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Novo motor BMW e ainda a questão do binário

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    Novo motor BMW e ainda a questão do binário

    Para os mais atentos não é novidade que a BMW lançou recentemente um novo motor a gasolina 4.4 V8 de 407 cv e 600 nm (biturbo).

    Este motor utiliza os mesmos principios do 3.0 biturbo dos x35i e para já vai equipar o novo X6.

    Não deixa de ser engraçado que dada a sua proximidade em termos de potência do motor do M3 este nem sequer fosse equacionado para esta função. Obviamente que apesar do caracter desportivo do X6, um motor com apenas 400 nm e em que a potência está tão acima (em termos de rpms) como o do M3 não é adequado.

    P.S.: Não deixa de ser curioso que a BMW esteja a trilhar um caminho em que a Mercedes nos seus 600 já anda à algum tempo.

    #2
    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Para os mais atentos não é novidade que a BMW lançou recentemente um novo motor a gasolina 4.4 V8 de 407 cv e 600 nm (biturbo).

    Este motor utiliza os mesmos principios do 3.0 biturbo dos x35i e para já vai equipar o novo X6.

    Não deixa de ser engraçado que dada a sua proximidade em termos de potência do motor do M3 este nem sequer fosse equacionado para esta função. Obviamente que apesar do caracter desportivo do X6, um motor com apenas 400 nm e em que a potência está tão acima (em termos de rpms) como o do M3 não é adequado.

    P.S.: Não deixa de ser curioso que a BMW esteja a trilhar um caminho em que a Mercedes nos seus 600 já anda à algum tempo.
    A utilização deste mamute não é propriamente a mesma de um M3 (e o mercado, tb não - USA).

    Comentário


      #3
      motores com funções completamente diferentes.
      É bastante mais indicado este novo 4.4 V8 pro X6 que o motor do M3.
      Os americanos são fãs do binário. Não é uma das caracteristicas fortes do motor do M3.

      Na realidade até acho que o motor do M3 casaria melhor com algo mais leve do que o próprio M3, dada a sua apetência por altas rotações.

      De qualquer maneira, acho que este V8 turbinado até está com uma afinação bastante soft. Tivesse os mesmos valores de potência especifica do 3.0, e estariamos a falar de potências na casa dos 450cv.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
        Para os mais atentos não é novidade que a BMW lançou recentemente um novo motor a gasolina 4.4 V8 de 407 cv e 600 nm (biturbo).

        Este motor utiliza os mesmos principios do 3.0 biturbo dos x35i e para já vai equipar o novo X6.

        Não deixa de ser engraçado que dada a sua proximidade em termos de potência do motor do M3 este nem sequer fosse equacionado para esta função. Obviamente que apesar do caracter desportivo do X6, um motor com apenas 400 nm e em que a potência está tão acima (em termos de rpms) como o do M3 não é adequado.

        P.S.: Não deixa de ser curioso que a BMW esteja a trilhar um caminho em que a Mercedes nos seus 600 já anda à algum tempo.
        Lá está...

        Mais uma vez é necessário analisar com atenção a questão do binário.
        Não sei os valores de regimes de potência máxima (e de utilização) de ambos motores. Concerteza que esse 4.4 biturbo terá um regime muito mais baixo.

        Ou seja, estará acoplado a uma caixa de velocidades de escalonamento mais longo (uma vez que o motor é mais "curto"), fazendo diluir esse binário à partida mais elevado..

        Já agora, se fôr possível arranjar os regimes de potência e utilização máxima desses motores, mais facilmente se visualizava esta situação.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
          De qualquer maneira, acho que este V8 turbinado até está com uma afinação bastante soft. Tivesse os mesmos valores de potência especifica do 3.0, e estariamos a falar de potências na casa dos 450cv.
          Precisamente porque se optou por optimizar a disponibilidade. A potência acaba por ser secundária para a clientela deste carro.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
            Precisamente porque se optou por optimizar a disponibilidade. A potência acaba por ser secundária para a clientela deste carro.
            Se o motor é muito disponivel, quer dizer que a potência está muito mais à flor da pele e não é secundária.

