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caixa de 5v vs caixa 6v

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    caixa de 5v vs caixa 6v

    boas pessoal

    o mesmo modelo automovel mas um equipado com caixa de 5velocidades e outro equipado com caixa de 6 velocidades, qual será a diferença entre os dois modelos, em temros de prestaçoes velocidades maximas e afins, sendo que o de caixa de 6 velocidades fara melhor consumo.

    estes casos podem ser encontrados no honda accord 2.2ictdi com caixa de 5velocidades pre rystiling e caixa de 6velocidades pos rystiling.

    cumprimentos

    #2
    só o facto de com 6 velocidades as rotações baixarem e os consumos baixarem inevitavelmente, já são argumentos suficientemente fortes para optar pela caixa de 6.

    isto claro se a diferença de preços não for muito exagerada. quanto à velocidade de ponta o de 6 velocidades nunca será mais lento desde que o motor seja o mesmo.

    Comentário


      #3
      Depende há carros que são de 6v e há carros que são de 5+1v

      Os carros de 6 velocidades conseguem prestações por norma melhores (relações mais curtas) e talvez um ligeiro acréscimo de velocidade máxima.

      Os carros de 5+1 ganham principalmente em conforto de viagem (menos barulho a velocidades de cruzeiro) e consumos mais baixos.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
        Depende há carros que são de 6v e há carros que são de 5+1v

        Os carros de 6 velocidades conseguem prestações por norma melhores (relações mais curtas) e talvez um ligeiro acréscimo de velocidade máxima.

        Os carros de 5+1 ganham principalmente em conforto de viagem (menos barulho a velocidades de cruzeiro) e consumos mais baixos.
        o que é 5+1?

        a principal diferença esta nas rotaçoes e nos consumos.

        Comentário


          #5
          No caso do meu GPunto o 1.3 JTD 90cv com caixa de 5v tem um consumo anunciado menos que o de 6v.

          Há muitos carros que tem as 2 caixas no mesmo modelo e motor, e os ganhos das caixas de 6velocidades são quase nulos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Johnn_t Ver Post
            o que é 5+1?

            a principal diferença esta nas rotaçoes e nos consumos.
            A caixa é de 6, mas é denominada de 5 mais 1, ou seja 5 relações normais (iguais a um de 5v) e mais uma que serve "apenas" para viagens e cruzeiro.

            Comentário


              #7
              Bem a resposta obvia é "depende do escalonamento da caixa".
              Agora seja então uma caixa de 5v bem escalona e uma de 6v bem escalonada.

              Em cidade, para arranca velocidades até aos 70kph, mto semaforos penso que o consumo é muito similar a vantagem poderá ser da caixa de 5v ou da 6v consoante o tipo de motor (gasoleo gasolina) e o feitio deste (bom mau medio em baixas rpm).
              Em estrada nacional até aos 100kph penso que a vantagem é do de 5v. Embora o 6v tenha teoricamente melhores condições na pratica a 6velocidade entra em regimes mto baixos, e a tendencia de uma pessoa a essas velocidades é a usar a mudança mais alta. Neste caso a 5ªvelocidade da caixa de 6, é mais curta que a 5ªvelocidade da caixa de 5.

              Em acelerações:
              Até aos 100~130kph a caixa de 5v deverá ser mais rapida visto que apesar de ter relações mais longa que a outra troca-se menos vezes de caixa. Após essa velocidade as relações da caixa de 6v mais curtas começam a fazer diferença e a ajudar na aceleração numa altura que o atrito aérodinamico já faz "moça".

              Em velocidade maxima penso que serão muito identicas mas com vantagem para a caixa de 6v. (mesmo ligeira tipo 1-2-3kph). Agora numa descida, ou após muitos km´s a fundo e embalado a caixa de 6v dá claramente frutos.

              Finalmente isto tudo depende IMENSO do motor em questão, nomeadamente as acelerações reprizes e consumos em cidade.
              Em AE vantagem clara em consumos para o 6v.

              Comentário


                #8
                O Swift 1.3 93cv da minha namorada tem caixa de 5 velocidades e no entanto aquilo parece uma 4+1. Neste caso não precisa de uma 6ª longa, porque a 5ª já o é.

                A 6ª é uma moda. Como nas caixas automáticas já vamos em 7 e 8 velocidades.

