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França: Volvo condenada por homicídio e ferimentos involuntários

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    França: Volvo condenada por homicídio e ferimentos involuntários

    No Público On-line


    O construtor automóvel sueco Volvo foi condenado hoje pela justiça francesa a pagar uma multa de 200 mil euros por homicídio e ferimentos involuntários num acidente que custou a vida a duas crianças em 1999 na Alsácia, leste.

    Durante o julgamento, o Ministério Público francês tinha pedido em Novembro uma multa "dissuasora" de 150 mil euros contra a Volvo por considerar que a "causa indirecta" do drama tinha decorrido de uma "falha do sistema de travagem" imputável ao construtor sueco.

    A condutora do veículo, Catherine Kohtz, uma professora de 57 anos, foi condenada a seis meses de prisão, com pena suspensa, à inibição de conduzir durante um ano e ao pagamento de uma multa de 300 euros por falta de controlo sobre o veículo.

    No acidente, a 17 de Junho de 1999, em Wasselonne, o Volvo 850 TDI conduzido por Catherine Kohtz, atingiu mortalmente duas crianças, de nove e 10 anos, que iam para a escola.

    Uma outra criança ficou gravemente ferida.

    A condutora assegurou sempre que travou mas que o pedal não respondeu, o que é contestado veementemente pelo construtor. A Volvo tinha descartado qualquer mau funcionamento e garantido que o sistema de travagem estava em perfeito estado de funcionamento.

    Segundo os considerandos do julgamento, a Volvo “estava perfeitamente consciente de que o sistema de travagem assistida deste tipo de veículo não era perfeito, pois ela introduziu-lhe pequenas alterações por várias vezes”.

    em

    http://ultimahora.publico.clix.pt/no...spx?id=1318245


    -----------------------------------------------------------------


    Assim de repente ocorre-me o seguinte: a condutora não teve domínio sobre o veículo, e o ABS não operou o milagre que julgava que operaria. O facto de terem existido upgrades ao carro não é novidade, já que não há nenhum produto de engenharia que não tenha que procurar compromissos na solução.

    #2
    Não percebo como é que o construtor é condenado e o condutor também...

    Afinal qual é que foi culpado?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
      Não percebo como é que o construtor é condenado e o condutor também...

      Afinal qual é que foi culpado?
      Também não percebi...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
        Não percebo como é que o construtor é condenado e o condutor também...

        Afinal qual é que foi culpado?
        Dividem as culpas.

        A condutora foi condenada por "falta de controlo sobre o veículo".

        O contrutor foi condenado por o sistema de travagem não ter o dedo de Deus...

        Comentário


          #5
          Estranho... Acho isto muito estranho...

          Ainda mais estranho acho alguém que anda com um carro que não trava como deve ser...

          Comentário


            #6
            São os 2. Eles querem é condenar alguem.

            Gostava de ver como provaram que os travões do Volvo falharam.

            Comentário


              #7
              A Renault foi processada por vários clientes devido a falha do controlo automático de velocidade nos seus modelos e o processo anda enrolado há anos mas neste caso foram céleres! Coincidência...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                São os 2. Eles querem é condenar alguem.

                Gostava de ver como provaram que os travões do Volvo falharam.
                Isso pode ir do fácil ao impossível. Se existir um tubo de óleo de travões roto ou desapertado é fácil. Agora, provar que o ABS não agiu naquela altura como era suposto... é impossível!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                  A Renault foi processada por vários clientes devido a falha do controlo automático de velocidade nos seus modelos e o processo anda enrolado há anos mas neste caso foram céleres! Coincidência...
                  Céleres? Demoraram 9 anos...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                    Céleres? Demoraram 9 anos...
                    Para standards franceses sim!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                      Para standards franceses sim!
                      E para standards portugueses nem se fala! (veja-se o tópico do user que foi chamado 10 anos depois para um curso de formação profissional do IEFP!)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                        A Renault foi processada por vários clientes devido a falha do controlo automático de velocidade nos seus modelos e o processo anda enrolado há anos mas neste caso foram céleres! Coincidência...
                        Ai sim ???...

                        Este caso reporta a 1999.

                        Ora, os Renault de que fala, foram lançados no mercado em 2002/3 (mais concretamente o VelSatis)... É...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                          Isso pode ir do fácil ao impossível. Se existir um tubo de óleo de travões roto ou desapertado é fácil. Agora, provar que o ABS não agiu naquela altura como era suposto... é impossível!
                          As técnicas forenses são muito avançadas.
                          Acredito que consigam saber essas coisas. ALiás, não me admirava que registos da centralina o dissessem.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                            As técnicas forenses são muito avançadas.
                            Acredito que consigam saber essas coisas. ALiás, não me admirava que registos da centralina o dissessem.
                            Pode ser que aconteça, Mad, mas duvido que a centralina tenha um registo de quantas vezes foi accionado o ABS, a que hora e durante quanto tempo. E, mesmo que tenha, era preciso saber da velocidade linear e angular do corpo (carro), aceleração linear e angular, etc, etc...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
                              Ai sim ???...

