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    Test Drive Ibiza 1.2


    Pois é meus amigos, ontem emprestaram um Ibiza 1.2 á minha mãe e eu é que o fui buscar.

    É de 3-2006 (ainda a versão pré-restyling acho eu).

    Liguei o carro e gostei pq não se ouve muito o barulho do motor. (para mim só vale a pena ouvir se o motor for bom).

    Meto a 1ª , noto que a caixa é um pouco dura mas precisa.

    A embraiagem é que ia furando o carro, é tão macia, demasiado macia... O que faz que os arranques sejam um pouco esforçados...

    A direcção para mim também é muito Leve. Para a cidade é boa, mas um pouco mais de pressa começa a dar medo.

    Lá fui andando. O Rádio é simpático e com boa recepção. O Ac com boa capacidade de referigeração e rápido (apesar de manual).

    O volante é demasiado plástico e MUITO DURO, para buzinar quase que tinha de lhe dar um murro.

    O carro não se mexe mal (claro quem vem dum CZT) mas até gostei, pq não ´um carro que se "queixe" quando um gajo puxa por uma mudança. Vai e acabou.

    Gostei do botão para fechar e abrir as portas. Mas os espelhos Manuais... Nem o meu xsi de 96 tinha espelhos manuais.

    Quando cheguei ao destino lá andei a bater em tudo o que é material. E vi com facilidade o pq de tanta queixa no fórum. Materiais muito duros em quase todo o interior... nota bastante negativa.

    Mas tb sei que reconhecer que apesar dos materiais duros, a montagem estava bem feita e há uma maior noção de solidez que no meu colt.

    Tem é tampões de Plástico... [xx(]

    Nota geral. Gostei do Carro, fácil de guiar, e motor relativamente simpático, não anda muito, mas tb não desilude, e até que é silencioso.

    Maus materiais, mas bons acabamentos e boa solidez. Bom rádio e bom ac.

    Mas acho que lhe falta qq coisa. Andei a pensar em comprar o Ibiza FR a gasolina, mas acho que fiz bem em não o fazer. Pq é um carro que perde a "chama" com rapidez e é demasiado visto.

    #2
    Em relação ao motor, tens de voltar a testá-lo.
    O 1,2 tricilindríco é, tão só, um dos piores da classe.

    Comentário


      #3
      Andei uns dias com um polo 1.2 65cv e.... venha de la o meu meu clio com 220000km de 97...anda melhor e gasta menos...

      o polo tem um barulho esforçado de motor e gastador...

      Comentário


        #4
        Eu penso que seja o 1.2... NComo não diz nada em lado nenhum... Vai na volta era um 14. (mas acho estranho).
        ´
        Claro que é lento. Até pq conhecia bem o 1.2 de 86cv da lancia.
        Mas dá para desenrascar. E pensava que fosse mais lento. Nada que algum jogo de caixa não resolva. ehehhehe A5 pimenteira em 3ª... subiu bem. ehhehe

        Comentário


          #5
          hehehhe va la n meteste a 2º :P

          acho o ibiza ultrapassado em tudo e claustrofobico.

          Comentário


            #6
            mas por acaso uma coisa que reparei é que andei quase sempre acima das 3,500rpm...

            Comentário


              #7
              Por acaso quando escrevia o texto pensei em mais coisas e esqueci-me de dizer...

              1º - o Pilar A está muito em cima de um gajo...

              2º O espaço atrás é um pouco pequeno. (aliás bastante pequeno)

              3º Aquele sistema xpto de abrir a mala com o emblema do carro é bom é para um gajo se entalar e deixar lá 3 dedos...

              Comentário


                #8
                Peca pelos consumos .. porque ao preço dele seria uma boa proposta..digo eu

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                  Por acaso quando escrevia o texto pensei em mais coisas e esqueci-me de dizer...

                  1º - o Pilar A está muito em cima de um gajo...

                  2º O espaço atrás é um pouco pequeno. (aliás bastante pequeno)

                  3º Aquele sistema xpto de abrir a mala com o emblema do carro é bom é para um gajo se entalar e deixar lá 3 dedos...
                  Também são coisas que já me apercebi nos Ibiza, isso da mala até "dá estilo" e está bem pensado mas…
                  O pilar A, gosto assim inclinado, e o espaço atrás, é o típico dos modelos desse segmento.

                  Os plásticos, e os materiais são realmente um ponto bastante fraco. Mas de resto é um carro que me agrada.