                Se uma caixa estiver bem escalonada tanto faz ser de 5 ou 6 velocidades. Tem que estar é bem adaptada ao motor e carro em que está.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                  ...
                  A 6ª é uma moda. Como nas caixas automáticas já vamos em 7 e 8 velocidades...
                  Antigamente as caixas tinham 4 velocidades. Por essa ordem de ideias as 5 também eram uma moda.

                  As caixas de 6 permitem aproveitar melhor o motor, principalmente em recuperações.

                  Há situações em que na caixa de 5 (por exemplo) uma mudança pode ser baixa demais e outra alta demais.
                  A caixa de 6 vem reduzir a diferença entre as relações de caixa.

                  Acaba por ter vantagens práticas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                    O Swift 1.3 93cv da minha namorada tem caixa de 5 velocidades e no entanto aquilo parece uma 4+1. Neste caso não precisa de uma 6ª longa, porque a 5ª já o é.

                    A 6ª é uma moda. Como nas caixas automáticas já vamos em 7 e 8 velocidades.

                    Se uma caixa estiver bem escalonada tanto faz ser de 5 ou 6 velocidades. Tem que estar é bem adaptada ao motor e carro em que está.
                    Por norma, quantas mais mudanças mais aproveitamento tens do motor.

                    Claro que ter 8 ou mais em manual começa a ser impraticável. Por isso é que essas caixas têm vindo apenas em Auto.

                    Mas não vão parar por ai, vão continuar a ter mais mudanças até ao ponto em que basicamente só têm 2. Andar para a frente e andara para trás.

                    Comentário


                      #11
                      Concordo com o Silver, depois de experimentar um A6 2.0 tdi, com a dsg 7v (não sei a designação), a caixa é espetacular, muito suave, não se sente a troca entre mudanças, e mantêm o motor sempre no seu regime ideal de funcionamento.

                      Em momento algum se sente desconforto ; )

                      Para mim a melhor caixa que tive oportunidade de experimentar.

                      Mas concordo que em caixas manuais, por vezes causa mais incomodo as de 6v, em especial em cidade, por serem mais curtas troca-se mais vezes de caixa.


                      Cump.

                      Comentário


                        #12
                        No meu caso, que tenho de 6v, preferia de 5v. Já conduzi ambas as versões e a de 5 é muito mais confortável pois o motor tem suficiente binário para aguentar baixas rotações. O consumo da caixa de 6v é superior ao que tem caixa de 5v, talvez neste caso pelo acréscimo de binário do motor.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                          Por norma, quantas mais mudanças mais aproveitamento tens do motor.

                          Claro que ter 8 ou mais em manual começa a ser impraticável. Por isso é que essas caixas têm vindo apenas em Auto.

                          Mas não vão parar por ai, vão continuar a ter mais mudanças até ao ponto em que basicamente só têm 2. Andar para a frente e andara para trás.
                          Concordo.

                          Comentário


                            #14
                            Da minha experiência penso que uma cx. de 6 bem escalonada é melhor em quase todas as circusntâncias. Mas, por exemplo, numa subida, tipo Monsanto, vamos em 4ª a puxar e neste caso, como a 4º é longa vamos a 160 Km/h, se calhar se fosse de 6v teria que pôr, como a 4ª é mais curta, a 5ª para aí a 150 Km/h e provavelmente a 5ª já não teria força para ganhar velocidade...penso ser este o unico caso em que as de 5v ganham ás de 6v.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                              Antigamente as caixas tinham 4 velocidades. Por essa ordem de ideias as 5 também eram uma moda.

                              As caixas de 6 permitem aproveitar melhor o motor, principalmente em recuperações.

                              Há situações em que na caixa de 5 (por exemplo) uma mudança pode ser baixa demais e outra alta demais.
                              A caixa de 6 vem reduzir a diferença entre as relações de caixa.

                              Acaba por ter vantagens práticas.
                              Completamente de acordo, um exemplo disto é o A3 1.8T de 150cv com caixa de 5! Se fosse de 6 era bem melhor!

                              Comentário


                                #16
                                Tens os casos dos puntos mkII, o motor 1.2 16v de 5v e o de 6v, o que trazia 6v (punto sport) tinha as 3 primeiras relações mais curtas do que o de 5v, mas quando punhamos em 6 mudança aí pelos 100km\h iamos a uma rotação mais baixa do que se fossemos na 5 do punto hlx

                                P.S: Isto é um exemplo sendo eu antigo proprietário de um punto sport, e se tiver um bocado confuso não liguem.

