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A mão de Deus

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    A mão de Deus

    Ressuscitando um tópico antigo, cujo registo se perdeu, deixo aqui, de novo, mais uma reflexão sobre como os automóveis, no dia a dia e na estrada, poderiam e deveriam ser...:

    Muitos de vós tendes formação em engenharia (outros tantos não têm...) e tendes a preocupação, aliás aqui já sobejamente demonstrada, dos resultados que, todos os dias, os acidentes de viação provocam em mortes estúpidas e outros danos humanos trágicos tão evitáveis...

    As leis da física demonstram, claramente, que a desaceleração da massa proporciona, de forma directamente proporcional, um dano correspondente à velocidade praticada...

    Impressiona-me, sobremaneira, o não haver uma mão de Deus, em cada local, para que, no derradeiro momento de um acidente, cada corpo pudesse sair da brutalidade de um impacto que rouba a centelha a que chamamos VIDA.

    Por isso pergunto: Estando a técnica tão desenvolvida não existirá a possibilidade de construir uma estrutura protectora que, no plano físico, pudesse substituir (quiçá) a mão de Deus que falta (...)?

    Vejamos a forma natural das coisas:

    Do que se conhece, o ovo é a forma protectora pré-nascitura que protege o embrião... A forma ovóide é a forma estrutural que tem, ao longo dos milénios, protegido as estruturas edificadas pelo Homem...

    A forma oval tem, ao que se sabe, uma determinada resistência acrescida a impactos... Então, pergunto, porque não foi, ainda, aplicada como “célula de sobrevivência” no local em que cada ser humano se encontra sentado em um qualquer transporte, usando essa mesma forma?...

    Materiais? Há resmas deles hoje em dia resistentes ao calor, ao choque, à deformação...
    No interior? Há air bags que se podem adaptar morfologicamente ao corpo, com um enchimento mais durável...

    Como? Experimentem desenhar um ovo (à escala da dimensão humana) e coloquem-lhe lá dentro um assento e um ser humano... Cabe? Muito bem...

    Pode ser, por exemplo, adaptado a um lugar num qualquer avião comercial? Num qualquer lugar de um automóvel?...

    É impossível atento à grandeza de determinadas forças? Pois... Mas será assim tão taxativo? Não valerá a pena experimentar?...

    Será que não funcionará, no futuro, uma estrutura deste tipo?

    Depois mudo o tópico de local, conforme o mesmo se orientar em função do seu desenvolvimento!


    #2
    Essa história do ovo... Querem que o pessoal todo compre um Ford Ka? É isso?

    Comentário


      #3
      o smart esta´perto disso...

      mas acho que o impacto forte faz partir os ossinhos todos sem "ovo" ou com "ovo"

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
        o smart esta´perto disso...

        mas acho que o impacto forte faz partir os ossinhos todos sem "ovo" ou com "ovo"
        Bem me parecia que alguém "mais antigo" se lembraria do tópico original!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
          Bem me parecia que alguém "mais antigo" se lembraria do tópico original!
          era sobre isso!

          http://br.youtube.com/watch?v=ju6t-yyoU8s

          Comentário


            #6
            É a chamada célula de sobrevivência... ainda não existe devido aos elevados custos (fibra de carbono, etc...).

            Já agora uma das coisas que sempre me intrigou é o facto apostarem nas zonas deformáveis e não numa célula tipo monocoque que teria de ser altamante rija.
            Digo eu que mais vale sentir o choque imediato do que "apanhar" com aço no corpo...

            Comentário


              #7
              Será esse pensamento tão "trigo limpo farinha amparo"? Não andaremos nós actualmente em ovos sem o sabermos?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Tuaregue Ver Post
                É isso, ou quase! A ideia inicial consistia sobre o conceito "um lugar, um ovo" que tanto poderia ser aplicada a um espaço/ocupante automóvel, como podia ser aplicada a uma célula de sobrevivência (em forma de ovo) de cada lugar de um passageiro, por exemplo num avião...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                  É a chamada célula de sobrevivência... ainda não existe devido aos elevados custos (fibra de carbono, etc...).

                  Já agora uma das coisas que sempre me intrigou é o facto apostarem nas zonas deformáveis e não numa célula tipo monocoque que teria de ser altamante rija.
                  Digo eu que mais vale sentir o choque imediato do que "apanhar" com aço no corpo...
                  Porque o que conta, para alem da existência de danos externos, é o evitar de danos internos....

                  A aceleração é a variação da velocidade ao longo do tempo. A "desaceleração" é portanto uma aceleração em sentido contrario ( travagem)

                  Agora imagina passar dos 100km/h num segundo...
                  E esses mesmos 100Km/h em 2 segundos...

