Anúncio

Collapse
No announcement yet.

94 vs 06

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    94 vs 06

    Pois é, ontem eu e um amigo fizemos um teste de velocidade aos nossos bólides, sendo que o meu carro é um punto mk1 elx 75 de 94, e o do amigo é um swift DDiS.
    Devo dizer que o nosso "teste" foi feito em recinto próprio, longe do trânsito e de 3ºs ( propriedade do meu amigo). De inicio pensei que apenas fosse ter algum avanço no arranque, dado que até o turbo do suzuki entrar eu ja estaria um pouco mais a frente, mas enganei-me redondamente, não só ganhei no arranque como dai para a frente fui ganhando mais e mais terreno, tanto que ao fim de 5KM+- já devia ter cerca de 6 carros de avanço. Depois fizemos o mesmo teste mas em andamento e de 2º engrenada, outra vez o suzuki para trás. O teste final fizemo-lo ja é estrada aberta e em subida mto ingreme ( pq ai não se excede mto o limite dado q os carros não andam mto) mais concretamente do ic16, onde iniciamos ambos em 2º e fomos por ai fora, mais uma vez pensei que fosse ficar para trás, o que realmente aconteceu de inicio, mas apartir do momento que a 2º do suzuki esgotou, comecei de novo a ganhar terreno, e com a 3º mais curta do mesmo (120KM/h) e com uma 4º que não pemite com tamanha inclinação ganhar velocidade, o punto acabou por ganhar algum terreno, pq a 3º atinge 130km\h e chegar primeiro ao topo.
    Tenho q ser justo e referir que o suzuki tem pneus 205 montados e o meu punto apenas 165, mas nunca pensei ter mais andamento que o suzuki mesmo nestas condições, pensei sempre andar na cola dele.

    P.S. Partilhei a minha experiência não por ser fanfarrão, mais sim pq fiquei espantado, e posso dizer que percorro todo o ic16 até Expo diáriamente sempre a 80 KM\H por isso não me julgem acelera. É verdade eu nem nunca tinha atingio tamanha velocidade como no teste com este carro e já o tenho á mais de 1 ano.
    Editado pela última vez por pipiland; 25 January 2008, 20:10.

    #2
    Originalmente Colocado por pipiland Ver Post
    Pois é, ontem eu e um amigo fizemos um teste de velocidade aos nossos bólides, sendo que o meu carro é um punto mk1 elx 75 de 94, e o do amigo é um swift d4d.
    Devo dizer que o nosso "teste" foi feito em recinto próprio, longe do trânsito e de 3ºs ( propriedade do meu amigo). De inicio pensei que apenas fosse ter algum avanço no arranque, dado que até o turbo do suzuki entrar eu ja estaria um pouco mais a frente, mas enganei-me redondamente, não só ganhei no arranque como dai para a frente fui ganhando mais e mais terreno, tanto que ao fim de 5KM+- já devia ter cerca de 6 carros de avanço. Depois fizemos o mesmo teste mas em andamento e de 2º engrenada, outra vez o suzuki para trás. O teste final fizemo-lo ja é estrada aberta e em subida mto ingreme ( pq ai não se excede mto o limite dado q os carros não andam mto) mais concretamente do ic16, onde iniciamos ambos em 2º e fomos por ai fora, mais uma vez pensei que fosse ficar para trás, o que realmente aconteceu de inicio, mas apartir do momento que a 2º do suzuki esgotou, comecei de novo a ganhar terreno, e com a 3º mais curta do mesmo (120KM/h) e com uma 4º que não pemite com tamanha inclinação ganhar velocidade, o punto acabou por ganhar algum terreno, pq a 3º atinge 130km\h e chegar primeiro ao topo.
    Tenho q ser justo e referir que o suzuki tem pneus 205 montados e o meu punto apenas 165, mas nunca pensei ter mais andamento que o suzuki mesmo nestas condições, pensei sempre andar na cola dele.