                                Comentário


                                  #17
                                  Atenção que a 6v só é boa se o motor tiver potencia para a 6ª, não é com 1.5DCi de 105cv ou 1.9TDi de 105 que a caixa de 6 é boa, um exemplo, basta comparar o Golf com caixa de 6 com o Leon com caixa de 5, qual deles anda mais? não é o Golf, até já ouvi dizer, que o Golf atinge a velocidade máxima não em 6ª, mas em 5ª, não sei se é verdade, se for, não tem força para ter 6v

                                  Outro exemplo é o 207RC e o Mini Cooper S com o mesmo motor, o 207 com caixa de 5 é mais economico que o Mini com 6

                                  Nas recuperações eu nunca confio muito naquilo, porque se pegarem em motores em que por exemplo, o de 5v a 50km/h em quarta está a 1500 rpm, e o de 6v em quinta está a 1700rpm, o de 6v responde mais rapido, mas numa caixa de 5 a 50km/h eu meto a terceira e até calha num binário maior do que o de 6v em quarta, e aí na mesma velocidade, mas mudanças diferentes, a recuperação muda sempre.

                                  Se fosse pelos dados das recuperações os motores tipo 1.3cdti perdiam para a maioria da concorrencia, e empatavam com os de 70cv, porque disponibilizam a potencia tarde, no entando, andam mais do que os de 70cv, faço-me perceber?

                                  Em cidade, carros com 100cv e caixa de 6, resumem-se a um uso excessivo da caixa de velocidades, um motor com 140cv por exemplo já não, no entanto usar a 6ª em cidade é quase impossivel.

                                  Para finalizar, a caixa de 6 casa muito bem nos motores diesel com 130cv para cima, tudo abaixo é mais marketing que outra coisa

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                    Atenção que a 6v só é boa se o motor tiver potencia para a 6ª, não é com 1.5DCi de 105cv ou 1.9TDi de 105 que a caixa de 6 é boa, um exemplo, basta comparar o Golf com caixa de 6 com o Leon com caixa de 5, qual deles anda mais? não é o Golf, até já ouvi dizer, que o Golf atinge a velocidade máxima não em 6ª, mas em 5ª, não sei se é verdade, se for, não tem força para ter 6v
                                    para um vendedor de automóveis surpreende-me um desconhecimento total desses sobre a concorrência!

                                    Não digas essas coisas, que te fica mal!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
                                      para um vendedor de automóveis surpreende-me um desconhecimento total desses sobre a concorrência!

                                      Não digas essas coisas, que te fica mal!
                                      Opá eu não ando a levar os Golf's aos 200

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                        Opá eu não ando a levar os Golf's aos 200
                                        mas nem é preciso... basta ver que a caixa n é uma 5+1... ou seja tem todas as relações mais curtinhas que nas caixas de 5.

                                        ela está escalonada na sua totalidade para usar a potencia e binário disponível.

                                        No caso do megane por exemplo, a caixa de 6 surgiu porque a de 5 não aguentava o binário para o motor de 105. Antes deste motor os meganes tinham caixa de 5 e 100cv apenas!

                                        As caixas de 6 não são só marketing! :P

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
                                          mas nem é preciso... basta ver que a caixa n é uma 5+1... ou seja tem todas as relações mais curtinhas que nas caixas de 5.

                                          ela está escalonada na sua totalidade para usar a potencia e binário disponível.

                                          No caso do megane por exemplo, a caixa de 6 surgiu porque a de 5 não aguentava o binário para o motor de 105. Antes deste motor os meganes tinham caixa de 5 e 100cv apenas!

                                          As caixas de 6 não são só marketing! :P


                                          O Accord era criticado por ter caixa de 5. Gastava pouco e andava bem. Com a caixa de 6 passou a ter menos 0,1s dos 0-100km/h e mais 2km/h de vel. maxima.
                                          Os consumos em urbano aumentaram 0,5l, em estrada diminuiram 0,1l e no geral aumentaram 0,1l.
                                          Onde está o ganho?
                                          http://motor.terra.es/pruebas-coches..._version=13100
                                          http://motor.terra.es/precios-coches...ecutive-4p.htm


                                          O meu carro cá tem caixa de 6. Lá fora em alguns paises vende-se com caixa de 5. Anuncia as mesmas prestações e um consumo menor em 0,1l

                                          No Linea tem caixa de 5.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
                                            mas nem é preciso... basta ver que a caixa n é uma 5+1... ou seja tem todas as relações mais curtinhas que nas caixas de 5.