                  Apenas conheço o 1.4 TDI, e o FR comercial. O FR tem claramente motor a mais para o que é, e dá para apanhar uns sustos, principalmente quando se aproximam as curvas…

                  No geral é um bom carro, para andar no "pára-arranca" é porreiro, quando equipado com um motor "em condições".

                  Que achaste da travagem? Eu acho-a muito muito boa.

                  Comentário


                    #10
                    Por acaso tb achei a travagem bastante boa.

                    Comentário


                      #11
                      Bom, como tenho um vou tentar limpar um pouco a má imagem que alguns estão a tentar transmitir, pois vejo por aqui algumas meias verdades.

                      A começar pelo 1.2 que foi testado.
                      Disseram que é dos piores da classe, mas se forem ver, quais outros têm uma velocidade máxima de 165km/h e consumos combinados na casa dos 6l.
                      Cá por casa, médias abaixo de 6l/100km são muito comuns.

                      Se o carro tinha tampões, então tinha tb um dos piores materiais no tablier. As versões superiores, nomeadamente a versão FR que aqui se falou, tem um tablier com material mole.

                      O equipamento em falta é um reflexo da versão base... portanto é de esperar não ter quase nada.
                      Porém AC manual, que presumo tinha a unidade que foi testada, nem está disponivel para o povo em geral. Só a climatronic (automatica), pois a manual só vi em carros de aluguer.

                      Espaço atrás é o suf para carros deste segmento, e a mala está em grande destaque.
                      Discordo do ponto sobre o puxador da mala. Tenho 2 carros assim, e nunca fiquei entalado. Porém é fácil ficar com os dedos sujos, mas acontece com qq carro, cuja mala não se abra sozinha, certo? ;)

                      O volante, concordo que é mauzinho nessa versão... aliás, essa versão não recomendo a ninguem...

                      Já agora o que dizem a este volante? Melhor não?



                      Abraço,
                      A2day

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por JGTB

                        Em relação ao motor, tens de voltar a testá-lo.
                        O 1,2 tricilindríco é, tão só, um dos piores da classe.
                        Q experiencia tens com este motor?
                        Discordo da tua afirmação...

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Daniel Matias

                          hehehhe va la n meteste a 2º :P

                          acho o ibiza ultrapassado em tudo e claustrofobico.
                          Curioso é que penso o mesmo do Clio II! (ainda não testei o III).
                          (Era uma das opções qd comprei o Ibiza)

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por glx

                            Peca pelos consumos .. porque ao preço dele seria uma boa proposta..digo eu
                            Depende do pé, como disse, consumos abaixo de 6L são frequentes.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por A2day

                              citação:Originalmente colocada por JGTB

                              Em relação ao motor, tens de voltar a testá-lo.
                              O 1,2 tricilindríco é, tão só, um dos piores da classe.
                              Q experiencia tens com este motor?
                              Discordo da tua afirmação...
                              Tenho umas experiências curtas, tal como outro modelos da classe. Além do barulho demasiado esforçado, as prestações desiludem. Obviamente, não se podem esperar grandes performances nestes carros. Mas a concorrência consegue fazer melhor. Até o 1.2 do Clio é melhorzito. ;)

                              Comentário


                                #16
                                em relaçao à mala, no meu abro bem, nunca me queixei.

                                Comentário


                                  #17
                                  A2day, acredito que o Fr tenha materiais melhores.

                                  Mas nem esse volante me convence. Tem um ar demasiado rijo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por JGTB

                                    citação:Originalmente colocada por A2day

                                    citação:Originalmente colocada por JGTB

                                    Em relação ao motor, tens de voltar a testá-lo.
                                    O 1,2 tricilindríco é, tão só, um dos piores da classe.
                                    Q experiencia tens com este motor?
                                    Discordo da tua afirmação...
                                    Tenho umas experiências curtas, tal como outro modelos da classe. Além do barulho demasiado esforçado, as prestações desiludem. Obviamente, não se podem esperar grandes performances nestes carros. Mas a concorrência consegue fazer melhor. Até o 1.2 do Clio é melhorzito. ;)
                                    Em quê?
                                    Podes mostrar valores?

                                    Fiquei curioso...

                                    Cumps,
                                    A2day

                                    Comentário


                                      #19
                                      O 1.2 de 3 cilindros safa-se devido a uma caixa de escalonamento correcto e de comando bastante agradável...