    P.S. Partilhei a minha experiência não por ser fanfarrão, mais sim pq fiquei espantado, e posso dizer que percorro todo o ic16 até Expo diáriamente sempre a 80 KM\H por isso não me julgem acelera. É verdade eu nem nunca tinha atingio tamanha velocidade como no teste com este carro e já o tenho á mais de 1 ano.


    Eu tambem já tive um 75elx,e confirmo é bastante rápido,e anda bem
    190kmh!!!
    Agora tenho um g.punto 90cv ,o g.p é mais rápido em tudo menos em baixas!!!!

    Comentário


      #3
      75cv vs 70cv, ainda por cima num carro mais leve é normal que isso aconteça.

      A minha namorada tem um Swift 1.3 93cv. Com esse já não te ficavas a rir.

      Comentário


        #4
        Boas, para mim não era obvio que ia ganhar neste teste, 1º pq o carro já conta com 150.000 km, e depois como é mto raro andar passar dos 120 pensei q o carro estivesse "preso". Por outro lado serve para mostrar a algumas pessoas q afinal os carros a gasóleo de baixa cilindrada não são tão rapidos como parecem ( devido ao chamado kick que dá essa ilusão).
        Em relação ao swift de 93cv, ai ja ia ser renhido, e tenho quase a certeza que ia andar colado, mas na retaguarda. heheheh.
        Já agora aproveito para dizer que preferiamil vezes tero swiftque o meu velhinho punto, é que a segurança conta muito.

        Comentário


          #5
          Boas.
          O q é um swift d4d?

          Comentário


            #6
            Boas é parvoice minha hehehehe, DDiS.
            E pelo que vi o suzuki tem 75cv, a não que a versão de 06 tenha apenas 70.

            Comentário


              #7
              Que eu saiba, os Swift sairam com o 1.3 JTD 70cv. Iam fazer agora um pequeno facelift e introduzir o de 75cv. Se é de 2006 é de 70cv.

              Comentário


                #8
                Esse suzuki tem o motor dos corsas e puntos (cdti e jtd, respectivamente), não tem? O de 70cv?
                Apesar de ficares espantado, esse resultado não é assim tão surpreendente e passo a explicar porquê: o motor diesel tem aquela espera terrível do turbo, o que torna o motor lento se não se arrancar já com ele acelerado... e depois o motor do Punto, para além de estar montado num carro mais leve, tem uma "energia" impressionante... Até duvido que tenha apenas 75cv... Parabéns É um motor italiano!

                Uma vez vi um Punto 1.2 16v (75cv) de 2001 a ganhar a um Polo 1.4 75cv de 2000 em apenas escassos 400m

                Cumps

                Comentário


                  #9
                  O peso tem imensa influência.

                  Em 1995/6 ia eu com um Honda civic EX (75cv) de um amigo meu e atrás vinha o namorado da minha irmã no seu uno 60s.

                  Numa recta a subir, expremi o civic todo e o uno nunca se afastou (ia atrás).

                  O dono do uno nem queria acreditar que eu ia a fundo no civic.

                  Ali a diferença fundamental foi o peso. O motores fiat são nervosos, mas de 60 para 75 cavalos ainda vai uma diferença, e à primeira vista o civic devia andar mais, mas não...

                  Comentário


                    #10
                    Realmente aquela 2ª parece que depois da 4500 ainda da mais um extra e a 3ª tb é engraçada. Qd arrancamos os dois 2ª em segunda pensei que ja tinha ido, visto estarmos nas 2000RPM, mas pelos visto não. Só tenho pena que a suspensão seja tão má, curvas com depressão do pavimento é para fazer com muita cautela.
                    Não tenho boa imagem da fiat, mas os motores sempre foram mto bons e a sonoridade tb é do melhor dentro do segmento.

