


                    #10
                    Como é dito por José Horta, este aumento superior do gasóleo em relação à gasolina está longe de ser um fenómeno apenas sazonal, e segundo o mesmo, deve se manter.

                    Aliás já tinha criado um tópico, em que fiz referência a isso mesmo

                    Se em alguns países da europa o gasóleo já tem um custo mais elevado em relação a gasolina, ou pelo menos uma diferença mínima, ainda não consegui encontrar razões devidamente fundamentadas para que em portugal a diferença seja ainda consideravel.

                    E não utilizem p.f. como argumento a "calamidade na economia que isso poderia ser" Porque os restantes países da união europeia "respiram bem melhor do que nós"

                    Aproximação de preços no mercado, cria maior competitividade, quem saía sempre a ganhar seria o consumidor

                    Cumpts

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                      Ainda agora tava a comentar com o meu irmão...
                      Se o DIESEL polui mais e se querem reduzir as emissões (criando ate novos impostos para a compra de automoveis) porque é que a gasolina é mais penalizada no ISP?
                      A poluição analizada é o CO2 (fundamentalmente), e nesse aspecto os diesel emitem menos que o gasolina equivalente.

                      Comentário


                        #12
                        Emitem menos... mas pagam muito mais...
                        Um diesel que emita 250g/km paga um balurdio... um gasolina que emita 250g/km paga muito menos...


                        250g/km DIESEL - 18.810€ de imposto
                        250g/km OTTO - 9.465€ de imposto
                        Editado pela última vez por HaagenDazs; 14 January 2008, 16:24.

                        Comentário


                          #13
                          sera que ainda rende pagar mais 4mil ou 5mil € por um motor a diesel da mesma cilindrada de um gasolina?
                          acham que o preco do diesel vai mesmo superar a gasolina acurto prazo?
                          (pelo menos antes de se acabar o petroleo )

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                            sera que ainda rende pagar mais 4mil ou 5mil € por um motor a diesel da mesma cilindrada de um gasolina?
                            acham que o preco do diesel vai mesmo superar a gasolina acurto prazo?
                            (pelo menos antes de se acabar o petroleo )
                            Ainda falta muito para o petróleo acabar

                            Comentário


                              #15
                              Em suma, comprem mais carros a gasóleo que eu agradeço!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                Ainda falta muito para o petróleo acabar
                                se o encontraram mesmo no alentejo estamos safos...se nao o venderem todo para colmatar o deficit
                                mas por acaso vi a tabela que esta ali pa baixo i tao la os dois carros em que estava indeciso,que sao os corsas nos 6 anos que demora a compensar o diesel ja este esta mais caro que a gasolina i ja nao compensa nada...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                  320i , V6? hein?!
                                  6 em linha ?! NãO ?!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por jorge1gomes1 Ver Post
                                    6 em linha ?! NãO ?!
                                    de facto 6 em linha e diferente de V6

                                    Comentário


                                      #19
                                      Como já tenho afirmado varias vezes, o gasoleo devia ter o mesmo preço que a gasolina.
                                      Desta forma tornaria o mercado mais equilibrado e homogeneo.
                                      Isto teria tambem de ser acompanhado por uma remodelação de todo o sistema fiscal sobre os combustiveis

                                      Comentário


                                        #20
                                        O sistema foi mexido à pouco tempo e não melhorou nada para o lado da gasolina...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                          O sistema foi mexido à pouco tempo e não melhorou nada para o lado da gasolina...
                                          O que foi mexido foi relativo ao selo.

                                          Eu estava a falar no ISP e em relação ao consumo de combustivel das empresas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por underground Ver Post
                                            Em suma, comprem mais carros a gasóleo que eu agradeço!


                                            mais nada!!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              deixem-se disso e comprem carros a gasoleo!!! gastam menos e tudo, mais binário e ainda é mais barato!

                                              um carro a gasolina é insustentável e o GPL nao dá para garagens!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Comprem gasolinas.

                                                A gasolina vai ficar mais barata que o gasoleo, os carros são mais baratos, mais suaves, etc.

                                                O diesel é para tractores.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                  Comprem gasolinas.

                                                  A gasolina vai ficar mais barata que o gasoleo, os carros são mais baratos, mais suaves, etc.

                                                  O diesel é para tractores.
                                                  Desculpa o offtopic, mas já tinha reparado ontem, o teu avatar é o painel do Laguna III?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                                    Desculpa o offtopic, mas já tinha reparado ontem, o teu avatar é o painel do Laguna III?
                                                    Porr@, deseja-me melhor sorte

                                                    A4 B6...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu sou das pessoas que prefere o gasóleo não necessariamente por este ser mais barato, mas porque se traduz numa condução que para mim é mais agradável (RPM mais baixas), e porque tenho boa autonomia.

                                                      Eu tenho um carro a gasolina para brincar no fim de semana.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por jorge1gomes1 Ver Post
                                                        6 em linha ?! NãO ?!
                                                        4 em linha.
                                                        os 325i (2.996cc), 330i, 335i é que têm 6 cilindros.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sim, de facto o artigo "esquece" um dos factores mais importantes da guerra diesel-gasolina, a desvalorização e a facilidade de venda.

                                                          E com um consumidor português de modas, só se vai conseguir o mesmo carro a gasolina ser mais valorizado que o diesel, quando o combustivel diesel fôr significativamente MAIS CARO.

                                                          Porque 98% da população gosta mais de andar de 320d do que um 320i normalmente aspirado com 6 cilindros, mesmo que tenha os mesmos custos de combustivel.

                                                          O diesel veio para ficar, dominar e só quando sair algum coelho da cartola é que as coisas mudam.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                                            Sim, de facto o artigo "esquece" um dos factores mais importantes da guerra diesel-gasolina, a desvalorização e a facilidade de venda.

                                                            E com um consumidor português de modas, só se vai conseguir o mesmo carro a gasolina ser mais valorizado que o diesel, quando o combustivel diesel fôr significativamente MAIS CARO.

                                                            Porque 98% da população gosta mais de andar de 320d do que um 320i normalmente aspirado com 6 cilindros, mesmo que tenha os mesmos custos de combustivel.

                                                            O diesel veio para ficar, dominar e só quando sair algum coelho da cartola é que as coisas mudam.
                                                            4 cilindros.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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