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Como explicar a alguem que nem sempre diesel ou GPL é a melhor opção?
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Originalmente Colocado por - Ver PostEm várias conversas com pessoal não muito ligado ao mundo automóvel invariavelmente a conversa termina em:
"se é para andar tem que ser a diesel" (alguns acrescentam GPL).
Já tentei explicar que depende de muita coisa e tem que se ter em consideração vários factores, mas não sinto que estou a ser minimamente levado a sério...ummhh
Mais alguém com este problema?
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Uau. Finalmente um tópico "Diesel / GPL / Gasolina" que se destaca dos restantes pela originalidade e porque de facto tem grande pertinência esta questão!!!
Ou seja, o que tu queres dizer é, "como explicar a alguém que um carro a gasolina sem modificações pode de facto compensar?".
Ora, a meu ver, um carro novo a gasolina sem transformar para GPL compensa (estes factores são cumulativos):
- se a diferença de preço entre uma mesma versão e a versão a gasóleo for avultada (EDIT: e a diferença for suficiente para compensar largamente a escolha da versão a gasolina, ao ponto dos quilómetros necessários até os custos se igualarem forem mais do que os quilómetros previstos na vida útil do carro nas mãos do possível futuro propreitário)
- se um carro com motor a gasolina agrada no tipo de condução (há quem prefira o Diesel para o dia-a-dia, como é o meu caso)
- se não se fizerem os quilómetros suficientes para compensar o investimento numa transformação em GPL, no período de vida útil prevista do carro para o proprietário em questão
Estes factores considero-os se o carro é para uso diário.
Se for "segundo carro", ou estritamente de passeio, ou porque "no dia-a-dia uso Diesel e gosto de brincar com o carro a gasolina", aí é mais fácil convencer a pessoa que não vale a pena necessariamente optar pelo Diesel ou até o GPL.
Por exemplo, se eu fosse endinheirado e quisesse um descapotável, se calhar comprava um VW Eos a gasolina e não o transformava para GPL (porque à partida iria usá-lo pouco).Editado pela última vez por Jarod; 19 January 2008, 23:58.
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Não podia ter dito melhor que o Jarod Existem vários factores a ter em conta, tanto o gasóleo como o gpl podem não compensar mas muita gente nem pensa na situação e faz uns calculos para ver se o investimento compensa ou não.
Uma pessoa que faça 10.000km por ano provavelmente, dependo do carro, não lhe vai compensar nem gpl nem gasóleo e isto sem meter alguns desportivos ou futuros clássicos ao barulho que na sua maioria são a gasolina e não devem de todo ser transformados para gpl para ficarem com algum valor como clássico
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Originalmente Colocado por - Ver PostEm várias conversas com pessoal não muito ligado ao mundo automóvel invariavelmente a conversa termina em:
"se é para andar tem que ser a diesel" (alguns acrescentam GPL).
Já tentei explicar que depende de muita coisa e tem que se ter em consideração vários factores, mas não sinto que estou a ser minimamente levado a sério...ummhh
Mais alguém com este problema?
Há pessoal que se queixa que tem um carro a gasolina e que este gasta muito. Depois troca por um diesel. O diesel foi obviamente mais caro, será que ao ano não se estará a tirar despesa dum lado (poupando no combustivel) para se meter despesa doutro lado (pagando mais pela prestação do carro)? Por vezes ou se fica na mesma ou até se gasta mais
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Originalmente Colocado por João_Bráz Ver PostPor vezes, o GPL acaba por compensar mais do que o gasóleo, o unico contra é mesmo a escassez de infraestruturas.
Há mais postos GPL do que possas imaginar... digo eu
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Bom post, e a fugir do habitual.
De factoé uma questão pertinente, eu já me deparei com ela diversas vezes.
A maioria das pessoas não se senta para fazer contas antes de comprar um carro. Interioriza automáticamente que o diesel é o melhor e caso arrumado.
Há situações que nos fazem pensar duas vezes e em que a gasolina é mesmo a melhor opção. Desconfio que 90% das pessoas não sabe fazer bem as contas.
Mas não é de censurar, porque é preciso acompanhar o mercado bem, ver quais os consumos reais, ter uma noção o mais concreta possível da desvalorização (com os riscos que isso acarreta), etc.
