Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como explicar a alguem que nem sempre diesel ou GPL é a melhor opção?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como explicar a alguem que nem sempre diesel ou GPL é a melhor opção?

    deleted

    #2
    Originalmente Colocado por - Ver Post
    Em várias conversas com pessoal não muito ligado ao mundo automóvel invariavelmente a conversa termina em:

    "se é para andar tem que ser a diesel" (alguns acrescentam GPL).

    Já tentei explicar que depende de muita coisa e tem que se ter em consideração vários factores, mas não sinto que estou a ser minimamente levado a sério...ummhh

    Mais alguém com este problema?
    já pensaste que tu é que podes estar errado???

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por caz Ver Post
      já pensaste que tu é que podes estar errado???
      Pois é que se o diesel e,ou o GPL não são as melhores opcões!!A gasolina é que não é com certeza!!

      Comentário


        #4
        Uau. Finalmente um tópico "Diesel / GPL / Gasolina" que se destaca dos restantes pela originalidade e porque de facto tem grande pertinência esta questão!!!

        Ou seja, o que tu queres dizer é, "como explicar a alguém que um carro a gasolina sem modificações pode de facto compensar?".

        Ora, a meu ver, um carro novo a gasolina sem transformar para GPL compensa (estes factores são cumulativos):

        - se a diferença de preço entre uma mesma versão e a versão a gasóleo for avultada (EDIT: e a diferença for suficiente para compensar largamente a escolha da versão a gasolina, ao ponto dos quilómetros necessários até os custos se igualarem forem mais do que os quilómetros previstos na vida útil do carro nas mãos do possível futuro propreitário)
        - se um carro com motor a gasolina agrada no tipo de condução (há quem prefira o Diesel para o dia-a-dia, como é o meu caso)
        - se não se fizerem os quilómetros suficientes para compensar o investimento numa transformação em GPL, no período de vida útil prevista do carro para o proprietário em questão

        Estes factores considero-os se o carro é para uso diário.

        Se for "segundo carro", ou estritamente de passeio, ou porque "no dia-a-dia uso Diesel e gosto de brincar com o carro a gasolina", aí é mais fácil convencer a pessoa que não vale a pena necessariamente optar pelo Diesel ou até o GPL.

        Por exemplo, se eu fosse endinheirado e quisesse um descapotável, se calhar comprava um VW Eos a gasolina e não o transformava para GPL (porque à partida iria usá-lo pouco).
        Editado pela última vez por Jarod; 19 January 2008, 23:58.

        Comentário


          #5
          deleted
          Editado pela última vez por ; 20 January 2008, 00:16.

          Comentário


            #6
            Não podia ter dito melhor que o Jarod Existem vários factores a ter em conta, tanto o gasóleo como o gpl podem não compensar mas muita gente nem pensa na situação e faz uns calculos para ver se o investimento compensa ou não.

            Uma pessoa que faça 10.000km por ano provavelmente, dependo do carro, não lhe vai compensar nem gpl nem gasóleo e isto sem meter alguns desportivos ou futuros clássicos ao barulho que na sua maioria são a gasolina e não devem de todo ser transformados para gpl para ficarem com algum valor como clássico

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por - Ver Post
              Em várias conversas com pessoal não muito ligado ao mundo automóvel invariavelmente a conversa termina em:

              "se é para andar tem que ser a diesel" (alguns acrescentam GPL).

              Já tentei explicar que depende de muita coisa e tem que se ter em consideração vários factores, mas não sinto que estou a ser minimamente levado a sério...ummhh

              Mais alguém com este problema?
              Aqui há um ano andei à procura de um carro para os meus pais e encontrei uma Astra Caravan de 1999 1.4 a gasolina. Ora esse carro "é para andar" pois é usado todos os dias para as voltas da semana e é o único carro deles. Onde o comprei, pediram na altura cerca de 10 000 euros num stand de usados por ele. Ao lado estava com +/- a mesma idade mas mais desgastado, com mais quilometros um 1.7 diesel. O carro era essencialmente o mesmo mas pediam mais quase 3000 Euros por ele. Resultado? Fez-se negócio com o carro a gasolina! Para os quilometros feitos por ano, preços dos combustiveis e gastos afins, feitas as contas a diferença não compensava pois três mil euros em 10 mil dá para muita gasolina.