                    Comentário


                      #11
                      Epá, grande recta tem esse teu amigo na propriedade dele. 5Km de recta em recinto privado, nem o Top Gear tem essa benesse...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                        Epá, grande recta tem esse teu amigo na propriedade dele. 5Km de recta em recinto privado, nem o Top Gear tem essa benesse...
                        Tava a ver q era eo o único q reparava, será um aerodromo?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pedro_samuca Ver Post
                          Esse suzuki tem o motor dos corsas e puntos (cdti e jtd, respectivamente), não tem? O de 70cv?
                          Apesar de ficares espantado, esse resultado não é assim tão surpreendente e passo a explicar porquê: o motor diesel tem aquela espera terrível do turbo, o que torna o motor lento se não se arrancar já com ele acelerado... e depois o motor do Punto, para além de estar montado num carro mais leve, tem uma "energia" impressionante... Até duvido que tenha apenas 75cv... Parabéns É um motor italiano!

                          Uma vez vi um Punto 1.2 16v (75cv) de 2001 a ganhar a um Polo 1.4 75cv de 2000 em apenas escassos 400m

                          Cumps
                          N será 80?

                          já agora, se bem me lembro o punto do relato tem 12v, certo?

                          Comentário


                            #14
                            O Punto mk2 de 2001 é o 1.25 de 80cv e 16V, o Punto mk1 é de 75cv e tb deve ter 16v e ainda havia o de 85cv.

                            Esse punto mk2 80cv andava muito bem mesmo e tinha um ronco a motor de 100 e mts cavalos de baixa cilindrada.
                            Editado pela última vez por Cagi; 26 January 2008, 00:48.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                              O Punto mk2 de 2001 é o 1.25 de 80cv e 16V, o Punto mk1 é de 75cv e tb deve ter 16v e ainda havia o de 85cv.

                              Esse punto mk2 80cv andava muito bem mesmo e tinha um ronco a motor de 100 e mts cavalos de baixa cilindrada.
                              o primeiro 75, elx por exemplo, n era o mesmo motor dos seguintes.
                              O 1.2 de 85, n tem nada a ver c o de 75. Já estiva a ver e confirma-se, 73cv para as primeiras unidades e 85 cv a partir de 1997.
                              Vou ver se csgo ver a questão das 12v.
                              Editado pela última vez por ESPRIT; 26 January 2008, 00:53.

                              Comentário


                                #16
                                Primeiro um esclarecimento
                                O Punto I 75, não é mais do que um 1.2 e 8 valvulas.

                                Segundo, com um motor desses e ainda não o experimentaste em toda a sua glória? eheh
                                Aqui em casa já tivemos desses 1.2, e dá um gozo brutal explorá-los.
                                Acima das 4500 até às 6000 parece que ganha nova alma e dá um gozo puxar por ele, e com um belo ronco para motor tão pequeno e 4 cil.

                                Quando esse motor ganhou as 16v, felizmente não perdeu o carácter. Na realidade ainda ficou melhor, e consumia menos...louco.

                                O problema desses motores sempre foi o resto da embalagem.

                                O chassis dos Puntos I e do II nunca estiveram ao nivel desses motores.

                                No entanto, se tivesse oportunidade, agarrava logo as chaves. Motores cheisos de alma.

                                Aproveita bem esse motor. São tipicamente italianos em carácter. Puxa por ele, que até agradece.

                                É óbvio que nunca pensei no Swift 1.3 DDis como o vencedor desse embate. Apesar de ter motor italiano, é das coisas mais chatas e frustrantes que poderiam colocar num automóvel para locomovê-lo.
                                Também tive a minha dose desse motor num Punto II. E bastou.

                                Comentário


                                  #17
                                  Quando havia ca em casa o Punto mk2 80cv muitas vezes pensei se no meu 206 estivesse esse em vez do 1.4 HDi que mesmo chipado a partir de certa velocidade era bem mais curto e limitado alem do som ser foleiro comparativamente com o 1.25 do Punto.

                                  A mim so me apetecia levar aquilo a bater no fundo das rpm...mm a curvar sem dar a ideia de ser tao eficaz como o 206, no entanto eram carros diferentes e com o punto fiz passagens em curva mm a maluca apenas a frente começava a perder motricidade e notava-se um torcer coisa que no 206 nao acontecia pois parece um bloco e tem pneus piores alem de ser a pior versao em termos de acabamento de chassis (XA).