                                      O motor tem um ruído característico, é engraçado ouvi-lo nos primeiros quilómetros, mas em longos trajectos cansa.

                                      Comportamento é tipo um barco como o VW Polo...

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                        A2day, acredito que o Fr tenha materiais melhores.

                                        Mas nem esse volante me convence. Tem um ar demasiado rijo.
                                        Nesta versão é em plástico é um facto, mas é mais grosso e tem uma dimensão perfeita (a meu ver).

                                        Aliás é o mesmo volante que a VW, Skoda e Audi usam, só não tem é pele.

                                        O meu Altea tem o mesmo volante (ainda que forrado a pele e iluminado):



                                        Cumps,
                                        A2day

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                          O 1.2 de 3 cilindros safa-se devido a uma caixa de escalonamento correcto e de comando bastante agradável...

                                          O motor tem um ruído característico, é engraçado ouvi-lo nos primeiros quilómetros, mas em longos trajectos cansa.

                                          Comportamento é tipo um barco como o VW Polo...
                                          Ora aqui está uma análise honesta.
                                          Nem sem como ninguem tinha pegado no comportamento.
                                          Adorna demasiado, mas não é essa a sua vocação.
                                          É confortável qb, e em viagens longas só o ruído do motor incomoda um pouco... (pois rotações acima das 3.500 são comuns).

                                          O motor 1.2 3 cilindros tem um ruído peculiar, tal como o 1.4 TDI de 3cilindros. Já tive tb e nem gostava mt, mas havia pessoas que adoravam... :S

                                          Cumps,
                                          A2day

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por A2day

                                            citação:Originalmente colocada por JGTB

                                            citação:Originalmente colocada por A2day

                                            citação:Originalmente colocada por JGTB

                                            Em relação ao motor, tens de voltar a testá-lo.
                                            O 1,2 tricilindríco é, tão só, um dos piores da classe.
                                            Q experiencia tens com este motor?
                                            Discordo da tua afirmação...


                                            Tenho umas experiências curtas, tal como outro modelos da classe. Além do barulho demasiado esforçado, as prestações desiludem. Obviamente, não se podem esperar grandes performances nestes carros. Mas a concorrência consegue fazer melhor. Até o 1.2 do Clio é melhorzito. ;)
                                            Em quê?
                                            Podes mostrar valores?

                                            Fiquei curioso...

                                            Cumps,
                                            A2day
                                            [u]Prestações</u>

                                            Clio III 1.2 16V


                                            Velocidade máxima 167 km/h
                                            Aceleração dos 0-100 km/h 13.4 seg
                                            Aceleração dos 0-400 m 18.7 seg
                                            Aceleração dos 0-1000 m 35.2 seg

                                            Ibiza 1.2 Reference (06)

                                            Velocidade máxima 166 km/h
                                            Aceleração dos 0-100 km/h 14.9 seg
                                            Aceleração dos 0-400 m -
                                            Aceleração dos 0-1000 m 36.5 seg


                                            in Autohoje Online

                                            Comentário


                                              #23
                                              O facto do volante ser em pele, melhora muito, mas mesmo muito.

                                              O meu pai tem um Astra Club, tem um volante normal, com as teclas (também iluminadas), mas não é em pele. O meu é o Sport, tem o volante em pele (também com as teclas), e é incrível como o tacto é tão diferente, o volante ganha muito na pega, na utilização etc.

                                              Comentário


                                                #24
                                                A2_Day...

                                                Vê este tópico...

                                                http://forum.autohoje.com/topic.asp?...archTerms=Polo

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                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por JGTB

                                                  citação:Originalmente colocada por A2day

                                                  citação:Originalmente colocada por JGTB

                                                  citação:Originalmente colocada por A2day

                                                  citação:Originalmente colocada por JGTB

                                                  Em relação ao motor, tens de voltar a testá-lo.
                                                  O 1,2 tricilindríco é, tão só, um dos piores da classe.
                                                  Q experiencia tens com este motor?
                                                  Discordo da tua afirmação...


                                                  Tenho umas experiências curtas, tal como outro modelos da classe. Além do barulho demasiado esforçado, as prestações desiludem. Obviamente, não se podem esperar grandes performances nestes carros. Mas a concorrência consegue fazer melhor. Até o 1.2 do Clio é melhorzito. ;)
                                                  Em quê?
                                                  Podes mostrar valores?

                                                  Fiquei curioso...