            Queres dizer a potência máxima. Digamos que se montassem este motor num M3 o carro seria muito mais impressionante em termos de resposta que o M3 actual

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
              Se o motor é muito disponivel, quer dizer que a potência está muito mais à flor da pele e não é secundária.

              Queres dizer a potência máxima. Digamos que se montassem este motor num M3 o carro seria muito mais impressionante em termos de resposta que o M3 actual
              Quando se fala em potência, fala-se, obviamente, em potência máxima. Logo, é para quem valoriza a disponibilidade, em detrimento da potência. Bastava colocar um turbo/IC de maior capacidade para que a potência aumentasse. Mas assim, ficava tipo TD. Morto-vivo-morto.

              Quanto ao M3, não ganharia nada com esse motor. O controle que se espera de um M3, está associado a uma caixa curta e motor rotativo. Para além de que, ao contrário do que se passa no X6, o peso é particularmente tido em consideração (para não falar nas versões CSL).

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                Quando se fala em potência, fala-se, obviamente, em potência máxima. Logo, é para quem valoriza a disponibilidade, em detrimento da potência. Bastava colocar um turbo/IC de maior capacidade para que a potência aumentasse. Mas assim, ficava tipo TD. Morto-vivo-morto.

                Quanto ao M3, não ganharia nada com esse motor. O controle que se espera de um M3, está associado a uma caixa curta e motor rotativo. Para além de que, ao contrário do que se passa no X6, o peso é particularmente tido em consideração (para não falar nas versões CSL).
                Pela primeira vez em muitos dias vejo um post de jeito feito por ti.

                Parabéns eu sempre achei que não eras tão troll como pareces

                O peso do novo M3, digam o que disserem foi um fracasso - 1655 kg só mais 160 do que o anterior que já era anafadinho.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                  Lá está...

                  Mais uma vez é necessário analisar com atenção a questão do binário.
                  Não sei os valores de regimes de potência máxima (e de utilização) de ambos motores. Concerteza que esse 4.4 biturbo terá um regime muito mais baixo.

                  Ou seja, estará acoplado a uma caixa de velocidades de escalonamento mais longo (uma vez que o motor é mais "curto"), fazendo diluir esse binário à partida mais elevado..

                  Já agora, se fôr possível arranjar os regimes de potência e utilização máxima desses motores, mais facilmente se visualizava esta situação.
                  Pelas tuas palavras este 4.4 biturbo é melhor que o motor do M3 e mais nada... Já que o binário é que interessa seja como for...

                  Se leres o que o V7 e o Motronic já escreveram depois verás que tudo depende da filosofia do carro em questão.

                  E aqui só há que louvar a BMW, como fabricante de motores à séria...que não adapta a mesma coisinha de sempre a todos os modelos e tá a andar.

                  No meu caso, e tal como prefiro sempre um M3 a um SUV, prefiro sempre um motor com as caracteristicas do M3 -> mais potência, mais lá em cima, mais rpms, menos binário máximo mais mais linearmente distribuído e em muitas faixas de rpms na realidade mais

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                    Pela primeira vez em muitos dias vejo um post de jeito feito por ti.
                    Só significa que esperaste demasiado para mudar de óculos!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                      Só significa que esperaste demasiado para mudar de óculos!
                      Bolas !! voltámos ao mesmo

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                        Pelas tuas palavras este 4.4 biturbo é melhor que o motor do M3 e mais nada... Já que o binário é que interessa seja como for...
                        Olha que lata...


                        Originalmente Colocado por monicamelo
                        Lá está...

                        Mais uma vez é necessário analisar com atenção a questão do binário.
                        Não sei os valores de regimes de potência máxima (e de utilização) de ambos motores. Concerteza que esse 4.4 biturbo terá um regime muito mais baixo.

                        Ou seja, estará acoplado a uma caixa de velocidades de escalonamento mais longo (uma vez que o motor é mais "curto"), fazendo diluir esse binário à partida mais elevado..

                        Já agora, se fôr possível arranjar os regimes de potência e utilização máxima desses motores, mais facilmente se visualizava esta situação.
                        Diz lá "pelas minhas palavras" (conforme afirmas), onde é que eu disse que o 4.4 biturbo era melhor do que o M3?

