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Dekra conclui ocupantes bancos traseiros carros reservatórios gás sofrem mais lesões

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    Dekra conclui ocupantes bancos traseiros carros reservatórios gás sofrem mais lesões

    Basicamente a Dekra concluiu que os reservatórios de Gás montados por detrás dos bancos traseiros causaram maiores danos nos test dummies, tendo como base dois Vectras iguais, um com e outro sem.

    http://www.auto-motor-und-sport.de/t...9604_13987.hbs

    P.S. Não coloquei no tópico dos crash tests ser um artigo suficientemente diferenciado.


    Natural gas enjoys of increasing popularity, therefore ever more plants are re-tooled. Whether the passengers in the car are endangered in an accident by the gasanlage examined, the DEK RA research on accidents now with a Heckcrashtest. The result is frightening. Well 1.8 tons a heavy, rigid carriage drives here with 48 km/h and to full cover from the rear against the test car, an OPEL Vectra caravan with re-tooled gas system. Thus a typical accident is placed behind to accumulating. Because it concerned the Dekra however not exclusively the examination of the tank tightness to an accident, the technicians in the back bank two adult dummies platzierten. For the heckaufprall the OPEL trunk was equipped with three compressed gas bottles, which formed the voluminoesesten part for that approximately 85 kilograms of heavy gasanlage. Now did the global vote of the OPEL safety system change? With the gasanlage on board that is clear the case. After the simulated back-up Karambolage was 40 centimeters imprinted the tail of the gas OPEL. An identical model without gasanlage was continued to compress together still ten centimeters with a comparable test against it.
    Increased safety risk in the back bank The reinforced rear crunch zone could not convert so much energy with the gas car obviously, as this by OPELS with the construction of the Vectra was intended, but the results to show that with this test for the passengers sitting in front hardly a role played. Because the acceleration of the passenger space was only little higher with the gas car than with the standard Vectra. The DEK RA specialists assume with both cars a low injury risk exists for drivers and front seat passengers in so an accident. In the back bank the results differ against it dramatically: In the car with natural gas plant the dummies are much more strongly loaded. The acceleration of the dummy heads and basins is twice as high in the rear as in a standard Vectra, remains however in the uncritical range. The probability of heavy injuries for these body regions is almost impossible - an additional charge in the gas car, but a bearable? No. Because an exact view of the chest ratings shows extreme accelerations. With humans injuries at internal organs and fractured ribses would be to be expected. The accident researchers speak of a high risk for heavy or fatal injuries. The test makes clear with the fact that the assembly of the gas tanks can represent a life-threatening safety risk for the passengers sitting before it closely behind the back bank. The DEKRA experts sees here substantial development need.
    Editado pela última vez por Talha; 26 January 2008, 21:37. Razão: Correcção do Rpalma

    #2
    Não vejo qual a relação deste artigo com o GPL, visto que fala de GAS NATURAL, que implica depósitos diferentes devido ao diferente volume dos dois gases.



    Myth BUSTED.


    Siga!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por rpalma Ver Post
      Não vejo qual a relação deste artigo com o GPL, visto que fala de GAS NATURAL, que implica depósitos diferentes devido ao diferente volume dos dois gases.



      Myth BUSTED.


      Siga!

      Bem visto, também achei estranho aquelas bilhas todas no porta-bagagens.

      Mas também coloco-te a seguinte questão. No caso de um reservatório de GPL não achas que o mesmo problema se coloca?

      Comentário


        #4
        E porque é que tem que ser um depósito de gás ?

        Será que umas malas ou compras na mala do mesmo carro não provocarão lesões semelhantes ?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
          E porque é que tem que ser um depósito de gás ?

          Será que umas malas ou compras na mala do mesmo carro não provocarão lesões semelhantes ?
          Exacto! Dependendo do que se esteja a transportar pode ter efeitos semelhantes.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
            E porque é que tem que ser um depósito de gás ?

            Será que umas malas ou compras na mala do mesmo carro não provocarão lesões semelhantes ?
            Ou uma botija de gás que o condutor vai levar para casa para o grelhador da campingás...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Talha Ver Post
              Bem visto, também achei estranho aquelas bilhas todas no porta-bagagens.