No meu caso, eu tinha um 2000 a gasolina e troquei por um diesel, mesmo fazendo poucos kms por ano. Porquê ?
Porque sentia-me roubado na desvalorização, no selo e no combustível.
A questão do combustível podia ser ultrapassada pelo GPL, mas no motor em questão não me inspirava a confiança que eu necessitava.
Aliado a isso prefiro a condução do diesel naquele tipo de veículos, o que a somar à possibilidade que surgiu de um bom negócio, me fez trocar o otto por um diesel.
Mas não fundamento a minha troca numa questão financeira, e sim numa escolha, numa opção.
Ou eu tenho pontaria, ou a maior parte das pessoas não faz a mínima ideia das contas que devem fazer antes de comprar um carro.
Ou assumem que o diesel é o melhor à partida, ou dizem que o gasóleo está quase ao preço da gasolina (esquecendo-se do resto), e pior ainda quando mete a questão do GPL.
Nos últimos meses (em que me inteirei mais sobre o GPL) propus a diversas pessoas conhecidas o sistema. Ouvi de tudo, desde que explode, a que não confiam por dar cabo do motor, a "porr*, aquilo da botija ???", etc...
Explico tudo, mas acho que nunca consegui convencer ninguém.
A única maneira é reunir dados concretos (tipo nº de kms anuais, custos de aquisição e desvalorização) e fazer umas continhas à frente da pessoa.
A partir daí, até pode fazer uma opção menos vantajosa financeiramente, mas passa a justificar que "eu prefiro assim", em vez de dar justificações baseadas em princípios errados.
Mas é uma tarefa difícil, concordo.Editado pela última vez por rca33; 20 January 2008, 00:46.
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Originalmente Colocado por Jarod Ver PostFalta de infra-estruturas? Vives num país onde as pessoas fazem dezenas e dezenas de km para ir abastecer a Espanha. Não queiramos "ter uma bomba GPL a 100 metros de casa"!
Há mais postos GPL do que possas imaginar... digo eu
Se podemos ter uma bomba de gasolina e gasóleo a 100 metros de casa, porque não ter também uma de GPL? Há uma falta de infraestruturas, é um facto. Não fosse isso, entre outras coisas e haveria muitos mais carros a GPL por aí.
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Originalmente Colocado por João_Bráz Ver PostSim, 20 km já são dezenas de quilómetros, principalmente para quem vive junto da fronteira. Não estou a ver alguém fazer 100 ou mais km para ir encher o depósito a Espanha.
Se podemos ter uma bomba de gasolina e gasóleo a 100 metros de casa, porque não ter também uma de GPL? Há uma falta de infraestruturas, é um facto. Não fosse isso, entre outras coisas e haveria muitos mais carros a GPL por aí.
Já onde moro (zona de sintra) o que mais há são bombas com GPL, desde galp (2 ou 3), repsol, etc. Isto a menos de 3 kms de distância máxima entre elas. Algumas estão a 500 metros.
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Tirando casos muito específicos, o gasóleo compensa sempre sobre a gasolina, falando em termos financeiros.
O dinheiro que dás a mais na altura da compra é compensado na hora de venderes o carro.
E se o venderes com muitos quilómetros, significa que poupaste muito combustível ao longo dos anos. Se o venderes com poucos, ele será altamente valorizado no mercado de usados (pergunta a qualquer profissional do ramo).
Isto falando de carros novos.
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Há carros novos a gasolina que compensam, então com a nova vaga de motores turbinados a gasolina, ainda mais..
Para quem não faça muitos km anualmente um carro a gasolina geralmente acaba por compensar ( isto se a versão a gasoleo for mais cara, porque penso que há um ou dois modelos em que apenas existe uma diferença minima..)
Depois existem também as preferencias pessoais de cada um, eu não gosto muito de conduzir carros a diesel, sinto que falta ali qualquer coisa..
Chega ali um bocado antes das 2000 rpm, pumba pontapé nas costas, chega as 4 mil está a morrer..Editado pela última vez por Indigo; 20 January 2008, 01:46.