                        Comentário


                          #13
                          Já que falaste na Mercedes....


                          A diferença é que a BMW faz um motor para se adaptar ao que se espera de um veículo ou a vários... a Mercedes faz um monstro e coloca-o em praticamente toda a gama.

                          Quem vai pelo caminho mais correcto?

                          As vendas podem não dizer isso, mas sem dúvida a BMW

                          Comentário


                            #14
                            Parece-me um motor pensado para ser fiável/durável. Não é uma potência excepcional para a cilindrada em questão mas tendo turbos sequenciais assegura certamente um motor disponível desde cedo até regimes relativamente altos...bom para "casar" com um SUV, uma Berlina Grande...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                              Já que falaste na Mercedes....


                              A diferença é que a BMW faz um motor para se adaptar ao que se espera de um veículo ou a vários... a Mercedes faz um monstro e coloca-o em praticamente toda a gama.

                              Quem vai pelo caminho mais correcto?

                              As vendas podem não dizer isso, mas sem dúvida a BMW
                              De facto, temos que reconhecer que, nesse aspecto, a BMW não faz concessões para seguir o caminho mais fácil. Era bom que outros construtores seguissem a dica, em vez de nos tentarem impingir os mesmos motores desde há décadas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                Já que falaste na Mercedes....


                                A diferença é que a BMW faz um motor para se adaptar ao que se espera de um veículo ou a vários... a Mercedes faz um monstro e coloca-o em praticamente toda a gama.

                                Quem vai pelo caminho mais correcto?

                                As vendas podem não dizer isso, mas sem dúvida a BMW
                                Porquê?
                                Digamos que eu gosto de "monstros". DIgamos que gosto de altos teores de força sempre que piso 1 cag@gésimo do pedal? Digamos que eu até dou mais importãncia a isto do que propriamente tempso em pista, estabilidade etc?
                                São filosofias diferentes.
                                Bem vistas as coisas, a MB estaria a errar há anos, e seria "casmurra" em não aprender. Mas esta é uma marca que não é casmurra, nem lá perto.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                  De facto, temos que reconhecer que, nesse aspecto, a BMW não faz concessões para seguir o caminho mais fácil. Era bom que outros construtores seguissem a dica, em vez de nos tentarem impingir os mesmos motores desde há décadas.
                                  Aqui já concordo.
                                  Apesar de tudo, o trabalho da BMW parece-me mais apurado do que a MB.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                    Aqui já concordo.
                                    Apesar de tudo, o trabalho da BMW parece-me mais apurado do que a MB.
                                    Temos que reconhecer que a BMW é de facto o melhor fabricante de motores. São fantásticos, ainda bem que existem

                                    Comentário


                                      #19
                                      No fórum Autohoje confunde-se o melhor motor com o que anda mais, ou o mais rápido...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Acho que faz sentido.

                                        Por exemplo:Um motor de um S2000 é giro montado no carro em questão.

                                        Mas será que fazia algum sentido um accord ir em 6ª a gritar para ir a 140 km/h em auto-estrada ? Ou fazer 8000 rpm para uma ultrapassagem ?

                                        Os carros que não sejam vincadamente desportivos querem-se suaves, disponíveis a qualquer regime, com comportamento de automóvel e não de carro de corrida.

                                        Acho que é esta visão que a bmw teve ao fazer este motor.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                          Acho que faz sentido.

                                          Por exemplo:Um motor de um S2000 é giro montado no carro em questão.

                                          Mas será que fazia algum sentido um accord ir em 6ª a gritar para ir a 140 km/h em auto-estrada ? Ou fazer 8000 rpm para uma ultrapassagem ?

                                          Os carros que não sejam vincadamente desportivos querem-se suaves, disponíveis a qualquer regime, com comportamento de automóvel e não de carro de corrida.