              Mas também coloco-te a seguinte questão. No caso de um reservatório de GPL não achas que o mesmo problema se coloca?
              E será que o pneu suplente ou a ausência dele causam resultados diferentes?

              E esse depósito do teste cheio versus vazio versus meio cheio?

              Em qualquer colisão entram as regras da fisica, e essas não perdoam, sendo que qualquer objecto que esteja na bagageira dará resultados diferentes conforme a sua massa e volume!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rpalma Ver Post
                E será que o pneu suplente ou a ausência dele causam resultados diferentes?

                E esse depósito do teste cheio versus vazio versus meio cheio?

                Em qualquer colisão entram as regras da fisica, e essas não perdoam, sendo que qualquer objecto que esteja na bagageira dará resultados diferentes conforme a sua massa e volume!
                Não percebi, se dizes e bem que as leis da fisica se aplicam, porque é que é um mito?

                É que aqui o problema é levar todos os dias um reservatório volumoso, pesado e muito próximo dos bancos traseiros, outra é levar bagagem fora do normal pontualmente como aqui já se referiu.
                Editado pela última vez por Talha; 26 January 2008, 21:58.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                  Não percebi, se dizes e bem que as leis da fisica se aplicam, porque é que é um mito?

                  É que aqui o problema é levar todos os dias um reservatório volumoso, pesado e muito próximo dos bancos traseiros, outra é levar bagagem fora do normal pontualmente como aqui já se referiu.
                  Referi que é um mito porque esses testes não se podem de todo aplicar ao GPL como erradamente puseste no titulo do tópico, por os depósitos não serem os mesmos, consequentemente as forças aplicadas não serão as mesmas. Por outro lado no GPL neste momento usam-se mais os depósitos tóricos que são aplicados no local do pneu suplente, como tal...

                  Comentário


                    #10
                    Tenho esse artigo na auto motor und sport original, mas já lá vão uns bons 2 anos... a ver se um dia destes encontro a revista...

                    Comentário


                      #11
                      Desculpem mas ainda não consegui ler o titulo do tópico...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rpalma Ver Post
                        Referi que é um mito porque esses testes não se podem de todo aplicar ao GPL como erradamente puseste no titulo do tópico, por os depósitos não serem os mesmos, consequentemente as forças aplicadas não serão as mesmas. Por outro lado no GPL neste momento usam-se mais os depósitos tóricos que são aplicados no local do pneu suplente, como tal...
                        Estive a ver os pesos a que as bilhas podem chegar, e vi no forum do autogás que variam entre 30-50kg + gás.

                        Será tão desprezível um reservatório com este peso encostado aos bancos traseiros? Andavas com os teus filhos descansadamente numa situação destas?

                        É que ainda são 50kg +gás + o peso ganho pela aceleração aquando do embate.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                          Estive a ver os pesos a que as bilhas podem chegar, e vi no forum do autogás que variam entre 30-50kg + gás.

                          Será tão desprezível um reservatório com este peso encostado aos bancos traseiros? Andavas com os teus filhos descansadamente numa situação destas?

                          É que ainda são 50kg +gás + o peso ganho pela aceleração aquando do embate.
                          Prontos quando for à aldeia já não vou trazer os dois sacos de batatas não vá eu ter um acidente e levar com elas no lombo...

                          Comentário


                            #14
                            Boa

                            Pelos vistos o pessoal que utiliza como combustível o gaz natural mais parece que os depósitos são botijas para fazer mergulho.

                            No GPL, para além da maioria do pessoal utilizar nos carros os tais depósitos tóricos, no local do pneu suplente. Quando utiliza o depósito cilíndrico o mesmo tem de estar fixado em 2 pontos ao chassis. Como pode assim um choque desenvolver qualquer espécie de aceleração num objecto fixo ao chassis.???

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                              Estive a ver os pesos a que as bilhas podem chegar, e vi no forum do autogás que variam entre 30-50kg + gás.

                              Será tão desprezível um reservatório com este peso encostado aos bancos traseiros? Andavas com os teus filhos descansadamente numa situação destas?

                              É que ainda são 50kg +gás + o peso ganho pela aceleração aquando do embate.
                              Contínuo a dizer que as situações não são comparáveis de todo.