                                                  Cumps,
                                                  A2day
                                                  [u]Prestações</u>

                                                  Clio III 1.2 16V


                                                  Velocidade máxima 167 km/h
                                                  Aceleração dos 0-100 km/h 13.4 seg
                                                  Aceleração dos 0-400 m 18.7 seg
                                                  Aceleração dos 0-1000 m 35.2 seg

                                                  Ibiza 1.2 Reference (06)

                                                  Velocidade máxima 166 km/h
                                                  Aceleração dos 0-100 km/h 14.9 seg
                                                  Aceleração dos 0-400 m -
                                                  Aceleração dos 0-1000 m 36.5 seg


                                                  in Autohoje Online
                                                  Mas esse tem 75cv não é?
                                                  Na altura que comprei não havia o Clio III.
                                                  No Clio II, pelo mesmo preço havia o 1.2 8v, que tem 60cv:

                                                  Performance
                                                  Velocidade máxima 158 km/h
                                                  Aceleração dos 0-100 km/h 15 seg
                                                  Aceleração dos 0-400 m -
                                                  Aceleração dos 0-1000 m 36.5 seg

                                                  Mais comparável, não? Com 4cv a menos dá menos 8km/h.
                                                  Mesmo o 75cv com 11cv a mais só dá mais 1km/h... claro que há mt caixa por detrás destes valores, a aceleração não fica mt atrás...

                                                  Mas como disse, no Clio sentia-me clastrofóbico...
                                                  ...mas há-de ter as suas qualidade tb.

                                                  Não sou tão redutor é ao dizer que o 1.2 64cv é o pior da classe...
                                                  ... até pq as prestações vs. potência são interessantes.

                                                  Cumps,
                                                  A2day

                                                  PS: obrigado pelos números, não conheço bem o Clio III.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                                    A2_Day...

                                                    Vê este tópico...

                                                    http://forum.autohoje.com/topic.asp?...archTerms=Polo
                                                    Apesar de usares termos bastante subjectivos, que não usaria ao descrever qualquer carro (incluindo o Clio, o qual não gosto), algumas coisas concordo contigo.

                                                    O Polo não é um exemplo de eficiencia em curva. A suspensão é demasiadamente branda... concordo.
                                                    A taragem do Ibiza é um pouco mais forte.. mais seca, talvez.
                                                    Contudo a base é a mesma... não são esperados milagres...

                                                    Em relação aos materiais, tb aqui acontece o mesmo que no Ibiza.
                                                    O Polo que conduziste deve ser de aluguer, e por isso levaste uma versão base (ainda que a cena da chave de ponta me baralhe, pois normalmente só as versões de topo a têm).
                                                    As versões base (ou as versões de inicio de carreira do Polo) usavam materais rijos (como qualquer outro carro do segmento). Com o tempo evoluiram, para acompanhar a tendência. Na altura do Polo até o Clio tinha materiais rijos... agora a montagem é bastante diferente... digo eu. (não conheço mt o Clio III, mas a montagem do II não deixou saudades).

                                                    Cumps,
                                                    A2day

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mas o Clio II também teve o motor de 75 cv. Se não estou enganado, esse motor apareceu em 2001. E como o Clio III é bem mais pesado que o Clio II, as prestações do Clio II ainda se distanciavam mais do Ibiza.
                                                      Claro que, como disse há bocado, discutir performances em carros destes pode nem fazer muito sentido. Quem compra carros destes já sabe para o que vai.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Começo a pensar se não seria o 1.4 de 75cv....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por JGTB

                                                          Mas o Clio II também teve o motor de 75 cv. Se não estou enganado, esse motor apareceu em 2001. E como o Clio III é bem mais pesado que o Clio II, as prestações do Clio II ainda se distanciavam mais do Ibiza.
                                                          Claro que, como disse há bocado, discutir performances em carros destes pode nem fazer muito sentido. Quem compra carros destes já sabe para o que vai.
                                                          Bem visto.. é um facto! :D
                                                          Não foi a pensar em corridas que o comprei... sobretudo o preço e o equipamento é que fizeram dar a volta.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                                            Começo a pensar se não seria o 1.4 de 75cv....
                                                            Julgo que não.. não fazem Reference 1.4.
                                                            Se era alugado era com muita certeza o 1.2.. se o ruído do motor era caracteristico, então era o 1.2 de certeza (se bem que dentro e ao ralenti o carro não faz mt ruído)

                                                            Cumps,
                                                            A2day

                                                            Comentário

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