                                          Acho que é esta visão que a bmw teve ao fazer este motor.
                                          Concordo plenamente.A motor tem de estar de acordo com as caracteristicas do modelo,obvio que o condutor do S2000 nada tem a ver com o condutor do accord

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                            De facto, temos que reconhecer que, nesse aspecto, a BMW não faz concessões para seguir o caminho mais fácil. Era bom que outros construtores seguissem a dica, em vez de nos tentarem impingir os mesmos motores desde há décadas.
                                            Exacto aliás a mercedes anda com os mesmos motores de à duas décadas atrás...os diesel continuam atmosféricos e continuam com a relíquia do 63amg, enfim motores de caca!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                              Exacto aliás a mercedes anda com os mesmos motores de à duas décadas atrás...os diesel continuam atmosféricos e continuam com a relíquia do 63amg, enfim motores de caca!
                                              Mais um picadinho.

                                              Não me referi à Mercedes. Enfiaste a carapuça, porque quiseste!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                Acho que faz sentido.

                                                Por exemplo:Um motor de um S2000 é giro montado no carro em questão.

                                                Mas será que fazia algum sentido um accord ir em 6ª a gritar para ir a 140 km/h em auto-estrada ? Ou fazer 8000 rpm para uma ultrapassagem ?

                                                Os carros que não sejam vincadamente desportivos querem-se suaves, disponíveis a qualquer regime, com comportamento de automóvel e não de carro de corrida.

                                                Acho que é esta visão que a bmw teve ao fazer este motor.
                                                Sem dúvida...eu é que prefiro carros, conceitos, e por isso motores mais do tipo M3 ou do tipo S2000 (se formos logo para algo radical demais ).

                                                Eu gosto do belo cantar, das 8000rpms, etc.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Temos que reconhecer que a BMW é de facto o melhor fabricante de motores. São fantásticos, ainda bem que existem
                                                  de motores de automóveis?

                                                  se for de automóveis e embora com reservas, concordo!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                    Acho que faz sentido.

                                                    Por exemplo:Um motor de um S2000 é giro montado no carro em questão.

                                                    Mas será que fazia algum sentido um accord ir em 6ª a gritar para ir a 140 km/h em auto-estrada ? Ou fazer 8000 rpm para uma ultrapassagem ?

                                                    Os carros que não sejam vincadamente desportivos querem-se suaves, disponíveis a qualquer regime, com comportamento de automóvel e não de carro de corrida.

                                                    Acho que é esta visão que a bmw teve ao fazer este motor.
                                                    Exactamente.
                                                    É bem mais racional o motor biturbo montado no X6, com boas doses de binário e disponibilidade, do que o V8 atmosférico do M3. A não ser que sejamos durante toda a vida fitipaldis a espremer motores, não faz sentido.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                      Exacto aliás a mercedes anda com os mesmos motores de à duas décadas atrás...os diesel continuam atmosféricos e continuam com a relíquia do 63amg, enfim motores de caca!
                                                      A Chevy e a Bentey usam motores com o dobro da idade que referes. No entanto, são referências.
                                                      A idade não importa.
                                                      E apontar defeitos a motores MB é um grande risco.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        É bem mais racional o motor biturbo montado no X6, com boas doses de binário e disponibilidade, do que o V8 atmosférico do M3. A não ser que sejamos durante toda a vida fitipaldis a espremer motores, não faz sentido.
                                                        mas a questão é que o cliente tipo de um M3 (não o português claro) é capaz de querer de vez em quando levar o carro para uma pista...e só quem por lá andou é que sabe a diferença entre um motor mais linear do que um motor turbo com cargas fortes de binário

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                          mas a questão é que o cliente tipo de um M3 (não o português claro) é capaz de querer de vez em quando levar o carro para uma pista...e só quem por lá andou é que sabe a diferença entre um motor mais linear do que um motor turbo com cargas fortes de binário
                                                          Com isso queres dizer que o atmosférico presente no M3 é o ideal comparativamente ao birubo?
                                                          Então é o que eu disse.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                            mas a questão é que o cliente tipo de um M3 (não o português claro) é capaz de querer de vez em quando levar o carro para uma pista...e só quem por lá andou é que sabe a diferença entre um motor mais linear do que um motor turbo com cargas fortes de binário
                                                            Mas isso faz todo o sentido num M3 que pretende ser um desportivo assumido.

                                                            Em carros mais civilizados, esse tipo de motor não faz sentido.

                                                            Comentário

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