                                            ela está escalonada na sua totalidade para usar a potencia e binário disponível.

                                            No caso do megane por exemplo, a caixa de 6 surgiu porque a de 5 não aguentava o binário para o motor de 105. Antes deste motor os meganes tinham caixa de 5 e 100cv apenas!

                                            As caixas de 6 não são só marketing! :P
                                            Em certos casos são, se num 407 2.0HDi a puxar em sexta, desenvolve razoavelmente, se tivesse 6 velocidades no 1.6HDi não desenvolvia, no entãnto, depois de embalado, a 6ª velocidade dá outros consumos e conforto em AE, sem duvida, perde em tudo o resto numa cidade, é como andar numa Partner com o motor de 75cv e caixa de 5, aquilo tem as 5v mais curtas, desenvolve como o motor de 110 num 207 (até uma certa velocidade claro ), mas a andar com aquilo em cidade é do tipo:

                                            Ponho a primeira, depois a segunda, depois terceira, depois quarta, reduzo para terceira, subo para quarta, subo para quinta, reduzo para quarta, subo para quinta, reduzo para quarta, reduzo para terceira...

                                            Ou seja, passo mais tempo a meter mudanças que outra coisa, é por isso que digo que, há casos que é marketing, ou pelo menos tem mais marketing que utilidade. Mas isto sou eu que digo

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                              Em certos casos são, se num 407 2.0HDi a puxar em sexta, desenvolve razoavelmente, se tivesse 6 velocidades no 1.6HDi não desenvolvia, no entãnto, depois de embalado, a 6ª velocidade dá outros consumos e conforto em AE, sem duvida, perde em tudo o resto numa cidade, é como andar numa Partner com o motor de 75cv e caixa de 5, aquilo tem as 5v mais curtas, desenvolve como o motor de 110 num 207 (até uma certa velocidade claro ), mas a andar com aquilo em cidade é do tipo:

                                              Ponho a primeira, depois a segunda, depois terceira, depois quarta, reduzo para terceira, subo para quarta, subo para quinta, reduzo para quarta, subo para quinta, reduzo para quarta, reduzo para terceira...

                                              Ou seja, passo mais tempo a meter mudanças que outra coisa, é por isso que digo que, há casos que é marketing, ou pelo menos tem mais marketing que utilidade. Mas isto sou eu que digo
                                              lol

                                              sim, há casos que não compensa... mas por acaso os Golf têm um caixa muito boa! A 80Km/h em 6ª vai nas 1500rpm.

                                              Será que nos 1.6 Hdi com uma caixa de 6 bem escalonada, não iria continuar a ter boas performances?

                                              A caixa pilotada no C4 por exemplo, não é de 6?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                O Accord era criticado por ter caixa de 5. Gastava pouco e andava bem. Com a caixa de 6 passou a ter menos 0,1s dos 0-100km/h e mais 2km/h de vel. maxima.
                                                Os consumos em urbano aumentaram 0,5l, em estrada diminuiram 0,1l e no geral aumentaram 0,1l.
                                                Onde está o ganho?
                                                http://motor.terra.es/pruebas-coches..._version=13100
                                                http://motor.terra.es/precios-coches...ecutive-4p.htm


                                                O meu carro cá tem caixa de 6. Lá fora em alguns países vende-se com caixa de 5. Anuncia as mesmas prestações e um consumo menor em 0,1l

                                                No Linea tem caixa de 5.
                                                Mas é o que digo... n percebo nada disso, mas deve ter a ver com o escalonamento da mesma.

                                                Por exemplo, a geração anterior do golf tinha já no fim caixa de 6 e era tipicamente uma 5+1... sem grandes ganhos, excepto em velocidade cruzeiro.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
                                                  lol

                                                  sim, há casos que não compensa... mas por acaso os Golf têm um caixa muito boa! A 80Km/h em 6ª vai nas 1500rpm.

                                                  Será que nos 1.6 Hdi com uma caixa de 6 bem escalonada, não iria continuar a ter boas performances?

                                                  A caixa pilotada no C4 por exemplo, não é de 6?


                                                  No Mazda 3 a 6ª não me faz falta nenhuma. E os consumos no mesmo percurso são iguais ao do GPunto.