                  O simples facto de teres mais tempo de colisão diminui drasticamente a aceleração ( "desaceleração") a que o corpo está sujeito

                  O aumentar o tempo de colisão é precisamente um dos papeis das estruturas de deformação programada, ao mesmo tempo que afastam componentes estruturais dos ocupantes e dissipam a energia por todo o carro, para que não seja toda absorvida pelo nosso corpo..


                  Uma estrutura rígida transferiria TODA a energia da colisão directamente para os ocupantes...

                  Quanto mais se deforma programada mente um carro melhor, longe vão os tempos em que quanto mais duro era o carro melhor era a ideia de segurança.,..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                    Será esse pensamento tão "trigo limpo farinha amparo"? Não andaremos nós actualmente em ovos sem o sabermos?
                    Acho que ainda falta uma parte da casca desse ovo que imagino desde há anos...

                    Comentário


                      #11
                      as treliças tambem tem propriedades fisicas muito interessantes!

                      Comentário


                        #12
                        Estamos bem melhor que à 10 anos atrás mas tenho ideia que se pode melhorar mais.

                        Basta olhar para o que se faz na competição.


                        A dúvida das marcas será: "Será que temos compradores para isto?"

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                          Porque o que conta, para alem da existência de danos externos, é o evitar de danos internos....

                          A aceleração é a variação da velocidade ao longo do tempo. A "desaceleração" é portanto uma aceleração em sentido contrario ( travagem)

                          Agora imagina passar dos 100km/h num segundo...
                          E esses mesmos 100Km/h em 2 segundos...

                          O simples facto de teres mais tempo de colisão diminui drasticamente a aceleração ( "desaceleração") a que o corpo está sujeito

                          O aumentar o tempo de colisão é precisamente um dos papeis das estruturas de deformação programada, ao mesmo tempo que afastam componentes estruturais dos ocupantes e dissipam a energia por todo o carro, para que não seja toda absorvida pelo nosso corpo..


                          Uma estrutura rígida transferiria TODA a energia da colisão directamente para os ocupantes...

                          Quanto mais se deforma programada mente um carro melhor, longe vão os tempos em que quanto mais duro era o carro melhor era a ideia de segurança.,..
                          Certo.

                          Mas imagina, também, o interior de um ovo e todo o efeito acrescido que a clara tem na protecção da gema, para além da forma protectora do próprio ovo!... Agora "transporta" esse conceito para a protecção de um ser humano!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                            Estamos bem melhor que à 10 anos atrás mas tenho ideia que se pode melhorar mais.

                            Basta olhar para o que se faz na competição.


                            A dúvida das marcas será: "Será que temos compradores para isto?"
                            Financiamento, ora bem!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                              Certo.

                              Mas imagina o interior de um ovo e todo o efeito que a clara tem, também, na protecção da gema, para além da forma protectora do próprio ovo!... Agora "transporta" esse conceito para a protecção de um ser humano!
                              Vi uma coisa do género num filme qualquer futurista.
                              Um gajo despista-se e o carro cria um género de espuma, semelhante à dos kits de reparação de furos, que enche o habitáculo e protege-o do impacto.

                              Claro que foi um filme mas penso que a ideia que se quer transmitir é esta

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                                Vi uma coisa do género num filme qualquer futurista.
                                Um gajo despista-se e o carro cria um género de espuma, semelhante à dos kits de reparação de furos, que enche o habitáculo e protege-o do impacto.

                                Claro que foi um filme mas penso que a ideia que se quer transmitir é esta
                                Exactamente!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                                  Vi uma coisa do género num filme qualquer futurista.
                                  Um gajo despista-se e o carro cria um género de espuma, semelhante à dos kits de reparação de furos, que enche o habitáculo e protege-o do impacto.

                                  Claro que foi um filme mas penso que a ideia que se quer transmitir é esta

                                  Demolition Man.A quantidade crescente de air-bags,num carro,cada vez aproxima mais essa cena da realidade

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                    É a chamada célula de sobrevivência... ainda não existe devido aos elevados custos (fibra de carbono, etc...).

                                    Já agora uma das coisas que sempre me intrigou é o facto apostarem nas zonas deformáveis e não numa célula tipo monocoque que teria de ser altamante rija.
                                    Digo eu que mais vale sentir o choque imediato do que "apanhar" com aço no corpo...
                                    nao vás por ai, tal como o foliv explicou nao morres do aço mas morres das aceleraçoes do acidente, e se nao houver deformaçao a aceleração passa toda para o teu corpo e o nosso corpo nao reage muito bem a isso.

                                    agora, a ideia do gel era interessante...tinha era de permitir também a diminuiçao da aceleração negativa ao longo do tempo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O conceito de "carro tanque" é tão 80's.