              Há pessoal que se queixa que tem um carro a gasolina e que este gasta muito. Depois troca por um diesel. O diesel foi obviamente mais caro, será que ao ano não se estará a tirar despesa dum lado (poupando no combustivel) para se meter despesa doutro lado (pagando mais pela prestação do carro)? Por vezes ou se fica na mesma ou até se gasta mais

              Comentário


                #8
                Por vezes, o GPL acaba por compensar mais do que o gasóleo, o unico contra é mesmo a escassez de infraestruturas.

                Comentário


                  #9
                  deleted

                  Comentário


                    #10
                    deleted

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por João_Bráz Ver Post
                      Por vezes, o GPL acaba por compensar mais do que o gasóleo, o unico contra é mesmo a escassez de infraestruturas.
                      Falta de infra-estruturas? Vives num país onde as pessoas fazem dezenas e dezenas de km para ir abastecer a Espanha. Não queiramos "ter uma bomba GPL a 100 metros de casa"!

                      Há mais postos GPL do que possas imaginar... digo eu

                      Comentário


                        #12
                        Bom post, e a fugir do habitual.

                        De factoé uma questão pertinente, eu já me deparei com ela diversas vezes.
                        A maioria das pessoas não se senta para fazer contas antes de comprar um carro. Interioriza automáticamente que o diesel é o melhor e caso arrumado.

                        Há situações que nos fazem pensar duas vezes e em que a gasolina é mesmo a melhor opção. Desconfio que 90% das pessoas não sabe fazer bem as contas.

                        Mas não é de censurar, porque é preciso acompanhar o mercado bem, ver quais os consumos reais, ter uma noção o mais concreta possível da desvalorização (com os riscos que isso acarreta), etc.

                        No meu caso, eu tinha um 2000 a gasolina e troquei por um diesel, mesmo fazendo poucos kms por ano. Porquê ?

                        Porque sentia-me roubado na desvalorização, no selo e no combustível.
                        A questão do combustível podia ser ultrapassada pelo GPL, mas no motor em questão não me inspirava a confiança que eu necessitava.
                        Aliado a isso prefiro a condução do diesel naquele tipo de veículos, o que a somar à possibilidade que surgiu de um bom negócio, me fez trocar o otto por um diesel.

                        Mas não fundamento a minha troca numa questão financeira, e sim numa escolha, numa opção.

                        Ou eu tenho pontaria, ou a maior parte das pessoas não faz a mínima ideia das contas que devem fazer antes de comprar um carro.
                        Ou assumem que o diesel é o melhor à partida, ou dizem que o gasóleo está quase ao preço da gasolina (esquecendo-se do resto), e pior ainda quando mete a questão do GPL.
                        Nos últimos meses (em que me inteirei mais sobre o GPL) propus a diversas pessoas conhecidas o sistema. Ouvi de tudo, desde que explode, a que não confiam por dar cabo do motor, a "porr*, aquilo da botija ???", etc...

                        Explico tudo, mas acho que nunca consegui convencer ninguém.

                        A única maneira é reunir dados concretos (tipo nº de kms anuais, custos de aquisição e desvalorização) e fazer umas continhas à frente da pessoa.

                        A partir daí, até pode fazer uma opção menos vantajosa financeiramente, mas passa a justificar que "eu prefiro assim", em vez de dar justificações baseadas em princípios errados.

                        Mas é uma tarefa difícil, concordo.
                        Editado pela última vez por rca33; 20 January 2008, 00:46.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                          Falta de infra-estruturas? Vives num país onde as pessoas fazem dezenas e dezenas de km para ir abastecer a Espanha. Não queiramos "ter uma bomba GPL a 100 metros de casa"!

                          Há mais postos GPL do que possas imaginar... digo eu
                          Sim, 20 km já são dezenas de quilómetros, principalmente para quem vive junto da fronteira. Não estou a ver alguém fazer 100 ou mais km para ir encher o depósito a Espanha.

                          Se podemos ter uma bomba de gasolina e gasóleo a 100 metros de casa, porque não ter também uma de GPL? Há uma falta de infraestruturas, é um facto. Não fosse isso, entre outras coisas e haveria muitos mais carros a GPL por aí.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por João_Bráz Ver Post
                            Sim, 20 km já são dezenas de quilómetros, principalmente para quem vive junto da fronteira. Não estou a ver alguém fazer 100 ou mais km para ir encher o depósito a Espanha.