                                                  Se a caixa de 5 estiver bem escalonada não vejo a necessidade de uma caixa de 6.

                                                  A pilotada da Citroen é de 6 velocidades.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tenho, pela primeira vez, um carro com caixa de 6v: um Grande Punto Sport.

                                                    A minha opinião é a seguinte:

                                                    Trata-se de uma mais valia, embora não indispensável, sobretudo tendo em conta as velocidades praticadas (cada vez mais próximas dos limites máximos permitidos por lei).

                                                    Para dizer com sinceridade, e pelo menos no caso do carro em questão, leva-nos a andar um pouco mais depressa para poder meter a 6ª e "aliviar" daquela sensação de "incompletude" que é circular em 5ª quando ainda resta mais uma;

                                                    Em AE, óptimo: a 140 km/h roda-se entre as 2600/2700 rpm, há força suficiente para (quase) tudo.

                                                    Em estrada, ritmos de 90/100 km/h: aqui sim, surge a tentação de andar um pouco acima dos 100 para meter a 6ª.
                                                    Com o tempo, talvez nos vamos habituando àquela ideia de que é normal circular a ritmo constante na penúltima relação de caixa.

                                                    Em vias-rápidas, tipo IC1, Lisboa-Algarve, ritmos de 120 km/h, oscilando com zonas de 80-90 km/h atrás de camiões: obriga a algum trabalho acrescido, uma vez que, até agora, utilizava quase exclusivamente a 5ª (reduzindo apenas para ultrapassar), agora ando dezenas de quilómetros na penúltima relação o que, como já disse, contribui para alguma perturbação de espírito...

                                                    Enfim: como vi uma vez num site espanhol "más vale tenerla do que no tenerla".

                                                    Abraço

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Isso acontece mais porque "só" são 90cv e 200Nm e porque a 6ª é muito longa.

                                                      A vel maxima é atingida em 6ª as 3.500rpm o que mostra que a caixa é muito longa para o motor.

                                                      Em carros mais potentes dá para meter a 6ª mais cedo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                        Isso acontece mais porque "só" são 90cv e 200Nm e porque a 6ª é muito longa.

                                                        A vel maxima é atingida em 6ª as 3.500rpm o que mostra que a caixa é muito longa para o motor.

                                                        Em carros mais potentes dá para meter a 6ª mais cedo.

                                                        daí achares que é igual ter de 5 ou de 6.

                                                        O golf dá a velocidade máxima ás 4000rpm... exactamente o regime de potencia máxima! ;)

                                                        Uma caixa bem escalonada de 6 é melhor que uma de 5. Assim como uma de 5 é melhor que uma de 4 e por aí fora.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
                                                          daí achares que é igual ter de 5 ou de 6.

                                                          O golf dá a velocidade máxima ás 4000rpm... exactamente o regime de potencia máxima! ;)

                                                          Uma caixa bem escalonada de 6 é melhor que uma de 5. Assim como uma de 5 é melhor que uma de 4 e por aí fora.
                                                          Pelo que tenho visto em carros iguais mas com os 2 tipos de caixa, a caixa de 6 não introduziu nenhuma melhoria.

                                                          No meu não sei se é benéfico para a maioria das pessoas.

                                                          Eu que faço 80% dos km em AE sempre a velocidades iguais ou superior a 140km/h pode compensar.

                                                          Mas com o Mazda 3, que tem caixa de 5, a fazer o mesmo não sinto falta dela, pois não se reflete nada nos consumos ou conforto a bordo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                            No Mazda 3 a 6ª não me faz falta nenhuma. E os consumos no mesmo percurso são iguais ao do GPunto.


                                                            Se a caixa de 5 estiver bem escalonada não vejo a necessidade de uma caixa de 6.

                                                            A pilotada da Citroen é de 6 velocidades.
                                                            Sim..... mas segundo eu li uma vez num comparativo do M3 com cx. de 6v ele tinha melhores performances, nomeadamente recuperações, e consumos do que os 1.6 Hdi/TDci/D de cx. de 5v.

                                                            Se tiver errado corrige-me por favor.

                                                            Eu por acaso, que faço muitissima AE com o Focus e sempre a velocidades um pouco elevadas, penso que uma 6v, sem mexer nas outras relações, vinha a calhar, pois iria diminuir os consumos e o barulho....Penso eu de que

                                                            Comentário

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