                                      Estamos no século das estruturas de deformação programada, há quem queira andar para trás?

                                      Já se tentou isto no Smart, por duas vezes até, e os resultados foram francamente maus.

                                      ps: sim, o Smart é um carro mau no que toca à segurança. O 1º Fortwo (City Coupé) teve umas tremidas 3 estrelas e o modelo de 2007 teve apenas 4. Já em termos de segurança para peões (!) deve ser o pior modelo alguma vez testado pelo Euroncap.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                        Ressuscitando um tópico antigo, cujo registo se perdeu, deixo aqui, de novo, mais uma reflexão sobre como os automóveis, no dia a dia e na estrada, poderiam e deveriam ser...:

                                        Muitos de vós tendes formação em engenharia (outros tantos não têm...) e tendes a preocupação, aliás aqui já sobejamente demonstrada, dos resultados que, todos os dias, os acidentes de viação provocam em mortes estúpidas e outros danos humanos trágicos tão evitáveis...

                                        As leis da física demonstram, claramente, que a desaceleração da massa proporciona, de forma directamente proporcional, um dano correspondente à velocidade praticada...

                                        Impressiona-me, sobremaneira, o não haver uma mão de Deus, em cada local, para que, no derradeiro momento de um acidente, cada corpo pudesse sair da brutalidade de um impacto que rouba a centelha a que chamamos VIDA.

                                        Por isso pergunto: Estando a técnica tão desenvolvida não existirá a possibilidade de construir uma estrutura protectora que, no plano físico, pudesse substituir (quiçá) a mão de Deus que falta (...)?

                                        Vejamos a forma natural das coisas:

                                        Do que se conhece, o ovo é a forma protectora pré-nascitura que protege o embrião... A forma ovóide é a forma estrutural que tem, ao longo dos milénios, protegido as estruturas edificadas pelo Homem...

                                        A forma oval tem, ao que se sabe, uma determinada resistência acrescida a impactos... Então, pergunto, porque não foi, ainda, aplicada como “célula de sobrevivência” no local em que cada ser humano se encontra sentado em um qualquer transporte, usando essa mesma forma?...

                                        Materiais? Há resmas deles hoje em dia resistentes ao calor, ao choque, à deformação...
                                        No interior? Há air bags que se podem adaptar morfologicamente ao corpo, com um enchimento mais durável...

                                        Como? Experimentem desenhar um ovo (à escala da dimensão humana) e coloquem-lhe lá dentro um assento e um ser humano... Cabe? Muito bem...

                                        Pode ser, por exemplo, adaptado a um lugar num qualquer avião comercial? Num qualquer lugar de um automóvel?...

                                        É impossível atento à grandeza de determinadas forças? Pois... Mas será assim tão taxativo? Não valerá a pena experimentar?...

                                        Será que não funcionará, no futuro, uma estrutura deste tipo?

                                        Depois mudo o tópico de local, conforme o mesmo se orientar em função do seu desenvolvimento!



                                        Basta ver o protótipo do Smart...

                                        Comentário


                                          #21
                                          É necessário realmente zonas de deformação para absorver as desacelerações, mas apesar de as células de sobrevivência serem já bastante elaboradas, haverá ainda muito para fazer.
                                          A fibra de carbono ainda é mais cara que o aço e a produção é cara por causa do tempo de cozedura e preço do autoclave, manufactura, além de limitada em termos de escala.
                                          Existem muitos materiais que não são explorados (ligas de memória, nanotecnologias) mas acredito que num futuro próximo sejam aplicadas. Se virmos bem, a tecnologia está a avançar muito rapidamente mas acho q a prioridade dos construtores, depois da grande aposta em sistemas de segurança desde meados de 90 até há bem pouco tempo, é a redução de emissões e a criação de trens motrizes mais eficientes e ecológicos (não tenho dúvidas da introdução em grande escala de motores eléctricos).

                                          Lembrei-me agora do Think, aquele carro eléctrico q agora é da Ford, lembro-me de ver um tipo a bater com uma marreta no pára-choques de espuma e depois aquilo a voltar a ficar ok outra vez...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
                                            O conceito de "carro tanque" é tão 80's.

                                            Estamos no século das estruturas de deformação programada, há quem queira andar para trás?

                                            Já se tentou isto no Smart, por duas vezes até, e os resultados foram francamente maus.

                                            ps: sim, o Smart é um carro mau no que toca à segurança. O 1º Fortwo (City Coupé) teve umas tremidas 3 estrelas e o modelo de 2007 teve apenas 4. Já em termos de segurança para peões (!) deve ser o pior modelo alguma vez testado pelo Euroncap.
                                            Não se trata de andar para trás, mas de avançar um bom bocado...