                              Imagem do teste da Dekra


                              Depósito de GPL convencional

                              Como se pode ver pela imagem de cima, o depósito laranja sofreu o choque quase directamente e empurrou os outros para dentro do habitáculo.

                              Na 2º imagem vê-se que a situação não é comparável porque até o depósito eventualmente sofrer o choque ainda há muita chapa e sistemas de deformação programada para amolgar. Pode-se dar o caso do depósito se soltar, mas aí entram os ses...

                              Basicamente não é uma situação comparável com o que poderá acontecer com o depósito de GPL, situação que só poderia ser avaliada com um teste especifico!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vipedro Ver Post
                                Pelos vistos o pessoal que utiliza como combustível o gaz natural mais parece que os depósitos são botijas para fazer mergulho.

                                No GPL, para além da maioria do pessoal utilizar nos carros os tais depósitos tóricos, no local do pneu suplente. Quando utiliza o depósito cilíndrico o mesmo tem de estar fixado em 2 pontos ao chassis. Como pode assim um choque desenvolver qualquer espécie de aceleração num objecto fixo ao chassis.???
                                OK, se está fixo como deve ser já estou convencido

                                Mith Busted

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rpalma Ver Post
                                  Contínuo a dizer que as situações não são comparáveis de todo.

                                  Imagem do teste da Dekra

                                  Depósito de GPL convencional

                                  Como se pode ver pela imagem de cima, o depósito laranja sofreu o choque quase directamente e empurrou os outros para dentro do habitáculo.

                                  Na 2º imagem vê-se que a situação não é comparável porque até o depósito eventualmente sofrer o choque ainda há muita chapa e sistemas de deformação programada para amolgar. Pode-se dar o caso do depósito se soltar, mas aí entram os ses...

                                  Basicamente não é uma situação comparável com o que poderá acontecer com o depósito de GPL, situação que só poderia ser avaliada com um teste especifico!
                                  Pois eu parti do pressuposto que o deposito se soltava, dai as minhas dúvidas, mas como o vipedro diz, está preso ao chassis, por isso calculo que está devidamente preso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O Depósito do GPL está bem fixo ao carro e é colocado junto às costas do banco para que se possa aceder ao pneu.

                                    A única maneira do depósito sair do lugar é o carro apanhar uma pancada em que a traseira vá toda dentro até ao banco, até poderá proteger os passageiros duma pancada directa.

                                    De qualquer dos modos teria de ser um embate com uma violência tal que dificilmente sobreviveria alguém.

                                    Comentário


                                      #19
                                      mas é comum usarem 3 depositos para o gas natural? aqui no brasil o comum é usar 1, como na foto do GPL...

                                      mas olhem a foto que encontrei

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por carlos andrade Ver Post
                                        Desculpem mas ainda não consegui ler o titulo do tópico...
                                        nem eu.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por HenryMüller Ver Post
                                          mas é comum usarem 3 depositos para o gas natural? aqui no brasil o comum é usar 1, como na foto do GPL...

                                          mas olhem a foto que encontrei
                                          Como eu disse atrás agora imagina que tens dois sacos de batatas com 30kg cada que vêm na mala, provavelmente o resultado será semelhante a um carro com botija GPL. Por este ponto de vista nunca usaríamos a mala, porque os objectos lá colocados podem ser um factor de risco em caso de embate traseiro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                            Como eu disse atrás agora imagina que tens dois sacos de batatas com 30kg cada que vêm na mala, provavelmente o resultado será semelhante a um carro com botija GPL. Por este ponto de vista nunca usaríamos a mala, porque os objectos lá colocados podem ser um factor de risco em caso de embate traseiro.
                                            Essa teoria do "para isso nunca saimos á rua que pode acontecer qualquer coisa" é de quem não percebe nada de estatistica.

                                            Se andares todos os dias com sacos de batatas de 30kg na mala, tens mais probabilidade de levar com eles, do que se só o fizeres ao fim-de-semana, ou ainda menos se só fizeres uma vez por mês.

                                            Não há só 8 e 80, há aqueles numeros todos pelo caminho.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Hmmm, três botijas pequenas na mala de um C2?