                                  Ja andei em 3 206 e o meu era o pior em estabilidade e o que adorna mais em curva (eram um XS 1.6 hdi comercial, um 1.6 Gti e o meu XA 1.4 hdi), agora se passa la a mesma velocidade isso ja nao sei e é uma questao daquilo que o condutor é capaz de fazer e em estrada as vezes so indo a certos limites é que se começam a notar os limites de aderencia num ou noutro modelo.
                                  Editado pela última vez por Cagi; 26 January 2008, 01:51.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boas, em relação ao dados técnicos do carro, o que foi dito está correcto, é 1.2 73CV e 8V.
                                    Qt. á propieradade do amigo, ainda á pessoas com mtoooooooo dinheiro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pipiland Ver Post
                                      Boas, em relação ao dados técnicos do carro, o que foi dito está correcto, é 1.2 73CV e 8V.
                                      Qt. á propieradade do amigo, ainda á pessoas com mtoooooooo dinheiro.
                                      Acredito, mas andam de Swift ?


                                      Em relacao ao comparativo, a grande diferenca é mesmo peso e tamanho de borracha

                                      Comentário


                                        #20
                                        Há quem tenha muito dinheiro e tenha carros baratos e quem tenha pouco e ande com grandes máquinas.

                                        Infelizmente o que se passa mais por cá é pessoal a viver para pagar os carros e a manutenção que eles tem.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pois é para terminar esta "saga" voltei ao encontro do Swift do meu amigo, desta vez mais vitaminado, Repro. para 95Cv sem catalizador, bla bla bla, e ficou com +-100cv foi alterado também o corte do motor para poder dar mais um bocadinho de ponta ( na minha opinião tudo isto só serve para dar cabo do carro, mas enfim ). Claro que o punto está o mesmo.
                                          Partimos então para a nossa corrida para ver qual o menos lento. De salientar que o punto levava o deposito com +-30 lts de combustivel e o swift perto da reserva ( muito sabido o meu amigo). Logo no arranque em 2ª foi bem visivel a cavalagem extra que o swift agora dispõem, se com 70 cv eu ia embora lentamente, agora foi o inverso, ficando o swift totalmente à minha frente tendo como avanço a sua traseira sobre a minha frente (pensei bem isto vai correr mesmo mto mal) mas á medida que as mudanças do swift se iam esgotando ( 2ª, 3ª), e com o punto ainda a dar um extra, acabei por passar o swift ( tinha o nariz do carro como vantagem), mas apatir dos 160 de novo o swift foi ganhado ligeiro avanço, até q o punto o deixou ir embora apartir dos 180 (apenas com o efeito de cone conseguia continuar colado a ele, porque lado a lado como decorreu o nosso teste isso não acontecia apartir da velocidade mencionada).

                                          Conclusão fiquei mais uma vez espantado com o meu punto, que tanta gasolina consome e por isso me obriga a ir a 80 para o trabalho, para que o depósito "dure" 700 KM hehehe.
                                          Agora a sério bem sei que nesta brincadeira devo ter gasto o dobro de combutivel do swift, mas cada vez mais tiro a conclusão que muita gente tem a ilusão que um carro a diesel da nova geração tem muito melhores prestações que os gasolina, sendo iludidos pelo "kick" do turbo.

                                          P.S. preferia ter o swift com 70Cv que o Punto.
                                          Editado pela última vez por pipiland; 15 March 2008, 14:59.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Isso é um bom resultado para o punto, apesar de tudo.

                                            Claro que por um lado o punto tem 100 kg a menos do que o swift, que é o equivalente a levares um adulto + uma criança de 10 anos no Punto.

                                            Mas há outro factor a não esquecer. O Punto pertence a uma era em que os motores não eram tão castrados pelas normas anti-poluição como actualmente, para além de os motores fiat dessa era serem referenciais em termos de andamento.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já agora....voltando msmo ao inicio dos anos 90 o Uno 60SX, além de muito bem equipado andava muito bem....na altura devia ser mesmo o melhor utilitário!

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X