                                            Repara que na F1 encontram-se reunidos os dois conceitos, o da célula de sobrevivência e a deformação como forma de absorver e dissipar a energia dos acidentes!

                                            O que "proponho" é o alargamento desse conceito para os automóveis, comboios, aviões...

                                            Comentário


                                              #23
                                              E eu a pensar que este tópico era sobre o golo do Maradona no Mundial de 86 !! :D

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                                Porque o que conta, para alem da existência de danos externos, é o evitar de danos internos....

                                                A aceleração é a variação da velocidade ao longo do tempo. A "desaceleração" é portanto uma aceleração em sentido contrario ( travagem)

                                                Agora imagina passar dos 100km/h num segundo...
                                                E esses mesmos 100Km/h em 2 segundos...

                                                O simples facto de teres mais tempo de colisão diminui drasticamente a aceleração ( "desaceleração") a que o corpo está sujeito

                                                O aumentar o tempo de colisão é precisamente um dos papeis das estruturas de deformação programada, ao mesmo tempo que afastam componentes estruturais dos ocupantes e dissipam a energia por todo o carro, para que não seja toda absorvida pelo nosso corpo..


                                                Uma estrutura rígida transferiria TODA a energia da colisão directamente para os ocupantes...

                                                Quanto mais se deforma programada mente um carro melhor, longe vão os tempos em que quanto mais duro era o carro melhor era a ideia de segurança.,..
                                                Em relação a aumentar o tempo de colisão estamos a falar em quantidade de tempo insignificante, milésimos de segundo, não é por aí.

                                                Dissipar a energia concordo mas seria fundamental estar a associada a uma célula de sobrevivência rígida, sem este pormenor não serve de muito a dissipação de energia num embate a uma velocidade mais elevada.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Podiam era desenvolver alguns estudos q já foram feitos e q podiam trazer certamente bastante riqueza p nosso pais pois temos essa materia prima em abundancia ( apesar de pagarem p nos livrarmos dela): cortiça

                                                  Já vi diversos programas em q a utilização da cortiça (ou um derivado) em zonas do automovel diminuia em 30% os efeitos de uma colisão (isto desde q utilizando tb os outros dispisitivos de segurança, claro). Ora 30% significa a diferença entre a vida e a morte ou entre a incapacidade total e uma incapacidade transitoria...
                                                  E nem é um produto caro. Logo, talvez mais vantajoso q gel de polimero XPTO ou espuma extramegabuéexpansora desenvolvida pela Nasa

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Já ouviram falar em excesso de população...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                                      Podiam era desenvolver alguns estudos q já foram feitos e q podiam trazer certamente bastante riqueza p nosso pais pois temos essa materia prima em abundancia ( apesar de pagarem p nos livrarmos dela): cortiça

                                                      Já vi diversos programas em q a utilização da cortiça (ou um derivado) em zonas do automovel diminuia em 30% os efeitos de uma colisão (isto desde q utilizando tb os outros dispisitivos de segurança, claro). Ora 30% significa a diferença entre a vida e a morte ou entre a incapacidade total e uma incapacidade transitoria...
                                                      E nem é um produto caro. Logo, talvez mais vantajoso q gel de polimero XPTO ou espuma extramegabuéexpansora desenvolvida pela Nasa
                                                      Pode não ser um produto caro, mas depois tem de levar tratamento adequado e para além de ter de ser moldado, por isso deve logo inviabilizar a sua utilização.
                                                      Já se sabe que os construtores querem é ter o maior lucro possivel...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Pode parecer estranho mas já vi um estudo que defendia a utilização de madeira em zonas de deformação, e do que vi desses testes, o comportamento até era porreiro!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ovo? Deixa cair um ovo no chão de uma altura de 20 cm e vê o que acontece..

                                                          De facto, como já disseram, a física não admite milagres. Numa colisão há sempre variações de velocidade e a melhor maneira de evitar lesões é prolongar esta variação no máximo período de tempo.

                                                          Trocado por miúdos: o carro ideal ao colidir, desacelera de forma contínua durante o máximo de tempo, sem contudo deformar a zona do habitáculo. Daí os carros actuais serem rígidos na zona do habitáculo e "moles" à frente e atrás.

                                                          Um carro infinitamente rígido não teria qualquer dano na sua estrutura, mas a desaceleração seria tão violenta que os órgãos internos das pessoas rebentariam...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Uma célula individual para cada passageiro? Isso depois dá muito trabalho aspirar o carro por dentro já para não falar do facto de, quem gosta de conduzir com uma mão no volante e outra nas pernas da passageira do lado, como é? Faz um buraco no ovo?

                                                            Comentário

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