                            Se podemos ter uma bomba de gasolina e gasóleo a 100 metros de casa, porque não ter também uma de GPL? Há uma falta de infraestruturas, é um facto. Não fosse isso, entre outras coisas e haveria muitos mais carros a GPL por aí.
                            Depende muito das zonas. Eu estive de férias em Medelim e fartei-me de fazer kms sem ver uma única bomba de GPL.

                            Já onde moro (zona de sintra) o que mais há são bombas com GPL, desde galp (2 ou 3), repsol, etc. Isto a menos de 3 kms de distância máxima entre elas. Algumas estão a 500 metros.

                            Comentário


                              #15
                              Tirando casos muito específicos, o gasóleo compensa sempre sobre a gasolina, falando em termos financeiros.

                              O dinheiro que dás a mais na altura da compra é compensado na hora de venderes o carro.

                              E se o venderes com muitos quilómetros, significa que poupaste muito combustível ao longo dos anos. Se o venderes com poucos, ele será altamente valorizado no mercado de usados (pergunta a qualquer profissional do ramo).

                              Isto falando de carros novos.

                              Comentário


                                #16
                                Há carros novos a gasolina que compensam, então com a nova vaga de motores turbinados a gasolina, ainda mais..

                                Para quem não faça muitos km anualmente um carro a gasolina geralmente acaba por compensar ( isto se a versão a gasoleo for mais cara, porque penso que há um ou dois modelos em que apenas existe uma diferença minima..)

                                Depois existem também as preferencias pessoais de cada um, eu não gosto muito de conduzir carros a diesel, sinto que falta ali qualquer coisa..

                                Chega ali um bocado antes das 2000 rpm, pumba pontapé nas costas, chega as 4 mil está a morrer..
                                Editado pela última vez por Indigo; 20 January 2008, 01:46.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por João_Bráz Ver Post
                                  Por vezes, o GPL acaba por compensar mais do que o gasóleo, o unico contra é mesmo a escassez de infraestruturas.
                                  Se morares no Alentejo, Bragança ou Vila Real acredito Fui aos sites da Galp, BP e Repsol e contei 153 postos com GPL Auto, na lista de postos do Autogás estão 279 postos e faltam lá alguns, mas isso já está algo no "forno" a ser feito (aka Mais Gasolina)
                                  Editado pela última vez por eduardomaio; 23 January 2008, 15:11.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                    Se morares no Alentejo, Bragança ou Vila Real acredito Fui aos sites da Galp, BP e Repsol e contei 153 postos com GPL Auto, na lista de postos do Autogás estão 279 postos e faltam lá alguns, mas isso já está algo no "forno" a ser feito
                                    Eu tenho as localizações de todos os postos com GPL em Portugal a aparecerem no Google Earth e nem tenho carro a GPL, é só mesmo por curiosidade e para poder opinar sobre o assunto sem dizer disparates do género "faltam infraestruturas".

                                    E sim, há muita gente que faz mais km para ir a Espanha abastecer do que fariam ao posto GPL mais próximo da sua residência.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                      Uau. Finalmente um tópico "Diesel / GPL / Gasolina" que se destaca dos restantes pela originalidade e porque de facto tem grande pertinência esta questão!!!

                                      Ou seja, o que tu queres dizer é, "como explicar a alguém que um carro a gasolina sem modificações pode de facto compensar?".

                                      Ora, a meu ver, um carro novo a gasolina sem transformar para GPL compensa (estes factores são cumulativos):

                                      - se a diferença de preço entre uma mesma versão e a versão a gasóleo for avultada (EDIT: e a diferença for suficiente para compensar largamente a escolha da versão a gasolina, ao ponto dos quilómetros necessários até os custos se igualarem forem mais do que os quilómetros previstos na vida útil do carro nas mãos do possível futuro propreitário)
                                      - se um carro com motor a gasolina agrada no tipo de condução (há quem prefira o Diesel para o dia-a-dia, como é o meu caso)
                                      - se não se fizerem os quilómetros suficientes para compensar o investimento numa transformação em GPL, no período de vida útil prevista do carro para o proprietário em questão

                                      Estes factores considero-os se o carro é para uso diário.

                                      Se for "segundo carro", ou estritamente de passeio, ou porque "no dia-a-dia uso Diesel e gosto de brincar com o carro a gasolina", aí é mais fácil convencer a pessoa que não vale a pena necessariamente optar pelo Diesel ou até o GPL.