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Originalmente Colocado por João_Bráz Ver PostPor vezes, o GPL acaba por compensar mais do que o gasóleo, o unico contra é mesmo a escassez de infraestruturas.Editado pela última vez por eduardomaio; 23 January 2008, 15:11.
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Originalmente Colocado por eduardomaio Ver PostSe morares no Alentejo, Bragança ou Vila Real acredito Fui aos sites da Galp, BP e Repsol e contei 153 postos com GPL Auto, na lista de postos do Autogás estão 279 postos e faltam lá alguns, mas isso já está algo no "forno" a ser feito
E sim, há muita gente que faz mais km para ir a Espanha abastecer do que fariam ao posto GPL mais próximo da sua residência.
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Originalmente Colocado por Jarod Ver PostUau. Finalmente um tópico "Diesel / GPL / Gasolina" que se destaca dos restantes pela originalidade e porque de facto tem grande pertinência esta questão!!!
Ou seja, o que tu queres dizer é, "como explicar a alguém que um carro a gasolina sem modificações pode de facto compensar?".
Ora, a meu ver, um carro novo a gasolina sem transformar para GPL compensa (estes factores são cumulativos):
- se a diferença de preço entre uma mesma versão e a versão a gasóleo for avultada (EDIT: e a diferença for suficiente para compensar largamente a escolha da versão a gasolina, ao ponto dos quilómetros necessários até os custos se igualarem forem mais do que os quilómetros previstos na vida útil do carro nas mãos do possível futuro propreitário)
- se um carro com motor a gasolina agrada no tipo de condução (há quem prefira o Diesel para o dia-a-dia, como é o meu caso)
- se não se fizerem os quilómetros suficientes para compensar o investimento numa transformação em GPL, no período de vida útil prevista do carro para o proprietário em questão
Estes factores considero-os se o carro é para uso diário.
Se for "segundo carro", ou estritamente de passeio, ou porque "no dia-a-dia uso Diesel e gosto de brincar com o carro a gasolina", aí é mais fácil convencer a pessoa que não vale a pena necessariamente optar pelo Diesel ou até o GPL.
Por exemplo, se eu fosse endinheirado e quisesse um descapotável, se calhar comprava um VW Eos a gasolina e não o transformava para GPL (porque à partida iria usá-lo pouco).
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Ainda recentemente em conversa com um amigo, lhe dizia que quando trocasse de carro continuaria com motor a gasolina. Até porque daqui para a frente o carro passava a circular maioritariamente só aos fins de semana e férias, e não iria fazer mais que 200 km por fim de semana, no máximo dos máximos.
Obtive como pronta resposta: "estás parvo...a gasolina é muito cara".
Acho que isto espelha a diesilização do mercado!
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Originalmente Colocado por eduardomaio Ver PostNão podia ter dito melhor que o Jarod Existem vários factores a ter em conta, tanto o gasóleo como o gpl podem não compensar mas muita gente nem pensa na situação e faz uns calculos para ver se o investimento compensa ou não.
Uma pessoa que faça 10.000km por ano provavelmente, dependo do carro, não lhe vai compensar nem gpl nem gasóleo ....Editado pela última vez por NossaCapri; 20 January 2008, 13:28.
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Originalmente Colocado por João_Bráz Ver PostPor vezes, o GPL acaba por compensar mais do que o gasóleo, o unico contra é mesmo a escassez de infraestruturas.
um carro a gasoleo que gaste 6 litros ao preço de 1,20eur
um carro a gasolina que gaste 12 de GPL a 0,63eur
se um carro a gasolina já gasta mais em proporção do que um carro a gasoleo, com GLP ainda gasta mais apesar de ser um combustiveis, por enquanto, mais barato.
o custo de instalação do GLP aliado ao aumento de consumo por litro e aliando tambem a desvalorização...
...acho que por enquanto não rende comprar um carro a gasolina e adaptar a GPL....
o carro a gasoleo é sempre a opção com o custo semanal mais baixo para quem conduz no dia a dia
o gasoleo tem o menor preço por kilometro que de momento existe.
quando o glp virar moda e os preços subirem em flecha... o k se irá dizer?
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Originalmente Colocado por eduardomaio Ver PostEles vão-se revelando! Então preferes no final ficar com menos dinheiro na conta bancária pela questão psicológica de ir à bomba e em vez de €90 gastares €60?