                                              É um perigo acrescido andar com a botija às costas mas esta está devidamente presa ao chassis da viatura, para se soltar é preciso que o impacto seja realmente forte. No caso dos tóricos já é diferente, mas estes também estão directamente presos ao chassis, já o suplente normalmente tem uma fita em cima para que ele não saia do sítio.

                                              Já agora, relacionado... http://www.youtube.com/watch?v=NwO5ZASY994

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                                Essa teoria do "para isso nunca saimos á rua que pode acontecer qualquer coisa" é de quem não percebe nada de estatistica.

                                                Se andares todos os dias com sacos de batatas de 30kg na mala, tens mais probabilidade de levar com eles, do que se só o fizeres ao fim-de-semana, ou ainda menos se só fizeres uma vez por mês.

                                                Não há só 8 e 80, há aqueles numeros todos pelo caminho.
                                                Quem fala em sacos de batatas fala em carga que leva na mala quando faz viagens. Se queres que eu fale estatísticamente; a probabilidade de levar passageiro traseiro e carga na mala é enorme. Normalmente quando ando sozinho a mala anda vazia, quando vou viajar (costumo fazê-lo acompanhado) a mala não vai vazia e os bancos traseiros vão ocupados, ou seja, no dia a dia quer eu tivesse carro com GPL ou não o risco para os passageiros traseiros em levarem com alguma coisa que tivesse na mala seria praticamente idêntico.

                                                Por isso volto a perguntar deixo as batatas, as malas, a geladeira e toda a tralha que costuma ir na mala em casa!?!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                  Quem fala em sacos de batatas fala em carga que leva na mala quando faz viagens. Se queres que eu fale estatísticamente; a probabilidade de levar passageiro traseiro e carga na mala é enorme. Normalmente quando ando sozinho a mala anda vazia, quando vou viajar (costumo fazê-lo acompanhado) a mala não vai vazia e os bancos traseiros vão ocupados, ou seja, no dia a dia quer eu tivesse carro com GPL ou não o risco para os passageiros traseiros em levarem com alguma coisa que tivesse na mala seria praticamente idêntico.

                                                  Por isso volto a perguntar deixo as batatas, as malas, a geladeira e toda a tralha que costuma ir na mala em casa!?!
                                                  Já se sabe que com carga ou bagagem na mala em caso de colisão pode ser a morte do artista(s)...

                                                  Um primo meu de Penafiel morreu numa Hiace carregada de toros... quando a carrinha se despistou numa curva os toros literalmente esmagaram a cabina e o desgraçado...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O carro que tenho agora tem depósito tórico no lugar do pneu, mas o primeiro carro a GPL que tive tinha um depósito de 80 litros na mala.

                                                    O depósito estava montado num suporte que por sua vez estava bem fixo ao carro, teria de ser uma pancada muito grande que encolhesse a traseira até arrancar o depósito.

                                                    Na fotografia anterior parece que o depósito se soltou visto que a traseira parece intacta, portanto será uma falha de montagem.

                                                    A notícia que dá origem ao tópico e à qual pertence a fotografia do carro com três depósitos, refere-se a uma montagem de gás natural e não GPL. As montagens são bem diferentes e o preço também.

                                                    O Gás natural poderá ter como vantagem o preço do litro, mas como o consumo é mais alto e a instalação mais cara dificilmente será concorrente do GPL.
                                                    Editado pela última vez por LM; 28 January 2008, 08:51.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      LM seja GNC ou GPL, ninguém te deixa montar assim 3 bilhas, ainda por cima com aquela inclinação!

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                                                        #28
                                                        Os esquemas que vi de instalações de GN, os depósitos também eram vários.

                                                        cilindros_astra2.jpg

                                                        cilindros_corsa.jpg

                                                        cilindros_zafira.jpg

                                                        explodiu.jpg
                                                        Editado pela última vez por RPalma; 28 January 2008, 16:00.

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                                                          #29
                                                          ninguém que meta nada no porta bagagens que ainda se aleija!!!! e não se esqueçam que uma mala não vai presa como uma bilha ehehehee

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                            ninguém que meta nada no porta bagagens que ainda se aleija!!!! e não se esqueçam que uma mala não vai presa como uma bilha ehehehee
                                                            Exacto é que o depósito ainda é capaz de ficar lá preso, os sacos de batatas vão a voar

                                                            Comentário

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