                              Este caso reporta a 1999.

                              Ora, os Renault de que fala, foram lançados no mercado em 2002/3 (mais concretamente o VelSatis)... É...
                              Tenho a revista em casa, se puder passo a scanner. Foram modelos Clio II, Laguna e Espace. Não me lembro de nenhum VelSatis..

                              A Renault alegou que eventualmente possam ser interferências electromagnéticas derivadas de telemóveis e catenárias dos combóios, antenas de GPS etc...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                Tenho a revista em casa, se puder passo a scanner. Foram modelos Clio II, Laguna e Espace. Não me lembro de nenhum VelSatis..
                                Mas foi este que levou a Renault a tribunal por causa dos sistemas de regulação de velocidades.

                                Há no entanto um problema de travagem nos Mégane e Scénic I que também levou a Renault a tribunal, isto em 1999 e 2000...

                                Comentário


                                  #17
                                  Também eu não consigo perceber como é que são culpados o condutor
                                  e o construtor do carro. E a noticia não explica porquê.
                                  É que se houvesse uma falha mecânica provada como sendo
                                  culpa do construtor, então o condutor devia ser absolvido.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Essa da velocidade angular e aceleração angular do carro não me parece lá muito correcta...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Rc20um Ver Post
                                      Essa da velocidade angular e aceleração angular do carro não me parece lá muito correcta...
                                      Um automóvel não é uma massa pontual, é um corpo, e a caracterização física do seu movimento pode ser separada em grandezas lineares e angulares (rotação).

                                      Aliás, um dos "corações" dos sistemas de estabilidade é um sensor de aceleração angular do veículo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        por isso mesmo já nada me admira!
                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                        E para standards portugueses nem se fala! (veja-se o tópico do user que foi chamado 10 anos depois para um curso de formação profissional do IEFP!)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mesmo não conhecendo o processo - ao contrário de alguns users que parece que o conhecem, e a fundo (!) - informo, abstractamente, que não é nada difícil condenar o construtor e o condutor numa lógica de repartição de culpas.
                                          Bastaria chegar-se à conclusão que houve um defeito no sistema de travagem e que a condutora violou alguma regra estradal, nomeadamente o excesso de velocidade.
                                          Ou seja, ambos teriam responsabilidades porque ambos violaram uma regra objectiva de cuidado.
                                          O construtor violou uma regra de construção e a condutora uma regra de condução e ambas as violações concorreram (em determinadas proporções que até pode ser 50-50) para a ocorrência do acidente.
                                          Mas atenção que só estou a falar em termos legais. Nada sei do que se passou naquele processo em concreto.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Fica-se com a sensação que o processo foi suficientemente claro para haver repartição de culpas entre a condutora e o construtor.

                                            Isto fez-me lembrar dos espelhos retrovisores dos carros dos Estados Unidos: têm sempre uma frase gravada no fundo do espelho, qualquer coisa do género: " A imagem reflete um objecto que está mais próximo do que aparenta..." (alguém deve ter ganho uns bons dólares à custa dum acidente qualquer )

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                              Um automóvel não é uma massa pontual, é um corpo, e a caracterização física do seu movimento pode ser separada em grandezas lineares e angulares (rotação).

                                              Aliás, um dos "corações" dos sistemas de estabilidade é um sensor de aceleração angular do veículo.
                                              Vamos supor que a mulher foi atropelada em linha recta, qual é a velocidade angular do carro?

                                              Comentário


                                                #24
                                                850 ? Em 1999 quantos anos tinha o carro? Tinha as revisões em dia?

                                                Travou sempre mas o pedal não respondeu? o abs para ser eficaz é manter o pé até imobilizar...

                                                Falta aí muitos elementos.
                                                A sanção dela é normal e por cá tb se aplica.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  E o pessoal aqui do fórum sempre a criticar os americanos por acções judiciais "esquisitas"....


                                                  Afinal basta ir a França

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A Volvo deve ter ficado f*****, têm a "mania" que constroem os carros mais seguros do mundo.
                                                    Editado pela última vez por Talha; 31 January 2008, 19:52.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                                      A Volvo deve ter ficado f*****, têm a "mania" que constroiem os carros mais seguros do mundo.

                                                      Comentário

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