                                      Por exemplo, se eu fosse endinheirado e quisesse um descapotável, se calhar comprava um VW Eos a gasolina e não o transformava para GPL (porque à partida iria usá-lo pouco).
                                      Resposta brilhante... como não tenho mais a acrescentar, subscrevo o q disseste

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ainda recentemente em conversa com um amigo, lhe dizia que quando trocasse de carro continuaria com motor a gasolina. Até porque daqui para a frente o carro passava a circular maioritariamente só aos fins de semana e férias, e não iria fazer mais que 200 km por fim de semana, no máximo dos máximos.

                                        Obtive como pronta resposta: "estás parvo...a gasolina é muito cara".


                                        Acho que isto espelha a diesilização do mercado!

                                        Comentário


                                          #21
                                          deleted

                                          Comentário


                                            #22
                                            deleted

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                              Não podia ter dito melhor que o Jarod Existem vários factores a ter em conta, tanto o gasóleo como o gpl podem não compensar mas muita gente nem pensa na situação e faz uns calculos para ver se o investimento compensa ou não.

                                              Uma pessoa que faça 10.000km por ano provavelmente, dependo do carro, não lhe vai compensar nem gpl nem gasóleo ....
                                              Pois eu faço no meu por ano +- 14000 km e comprei na mesma a gasoil , tenciono ficar com ele durante uns 10 anos (comprei novo), e isso de compensar ou nao é muito subjectivo. Eu prefiro fazer as contas desta maneira: por exemplo, sempre q vou e venho do algarve (+- 840 km) gasto por norma 60 €, enquanto q no antigo carro a otto ia pós 90€. Prefiro pensar nos gastos diarios do q a longo prazo visto q o carro (10/2005 39500km), tem dias de só andar 20km.
                                              Editado pela última vez por NossaCapri; 20 January 2008, 13:28.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eles vão-se revelando! Então preferes no final ficar com menos dinheiro na conta bancária pela questão psicológica de ir à bomba e em vez de €90 gastares €60?

                                                Também não sabia que o preço do gasóleo estava quase a metade do da gasolina

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por João_Bráz Ver Post
                                                  Por vezes, o GPL acaba por compensar mais do que o gasóleo, o unico contra é mesmo a escassez de infraestruturas.
                                                  vamos lá quebrar o mito das vantagens do GPL

                                                  um carro a gasoleo que gaste 6 litros ao preço de 1,20eur
                                                  um carro a gasolina que gaste 12 de GPL a 0,63eur

                                                  se um carro a gasolina já gasta mais em proporção do que um carro a gasoleo, com GLP ainda gasta mais apesar de ser um combustiveis, por enquanto, mais barato.

                                                  o custo de instalação do GLP aliado ao aumento de consumo por litro e aliando tambem a desvalorização...

                                                  ...acho que por enquanto não rende comprar um carro a gasolina e adaptar a GPL....

                                                  o carro a gasoleo é sempre a opção com o custo semanal mais baixo para quem conduz no dia a dia
                                                  o gasoleo tem o menor preço por kilometro que de momento existe.

                                                  quando o glp virar moda e os preços subirem em flecha... o k se irá dizer?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tu podes explicar o lado racional mas a mistica o orgulho o status de ter um gasoleo é outra coisa.

                                                    Basicamente fazes como eu, riu-me

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                      Eles vão-se revelando! Então preferes no final ficar com menos dinheiro na conta bancária pela questão psicológica de ir à bomba e em vez de €90 gastares €60?

                                                      Também não sabia que o preço do gasóleo estava quase a metade do da gasolina
                                                      Prefiro ficar com menos dinheiro na conta se puder deixar de dar mama a chulos das gasolineiras com o preço a q está a gasolina, nao é q o gasoil seja tamb muito barato hoje em dia mas sempre doi menos ao pagar e faço o mesmo q faria com um a otto .
                                                      O amigo antes de mandar bitaites pós almoço domingueiro, faça o seguinte: pegue em 2 carros, 1 a otto e outro a gasoil, faça os tais 840 km sempre em AE e depois diga-me qual diferença q deu ao atestar o deposito nos 2.Ps: os valores dei sao arredondados, umas vezes mais outras vezes menos mas anda por aí.
                                                      Editado pela última vez por NossaCapri; 20 January 2008, 13:45.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Como sabem as pessoas nem sempre recorrem à lógica para resolver as coisas, são sempre influenciadas pro algo. Se o mundo fosse lógico, ñ tinhamos tanta coisa como existe, logo muitas pessoas são influenciadas pelo mundo Diesel, que até agora estava "esquecido".