Também não sabia que o preço do gasóleo estava quase a metade do da gasolina
O amigo antes de mandar bitaites pós almoço domingueiro, faça o seguinte: pegue em 2 carros, 1 a otto e outro a gasoil, faça os tais 840 km sempre em AE e depois diga-me qual diferença q deu ao atestar o deposito nos 2.Ps: os valores dei sao arredondados, umas vezes mais outras vezes menos mas anda por aí.Editado pela última vez por NossaCapri; 20 January 2008, 13:45.
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Como sabem as pessoas nem sempre recorrem à lógica para resolver as coisas, são sempre influenciadas pro algo. Se o mundo fosse lógico, ñ tinhamos tanta coisa como existe, logo muitas pessoas são influenciadas pelo mundo Diesel, que até agora estava "esquecido".
É verdade que 1 carro diesel ñ desvaloriza tanto, mas para quem faz poucos km diários, ou para quem vai ao Algarve 3 vezes por ano? compensa? 1 carro a gasóleo, tem mais manutenção, é mais caro, e acho que o pessoal ñ troca de carro de 4 em 4 anos. Pelo menos ñ é isso q eu vejo... com os carros todos que passam por mim diariamente.. logo para q dizer q em troca o carro diesel vai ser mais valorizado?
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Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Postvamos lá quebrar o mito das vantagens do GPL
um carro a gasoleo que gaste 6 litros ao preço de 1,20eur
um carro a gasolina que gaste 12 de GPL a 0,63eur
se um carro a gasolina já gasta mais em proporção do que um carro a gasoleo, com GLP ainda gasta mais apesar de ser um combustiveis, por enquanto, mais barato.
o custo de instalação do GLP aliado ao aumento de consumo por litro e aliando tambem a desvalorização...
...acho que por enquanto não rende comprar um carro a gasolina e adaptar a GPL....
o carro a gasoleo é sempre a opção com o custo semanal mais baixo para quem conduz no dia a dia
o gasoleo tem o menor preço por kilometro que de momento existe.
quando o glp virar moda e os preços subirem em flecha... o k se irá dizer?
No entanto, há muitos carros a GPL que consomem menos de 12 litros aos 100! E aí, a preços actuais, compensa em relação a alguns carros a gasóleo.
Quanto ao valor de retoma, creio que quem instala GPL no carro é para ficar com ele muitos anos, por isso a importância do valor de retoma é deveras residual. Além do mais um carro a gasolina vale menos no mercado de usados do que um carro a GPL. Claro que há carros como os clássicos onde convém mantê-los "de origem" para não perderem valor (ou piada) e aí é sacrilégio transformar um a gasolina para GPL, ou fazer Xuning, ou fazer não-sei-quê para que o motor a gasóleo "dê mais", etc.
Falaste também de "quando os preços do GPL aumentarem"... mas é assim o GPL ainda tem muito que subir até que deixe de compensar!
Eu por acaso prefiro Diesel porque no dia-a-dia tem mais a ver com o meu estilo de condução, e porque prezo autonomia. Abasteço e só volto às bombas passados 1300km. Para eu ter um carro a gasolina, seria para acelerar com ele, e no dia-a-dia não vejo interesse nisso. Porém, se adorasse carros a gasolina para o dia-a-dia aí considerava a hipótese GPL, apenas se fizesse km suficientes para compensar o investimento na instalação.
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Originalmente Colocado por Dano Ver PostComo sabem as pessoas nem sempre recorrem à lógica para resolver as coisas, são sempre influenciadas pro algo. Se o mundo fosse lógico, ñ tinhamos tanta coisa como existe, logo muitas pessoas são influenciadas pelo mundo Diesel, que até agora estava "esquecido".
É verdade que 1 carro diesel ñ desvaloriza tanto, mas para quem faz poucos km diários, ou para quem vai ao Algarve 3 vezes por ano? compensa? 1 carro a gasóleo, tem mais manutenção, é mais caro, e acho que o pessoal ñ troca de carro de 4 em 4 anos. Pelo menos ñ é isso q eu vejo... com os carros todos que passam por mim diariamente.. logo para q dizer q em troca o carro diesel vai ser mais valorizado?
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