                                                        É verdade que 1 carro diesel ñ desvaloriza tanto, mas para quem faz poucos km diários, ou para quem vai ao Algarve 3 vezes por ano? compensa? 1 carro a gasóleo, tem mais manutenção, é mais caro, e acho que o pessoal ñ troca de carro de 4 em 4 anos. Pelo menos ñ é isso q eu vejo... com os carros todos que passam por mim diariamente.. logo para q dizer q em troca o carro diesel vai ser mais valorizado?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                                                          vamos lá quebrar o mito das vantagens do GPL

                                                          um carro a gasoleo que gaste 6 litros ao preço de 1,20eur
                                                          um carro a gasolina que gaste 12 de GPL a 0,63eur

                                                          se um carro a gasolina já gasta mais em proporção do que um carro a gasoleo, com GLP ainda gasta mais apesar de ser um combustiveis, por enquanto, mais barato.

                                                          o custo de instalação do GLP aliado ao aumento de consumo por litro e aliando tambem a desvalorização...

                                                          ...acho que por enquanto não rende comprar um carro a gasolina e adaptar a GPL....

                                                          o carro a gasoleo é sempre a opção com o custo semanal mais baixo para quem conduz no dia a dia
                                                          o gasoleo tem o menor preço por kilometro que de momento existe.

                                                          quando o glp virar moda e os preços subirem em flecha... o k se irá dizer?
                                                          É assim eu também sou apologista do gasóleo, sobretudo porque o meu carro tem uma autonomia de 1300km e eu consigo médias de 5L/100.

                                                          No entanto, há muitos carros a GPL que consomem menos de 12 litros aos 100! E aí, a preços actuais, compensa em relação a alguns carros a gasóleo.

                                                          Quanto ao valor de retoma, creio que quem instala GPL no carro é para ficar com ele muitos anos, por isso a importância do valor de retoma é deveras residual. Além do mais um carro a gasolina vale menos no mercado de usados do que um carro a GPL. Claro que há carros como os clássicos onde convém mantê-los "de origem" para não perderem valor (ou piada) e aí é sacrilégio transformar um a gasolina para GPL, ou fazer Xuning, ou fazer não-sei-quê para que o motor a gasóleo "dê mais", etc.

                                                          Falaste também de "quando os preços do GPL aumentarem"... mas é assim o GPL ainda tem muito que subir até que deixe de compensar!

                                                          Eu por acaso prefiro Diesel porque no dia-a-dia tem mais a ver com o meu estilo de condução, e porque prezo autonomia. Abasteço e só volto às bombas passados 1300km. Para eu ter um carro a gasolina, seria para acelerar com ele, e no dia-a-dia não vejo interesse nisso. Porém, se adorasse carros a gasolina para o dia-a-dia aí considerava a hipótese GPL, apenas se fizesse km suficientes para compensar o investimento na instalação.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Dano Ver Post
                                                            Como sabem as pessoas nem sempre recorrem à lógica para resolver as coisas, são sempre influenciadas pro algo. Se o mundo fosse lógico, ñ tinhamos tanta coisa como existe, logo muitas pessoas são influenciadas pelo mundo Diesel, que até agora estava "esquecido".

                                                            É verdade que 1 carro diesel ñ desvaloriza tanto, mas para quem faz poucos km diários, ou para quem vai ao Algarve 3 vezes por ano? compensa? 1 carro a gasóleo, tem mais manutenção, é mais caro, e acho que o pessoal ñ troca de carro de 4 em 4 anos. Pelo menos ñ é isso q eu vejo... com os carros todos que passam por mim diariamente.. logo para q dizer q em troca o carro diesel vai ser mais valorizado?
                                                            Atençao q eu frizei q no meu caso será para usar no min 10 anos, é obvio q para trocar de 4 em 4 nao me compensa. Comprei este a gasoil e estou satisfeito com os gastos q tenho tido com ele, geralmente atesto 40€ por mês mas nem sempre é assim visto q na minha profissao tenho muitas folgas e ponho-me a andar daqui pra fora, se fosse a otto ja tava mais limitado. Inclusivé entrei ontem de ferias e já estou a planear uma ida á Normandia pra esta semana (+-3800km), e vou no meu veiculo a gasoil.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X